placardpt
    Euro 1976
    Regras

    A introdução do desempate por grandes penalidades

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Nas meias-finais do Euro 1968, a Itália tinha eliminado a União Soviética através do rocambolesco método da moeda ao ar. O insólito de tal situação decorrer num jogo tão importante e de uma grande competição obrigou os dirigentes do futebol a procurarem alternativas para impedir que tal voltasse a suceder. 

    Seria Karl Wald, um árbitro alemão, a propor então a solução. Segundo Wald, o futebol só ganharia em justiça e em emoção se os jogos que permaneciam empatados após prolongamento fossem desempatados por intermédio da marcação de grandes penalidades. Cada equipa efetuaria uma série de cinco grandes penalidades até se encontrar um claro vencedor.
     
    Pouco tempo depois, a Federação Alemã aceitou a proposta de Wald, abrindo o caminho para que ainda nesse ano a UEFA e FIFA acolhessem positivamente a ideia, permitindo que a «lotaria dos penáltis» passasse a fazer parte do jogo em 1970.
     
    O primeiro desempate teria lugar em Inglaterra, num jogo das meias-finais da Taça Watney, uma competição que surgiu em 1970 em Inglaterra, mas que não vingou e terminou poucos anos depois. O jogo foi entre o Hull City e o Manchester United e George Best foi o primeiro jogador de sempre a marcar um penálti, ao contrário de Denis Law, que tem a honra de ser o primeiro a falhar. 
     
    Em 1976, em Belgrado, na final do Euro 1976, foi a primeira grande competição a ser decidida através do desempate por grandes penalidades. O golo de Panenka, com a sua parábola vertical, deixou Sepp Maier colado ao chão...
     
    Já o primeiro jogo num Mundial a ser decidido através da «marca de onze metros» foi o que opôs a R.F.A. à França no Mundial de Espanha em 1982, mas dessa vez a sorte já sorriu aos teutões...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Trabalho em casa
    2020-05-16 18h20m por Jessica_Crommelin
    Estou ganhando com facilidade todas as semanas entre 4000 e 7000 euros apenas fazendo um trabalho simples em casa. No mês passado, eu ganhei 26495 € com este trabalho. Surpreendente e fácil de fazer, e a renda regular é incrível. Eu sugiro que todos vocês se juntem a este trabalho agora como meio período e obtenham mais do que renda em tempo integral seguindo este link.

    . . . . . . . . . . . . >>>>>>>>> W­­­w­­­w­­­. ­­­D­­­o­­­u­­­c­­­a­­­s­­­h­­ ­. ­­­C­­­o­­­m
    Tópicos Relacionados
    Jogador
    Competição