placardpt
    Benfica bate Dortmund com Ederson soberbo

    A parede vermelha!

    O Benfica foi a tempo de emendar um plano de jogo condenado ao fracasso. Depois de 45 minutos sem bola e subjugados pelo Borussia Dortmund, as águias mudaram a «identidade» estratégica ao intervalo para resgatar um triunfo pela margem mínima (1x0), mas sem golos sofridos em casa. Ederson foi gigante e Mitroglou «sobreviveu» à ausência de Jonas para fazer o golo que marcou a noite.

    Plano inicial não resultou

    Uma parte, várias ilações. Desde logo, a bola. Sem ela, o Benfica não existe e bola foi coisa que os encarnados tiveram pouco nos primeiros 45 minutos. Estruturado num 3x4x3 esticado a toda a largura do terreno, o Borussia Dortmund tirou a equipa de Rui Vitória do jogo. Thomas Tuchel percebeu que se as águias mantivessem a identidade seria precisamente por aí que o Dortmund poderia fazer estragos.

    E a tal identidade consiste num meio-campo de apenas duas unidades: Fejsa e Pizzi, os rostos da dificuldade benfiquista no primeiro tempo. Sobrecarregados no miolo, os dois não chegaram para o «carrossel» alemão. Com Julian Weigl mais posicional, foi Raphael Guerreiro a deambular na construção ofensiva do Dortmund; Durm à direita e Schmelzer à esquerda esticavam a equipa.

    Inferiorizado no meio, o Benfica cedeu atrás como consequência lógica. Aubameyang não se deu à marcação e soltou-se vezes sem conta de Lindelöf, permitindo a Dembéle encontrar espaços enquanto Reus, mais colado à esquerda, ocupava Nélson Semedo. E assim deu a sensação que havia quase sempre mais amarelos do que vermelhos em campo.

    Ederson e Mitroglou, os homens do jogo ©Carlos Alberto Costa

    A tudo isto é preciso somar outra evidência: Rafa Silva não é Jonas. O brasileiro falhou o jogo e o português procurou sê-lo, sem sucesso. Ainda que o problema encarnado à frente tivesse origens mais atrás, Rafa nunca conseguiu ser aquele pêndulo que Jonas oferece ao jogo. Ainda assim, Mitroglou, sem o parceiro preferido, deu-se ao jogo, lutou e foi compensado com o golo.

    E se ao intervalo o nulo ainda persistia, isso deveu-se apenas à falta de pontaria de Aubameyang. O internacional gabonês teve um golo cantado no pé direito aos 10 minutos, mas apenas com Ederson pela frente atirou por cima. Não foi a noite da estrela da companhia do Dortmund.

    Vitória mexeu, o jogo mudou

    Sem capacidade para estancar o Dortmund no meio-campo, Rui Vitória só tinha de mexer aí; e mexeu. Carrillo foi o sacrificado e Felipe Augusto a solução encontrada para se juntar a Fejsa e Pizzi. O Dortmund passou a ter mais dificuldades para fazer o jogo confortável da primeira parte e o Benfica ainda lhe juntou o golo na aurora do segundo tempo, com Mitroglou a finalizar à boca da baliza depois de um cabeceamento de Luisão.

    Um momento que atirou o jogo para uma fase de maior esquizofrenia. O Dortmund procurou reagir mas encontrou pela frente um «monstro» intransponível na baliza do Benfica. Ederson ergueu uma autêntica parede vermelha e depois de duas intervenções sublimes (51' e 53') teve nervos de aço para travar a grande penalidade de Aubameyang (58')... ao ficar no meio da baliza. Mas foi aos 84 minutos que o internacional brasileiro fechou a ouro uma noite de sonho com um voo soberbo a evitar o empate.

    Vários momentos, a par da alteração ao intervalo, que marcou a história do jogo. O Benfica saiu incólume e inviolado da Luz e com uma vantagem que, apesar de mínima, permite encarar a «parede amarela» de Dortmund com a ameaça de a derrubar.

    U Terça, 14 Fevereiro 2017 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Nicola Rizzoli
    1-0
    Kostas Mitroglou 48'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseOitavos-de-Final
    Mão1ª Mão
    A Chave
    Intervalo. Rui Vitória emendou o erro na abordagem ao jogo e colocou mais um homem no meio-campo (Felipe Augusto). O Benfica deixou de correr atrás da bola, estancou melhor o «carrossel» do Dortmund e mesmo com calafrios pelo meio guiou a partida para um caminho bem diferente do da primeira parte.
    O Árbitro
    Nicola Rizzoli esteve bem ao assinalar a grande penalidade a favor do Borussia Dortmund por mão de Fejsa. Errou, no entanto, ao não assinalar falta e admoestar Ederson aos 40 minutos depois de derrubar Dembélé mesmo no limite da grande área encarnada.
    O Melhor
    Ederson
    Monstruoso! Sublinhou todas as credenciais que lhe são apontadas numa noite de Liga dos Campeões. Já com o Benfica em vantagem revelou-se gigante na baliza encarnada com uma série de defesas soberbas. Ainda mostrou nervos de aço para esperar o momento em que Aubameyang bateu a grande penalidade para a defender e aos 84'... bem, voou para uma noite de sonho.
    O Pior
    Aubameyang
    Noite para esquecer do internacional gabonês. Falhou dois golos «cantados» em lances corridos e, como se não bastasse, ainda desperdiçou uma grande penalidade (58'). Saiu aos 61 minutos e seguramente não vai ter saudades do estádio da Luz.
    Forma
    Benfica
    2016/2017
    37J
    27V
    5E
    5D
    86-28G
    Borussia Dortmund
    2016/2017
    31J
    14V
    11E
    6D
    66-37G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica qualificou-se em 12 das 13 ocasiões em que venceu por 1x0 em casa na 1.ª mão de uma eliminatória na UEFA
    O Dortmund ficou em branco: a equipa marcava há 15 jogos seguidos

    O Dortmund sofreu golos fora de casa pelo 13.º jogo consecutivo
    Dortmund não vence há três jogos e sofreu a 2.ª derrota consecutiva
    4.ª derrota do Dortmund em Portugal, em 6 jogos
    O Dortmund ficou em branco num jogo da Champions pela 1.ª vez esta época
    1.ª derrota do Dortmund nesta edição da Champions
    Benfica em casa nos oitavos de final da Champions: 4 jogos, 4 vitórias, nenhum golo sofrido

    Fotografias(37)

    Benfica x Borussia Dortmund - Liga dos Campeões 2016/2017 - Oitavos-de-Final  | 1ª Mão
    Benfica x Borussia Dortmund - Liga dos Campeões 2016/2017 - Oitavos-de-Final  | 1ª Mão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    BORUSSIA DORTMUND

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    fernando santos euro 2016
    2017-02-15 16h37m por linkinparkfc
    Mais vale feio e estar em prova do que bonito e estar eliminado? lembram-se?
    Outra cena que também tem a sua piada:
    2017-02-15 15h08m por fitz
    Dizem que o SCP está mal (últimas 9 jornadas: 4V 2E 3D 16GM 14GS)
    Curiosamente, o Dortmund está pior (3V 4E 2D 14GM 11GS)
    Uma comparação mais acertada é esta:
    2017-02-15 14h52m por fitz
    SLB 1 Dortmund 0
    Darmstadt 2 Dortmund 1
    Ou seja: o SLB fez um pouco melhor que o Tondela lá da Bundesliga. . . é uma proeza!!!
    SA
    Valdo
    2017-02-15 14h40m por sandocha
    So tu mesmo. Como conseguiste arranjar uma comparação?

    Vejo futebol há muitos anos, e não me lembro mesmo de um jogo destes em que equipas tão distantes ganha a inferior e daquela maneira: 1 lance de bola parada 1 golo contra 8 oportunidades de golo 4 delas claras.

    Tens que perceber que todos, como eu, que torciam pela vitoria do Dortmund, que parecia certa, estejam muito muito desapontados.
    Rossoneri1899
    2017-02-15 14h18m por fitz
    Tu é que pareces confundir o SLB com o teu clube.
    SA
    O mundo do futebol
    2017-02-15 14h14m por sandocha
    fica de luto se o aquela equipa que equipou de vermelho e que fez um jogo medíocre, subjugado ou mesmo covarde, conseguisse eliminar a única equipa que realmente jogou para ganhar e dominar.
    antoniocarvalho
    2017-02-15 12h16m por zecic
    Eu não fiz parte desse bando. . . elogiei a grande vitória e exibição que o Porto fez nesse jogo. . .

    Isto é uma coisa portuguesinha. . . estive a ver comentários nalguns sites estrangeiros incluindo alemães e elogiam o comportamento defensivo do Benfica, citam o que o Guardiola já tinha dito o ano passado, elogiam o Ederson e falam da desinspiração do Dortmund no ataque. . . mas cá é só ressabiamento e dor de cotovelo. . .
    Foi o Benfica que ganhou
    2017-02-15 11h52m por zecic
    Tantos anti's aziados a mandar vir! É só comentários de não-benfiquistas aqui. . . é normal porque o Sporting não tem com quem jogar e o Porto agora anda obcecado em "fazer pressão" ao Benfica (até antecipam conferências de imprensa!)

    Porque é que não se juntam e vão para o Marquês festejar a vitória moral do Dortmund?

    Que eu saiba o futebol é um jogo quantitativo e não qualitativo, ganha a equipa que mais quantidade de golos marca! E o Dortmund MARCOU ZERO! BOLA!...ler comentário completo »
    Ederson e guarda-redes do Benfica
    2017-02-15 11h32m por slbmeireles
    O Benfica tem tido guarda-redes de classe mundial.
    Primeiro Oblak que desde cedo mostrou que podia ser um grande guarda-redes, andou ali com uns problemas com o clube, onde não lhe davam oportunidades para jogar, ate chegou-se a falar da sua saída, mas quando foi chamado á responsabilidade, bastou apenas meia época para se tornar numa das vendas mais caras do clube, e numa das mais caras de sempre a nível mundial de um guarda redes. Desde então tem mostrado o excelente guarda rede...ler comentário completo »
    Jogou-se muito recuado
    2017-02-15 11h18m por LelloMarmello
    Nunca pensei e que o SL BENFICA tivesse tantos defesas evoluídos tecnicamente?!, ontem todos e digo todos queriam sair a jogar DENTRO DA ÁREA :O

    Vamos a dortmund tentar fazer a graçola de os eliminar \o/
    Era bonito!!! . . . com autocarros, comboios, carregueiros, sorte, eu digo sempre competência!
    noob
    2017-02-15 11h03m por prehistorico
    o SCP e o FCP se jogassem sempre como o fizeram contra o SLB. . . e o Moreirense, já agora.

    são sempre os ses

    vê-se que não estás familiarizado com os jogos da era do Preud'homme.

    domínio e posse de bola, ganham muitos jogos mas não todos (ver o Mónaco deste ano)
    Eu juro pela minha salvação
    2017-02-15 10h40m por noobsaibot005
    Nunca vi um clube com tanta sorte na minha vida. Tenho 30 anos, e o que tenho visto acontecer a este Benfica de Rui Vitória é impressionante. Nem tenho palavras. É que não é 1 jogo nem 2, são uma carrada deles, por exemplo, o jogo nas Antas esta época e o de Alvalade na época passada. Mas quem tem boa memória sabe que foram muitos mais. Por vezes até contra equipas inferiores. O Sporting se jogasse contra o Dortmund daquela forma levava 4 ou 5, pois não tem aquela vaca leiteira. . .
    NO
    jogo
    2017-02-15 09h36m por notaartistica
    foi um jogo de sofrimento de inicio ao fim. o benfica entrou muito bem no jogo e excelente na 2ª parte onde ate fez o golo. mas o resto do jogo so deu Dortmund. o benfica não chegou a fazer 5 passes seguidos. luisao fez um grande jogo e salvio sempre que tinha a bola fazia tremer os defesas do Dortmund. mas de resto foi tudo fraquinho.
    claro que não incluo o Ederson porque esse foi um caso à parte. que jogao que o moço fez. ele e o auba foram os grandes responsáveis pela vitoria ...ler comentário completo »
    MA
    A sorte dá muito trabalho
    2017-02-15 09h36m por Maximo_Respeito
    Tenho lido alguns comentários do tipo "O Benfica teve sorte". Ora vejamos, o Borússia Dortmund é:

    1. A equipa mais conretizadora da fase de grupos de SEMPRE da história da Champions;

    2. Passou com distinção em 1º lugar no grupo do Real Madrid;

    3. Marcou sempre em todos os jogos desta edição da Champions;

    4. Não marcou ao Benfica

    5. O Benfica, não perdeu, não empatou. . . GANHOU.

    Isto é mesmo sorte! Pois dá muito trabalho dá.
    Não jogámos nadinha. . . nadinha. . .
    2017-02-15 08h35m por DocSkills
    O Benfica ontem parecia uma equipa da 5ª Divisão OESTE. . .

    Quando o Dortmund tinha a bola ainda no meio-campo deles, já a linha de defesa estava encostada ao Ederson. . .

    E o Dortmund jogou sempre à vontade sem pressão, à vontadinha. . . !!!!

    Graças a Deus que o Dortmund e o Aubameyang não acertaram e que o Ederson fez um jogão!
    Como Portugues
    2017-02-15 08h31m por tmagalha
    fiquei contente pois na europa torço pelos nossos por causa da nossa classificaçao, mas no jogo que vi ontem a vitória apenas era merecida para o Ederson, parecia a exibição do Casillas o ano passado na Luz, não passava nada. .
    para TOD. . . QUASE TODOS.
    2017-02-15 08h28m por AZUL-CFB
    :)

    Bom dia.

    E que tal deixarem-se de bote-boca inconsequente?

    TODOS os portugueses no geral juntamente com os benfiquistas em particular têm motivos para celebrar uma vitória na Champions mesmo que tenha sido abençoada pela sorte, como foi. . . mas não deitem foguetes antes da festa, porque a eliminatória está completamente em aberto.

    Se querem dedicar-se a despender as vossas energias e tempo a torcer CONTRA algum clube, ao meno...ler comentário completo »
    #267 comentários
    2017-02-15 08h20m por prehistorico
    com este 268.

    ajudem-me lá: quantos são de azia?


    leal69
    2017-02-15 04h03m por RDArhgsar
    GRAÇAS A DEUS NÃO NASCESTE LAMPIÃO // GRAÇAS A DEUS NAO NASCESTE CAMPEAO AHAAHAHAH
    e quanto à sorte , essa protege os audazes !!!!!
    já diz ao Patrício para vir pedir umas dicas ao Ederson . . . .
    BE
    Jogo
    2017-02-15 02h45m por BestOf_ZZ
    Grande vitória! Evidentemente q o Borussia teve mt mais bola q nós e rematou mais q nós, mas o futebol é msm assim. . . Esta época perdemos em Setúbal com um golo no único remate à baliza q eles fizeram. O futebol é isto.

    Enorme vitória, mt sofrida, mas justa pelo esforço incansável dos jogadores ao longo dos 90 mins!

    Nota positiva para o Ederson, para o Nelsinho e para o Salvio, para mim foram os melhores hoje.

    O Fejsa não esteve tão bem ...ler comentário completo »
    Benfica
    2017-02-15 02h28m por JHendrix
    Infelizmente não pude ver este jogo, mas já esperava dificuldades acentuadas contra o Borussia. E a prova disso, foram as oportunidades de golo clamorosas, que os alemães foram tendo ao longo do jogo, em que até um penal falharam, e com Ederson a ser a maior figura em campo. Tivemos bastante sorte é verdade, faz parte do jogo, mas na Westphalia o Benfica vai sofrer muito, pois o Borussia não vai ser tão perdulário como foi hoje.

    AGUENTA BENFICA!!!
    Jogo
    2017-02-15 02h18m por slbmeireles
    Eu vejo aqui pessoal a dizer que o Benfica foi massacrado e teve sorte em vencer.
    É verdade, mas por vezes isso acontece no futebol. Ainda o ano passado contra o porto foi um massacre, o casillas defendeu tudo, e o Porto acabou por ganhar esse jogo contra o Benfica. Á uns anos atras dominamos os jogos da final da liga europa, e acabamos por não ganhar nenhum. Opá ás vezes acontece.
    Eu já vi um chelsea de mourinho a jogar grande futebol e não ganhar a champions, e depois g...ler comentário completo »
    pedro98fcp
    2017-02-15 01h18m por martinclub
    Bem falar sem saber é complicado. . .
    Dortmund é a equipa com melhor ataque na champions atualmente com (21 golos) e o segundo melhor ataque na bundesliga
    Falácia enormes que vejo por aqui . . . FALHA MUITO HAHA é para rir
    Benfica tem é um grande na baliza!
    AZIA?
    2017-02-15 01h07m por AZUL-CFB
    A expressão da moda agora é COTOVELITE! lol

    Deixem-se de bate bocas inconsequentes e reconheçam que o sucesso nas competições europeias beneficia indirectamente TODOS os clubes portugueses e aumenta o ranking/prestígio do futebol português.

    Acho que os portugueses no geral juntamente com os benfiquistas em particular têm motivos para celebrar esta vitória abençoada pela sorte, mas não deitem foguetes antes da festa, porque a eliminatória está completamente em aberto.
    TiquinhoSoares
    2017-02-15 01h04m por dragaopausado
    nao compares a maquina de futebol da juventus, com esta equipa do dortmund.
    A juve é muito superior quer colectivamente quer individualmente.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Tudo o que precisa saber para a 22ª jornada
    É já neste fim de semana, mais propriamente no sábado, 27 de abril, que se realiza a 22ª e última jornada da fase regular da Liga Betclic masculina. Por isso mesmo, ...