placardpt
    História
    À volta do jogo

    Boxing Day

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E17

    «Good king Wenceslas looked out
    On the feast of Stephen
    When the snow lay 'round about
    Deep and crisp and even (...)» (1)

    - excerto de O Bom Rei Venceslau, John Mason Neale
     
     
    O amante do futebol, seja ele português, espanhol ou chinês, por culpa da liga inglesa, já ouviu falar do Boxing Day. E terá por certo uma opinião fundada sobre se no seu país também se devia jogar uma jornada de Boxing Day ou não... Em Portugal, a discussão repete-se todos os anos, algumas vezes chegando até às páginas dos jornais, com dirigentes, como em tempos o sportinguista Soares Franco, a defenderem a realização de uma versão portuguesa do Boxing Day.
     
    O exemplo inglês demora a fazer escola fora do mundo anglo-saxónico, mas a verdade é que há muito conquistou o imaginário dos adeptos do futebol nos quatro cantos do mundo, que olham para Inglaterra e o seu futebol com admiração, espantados com aqueles estádios repletos com multidões felizes a cada 26 de dezembro. Mas afinal de contas, o que vem a ser o Boxing Day?
     
    As possíveis origens
     
    A melhor pista para encontrar as origens do Boxing Day pode ser encontrada na letra do cântico de Natal «O Bom Rei Venceslau», um cântico surgido em Inglaterra no século XIX. De acordo com o cântico, o Rei Venceslau (2), que no século X era o Duque da Boémia (3), andava a cavalgar pela sua terra no dia de São Estevão - 26 de dezembro - quando encontrou um homem pobre, a recolher lenha no meio de uma tempestade de neve. 
     
    Estátua do Rei Venceslau I, na Praça Venceslau [ch: Václavské náměstí], em Praga. Cidade onde se encontra sepultado, na Catedral de São Vito.
    Tocado pela cena que os seus olhos acabavam de presenciar, o Bom Rei recolheu bens, comida e vinho, e carregou-os, pessoalmente debaixo de um enorme nevão até à casa do camponês, que agradecido, lhe louvou a caridade e bondade. O Bom Rei, amado pelo seu povo, pela sua bondade e sentido de justiça, começou, sem imaginar, uma tradição de ajudar os mais desafortunados a 26 de dezembro...
     
    Várias tradições inglesas
     
    A tradição de caridosamente ajudar as almas, está associada as grandes celebrações festivas, desde os primórdios do cristianismo. No mundo ocidental, há séculos que o Natal é uma época devotada à caridade e à ajuda dos mais desafortunados. À tradição de trocas de presentes, somou-se a distribuição de víveres e dádivas. 
     
    Tal como na história de Venceslau, em Inglaterra, a tradição há muito que ditava que o dia 26 de dezembro era votado à caridade, e à ajuda dos mais pobres. É certo que não foi o Rei Venceslau que começou a tradição, mas a sua história sempre foi recordada, e em 1853, em plena era vitoriana, John Mason Neale, escreveu uma letra para uma velha melodia, nascendo assim o cântico de Natal «O Bom Rei Venceslau».
     
    E em Inglaterra, onde havia um culto do Santo Rei Venceslau, a Igreja de Inglaterra começou a impulsionar aquilo que viria a ser o Boxing Day. Durante o advento, as igrejas por toda a Inglaterra, colocavam pequenas caixas nas entradas, onde os paroquianos podiam colocar as suas doações. No dia seguinte ao Natal, as caixas eram partidas, e o seu recheio era distribuído pelos pobres. Daí o termo Boxing Day, o dia em que se abriam as caixas...
     
    Good King Wenceslas numa lata de biscoitos de uma marca inglesa, 1913.
    Talvez essa fosse a explicação para o termo, mas há quem defenda que a sua origem remonta ao hábito que a aristocracia inglesa tinha, de distribuir presentes (caixas) aos seus servos e criados, dando azo a uma tradição de um segundo Natal, que passava a ser conhecido como Boxing Day. Outras teorias recordam que no dia a seguir ao Natal, os servos e criados tinham autorização para visitar as famílias, levando consigo caixas com presentes e restos das celebrações dos patrões.
     
    Samuel Pepys, na sua entrada de 19 de dezembro de 1663 do seu famoso diário, faz referência às Caixas de Natal que os mercadores e lojistas só abriam a seguir à festa, recordando também a existência das Caixas de Natal em que os rapazes pediam uma ajuda extra para as suas famílias.
     
    Os nossos dias
     
    Mais teorias existem, e nenhuma por certo será a versão definitiva da história. Provavelmente nenhuma será a versão correta da história. O que é certo é que nos nossos dias, no Reino Unido e outros países anglo-saxónicos como a Irlanda, o Canadá, a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, o dia a seguir ao natal é feriado, e é dedicado por norma a grandes promoções no comércio, originando enchentes nos principais centros comerciais e artérias destinadas ao comércio tradicional.
     
    Além do comércio, o Boxing Day tornou-se na segunda metade do século XX, um dia devotado ao desporto. Um pouco por todo o mundo anglo-saxónico, disputam-se test matches de râguebi, jogos de hóquei em gelo, caçadas à raposa, corridas de cavalo e muitos jogos de futebol. 
     
    Adeptos de futebol ingleses, vestidos a rigor, celebram mais um Boxing Day.
    Nas Ilhas Britânicas, o futebol é rei por estes dias, com a Premier League, assim como a Liga da Escócia e a Liga Irlandesa, e os restantes escalões inferiores, a marcarem uma jornada para este dia, com transmissões televisivas que batem recordes e estádios lotados. Para facilitar as enchentes, e de acordo com o espírito natalício, os jogos da jornada costumam envolver equipas da mesma região, para não obrigar os adeptos a fazerem grandes viagens durante as festas.
     
    Para os amantes do beautiful game, o Boxing Day é uma bênção... no dia seguinte ao Natal, os campos enchem-se com adeptos vestidos a rigor com barretes de Pai Natal, usando as prendas que receberam na véspera, muita das vezes a nova camisola da sua equipa favorita. 
     
    Ciente da dimensão e do sucesso do dia, e mesmo que a realização de jogos a 26 já fosse uma tradição anterior à sua existência, a Premier League, trabalhou nos últimos anos para criar o culto da jornada do Boxing Day, exportando o conceito para outros países, onde muitos adeptos já pedem a realização de uma versão local do evento. 
     
    ----------------------------------------------------------
    (1) - O Bom Rei Venceslau olhou a ver o que via No dia da festa de Santo Estevão Quando o nevão com força caía E um manto cobria de branco o chão.
    (2) - Venceslau I (em checo: Václav) (907-935) foi duque da Boémia desde 921 até à data da sua morte, quando foi cobardemente assassinado a mando do seu irmão, que lhe sucedeu no trono. É venerado como Santo pela Igreja Católica que o considerou um mártir e um santo, logo após a sua morte. Rapidamente nasceu um culto a São Venceslau na Boémia que se alastrou pela Europa, chegando à então distante Inglaterra. São Venceslau, Rei da Boémia, Mártir, é o santo padroeiro da República Checa. 
    (3) - A Boémia era um estado situado no território do que nos nossos dias é a República Checa. 
    The best clue to Boxing Day's origins can be found in the song "Good King Wenceslas." According to the Christmas carol, Wenceslas, who was Duke of Bohemia in the early 10th century, was surveying his land on St. Stephen's Day — Dec. 26 — when he saw a poor man gathering wood in the middle of a snowstorm. Moved, the King gathered up surplus food and wine and carried them through the blizzard to the peasant's door. The alms-giving tradition has always been closely associated with the Christmas season — hence the canned-food drives and Salvation Army Santas that pepper our neighborhoods during the winter — but King Wenceslas' good deed came the day after Christmas, when the English poor received most of their charity.
     
    King Wenceslas didn't start Boxing Day, but the Church of England might have. During Advent, Anglican parishes displayed a box into which churchgoers put their monetary donations. On the day after Christmas, the boxes were broken open and their contents distributed among the poor, thus giving rise to the term Boxing Day. Maybe.
     
    But wait: there's another possible story about the holiday's origin. The day after Christmas was also the traditional day on which the aristocracy distributed presents (boxes) to servants and employees — a sort of institutionalized Christmas-bonus party. The servants returned home, opened their boxes and had a second Christmas on what became known as Boxing Day.
     
    So which version is correct? Well, both. Or neither. No one, it seems, is really sure
     

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SE
    A serio que estes users nao sabiam disto
    2019-12-25 20h56m por SEMFANATISMOS
    Meu deus a juventude esta perdida, daqui a uns anos ja nem sabem do que se trata metade dos feriados.
    É verdade que nao é um feriado Português mas é tao famoso como o dia dos Reis em espanha. . .
    Isto nunca iria resultar em PORTUGAL.
    Dia 26 para nos é mais um dia de trabalho.
    Para eles é o ultimo dia das ferias de NATAL.
    Boxing Day
    2019-12-25 14h40m por The_Kop_End
    Podem fazer os boxing day's que quiserem, podem tentar copiar a tradição em outros paises, mas boxing day sera sempre só um e esse é em Inglaterra. É como as Spion Kop's, há muitas mas só uma é a verdadeira. There's only one Spion Kop!

    Amanhã aguarda-nos mais um dia repleto de grande futebol. Viva o Boxing Day! Viva o futebol Ingles!
    TO
    Harry Kane
    2017-12-26 13h23m por tonefcp
    Com os dois golos marcados na 1ª parte do jogo de hoje Harry Kane ultrapassa Messi e é o melhor marcador do ano de 2017!
    JU
    Boxing Day
    2014-12-19 09h49m por Ju5t4FuN
    Chamem o que quiserem, mas há uma coisa que não entendi na notícia, se é um dia dedicado à caridade, os jogos são de entrada gratuita?!
    zz
    2013-12-27 23h48m por janaoseimaisnenhum1
    parabéns adorei o post ;)
    Boxing day
    2013-12-27 21h18m por dynamite
    O boxing day é muito positivo para a economia do reino unido mas numa altura de crise duvido que se vá criar mais um feriado em Portugal e promover o entretenimento em família. A ideia podia eventualmente ser criada noutro feriado. .
    Parabéns
    2013-12-27 20h31m por kropotkin
    Artigo muito bom e com interesse. Os meus parabéns.
    boxing day
    2013-12-26 19h56m por diogolopes108
    não sabia qe existia
    Boxing day
    2013-12-26 18h09m por Berna29
    ZZ no seu melhor, obrigado por esta aula de história :)
    ZA
    Boxing day
    2013-12-26 17h18m por Zarahi
    Nao sabia tal coisa apesar de de ja ter ouvido falar no boxing day mais uma vez o zerozero a enriquecer a sabedoria dos seus seguidores obrigado. . .
    OM
    Parabens ao ao zz
    2013-12-26 16h25m por Omg21
    Quero dar os parabens a redação do zz por mais uma reportagem historica bem sucedida, gosto muito do que fazem e gostaria de voltar a ver mais disto porque é bom
    Boxing Day
    2013-12-26 12h28m por faltinhas
    Mais uma história óptima

    parabéns!
    Boxing Day
    2013-12-26 11h10m por JackWilshere10
    É uma das razões por gostar tanto do Natal. Adoro o Boxing Day e adoro a Premier League por proporcionar mais jornadas do campeonato neste altura festiva.
    VD
    Boxing day
    2013-12-26 09h50m por vdef
    Uma boa forma de ver futebol na tv logo a seguir ao natal!
    Boa!
    2013-04-02 01h24m por acmondragom
    Bom exclarecimento sobre o tão falado Boxing Day
    ZeroZero
    2012-12-26 16h25m por SportingCP900
    Parabéns ZZ. Gostei muito de ler
    MA
    ZZ
    2012-12-25 20h46m por Marslb
    Parabéns a mais uma grande notícia, gosto de ler eststas noticias bem estruturadas que apesar de grande não cansa ler, cultura e história sempre interessantes, parabéns ZZ , esta a par daquela noticia acerca da história do PSG são as melhores para mim
    WA
    Parabens
    2012-12-24 22h23m por waNtedi
    Isto sim é jornalismo de classe. Parabens zerozero
    MI
    Bom!!
    2012-12-24 12h57m por Misterios
    Bem zerozero!! Gostei de ler xD