placardpt
    Grandes Equipas
    Grandes Equipas

    O Super Porto de Mourinho

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E2

    Desde os tempos do Benfica de Béla Guttmann que o futebol português não tinha uma equipa tão assertiva na forma como vencia e convencia os adversários da sua superioridade, dentro e fora de Portas. Entre janeiro de 2002 e maio de 2004, aquele que viria a ser o «Special One» guiou o FC Porto ao período mais glorioso de sempre.

    Baía, Maniche, Deco, Derlei, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha... e tantos mais, fizeram do FC Porto de 2002/04, uma máquina demolidora. Dois campeonatos, uma Champions, uma Taça UEFA, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, são um belo cartão de apresentação de dois anos e meio do casamento entre Mourinho e o FC Porto

    Virar de página

    Dobrada a primeira volta do campeonato, o FC Porto era quinto classificado, a sete pontos do líder Sporting e a seis do campeão em título Boavista. Eliminado da Taça pelo Braga, seguia atrás do Benfica e do Leiria, tentando não descolar da carruagem de frente.

    Chegara ao fim da linha o consulado de Octávio Machado. Pinto da Costa demorara a reconhecer o erro de casting e pela primeira vez na história da  sua longa presidência, corria o risco de ficar três épocas seguidas sem ser campeão. Era preciso agir!

    Em Leiria morava a equipa sensação da competição, comandada por um jovem treinador, que surpreendia nesta segunda oportunidade, depois do fracasso da passagem pelo Benfica. Pinto da Costa estava atento e sentiu que apesar da tenra idade, aquele homem tinha a capacidade de liderança que queria no seu Porto.

    Na Mealhada, a 22 de janeiro, reuniu-se com o presidente João Bartolomeu e José Mourinho, e depois da meia-noite havia fumo branco. Dias antes de completar os 39 anos, José Mário dos Mourinho Félix assinava pelo FC Porto, e é seguro afirmar que nessa noite fria de janeiro, uma página histórica do nosso futebol começava a ser escrita.

    A primeira tentativa

    Estreou-se no banco a 26 de janeiro, numa vitória sofrida sobre o Marítimo, com o primeiro golo portista a ser apontado pelo madeirense Briguel na própria baliza. Seguiram-se mais três vitórias que fizeram as hostes portistas voltarem a falar no título. 

    Tudo corria bem até que o Beira Mar visitou as Antas a 23 de fevereiro. Numa noite fria, os aveirenses surpreenderam os azuis-e-brancos, com três golos (dois de Fary) que provocaram a primeira derrota da era Mourinho.

    Esse desaire por 2x3 seria a única derrota sofrida pelas equipas de Mourinho durante anos (1)...

    Super Porto: das Antas a Sevilha

    Terminada a época, não teve problema em identificar os jogadores-chave: Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Capucho, Alenichev, Costinha, Deco e Postiga. Aos quais se somam Maniche e Edgaras Jankauskas, desaproveitados pelo Benfica, Nuno Valente e Derlei com quem tinha trabalhado na União de Leiria e o setubalense Paulo Ferreira. 
     
    O campeonato começou com muito sofrimento nas Antas, num empate arrancado a ferros com o Belenenses (2x2). O lituano Jankauskas seria o herói que empataria a partida aos 97 minutos, evitando o escândalo. 
     
    Uma vitória na segunda jornada no Bessa, lançou a equipa para uma sequência que só seria interrompida à sexta jornada em Aveiro, com mais um empate. A vitória sobre o Benfica nas Antas na sétima jornada, deixou o FC Porto confortável na liderança, com um ponto de avanço sobre o Vitória e quatro sobre os dois rivais lisboetas. 
     
    As vitórias foram continuando, com o FC Porto a ganhar um avanço de onze pontos sobre o segundo ao fim da primeira volta. Na Taça e na UEFA, os dragões continuavam de vento em popa, superando todos os obstáculos. A época acabou com a tripla condecoração: Campeonato, Taça e Taça UEFA.
     
    Liga ganha com onze pontos de avanço sobre o Benfica, Taça de Portugal conquistada à União de Leiria (1x0) e a Taça UEFA ganha após a épica vitória sobre o Celtic (3x2).

    Coroação em Gelsenkirchen

    O Porto bateu a União de Leiria por 1x0 na Supertaça, dando o pontapé de saída para mais uma época de sucesso. Apesar da derrota com o Milan na Supertaça europeia, e de uma derrota em casa com o Real Madrid para a Champions, o FC Porto foi confirmando nas provas internas e no seu grupo da Liga dos campeões, toda a força do seu futebol. Enquanto solidificava a vantagem a nível interno, garantia a qualificação para a segunda fase da «Liga Milionária».

    O Campeonato Nacional seria ganho com facilidade, terminando com oito pontos de avanço sobre o Benfica. Na Europa, a caminhada começaria a 9 de Março de 2004, quando uma histórica eliminatória com o Manchester United, foi ganha nos instantes finais, com o golo de Costinha que gelou Old Trafford e provocou a mais célebre correria de José Mourinho pela linha lateral.

    Seguiu-se o Olympique Lyonnais nos quartos-de-final, antes de uma disputadíssima meia-final com o Deportivo da Coruña (0x0 em casa, 0x1 fora), ganho com o penálti decisivo de Derlei no Riazor.

    Na grande final, em Gelsenkirchen, o Monaco nunca foi um adversário à altura do FC Porto. Golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev, coroaram os dragões como reis da Europa, com classe e um futebol maravilhoso, encantando portistas e não só. 

    ------------------------------------------------------------------
    (1) - Só a 2 de abril de 2011 é que uma equipa treinada por Mourinho voltaria a perder em casa para uma competição nacional. Para a história ficou o nome de De Las Cuevas, o autor do único golo da vitória do ##Sporting Gijón no Santiago Bérnabeu.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FCP
    2014-05-26 14h27m por carlosfcpfan
    GRANDE PORTO, ESTES DIAS TÊM DE VOLTAR A REINAR NO REINO DO DRAGÃO!
    Erro ZeroZero
    2013-06-27 13h59m por TelmoDininho
    No Artigo Diz o Porto de Pinto Costa Arriscava-se a Ficar 3 Épocas Seguidas Sem Ser Campeão, Mas 99/00 Sporting, 00/01 Boavista e 01/02 Sporting Nao Fazem as 3 Epocas ?
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Sim, arriscava-se e ficou mesmo 3 épocas sem ser campeão, apesar da mudança de treinador a meio da 3ª época. Não existe qualquer erro.
    FE
    Erro
    2013-01-27 14h43m por fernandes1011
    A derrota com o Gijón aconteceu a 2 de Abril de 2011, em 2009 Mourinho era treinador do Inter
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Tem razão, o texto foi corrigido. Muito obrigado.