placardpt
    Rio Ave e Santa Clara empataram em Vila do Conde

    Uma Clara oportunidade desperdiçada

    2020/07/18 21:03

    O Rio Ave tinha uma oportunidade de subir ao quinto lugar da tabela e colocar pressão ao rival pela Europa, mas não conseguiu bater um Santa Clara (2x2) que, graças ao ponto conquistado, igualou a melhor pontuação de sempre na Primeira Liga.

    A equipa da casa foi demasiado penalizada pela falta de eficácia e uma arbitragem deficiente para não conseguir traduzir no resultado, a superioridade demonstrada ao longo dos 90 minutos.

    Demasiado pesado

    Duas formações com objetivos e níveis de pressão distintos, mas a mesma urgência em surpreender cedo. O primeiro quarto de hora viu as equipas beneficiarem de várias oportunidades, com destaque para uma recuperação de Thiago Santana, que depois não foi capaz de bater Kieszek, logo no segundo minuto da partida.

    A reação vilacondense, no entanto, foi quase imediata. Com uma pequena surpresa no onze, Carlos Carvalhal fez alinhar Nuno Santos do lado direito, depois de ter dito recentemente que o português era o melhor jogador a atuar pelo lado esquerdo do ataque em Portugal. Para além disso, Piazon, o médio mais avançado, tinha liberdade para organizar a seu gosto e foi assim que surgiram as oportunidades do Rio Ave.

    Taremi abriu o marcador depois de várias ameaças perigosas ©Catarina Morais / Kapta +

    André Ferreira conseguiu travar uma, duas, três oportunidades, mas apenas conseguiu atrasar o inevitável. Taremi, a fazer o seu 15º golo na Liga, só teve de encostar o cruzamento de Matheus Reis depois de mais uma bela jogada de envolvência do ataque vilacondense.

    Dava a ideia que os homens de Carvalhal estavam tranquilos no jogo e iam controlando a posse de bola, numa altura em que os açorianos ganharam mais critério no último terço do terreno. Thiago Santana avisou por duas vezes e só não restabeleceu a igualdade devido a uma atrapalhação e um Kieszek atento.

    Quando a defesa da casa já pensava no intervalo, Zé Manuel deu um exemplo do sentido de oportunidade deste Santa Clara e, depois um grande passe de Costinha, viu o guarda-redes adiantado e não perdoou.

    Ficou nos detalhes

    O segundo tempo trouxe um Rio Ave mais nervoso, sabendo que o empate não era bom o suficiente na luta por um lugar europeu e podia mesmo significar o adeus ao quinto lugar, na eventualidade de uma vitória famalicense ainda esta jornada.

    Os insulares, fora das lutas na tabela, mas a jogar pela sua melhor particapação de sempre na Primeira Liga, aceitou ser a equipa na defensiva e deu a bola aos da casa. Aderllan Santos foi o primeiro a ameaçar quando cabeceou à barra, mas o lance que pode ter definido o rumo do jogo saiu dos pés de Diego Lopes. O brasileiro, em posição extremamente favorável e sem oposição, conseguiu falhar a baliza num falhanço inacreditável.

    E como acontece muitas vezes no futebol, não aproveitou o Rio Ave, sorriu o Santa Clara. Na primeira vez que apareceu na área vilacondense, Fábio Cardoso saltou mais alto e consumou a reviravolta. Um resultado inglório para os homens da casa, que se viam ainda mais longe do objetivo.

    A decisão do juiz que motivou muitos protestos por parte do banco do Rio Ave ©Catarina Morais / Kapta +

    Pouco tempo depois, Rui Oliveira, juiz da partida, quis ser protagonista e parou uma transição rápida dos comandados de Carvalhal para admoestar Sagna e beneficiou o infrator, visto que o ataque era prometedor. A decisão motivou muitos protestos de toda a equipa e acabou com a expulsão de um dos adjuntos que estava no banco. Com o sentimento de injustiça, os rioavistas voltaram à carga e chegaram à igualdade por grande penalidade convertida por Taremi.

    Nos minutos finais houve mais coração do que cabeça, com os açorianos com pouca pressa. O Santa Clara ainda ficou perto de roubar os três pontos graças a um cabeceamento de Zaidu já a fechar, mas teve de se contentar com o ponto, que, ainda assim, iguala a melhor pontuação de sempre na primeira divisão do futebol português. 

    jogos históricos
    U Sábado, 18 Julho 2020 - 19:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Rui Oliveira
    2-2
    Mehdi Taremi 23' 81' (g.p.)
    Zé Manuel 45'
    Fábio Cardoso 69'

    ESTÁDIO

    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    Lances Capitais
    24´
    GOLO Rio Ave!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 15º golo na prova (29 jogos)
    45´
    GOLO Santa Clara!
    Zé Manuel marca
    Zé Manuel marca o seu 4º golo na prova (25 jogos)
    69´
    GOLO Santa Clara!
    Fábio Cardoso marca
    Fábio Cardoso marca o seu 2º golo na prova (29 jogos)
    81´
    GOLO Rio Ave
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 16º golo na prova (29 jogos)
    Positivo
    Sem desistir

    Fora das lutas na tabela, os homens de João Henriques vão jogando pela honra e pelos objetivos do clube. Esta tarde igualaram a melhor classificação de sempre da equipa no primeiro escalão, que podem ainda aumentar na derradeira jornada.

    Negativo
    Aquele pontapé...

    O quão diferente poderia ter sido a história do jogo se Diego Lopes tivesse concretizado a oportunidade que colocaria o Rio Ave na frente do marcador. Um falhanço para os apanhados...

    Forma
    Rio Ave
    2019/2020
    41J
    19V
    11E
    11D
    61-43G
    Santa Clara
    2019/2020
    40J
    14V
    9E
    17D
    43-45G
    O Árbitro

    Rui Oliveira teve uma exibição para esquecer. Demasiado nervoso, teve várias decisões que podem ter justificado o desagrado da equipa da casa, com destaque para aquele contra-ataque interrompido para mostrar um cartão amarelo.

    Fotografias(17)

    Liga NOS: Rio Ave x Santa Clara
    Liga NOS: Rio Ave x Santa Clara
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FL
    Rio Ave
    2020-07-19 10h33m por florido_9
    Os pontos que ofereceram ao amigo lage agora fazem falta
    kurionsesh
    2020-07-18 22h24m por Ultras-__FCP
    Tens toda a razão. Felizmente será o último ano, na próxima época já voltamos a colocar duas diretas na Champions e 6 na Europa.
    LoboDasNeves
    2020-07-18 22h22m por Ultras-__FCP
    Que comparação mais ridícula e sem nexo.

    O Carvalhal é um treinador com títulos, já esteve num grande, deu cartas em Inglaterra. O Miguel Cardoso fez, literalmente, um ano de qualidade no Rio Ave.
    Ultras-__FCP
    2020-07-18 21h48m por kurionsesh
    Não, infelizmente Portugal apenas pode colocar 5 equipas em competições europeias, os 4 primeiros + o vencedor da taça
    Ultras-__FCP
    2020-07-18 21h45m por LoboDasNeves
    O Miguel cardoso qnd la estava tambem. Que é feito dele?
    Coitado do Braga se levasse com ele
    Rio Ave
    2020-07-18 21h36m por Ultras-__FCP
    O comentador Sportv claramente esqueceu-se que o 6 também dá LE.

    Final da Taça de Portugal, essa vaga vai para o campeonato.
    Rio Ave
    2020-07-18 21h30m por Wesley87
    Apesar do Santa Clara ser uma boa equipa, o Rio Ave jogou uma grande decisão achando-se o Barcelona. Inúmeros ataques promissores desperdiçados por um toque a mais na bola, chances claras para arremates limpos à baliza sendo ignorados para tentar algo mais de efeito e bonito do que propriamente o simples. Acabou por sofrer o castigo dos dois golos.

    Admira o Messias ter deixado o Brasil como um dos melhores centrais daquele país e ser suplente nas contas do Carvalhal. A dupla...ler comentário completo »
    Excelente
    2020-07-18 21h26m por Roby_O_Imperador
    Muito bom!
    O Fama se ganha hoje garante o quinto lugar (ganha neste momento 1-0).
    Carvalhal
    2020-07-18 21h20m por Ultras-__FCP
    Eu se fosse o Salvador fazia de tudo para fechar este menino. Tremendo treinador, o resultado de hoje não foi o melhor mas é bom recordar que bateu hoje o recorde de ponto do Rio Ave na Liga.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Moreirense recebe FC Vizela
    A antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic abre no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Moreirense e FC Vizela reencontram-se, numa altura em que tudo se começa a ...