placardpt
    Sporting recebeu e venceu o Rio Ave

    Leão maturo caça com outra qualidade

    O Sporting continua a parecer mais maturo jogo após jogo desta época e com mais soluções - especialmente comparando com a época passada - e isso vai fazendo toda a diferença. Bastou uma 1ª parte exímia - que eclipsou a mais calma 2ª - para o Leão Maturo mostrar os dentes e vencer o Rio Ave com relativo conforto por 2-0, para seguir na liderança dividida do campeonato.

    A jornada 6 fechava em Alvalade, onde o Sporting recebia o Rio Ave, em busca de voltar à liderança partilhada do campeonato. Rúben Amorim fazia as mudanças esperadas no 11 inicial e o grande destaque era a presença de Gyokeres no banco, depois de estar em dúvida. Luís Freire, por sua vez, mexia duas peças face à última jornada, com as entradas de Patrick William e Leonardo Ruiz para os lugares de André Pereira e Zé Manuel, juntando-se ainda a saída de Joca, por lesão no aquecimento, de última hora.

    Leão mandão

    Mantendo o mesmo desenho tático, mas com olhos mais defensivos, o Rio Ave voltou ao sistema com três centrais de raiz, que se transformava numa linha de cinco quando em defesa organizada, embora, do outro lado, Costinha e Sávio tivessem autorização (e ordem) para se aventurar e procurar desequilibrar. Ora, sem Gyokeres, as movimentações dos médios e trocas posicionais dos extremos, em busca de espaços de rotura, eram ainda mais importantes para desbloquear este bloco e o leão sabia disso mesmo.

    Pote estava com espaço entre o central e ala, na esquerda leonina, permitindo as subidas de Nuno Santos, mas foi o trabalho de Hjulamand e Morita - exímios a não permitir as transições rápidas do Rio Ave - que fez a diferença. A dupla de médios dinamizou a equipa com bola e trouxe uma fluidez tremenda ao Sporting, o que acabou por ter efeito, aos 10 minutos, quando Morita surgiu a fazer de Pote, foi desmarcado na meia esquerda, entre os defesa e serviu Paulinho para este sorrir e fazer Alvalade festejar o 1-0. Pouco depois, essa mesma fluidez quase resultava no 2-0, mas Nuno Santos acertou no poste.

    O golo leonino fez os comandados abrandar, breve e ligeiramente, o ritmo e isso deu mais espaço ao Rio Ave para ter bola, embora ainda sem grande sucesso, uma vez que a pressão do Sporting era localizada e ia tendo grande sucesso. Os vila-condenses não conseguiam ter bola do meio campo para a frente e viram as suas fragilidades expostas constantemente, o que resultou, aos 26', no 2-0. O Rio Ave, apesar da pressão, tentou sair a jogar por trás e pelo pé, mas a pressão do lado direito leonino foi sufocante, Hjulmand recuperou adiantado e isolou Edwards na direita, que, mesmo com pouco ângulo, não perdoou.

    IMGMED|ESQ|1048903|Edwards fez grande goloIMGMED|DIR|1048917|Rio Ave cresceu na 2ª parte

    U Segunda, 25 Setembro 2023 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Cláudio Pereira
    2-0
    Paulinho 10'
    Marcus Edwards 26'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 6
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Fora de jogo assinalado a Paulinho, que parece claramente em posição irregular
    10´
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 5º golo na prova (6 jogos)
    Paulinho marcou o seu 37º golo na equipa (105 jogos)
    26´
    GOLO Sporting!
    Marcus Edwards marca
    Marcus Edwards marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    Marcus Edwards marcou o seu 16º golo na equipa (72 jogos)
    51´
    GOLO INVALIDADO Rio Ave
    fica o grande susto para os leões!
    A Chave

    A adaptação do Sporting à ausência de início de Gyokeres foi exímia e a equipa trouxe um dinamismo pouco visto, possibilitado pelo grande trabalho de recuperação dos médios, deambulações dos extremos e assertividade da equipa a construir desde trás. Tudo bem trabalhado e estudado desde o pontapé inicial. Faz toda a diferença.

    O Árbitro

    O árbitro Cláudio Pereira assinalou algumas faltas desnecessárias ao longo da partida, o que parou, momentaneamente, o bom ritmo do jogo, mas nada que afetasse realmente a partida ao nível de resultado. Nada relevante a apontar.

    O Melhor
    Leão maturo

    A cada jogo que passa desta temporada, este Sporting parece ligeiramente mais maturo e melhor trabalhado, pelo menos para já, e isso vai-se vendo nas dinâmicas da equipa, que vão evoluindo a olhos vistos, jogo após jogo. A 1ª parte foi um autêntico banho de bola e isso facilitou tudo.

    O Pior
    Vilacondenses descaracterizados

    Ao nível da construção por trás, o Rio Ave até tentou ser fiel a si mesmo, o que acabou por resultar no 2-0, mas faltou na 1ª parte a presença nas alas de outros jogos, que surgiu apenas com a mudança de Fábio Ronaldo para a ala esquerda. A 1ª parte foi de um nível baixíssimo. 

    Forma
    Sporting
    2023/2024
    7J
    6V
    1E
    0D
    14-5G
    Rio Ave
    2023/2024
    8J
    2V
    2E
    4D
    8-10G
    Sabia que...by playmaker stats
    À 6.ª jornada, o Sporting tem + 6 pontos em comparação com a época passada, com o mesmo número de golos marcados (12) mas menos 4 sofridos
    Mais pontos Sporting à 6.ª jornada (desde 95/96, 1.ª época com vitória a 3 pts):
    18 2017/18
    16 2020/21
    16 2022/23
    15 2006/07
    15 2016/17
    Entre as 18 equipas da I Liga, o Sporting é a única equipa que ainda não perdeu esta época (todas as competições)
    5.º jogo consecutivo do Rio Ave sem marcar frente ao Sporting
    Sporting não perde frente ao Rio Ave há 7 jogos e soma 5 vitórias consecutivas frente aos vilacondenses
    Rio Ave continua sem ganhar fora de casa esta época
    Rio Ave não ganha há 5 jogos
    Sporting não perde na Liga há 20 jogos (16V 4E)
    3.º jogo consecutivo do Sporting sem qualquer golo sofrido em casa ? só o FC Vizela marcou em Alvalade
    Sporting continua 100% vitorioso em casa: venceu os 4 jogos realizados em Alvalade esta época ? todos no campeonato
    5.ª vitória do Sporting, em 6 jornadas da Liga: os leões são líderes da Liga, em igualdade pontual com o FC Porto, mas com vantagem na diferença de golos

    Fotografias(26)

    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x Rio Ave FC
    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x Rio Ave FC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Mística
    2023-09-26 16h09m por C-Hawk
    [C-Hawk a fazer gestos de apresentação do prémio tipo a Lenka no Preço Certo em Euros na direcção do que está prestes a despoletar]

    Gosto muito de vocês os 84%, mas não dá. É ler os artigos e quando o scroll chega à secção "Notícias Relacionadas", Ctrl+F4.
    Mistica, moumu, C-Hawk, markgregory
    2023-09-26 14h47m por TomPen
    Não é só a palpável doença nos comentários que tira a vontade de comentar a uma pessoa. Isso acontece, sim, mas uma razão mais directa, especialmente no que toca ao número de comentários em crónicas sobre jogos, é que a coluna de "Ultimos Comentários" desapareceu nessas notícias.

    Os users usam o título dos comentários para responderem aos comentários dos outros. Se tu deixas de ver esses títulos de forma nítida, podes não ver que te responderam a um comentário enquanto est...ler comentário completo »
    Sporting
    2023-09-26 13h53m por markgregory
    Sobre o jogo o Sporting esta melhor no inicio da epoca comparando a epoca passada, espero que seja uma grande epoca.
    Mistica, Moumou
    2023-09-26 13h52m por markgregory
    Para mim e ja pegando na onda do user abaixo, os comentadores do zerozero comparando com muitos foruns e sites desportivos que ja vi, sao onde tem os piores comentarios e comentadores, sempre com comentarios muito toxicos e o maior exemplo foi a rivalidade de ronaldo e messi durante anos acusando sempre uns aos outros de fanaticos e tal, quando na realidade os dois lados sao a mesma coisa, so mudando o nome do jogdor lol, claro que ha exepçoes, mas o fanatismo nos comentadores do zerozero e bastante doentio
    Mística/moumu
    2023-09-26 13h04m por C-Hawk
    Falando apenas por mim, o ambiente que se sente aqui em baixo gerado por extremistas e fanátic@s faz com que moderad@s como eu passem anos a fio sem fazer um comentário e meses a fio sem fazer scroll ao fundo.

    Exemplo: vou ganhar o quê ao vir ver o que têm a dizer sobre o caso Rubiales? O Musa tem um golo, venho cá abaixo e dizem que é de longe melhor que o Gyokeres (apenas um exemplo tirado do chapéu de 6 combinações diferentes possíveis entre 3 grandes - mas benfiquistas acus...ler comentário completo »
    Gr's Rio Ave
    2023-09-26 12h59m por zlatan_21
    Que pato!
    Então o Morita (salvo erro) corre com o Aderllan ao seu lado e este em vez de ficar na baliza, cobre um imaginário remate do japonês?!
    Foi via verde para o passe e consequente golo do Paulinho. Péssima abordagem.
    No golo do Edwards foi mais do mesmo. O inglês está a chegar à pequena área e tem vários adversários na área, o Gr's se cobre o poste (como é de "lei"), ele só tinha hipóteses de passar para trás, mas o nabo sai do poste e assim foi um golo muito fácil.
    Gr's fraquíssimo.
    MisticaEncarnad a
    2023-09-26 12h02m por moumu
    Acho que não, tiveram off 2 dias os comentários mas voltou tudo ao normal, mas creio que o numero de comentários tem descido gradualmente nos ultimos anos.
    BR
    Intensidade
    2023-09-26 11h51m por Bronco10
    Com a intensidade que Trincão e Edwards o Sporting é sério candidato a ganhar. . . a ganhar o que ganhou a época passada.
    Users zerozero
    2023-09-26 10h16m por MisticaEncarnada
    Alguém me sabe dizer se o zerozero está, novamente, com problemas nos comentários?
    As notícias parecem ter poucos comentários para o que normalmente é habitual.
    palmilha-dentad a
    2023-09-26 09h53m por keyser_soze
    Tanta aspa :)

    Verdadeiro teste com o Farense? Inferno de S. Luís? Massacrados? That will be the day.

    Um escaravelho, com um foco de luz por trás, faz uma sombra que parece um touro. . .
    lmpacialmente
    2023-09-26 08h26m por Homo_libero
    Respeito a sua opinião. Mas esta época ele ainda não teve a oportunidade de jogar a extremo (sua posição de raíz) e o Trincão está a jogar mal. Fico feliz por ver o Geny no plantel principal, é um "orgulho" para nós moçambicanos, mas tenho receio que ele não consiga dar conta a lateral e acabe emprestado a clubes que luta pela manutenção.
    Palmilha dentada
    2023-09-26 07h22m por ricardocunha251
    Notou se em moreira.
    Geny Catamo e TrOncão
    2023-09-26 06h51m por Homo_libero
    Quando é o Rúben Amorim vai dar a oportunidade do Geny jogar a extremo? O TrOncão já teve muitas oportunidades (até a titular) e não soube aproveitar. O grande mistério do futebol, é como um jogador desses saiu do Braga para o Barcelona? O empresário dele merece um prémio. Espero que o R. A não queime o potencial de Geny Catamo, ele não é lateral e merece uma oportunidade no lugar de Trincão.
    ZY
    Sporting
    2023-09-26 06h11m por zyxw4321
    Estão a fazer um excelente início de época até aqui, há que manter o nível agora que o número de jogos começa a apertar.

    Parabéns por uma vitória tranquila, coisa rara esta época.
    SCP
    2023-09-26 04h56m por moumu
    Tranquilo o SCP está bem mais forte que o ano passado, penos que poderão lutar em várias frentes embora Amorim tenha dito que a prioridade é a liga, seria muito bom se vencessem para não ser quase sempre SLB ou FCP.
    PAULINHO E POTE
    2023-09-26 00h10m por grove_street
    Parece que trocaram os pés . . .


    Só espero que a saída de diomande não seja nada de grave !
    CA
    Bom jogo
    2023-09-25 23h48m por CarlaGloria
    O Rio Ave merecia o golo da praxe.

    Que continuem a jogar bem.
    Falta o "verdadeiro teste" ao S. C. P.
    2023-09-25 22h42m por palmilha-dentada
    Boas,

    Jogo razoável do S. C. Portugal perante ao "colosso" Rio Ave F. C.

    O "verdadeiro teste" do S. C. Portugal é quando for a Faro, mais precisamente ao "inferno de S. Luís" para defrontar o S. C. Farense.

    Que o digam o G. D. Chaves e o S. C. Braga, onde foram completamente "massacrados".

    Atenciosamente
    Jogo
    2023-09-25 22h25m por pedrinho_dgl
    Resultado justo, duas partes distintas. Uma primeira parte de grande qualidade, segunda parte de gestão sem bola, não muito vistosa.
    Não há muito mais a dizer, tudo foi mais fácil porque marcamos cedo e controlamos. Pressão forte e controlada. O Rio Ave tentou implementar o seu jogo mas foi isso que os tramou, pois acabam por sofrer em duas perdas de bola.
    Individualmente, todos os titulares estiveram bem tirando o Esgaio, muito escondido do jogo, e nas poucas vezes ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    SLB 1-1 BRA em direto!
    GOLO Benfica!Marcos Leonardo marca Acompanhe aqui o Benfica x SC Braga em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.