placardpt
    Brasileiro conversou connosco sobre o português

    Jonas surpreendido ao saber da saída pelo zerozero: «Pizzi é um doce»

    Fechou-se uma página. Ainda não se sabe se todo o livro, que Pizzi continua com contrato com o Benfica, mas é ponto assente de que os principais capítulos estão escritos. É difícil alguém ser unânime quando a avaliação é feita por milhões. Pizzi nem sempre foi consensual, como o próprio Jonas não foi em algumas alturas, embora as conquistas e os golos sejam impossíveis de apagar. E, dessa forma, um e outro fazem parte do leque de maiores figuras do clube no século XXI.

    Chegaram praticamente na mesma altura e ambos vindos de Espanha, embora em fases distintas da carreira: Pizzi ainda tinha muito para crescer, Jonas já parecia aparecer para uma reta final de carreira. Porém, parece lógico dizer que os dois viveram os melhores momentos das suas carreiras no estádio da Luz, com a camisola encarnada.

    Um a marcar muito, outro a marcar e a assistir. Foi quase sempre assim que se apresentaram em campo, o que fazia com que as fotografias que juntavam os dois em festejos fossem muitas, muitas mesmo. Durante cinco épocas, estiveram lado a lado, até o brasileiro terminar o seu trajeto. Coincidência ou não, foi nesse período que Pizzi ganhou praticamente todos os troféus que tem no palmarés, pelo que, nos últimos tempos, bem deve ter suspirado pelas combinações e pelos golos de Jonas.

    Do outro lado do Atlântico, acedeu ao nosso pedido para conversar um pouco sobre Pizzi. Começou por ficar bastante surpreendido, pois não sabia sequer da possibilidade de saída. O primeiro contacto deu-se na segunda-feira, ainda não havia oficialização, portanto a conversa ficou agendada para o dia seguinte, já com o Basaksehir a anunciar a contratação do internacional português.

    Jonas atendeu, ainda sem encaixar bem a saída do camisola 21.

    Festejavam muitas vezes juntos e desta forma ©Global Imagens / Miguel Angelo Pereira

    zerozero: O Pizzi, tal como o Jonas, foi uma das figuras do Benfica este século. De jogador carismático para jogador carismático, qual é a mensagem?
    Jonas:
    Acabei por ficar muito surpreendido por saber dessa notícia, não sabia, mas também não estou no dia a dia, não sei como se passaram as coisas. Falando do Pizzi, cara... [pausa] Um grande amigo que fiz no futebol. Um doce. Tem vários aí. O Pizzi é um doce e, para mim, que estive no Benfica cinco anos, foi com quem mais me identifiquei. Dava-me muito bem com ele, as tabelas, a forma de jogar, no olhar nós entendíamo-nos. Foi um prazer jogar ao lado do Pizzi. Jogámos contra na Espanha e ele brincava comigo: «lá eu ganhava-te sempre» [risos]. Brincava muito comigo. É um ser humano que eu admiro muito, por quem tenho muito carinho e, sem dúvida nenhuma, foi dos que mais gostei de jogar.

    ZZ: Vocês estiveram em campo 170 jogos juntos. Chegaram ao Benfica ao mesmo tempo, no mesmo verão. Com que impressão o Jonas ficou na altura?
    J:
    No início é sempre um pouco complicado perceber se ele ia chegar onde chegou, mas lembro-me muito bem dele naquele início, identifiquei-me logo com ele. Eu cheguei só em setembro, a época já tinha começado, ele já estava na equipa e foi logo dos que mais moral me deram: «Pô, você vai rebentar aqui... lembro-me de como era na Espanha, aqui vais partir tudo». Essa conexão que tive com ele foi logo no início e aquelas palavras eram verdadeiras. Gostei de ouvir porque me davam confiança. Lembro-me que, depois da minha estreia, que ate teve aquele golo contra o Arouca, houve aquele jogo na Covilhã, em que o Jesus mudou a equipa e colocou os que não estavam a jogar tanto. No golo da vitória, o Pizzi fez a assistência e na comemoração nós fizemos, assim do nada, ali um festejo em que subíamos e batíamos o peito. Foi logo desde o início essa conexão, de verdade. Até não falo com ele há algum tempo, mas está no lote de jogadores com quem joguei que mais me ajudou em campo.

    ZZ: Esse festejo, que vocês faziam sempre, então saiu natural?
    J:
    Sim, sim, foi tudo assim improvisado, mas isso também demonstra isso que eu digo: tivemos uma conexão muito forte logo desde o início. E eu vejo o Pizzi como um jogador muito parecido comigo, muito técnico e muito inteligente. Quer dizer, quem sou eu para falar? Mas ele tabelava, metia a bola no chão, fazia triangulações.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+
    ZZ: O Benfica não está num bom momento e o Pizzi jogou muito menos tempo. Houve mesmo a história de um suposto desentendimento com Jorge Jesus e alguns adeptos apontam o dedo ao Pizzi. O que o Jonas acha sobre isso?
    J:
    Eu acho totalmente injusto isso, da forma como o conheço. Não estive no balneário desde que saí nem ligado ao clube, mas vou acompanhando aqui no Brasil. Disso só posso dizer que não era do estilo do Pizzi fazer as coisas dessa forma e nem o Benfica deixava que um jogador, fosse ele qual fosse, fizesse isso. O Pizzi é um dos ídolos do Benfica e do futebol português, mas jamais o Benfica deixaria que um jogador pudesse intervir dessa maneira em entradas ou saídas de jogadores ou treinadores. Vejo de uma forma bem triste essas notícias, porque acho que não tem nada a ver com o Pizzi

    ZZ: Convidamos o Jonas a, com histórias, demonstrar o perfil do Pizzi, quer em momentos de alegria, quer nas tristezas.
    J:
    Basta eu lembrar, nas lesões que tive, que não foram muitas mas que foram graves, o Pizzi era sempre um dos jogadores que ia ter comigo quando eu estava em tratamento, falava comigo, dizia: «Fod****, pá, vamos lá tratar isso que sentimos a tua falta, vem para dentro». Outras vezes brincava: «Pára de gozar, não tens nada, anda lá para dentro» [risos] Puxava muito por mim, perguntava-me muito pelas previsões. Aquilo era bom, eram momentos difíceis para mim e era bom ouvir aquilo. Também me lembro do final, em que eu já não tinha tantos minutos, o Pizzi dizia-me: «Esse papel que estás a fazer, Jonas... parabéns! É muito importante para nós vermos isso, vermos-te a puxar por nós. Não falo por mim, mas pelos miúdos, o Rúben Dias, o João Félix». Era gratificante a forma como ele usava essas palavras e eu tirava força delas. Era um doce.

    Portugal
    Pizzi
    NomeLuís Miguel Afonso Fernandes
    Nascimento/Idade1989-10-06(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(100)

    Liga Portugal Betclic: SC Braga x GD Chaves
    Allianz Cup: SC Braga x Sporting - Meia-Final

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RVL22
    2022-02-10 11h21m por MisticaEncarnada
    O Benfica não pode viver de dinossauros. Se fôssemos a analisar o que os jogadores deram no passado ao Benfica, ainda hoje o Simão Sabrosa era titular. Não há aqui paninhos quentes, se há qualidade para continuar no clube, tudo bem, se não há acabou. Seja com 20 seja com 35 anos. O Pizzi é uma primadonna. Pode ser o melhor jogador da liga em termos técnicos mas a entrega, a postura dele em campo, a determinação, todas essas qualidades, não se vêm. O Já é a terceira época em que o P...ler comentário completo »
    Os Benfiquistas na maioria. .
    2022-02-10 07h42m por TheOneReincarnated
    . . nao sabem ver quem realmente é o melhor ou pior da equipa em determinada posicao. Deve ser doenca de clube grande.
    Basicamente criticaram todos os jogadores que marcam e assistem acima da media do clube, o que é no minimo ridiculo (nao posso usar outras palavras mais ofensivas). . . eu peco a malta que adora mandar bitaites pra verem as estatisticas (se souberem o que isso é) dos jogadores antes de os criticarem.
    RV
    Pizzi
    2022-02-10 06h58m por RVL22
    É de lamentar estes comentários. Um capitão de equipa, um jogador experiente e útil ao clube.
    O seu estilo pode não agradar a todos e em dia não até desaparece do jogo mas estão se a esquecer do que ele já nos deu. Dos números fantásticos em golos e assistências mesmo quando não jogava tão bem, seja no meio ou na direita.
    Entendi a saída dele por estar a jogar pouco e ter aqui uma boa oportunidade para se mostrar noutro mercado mais endinheirado por pouco contar no Benfica. <...ler comentário completo »
    ??
    2022-02-10 00h56m por El_matad0r
    Surpreendido??
    Só alguém sem noção do que se passa neste clube pa ficar surpreendido com a saída deste matraquilho com a qualidade que o Pizzi tem que não serve mais do que para jogar em países de terceiro ou quarto plano e com os olhos um pa cada lado nem deve saber se ta na Instambul ou na Bulgaria
    yellow_ledbette r
    2022-02-09 21h51m por MisticaEncarnada
    O Pizzi teve bons fogachos. Não fez duas épocas boas consecutivas. E como capitão deixava muito a desejar porque é uma primadonna de primeira.
    O Cardozo foi consistente enquanto jogou. Não era um craque mas ajudava a equipa sempre ou quase, com ou sem golos. O Jonas não, só que marcava mais, teve duas épocas em grande. Numa delas fez muitas assistências, é verdade.
    Foi bom jogador, não estou aqui a contestar isso, só não o meto num pedestal porque há jogadores que só...ler comentário completo »
    Pizzi
    2022-02-09 21h44m por Migas29
    O problema não é o Pizzi mas reflete-se no Pizzi: bom jogador, mas tem de ter uma boa equipa à volta dele. . . Quando não a tens e começam a olhar para o Pizzi como o craque, ardeu. . . E muito menos o líder do balneário. . . Vamos a ver e os anos menos conseguidos do PIzzi foi no ano do penta xau e os do JJ. . . O Pizzi é bom, mas é daquele tipo de jogadores que se deixa levar com o momento da equipa e precisa de alguém para compensar as lacunas defensivas que possui. . . Mas não deixa ...ler comentário completo »
    EagleRebornOnce More
    2022-02-09 19h56m por MisticaEncarnada
    Eu não adorava precisamente porque nos jogos importantes desaparecia. Mas reconheço que foi importante.
    Quanto aos títulos, o que é que isso tem a ver com a qualidade de um jogador? E os títulos que o Piqué tem? Compara com os do Maldini. O Piqué era igual ou melhor?
    E já agora os títulos do Bruno Fernandes. É pior que o Pizzi se calhar. . .
    O Jonas foi um goleador. Seria-o com 4 campeonatos ou com nenhum. Isso não implica que fosse um craque, que fosse o melhor ...ler comentário completo »
    Miglaspoon
    2022-02-09 19h29m por MisticaEncarnada
    Era um docinho. Mordeu e deu-se conta que o recheio estava podre.
    Pizzi vs Jonas
    2022-02-09 19h28m por MisticaEncarnada
    Muita gente fala dos problemas que o Pizzi trouxe ao Benfica em termos de balneário, então e aquele senhor que amuou quando chegou o Ferreyra e ganhava mais? Andam todos à procura do mesmo, mal têm o que querem andam a passo nos jogos. O ídolo Samaris foi outro, grande Samaris, renovou e nunca mais jogou. De repente desapareceu. Isto andar em fins de contrato ou à espera de renovações é muito bom. . . quando se tem adeus.
    AcaroInformatic o
    2022-02-09 19h25m por MisticaEncarnada
    Deixa o Darwin fazer a carreira dele e depois no fim vem dizer que preferias um Jonas a 10 Darwins. . . e há também uma diferença, é que o Jonas foi o tal goleador num Benfica já bem oleado. O Darwin não tem assistências todos os jogos, muitos dos golos até é ele que os constrói.
    Houve um treinador que perguntou o que é que o Marco Silva tinha feito a mais que ele e o Marco Silva numa conferência disse "deixem-se chegar à idade desse senhor e depois perguntem-me". Relativamente ao ...ler comentário completo »
    Um doce
    2022-02-09 19h19m por Miglaspoon
    O JJ Boss foi dos últimos a provar dessa doçura
    LI
    Avançado
    2022-02-09 17h54m por lisbon
    Jonas, Cardozo, Lima, Rodrigo, Saviola foram talvez dos avançados que mais gostei no Benfica.

    Eram simplesmente incriveis.

    Jonas é um idolo, o Pizzi sempre foi muito importante no Benfica e em boa forma deixaria saudades, mas a falta de entrega e sua forma de agir nestes ultimos anos não dignificaram o Benfica e eu sempre fui seu defensor.
    Jonas
    2022-02-09 17h39m por Taument_da_Silva
    Grande jogador, mas não há como negar o que já aqui foi dito: o Jonas nos jogos grandes nunca aparecia. Claro que os títulos ganham-se contra os ditos pequenos, mas teria sido importante ver o Jonas aparecer também contra adversários mais fortes.

    Merece o nosso maior apreço por tudo o que deu ao clube, mas acho injusto como muita gente parece ter melhores memórias dele do que do Lima ou do Cardozo.

    Principalmente o Cardozo. Era mal amado por ser desengonçado ...ler comentário completo »
    Darwin e as consensualidade s. . . .
    2022-02-09 17h17m por AcaroInformatico
    Ora. . . , nem mais. . . a escreverem sobre avançados e ser-se ou não consensual entre os adeptos, acredito que consensual é ser-se reconhecido por todos, ou grande maioria. . .

    Eu preferia o Jonas a 10 Darwins. . . embora nesta equipa do SLV versão 2022, faça mais falta um Darwin, quero dizer, um maluquinho que corra pelos outros todos. . .

    Estava a ouvir o relato do último jogo, porque eu não pago TV's fechadas e muito menos aquelas que financiam os ri...ler comentário completo »
    Inform_Gilberta o
    2022-02-09 16h47m por MisticaEncarnada
    Isso é verdade, excepto o Darwin vá. Pelo menos para mim. Já tem 21 golos, salvo erro, é provável que acabe a época pelo menos com 30 ou lá perto se não se voltar a lesionar. Estou convencido de que se tivesse jogado os jogos todos esta época tinha mais uns golos. Para mim é craque. Espero que fique mais um ano. O Jonas também ficou na memória pelos títulos que ganhou. Se tivéssemos sido campeões em 2011/2012 e em 2012/2013 se calhar falava-se mais do Cardozo. No futebol é assim. ler comentário completo »
    Inform_Gilberta o
    2022-02-09 14h57m por MisticaEncarnada
    Para um grande jogo eu preferia um Cardozo a um Jonas. A verdade é que o Jonas escondia-se muito do jogo em grandes palcos. Quando a coisa apertava mais não aparecia tanto.
    Estamos aqui a falar só de avançados mas houve muitos jogadores consensuais: Javi Garcia, Matic, Ederson, Rúben Dias, Coentrão, por aí fora.
    Inform_Gilberta o
    2022-02-09 14h47m por zirel
    Eu concordo contigo, Jonas foi consensual sim, amado por todos os benfiquistas. Claro que há sempre os incrivelmente exigentes que vêm apontar que não marcava nos jogos grandes como se marcar golos fosse a única coisa que um avançado pode fazer.

    Fez 183 jogos pelo Benfica e 137 golos (de acordo com o zerozero), o que para mim são números incríveis, mas isto são só os golos fora o muito que jogava com a bola nos pés. Foi o avançado tecnicamente mais evoluído que o Benfica te...ler comentário completo »
    ZH
    Pizzi
    2022-02-09 14h46m por zhar
    O problema do pizzi nunca foi qualidade tecnica ou tactica. . o problema foi a constante falta de entrega em campo ano apos ano e principalmente ser o cancro de balneario que minou aquilo tudo e fez despedir 3 treinadores. . . sempre mas sempre que um treinador decidia encostar/disciplinar o pizzi o grupinho causava um motim e divisoes internas. . . adeus e que seja permanente! fique bem longe da luz e com ele vao rapido o resto do grupinho
    Inform_Gilberta o
    2022-02-09 13h26m por MisticaEncarnada
    O mais amado deste século duvido. Talvez para ti mas para outras pessoas não. O Jonas não aparecia nos jogos grandes, daí não ter sido consensual. Era consensual naqueles jogos contra equipas do 3º lugar para baixo, jogos que não eram da Champions contra boas equipas, etc, porque nesses jogos era um apagão.
    Ajudou-nos sim, mas porque 80% dos jogos da nossa liga são com equipas que defendem na maior parte do tempo. Nesses jogos era decisivo. Quando era a doer eram 10 em campo, ...ler comentário completo »
    Jonas e pizzi
    2022-02-09 13h26m por crashbandicoot
    Quanto a Jonas, tenho de admitir que me enganou bem, ao início nunca pensei que tivesse tal impacto no Benfica. . . Podia ser um bocado "piscineiro", mas jogava que se farta. . . Quanto ao pizzi, acho que é a tal coisa "de bestial a besta", chegou a ser dos melhores jogadores do Benfica, mas parece que nunca agradou a todos. . . E depois quando começa a ter fama e rótulo de destruidor de balneários e treinadores, bem, torna-se quase impossível lidar com isso. . . Dito isto, sinceram...ler comentário completo »
    Inform_Gilberta o
    2022-02-09 13h14m por Shadows
    Jonas nunca foi consensual, foi muitas vezes criticado pelos benfiquistas, principalmente por desaparecer nos jogos grandes.
    Jonas e Pizzi
    2022-02-09 13h12m por Shadows
    Sem dúvida que fizeram uma grande dupla, das melhores dos últimos anos. Compreendo algumas críticas a Pizzi, mas, não podem dizer que não foi importante para o Benfica. Porque foi. . . Com golos e assistências. Alguma coisa se passou para Pizzi deixar de contar primeiro para JJ, e depois para Nelson Veríssimo. Aliás, Pizzi sai depois do puxão de orelhas de Rui Costa, e depois de mais uma derrota. Talvez seja o início da limpeza do balneário.
    OrgulhoBenfiqui sta69
    2022-02-09 12h30m por MisticaEncarnada
    Se o Pizzi é um ídolo então o Luisão merece 10 estátuas.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Moreirense recebe FC Vizela
    A antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic abre no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Moreirense e FC Vizela reencontram-se, numa altura em que tudo se começa a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AngelEyes 02-05-2024, 23:57
    FC
    Fcpflaw2506 02-05-2024, 23:52
    Kurika 02-05-2024, 23:39
    AU
    Aurelio_Carvalho 02-05-2024, 23:35
    ZA
    Zagorakis 02-05-2024, 23:21
    nicolas_gaitan 02-05-2024, 23:17
    RI
    RicardoHGoat21 02-05-2024, 23:13
    RI
    RicardoHGoat21 02-05-2024, 23:13
    Sotkio 02-05-2024, 23:03
    schols18 02-05-2024, 23:00
    A_MAIS_IMPORTANCIA 02-05-2024, 22:55
    CupGameMerchant 02-05-2024, 22:50
    zlatan_21 02-05-2024, 22:46
    O_Pestinha666 02-05-2024, 22:45
    ZA
    Zagorakis 02-05-2024, 22:30
    H2OReturns 02-05-2024, 22:22