placardpt
    Sporting vence Estoril na Amoreira

    Leão matreiro aproveitou distração do canário

    O Sporting não realizou uma exibição de encher o olho na Amoreira, mas fez o suficiente para levar de vencida o Estoril Praia. Pedro Gómez Carmona deixou alguns dos habituais titulares no banco, possivelmente a pensar no encontro de terça-feira para a Taça de Portugal, e conseguiu que a sua equipa fosse, ainda assim, combativa frente aos leões. No primeiro remate à baliza, o Sporting chegou ao golo por intermédio de Bryan Ruiz e já bem perto do final Bas Dost fechou a contagem, na conversão de uma grande penalidade.

    Bryan emendou remate torto de Schelotto

    Adeptos leoninos exibem tarjas
    No intervalo da partida, entre Estoril Praia e Sporting, os adeptos leoninos exibiram três tarjas, nas quais se podia ler: «O poder não é a escola do crime. Viva a UEFA e a FIFA. Viva a FPF e a Liga. Viva o futebol negócio.»
    A expectativa era grande para perceber como é que o Sporting ia lidar com a ausência do capitão Adrien Silva. Jesus apostou em Palhinha, colocando-o na posição mais recuada do miolo, e fez avançar William Carvalho. Não foi efetivamente a mesma coisa. Os leões tiveram algumas dificuldades em construir e isso foi evidente nos primeiros minutos, problema que permitiu aos canarinhos chegar com maior frequência ao último terço do terreno.

    O equilíbrio era evidente, sem espaço para grandes lances de perigo para as duas equipas, mas, na primeira grande oportunidade construída com algum critério, o leão acabou por ser eficaz. Alan Ruiz rompeu pela direita, colocou a bola no coração da área de Luís Ribeiro e Bryan Ruiz aproveitou um remate falhado de Schelotto para desviar para o fundo das redes.

    A desvantagem não agradou naturalmente aos homens de Pedro Gómez Carmona, que procuraram prontamente reparar o prejuízo. Licá foi dos mais inconformados e o perigo criado pelos estorilistas surgiu na maioria das vezes pelo seu lado. O camisola 88 e Matheus Índio ainda tentaram a sorte, mas Rui Patrício segurou os remates sem grande problema.

    Sem conseguir fazer moça, o Estoril deu margem ao Sporting para voltar a ameaçar. Gelson Martins esteve em dois lances que mereciam melhor desfecho, mas nem Bas Dost nem William Carvalho tiveram o discernimento necessário para finalizar com conta, peso e medida.

    ©Global Imagens / PEDRO_ROCHA

    Bas Dost dissipou todas as dúvidas

    A segunda parte não foi muito distinta da primeira. Carmona lançou Kléber para o lugar de Bruno Gomes e essa alteração promovida pelo treinador espanhol deu outro poder de fogo ao ataque estorilista. Mas sem efeitos práticos. Kléber foi mais combativo, até tentou o golo em vários momentos, mas não foi eficaz...

    Arsenal e Manchester United entre os espiões
    Numa noite em que 5266 adeptos marcaram presença no Estádio António Coimbra da Mota, foram vários os clubes a tirarem notas: Lens, Everton, Middlesbrough, Arsenal, Manchester United, Benfica, Watford, Fulham, Celta, Braga e Colónia.
    Em termos qualitativos, o Sporting é claramente superior ao Estoril, ainda que isso não tenha ficado bem esclarecido no encontro desta noite. Os leões deram margem ao canário para voar e bem podem agradecer o desacerto da equipa de Carmona, que nunca conseguiu causar perigo a Patrício. Boas jogadas, sim, mas tudo menos pragmáticas.

    E se o pragmatismo do Estoril não foi o melhor, a verdade é que do lado do Sporting também não esteve no ponto. Gelson Martins bem lutou para que a equipa verde e branca saísse da Amoreira com uma vantagem bem mais dilatada, mas, à semelhança do que aconteceu na primeira parte, não teve ninguém que desse seguimento à sua criatividade. Uma luta inglória para o camisola 77.

    O Sporting tardava em encerrar de vez a discussão do encontro, até que Bas Dost sofreu falta para grande penalidade, perante a oposição de Diakhité, num lance em que fica a ideia que Dost está em posição irregular no momento do cruzamento de Schelotto. O avançado holandês, encarregue da marcação, não desperdiçou e confirmou os três pontos para a equipa de Jesus.

    U Sábado, 25 Fevereiro 2017 - 18:15
    Estádio António Coimbra da Mota
    Rui Costa
    0-2
    Bryan Ruiz 22'
    Bas Dost 86' (g.p.)
    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 23
    Lances Capitais
    22´
    GOLO Sporting!
    Bryan Ruiz marca
    Bryan Ruiz marca o seu 2º golo na prova (22 jogos)
    86´
    GOLO Sporting
    Bas Dost marca de grande penalidade!
    Bas Dost marca o seu 18º golo na prova (20 jogos)
    A Chave
    Minuto 21: Bryan Ruiz aproveita um remate falhado de Schelotto para desviar para o fundo das redes do Estoril Praia. O primeiro remate enquadrado com a baliza do Sporting deu golo.
    O Árbitro
    Noite bastante tranquila para Rui Costa. O árbitro da Associação de Futebol do Porto manteve o mesmo critério para as duas equipas. Não houve casos difíceis para analisar, exceto no lance que dá origem ao pénalti, ficando a ideia de que Bas Dost está em posição de fora de jogo. Ainda assim, nota positiva para Rui Costa.
    O Melhor
    Eficácia do leão
    No primeiro e único remate que fez enquadrado com a baliza, o Sporting marcou. É certo que teve outras oportunidades, mas naquela que seguiu o caminho da baliza de Luís Ribeiro resultou em golo. O segundo surge na transformação de uma grande penalidade e não entra para estas contas dos remates.
    O Pior
    Parceria William-Palhinha
    A ausência de Adrien Silva notou-se no lado do Sporting. William Carvalho tem qualidade, mas não tem características para desempenhar a função 8 ao nível do capitão leonino. A parceria com João Palhinha não resultou e isso foi evidente no problema que o Sporting teve em construir. Caso pretenda manter a aposta nesta dupla, Jesus tem muito para retificar.
    Forma
    Estoril Praia
    2016/2017
    29J
    9V
    5E
    15D
    26-34G
    Sporting
    2016/2017
    36J
    20V
    5E
    11D
    57-36G
    Sabia que...by playmaker stats
    40 triunfos de Jorge Jesus na Liga Portuguesa com o Sporting; precisou de 55 jogos (40V 9E 6D) 72% de aproveitamento de vitórias
    Sporting não sofreu golos nos últimos 2 jogos; o melhor registo desde o final do ano 2016 (Belenenses e Varzim)
    Há 7 jogos fora de casa que o Sporting não sofria golos num jogo:
    V 0-2 Estoril (Bryan e Bas Dost)
    V 0-1 Belenenses (Bas Dost)
    Há 16 jogos que o Sporting não vencia 3 jogos consecutivos (Estoril, Rio Ave e Moreirense); o melhor registo desde Nov./Dez. 2016
    Quarto jogo consecutivo do Sporting sem perder na Amorereira:
    V 0-2
    V 1-2
    E 1-1
    E 0-0
    Foi a 4.ª vitória consecutiva do Sporting frente ao Estoril; não perde há 6 partidas consecutivas desde 2014

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    20º
    2017-02-26 13h03m por iSMURF4
    Se fosse uma notícia do Porto já teria uns 200 comentários na boa. . . xD
    so falta
    2017-02-26 12h59m por RGGV_25_IS_BACK
    mais um !!!!!!
    quem será?????'
    luxus
    2017-02-26 02h20m por Triper
    O Bas Dost sofre falta depois do fora-de-jogo mas a posição do fiscal de linha é horrível para ver o lance pois apesar de estar bem posicionado, tem um (ou dois, já não me lembro bem) jogador do Estoril a bloquear-lhe a visão.
    senhor-doctor
    2017-02-26 02h17m por Triper
    O William não foi completamente terrível mas pouco acima esteve de ser uma nódoa a meio-campo apesar de o Palhinha também não estar isento de culpas porque o Jesus meteu-o a jogar demasiado perto dele e o homem passou-se com o William. Era a confusão total. Acho que na segunda parte (não a vi toda que tive de entretanto fazer outras coisas mas ainda dei uma espreitadela aqui e ali) o Jesus até mandou o Palhinha colar nos defesas por causa disso porque ele já mal estava perto dele.

    ler comentário completo »
    Dadas as circunstancias
    2017-02-26 01h50m por futebol11fcpsempre
    O SCP não jogou mal. Não foi brilhante nem nada que se pareça, mas jogou o suficiente. Se bem me lembro, tanto o SLB como o FCP suaram muito para ganhar pela margem mínima em Estoril. Estou surpreendido com o SPC, passou pelo que passou e não caiu muito, além de que, hoje jogou sem o capitão.
    A única coisa que não gostei nada foi do segundo golo que foi derivado de um penalti mal assinalado, é fora de jogo. Fiquei chateado porque só me faltava este jogo no placard e tinha o SCP...ler comentário completo »
    LU
    O bas Dost
    2017-02-26 01h19m por luxus
    Sofre falta antes ou depois do Fora de jogo e isso que tenho duvida?
    LU
    Zerozero
    2017-02-26 01h16m por luxus
    acho piada que o Sporting teve oportunidades para ampliar a vantagem e vocês só falam dos remates enquadrados a baliza do Estoril e segundo a dupla João palhinha e William estiveram bem mas o segundo golo do Sporting de penalti não devia ter contado mas também tenho uma duvida o Bas Dost pode estar em fora de jogo mas ele sofre falta
    Nao concordo
    2017-02-26 00h10m por onda_sporting
    Não concordo nada que a dupla Palhinha William tenha estado mal. Deu estabilidade defensiva à equipa. William até construiu bem o jogo e teve ajuda do bryan e do gelson! Bas Dost não teve uma tarde muito feliz assim com gelson. Mesmo assim concerteu uma grande penalidade! A defesa do sporting esteve bastante melhor!
    Curioso
    2017-02-25 20h23m por senhor-doctor
    Penso que Rúben Semedo e um grande central. Ja rejeitamos 18 milhões do Southampton por ele. Mas nos últimos dois jogos esteve no banco e não sofremos golos. Joga bem e as vezes comete erros, normal para um central jovem, mas não o crucifiquem. O banco vai fazer que seja ainda mais empenhado, e chegara um tempo aonde sera indiscutivel! Mas lembrem-se que todos os grandes centrais cometem erros, olhem para Boateng, David Luiz, etc
    FP
    ZZ
    2017-02-25 20h22m por FP0
    Expliquem me uma coisa , então ontem nem se falou do árbitro hoje já se pode falar ? Dualidade de critérios é ?
    E sim está fora de jogo . . .
    William
    2017-02-25 20h15m por senhor-doctor
    Para quem viu o jogo, pensava que William tinha jogador bem? Isto depois de ouvir o comentador (assisti aos últimos 7 minutos) a dizer que William teve bons lances e também um user no chat.

    Pena não terem marcado o segundo mais cedo, quem sabe Geraldes teria uma oportunidade! Espero que ele não perca motivação e continue a trabalhar e jogue brevemente, pois se e para ficar no banco, deveria ter ficado no Moreirense!

    E Gelson não cansa! Nao deve sair por menos ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Arouca e E. Amadora defrontam-se este domingo
    Sendo certo que a atenção da grande maioria dos adeptos de futebol em Portugal estará direcionada para o Famalicão-Benfica, a verdade é que, na ronda de jogos ...
    05-05-2024 00:05E1