placardpt
Visão de jogo
Pedro Silva
2018/10/15
Espaço de análise da actualidade desportiva, onde o comportamento, a emoção e a razão têm lugar privilegiado. Uma visão diferente sobre o jogo, para que o jogo seja diferente.

Poderiam identificar-se 21 razões para o Futebol Português ser uma vergonha, mas também poderíamos identificar 21 razões para que não seja. Tudo depende do que queremos ver e do que nos dá jeito destacar ou encobrir em cada momento.

O Futebol Português só é uma vergonha quando as convicções mudam em função do local da montanha onde se está: quando se está no topo está tudo bem; quando está na base está tudo mal.

O Futebol Português só é uma vergonha quando as pessoas dizem o que querem e isso faz eco, sem se questionar. Falar é fácil e é de borla. Ter o coração perto da boca é perigoso. Num jogo de emoções fortes, haver homens fracos é um problema. Ter um controlo emocional deficiente leva a que se digam barbaridades. Ter um microfone por perto e uma câmara a filmar, amplifica a vergonha.

O Futebol Português só é uma vergonha quando virgens ofendidas lançam suspeições de que “está tudo feito” e “tudo controlado”. Das duas, uma: ou concretizam o que dizem e denunciam no sítio certo, ou calam-se.

O Futebol Português só é uma vergonha quando ex-jogadores, só porque foram tecnicamente dotados, se consideram capazes de ser treinadores. Como se o facto de já termos sido bons alunos nos desse o direito de sermos professores. Não… não é assim. O pior, é que isso é alimentado e, durante algum tempo, disfarçado. Como o relógio parado que está certo duas vezes por dia… Mas a verdade é como o azeite...

O Futebol Português só é uma vergonha quando prevalece o estatuto sobre a competência e a prepotência sobre a humildade. Ah, e também quando as oportunidades são inversamente proporcionais aos resultados.

O Futebol Português só é uma vergonha quando uma equipa perde duas vezes a vantagem no marcador; quando um jogador é bem expulso porque tenta enganar o árbitro e tirar daí uma vantagem indevida para a sua equipa; quando um jogador, mal posicionado, coloca todo o ataque adversário em jogo. Realmente… uma vergonha.

O Futebol Português só é uma vergonha quando quem perde grita que “o Rei vai nu”, estando o próprio também nu, porque o povo desvia o olhar e distrai-se. É o caminho mais fácil, a fuga para a frente com manobras de diversão.

O Futebol Português só não é uma vergonha na Taça de Portugal, quando uma equipa do CNS derrota um histórico da II Liga… Porque, não sendo uma vergonha, já se usa a retirada estratégica, subtil, silenciosa… Sem levantar poeira nem espalhar brasas.

O Futebol Português é uma vergonha quando as pessoas cospem no prato em que comem. Enquanto comem.



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
!!! Como é que tem a lata de escrever:
2018-10-23 11h32m por carlos_batuta
"O Futebol Português só é uma vergonha quando virgens ofendidas lançam suspeições de que “está tudo feito” e “tudo controlado”. Das duas, uma: ou concretizam o que dizem e denunciam no sítio certo, ou calam-se. "

no meio de um texto onde ataca violentamente "alguém" que não tem a coragem de dizer quem é, nem a honestidade para justificar com argumentos as acusações.
RU
O Aves
2018-10-21 19h54m por ruieb1c
Desportivamente mereceu a liga Europa e não foi pois administrativamente era melhor que fosse a equipa do Jorginho. Isso é vergonha. . .
Concordo
2018-10-15 19h10m por freskas
Numa coisa que diz que quando se esta por cima esta tudo bem quando se esta na base ja esta tudo mal e isto tanto vale para adeptos como para dirigentes de resto parece que usa o seu espaco para pura e simplesmente atacar um ex internacional portugues com uma carreira recheada de bastante sucessos e concordando ou nao apenas deu a sua opiniao a quente depois de um jogo certo mas apenas deu a sua opiniao e nem sequer e dos piores que passam a vida a destilar veneno na comunicacao social e redes sociais etc
Vergonha(s)
2018-10-15 15h26m por vai_a_linha_e_cruza
Tanto o futebol português como este artigo são uma vergonha. Parece que vivemos num Portugal fascista populista e perigoso. Falar bem da terra? Todo o santo dia sff.
Apontar problemas e corrigir, tá quieto que pode ficar pior.
O nosso futebol É uma vergonha sim sr. Se houver dúvidas basta comprar com outros campeonatos.

Desde que slb ganhou o tetra que a nossa reputação internacional diminuiu. N tou a falar de Ronaldo e outros. Estou a falar de arbitragens. ...ler comentário completo »
Este texto é que é uma vergonha
2018-10-15 14h21m por sonyec
Enfim sem comentários para este texto, em relação ao futebol português, por mim já ultrapassou os limites da vergonha, mas em tudo. Desde casos de corrupção, jogos combinados, regulamentos que não se cumprem, direitos de tv e o fanatismo pelos "3 grandes". O futebol português gira a volta de 3 clubes e ai é que está o mal, até na taça de Portugal se estraga a festa da taça, porque os 3 ditos grandes não podem la jogar que não têm condições para eles, coitadinhos. . . Somos um povo pe...ler comentário completo »
Sr. Jornalista Pedro Silva
2018-10-15 13h43m por jfs79
Claramente o Sr. tem um problema com o Sr. Capucho, pessoal, parece, porque já ouvi de vários treinadores o mesmo discurso e nunca o vi a vir para aqui com essa diarreia mental! O futebol português está podre, cada vez mais custa ver um jogo da 1a liga, os chamados 3 grandes estão falidos e a ser sugados por empresários mamões e dirigentes que só pensam nos seus bolsos, cada vez menos se pode ir a um estádio de futebol devido aos preços pornográficos dos bilhetes! O futebol português não é uma vergonha, já perdeu a vergonha. . .
Opiniões
2018-10-15 12h43m por zenze
Cada pessoa tem o seu direito a dar opinião, mas dar uma opinião cega para cegos numa plataforma com x leitores diários só pode ser gozo. Falar do futebol português é falar de uma vergonha em que nem sequer se tenta disfarçar.
" Ter um microfone por perto e uma câmara a filmar, amplifica a vergonha. " neste caso é um website.
PJ
Quem é este Pedro Silva?
2018-10-15 12h30m por PJ7
O artigo de opinião claramente é destinado ao Capucho (Treinador do Varzim), que ontem no final do jogo com o Estoril, jogo este em que claramente houve favorecimento do Estoril, disse que o futebol português era uma vergonha e que a II liga estava controlada.
E agora qual é o meu espanto quando leio este artigo de opinião? Mas o que é isto?
Quem é este aziado do Pedro SIlva? Qual a logica disto? Um ataque pessoal a alguem que apenas deu a sua opinião sobre o futebol. . É qu...ler comentário completo »
MO
Só para cegos
2018-10-15 11h36m por MonstroBolachas
Este é o chamado artigo para cegos lerem.
Quanto ao "timming" do mesmo alguém lá saberá o porquê. . .

Quem diz que não é uma vergonha das duas uma: ou é incompetente ou por um qualquer motivo não lhe interessa dizer o que é óbvio a todos.


Esqueçam o clubismo por uns momentos e reflictam:

- Não há corrupção do Futebol Português? Desde a 1ª Liga aos Distritais não acontecem coisas quase inexplicáveis? Os indícios não existem?
ler comentário completo »
?????
2018-10-15 10h28m por Fogaceiro
A que propósito vem este artigo?! Sinceramente, vergonha não tem que teve a (infeliz) ideia de escrever este artigo de opinião. Mais valia esta calado (quieto). Enfim. . .

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

Há uma frase de José Ortega y Gasset que diz que “nós somos nós e a nossa circunstância.” Talvez por isso, no futebol de hoje em geral, e num contexto ...
28-09-2018 16:41E7
O estranho caso de Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald escrito nos anos 20 do século passado, adaptado ao cinema em 2008 por David Fincher, no qual Brad Pitt interpreta ...
24-09-2018 13:50E5
Na semana passada escrevi neste mesmo espaço que ‘o Vitória tem tudo a ganhar!... vencer o campeão em título em pleno Dragão, seria o quebrar de um ...
28-08-2018 17:17
Opinião
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha
A Tasca do Silva
Paulo Silva
O sítio dos Gverreiros
António Costa
Treino Invisível
Pedro Filipe Maia
Oitava Arte
Álvaro Costa
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel