placardpt
2018/05/07
E6
Espaço de análise da actualidade desportiva, onde o comportamento, a emoção e a razão têm lugar privilegiado. Uma visão diferente sobre o jogo, para que o jogo seja diferente.

Apresentado como treinador do FC Porto em junho de 2017, Sérgio Conceição foi bastante claro nas primeiras palavras e deixou uma frase forte: “Não venho para aqui aprender, venho para aqui ensinar. Eu sou o treinador do FC Porto!”

Falou, emocionado, de ambição, exigência, rigor, raça, disciplina, pressão, sonhos, alegrias, amor ao clube, resultados, títulos. Fez apenas uma promessa: a de que ia trabalhar com uma ambição muito grande para o principal objetivo - a conquista do Campeonato.

Estava apresentado e era claro o perfil do treinador: ex-jogador do clube, experiência internacional, imagem carismática, conhecido dos adeptos, equipas à sua imagem e bons resultados por onde passou. Faltava-lhe um teste a este nível.

O seu percurso tem muitos momentos marcantes mas há um que importa recordar para percebermos bem quem é este homem que chegava ao leme da equipa: o dia 17 de janeiro de 2016, em que se jogou um Vitória de Guimarães 1 x 0 FC Porto, carregado de dúvidas e boatos, uma vez que Julen Lopetegui tinha deixado os Dragões, Rui Barros assegurava interinamente a liderança da equipa e o nome de Sérgio Conceição era um dos mais falados para ocupar o cargo. Lamentavelmente, as suspeições sobre interesse no treinador e o seu impacto na abordagem ao jogo, lançaram dúvidas sobre a partida na qual o FC Porto precisava de vitórias como de pão para a boca. No final, vitória da equipa de Guimarães e uma declaração forte do homem sobre o qual recaiam todos os olhares:

“Os meus pais eram analfabetos mas sempre me passaram princípios fantásticos. Esses princípios têm a ver com dignidade e honestidade.”

Sérgio Conceição igual a si mesmo, frontal, assertivo. Como era enquanto jogador, como foi por onde passou enquanto treinador, como é agora no FCP. Coerente, portanto.

Regressando ao clube para o lugar de treinador, herdou uma equipa triste, que tinha terminado a época anterior sem chama e com o ex-treinador a sair (por vontade própria e de todos) para outro desafio. O clube, financeiramente muito limitado, preparava uma equipa da qual tinham saído jogadores importantes, para o lugar dos quais não havia contratações, apenas regressos de emprestados. À medida que os sinais positivos dos primeiros testes eram reforçados com boas exibições e 5 vitórias nas 5 primeiras jornadas, o mercado fechava e com ele fechava-se o plantel. Ficava assim no ar a questão: terá o FC Porto equipa, e plantel, para ser campeão?

“Largos dias têm cem anos”, uma frase bem conhecida do universo azul e branco, não deixa esquecer que o caminho é longo e que há que estar bem preparado para todos os momentos. Foi nisso que se focou o treinador do FC Porto: preparar a equipa para vencer, com os jogadores que tinha, sem se iludir ou perder tempo com os que desejaria ter.

A época começou bem e acaba melhor. No caminho, mais altos que baixos, com alguns momentos decisivos, a saber:

- O arranque inicial, com 10 vitórias e 1 empate em Alvalade, mostrava ao que vinha este FC Porto;

- A substituição de Iker Casillas por José Sá, que envolveu diretamente os Guarda-Redes mas que chegou indiretamente a todos os jogadores, com a mensagem clara de que ninguém, independentemente do estatuto, está acima da equipa, da exigência diária do treino e do mérito conquistado em campo;

- A força da vitória em Santa Maria da Feira e da reviravolta com o Vitória de Guimarães, no Dragão, mais importantes do que se imagina, reforçando a ambição do grupo;

- O perdão a Soares e através dele, o colocar dos interesses da equipa acima do seu orgulho pessoal, mostrando que sendo um líder exigente e com o qual não é fácil trabalhar, como o próprio admite, também sabe aceitar um pedido de desculpas e seguir em frente, procurando mais uma vitória em vez de criar um bode expiatório;

- As reações às derrotas na Liga dos Campeões e às eliminações nos penalties, perante o Sporting, quer na Taça da Liga quer na Taça de Portugal, sem permitir que a equipa acusasse qualquer quebra de confiança;

- A recuperação da Liderança com uma segunda-parte soberba na Luz, consumada com o golo de Herrera, a cabeçada de Marega e o balanço necessário para enfrentar o sprint final com rotação de Campeão. Desde os tempos de Mourinho que o sucesso do FC Porto não tinha uma marca tão grande do treinador como tem este 28º título liderado por Sérgio Conceição, que venceu por ter conseguido vários méritos, entre os quais se destacam:

1. A construção da equipa à medida das características dos jogadores, tornando-os todos úteis, fazendo-os sentirem-se importantes e, a qualquer momento, a solução que a equipa precisava; Montou bem a equipa, ora num 4x4x2 forte e pressionante, ora com um 4x3x3 equilibrado e consistente, em função de cada momento, das opções disponíveis e dos adversários.

2. A coesão do grupo, verdadeiramente unido e com carisma, tornando-o coeso e à sua imagem, recuperando a mística que vinha faltando e que parecia perdida, conquistando os adeptos. A roda do grupo que marcava o final dos jogos tornou-se uma imagem de marca e, se há imagens que valem mil palavras, essa é uma delas;

3. A gestão dos egos e dos estatutos, colocando sempre em primeiro lugar o que é melhor para a equipa, independentemente de serem mediáticos ou patinhos feios, em fim de contrato ou formados no clube, em afirmação ou regressados de empréstimos;

4. A confiança nos duelos com os rivais, jogando sempre olhos nos olhos, abordando os desafios sem medos nem opções que evidenciassem marcha atrás por ter menos craques, tanto em casa como fora, jogando sempre para ganhar.

Contudo, não se pense que foi uma época perfeita e imaculada. Sérgio Conceição teve também os seus momentos infelizes: esteve mal quando se referiu a Rui Vitória, desnecessariamente, de forma deselegante e pouco digna para um colega de profissão, comparando-o a um boneco cuja expressão é manipulada; na mesma linha, com a frustração da derrota em Paços de Ferreira, errou ao não cumprimentar o treinador adversário, invocando que este incentivava o anti-jogo. Tendo ou não razão, pouco importa… se a tinha, perdia-a. Se não a tinha, pior ficava. Foram exceções que confirmaram a regra.

A resposta - a única possível - a todas as dúvidas, surgiu em campo e no fim da época, como deve ser sempre, com o título de Campeão.

No final, contas feitas, o que aprendemos com Sérgio Conceição?

Aprendemos que é possível construir a melhor equipa e ser Campeão sem ter os melhores talentos, uma mão cheia de reforços ou um investimento acima das possibilidades.

Algo simples e, talvez por isso, esquecido por muita gente, que se deslumbra com os talentos individuais, que quer sempre mais um reforço ou captar mais um investidor. Legítimo, claro que sim, mas secundário - o prioritário é construir a melhor equipa.

Para terminar, voltamos ao início: Sérgio Conceição começou a sua apresentação, emocionado, ao falar das pessoas mais importantes da sua vida, os seus pais, que estariam felizes e orgulhosos, onde quer que estivessem, por chegar onde tinha chegado. Termina a época Campeão, amplamente reconhecido como o grande obreiro do título, dedicando-o aos seus pais, que estarão agora certamente ainda mais orgulhosos e felizes: não porque ganhou, mas sim, pela forma como ganhou e pelo cunho pessoal que teve neste campeonato.

Chapeau! 



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Azia com o tom dela Fabiccoli
2018-05-25 18h13m por paulosousa19
Pelos vistos os 3 grandes sao os chicos espertos do futebol português, O Porto no tempo do apito dourado, os Mouros nos ultimos anos com os emails, e afinal a verdade desportiva de que tanto falavam os lagartos andavam em cima da jogada com compras de jogadores e afins.
Posto isto porque eu quero acreditar que tudo é justo, nao ha jogadas de bastiadores pq so assim faz sentido o desporto ! O meu FCP foi a melhor equipa . Cuidado com o Tom dela pois foram esses que sofreram os frang...ler comentário completo »
Pedro Silva
2018-05-11 09h45m por DragonKing
Excelente artigo!
Esta análise ao SC enquanto obreiro do 28º titulo do FcPorto está muito bem conseguida.
JS
fabiccoli esse comentário
2018-05-08 17h48m por jsilva77
é no mínimo triste, despropositado e de uma terrível azia e falta de bom senso. Por sorte existem muitos adeptos de verdadeiros conhecedores e amantes deste desporto, que sabem reconhecer que o FCPorto foi a melhor equipa deste campeonato.

Praticou o melhor futebol, mais pressionante, mais dinâmico, mais atacante, sem nunca abandonar essa filosofia . . . peço perdão, fez isso uma vez e deu-se mal, quando jogou a 2ª mão da meia final em Alvalade, em que entrou clarament...ler comentário completo »
treinador portista
2018-05-08 10h56m por tonevandame
excelente comentário, principalmente o Sergio merece ser lembrado e invocado para sempre para todos os portistas, comentadores, treinadores e amantes do futebol. Porque quer se queira quer não, o FCP deve a conquista ao Sergio Conceição e ao Pinto da Costa por ter acertado desta vez na escolha. Não concordo quando diz que teve mal ao não cumprimentar o treinador do PF, uma vez que igual a si proprio fez o que achou que devia fazer sem hipocrisia e sem fugir à responsabilidade do que tinha...ler comentário completo »
fabiccoli
2018-05-08 08h14m por jorge13
Ao ler o teu comentário lembrei-me dos ultimos 4 anos do benfica.
A azia tem cura meu amigo, vá a farmácia mais proxima
FA
Sergio Conceição
2018-05-08 04h02m por fabiccoli
Façam um levantamento para ver quantos golos o Porto marcou com frangos dos guarda redes adversários, dava para abrir um aviário, era o apito dourado, agora é o frango Dourado, isto só acaba quando o Pinto da Costa sair do Porto, aí o Porto fica 25 anos sem ganhar o campeonato, vão dizer que o Porto está orfão de um grande lider, mas quem não é burro vai perceber que só com corrupção o Porto ganhou, o seu lugar é como terceiro maior Português, mais que isso só com máfia. . .

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

Poderiam identificar-se 21 razões para o Futebol Português ser uma vergonha, mas também poderíamos identificar 21 razões para que não seja. Tudo depende do ...
15-10-2018 10:11E10
Há uma frase de José Ortega y Gasset que diz que “nós somos nós e a nossa circunstância.” Talvez por isso, no futebol de hoje em geral, e num contexto ...
28-09-2018 16:41E7
O estranho caso de Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald escrito nos anos 20 do século passado, adaptado ao cinema em 2008 por David Fincher, no qual Brad Pitt interpreta ...
24-09-2018 13:50E5
Opinião
A Tasca do Silva
Paulo Silva
O sítio dos Gverreiros
António Costa
Treino Invisível
Pedro Filipe Maia
Oitava Arte
Álvaro Costa
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel
O sítio dos Gverreiros
António Costa