placardpt
    Colchoneros vivem grande momento de forma

    A vida cor de rosa do Atleti, pós-Felix: do início infeliz à impensável ultrapassagem

    Domingo, 21 de agosto. As portas do Metropolitano abrem pela primeira vez na temporada 2022/23, mas a primeira imagem do Atlético Madrid fica aquém das expectativas dos adeptos, que testemunham uma derrota por 0-2 frente ao Villarreal de Emery. 

    Terça-feira, 1 de novembro. Na ressaca de uma derrota em Cádiz (3-2), os colchoneros foram ao Estádio do Dragão sofrer mais um duro golpe. O Atlético perdeu com o FC Porto (2-1) e assim caiu para o quarto posto do grupo, encerrando a participação europeia na temporada

    «Os dias mais negros do cholismo», escreveu a Marca na capa da manhã seguinte. Seguir-se-ia mais um empate e derrota antes da pausa para o Mundial.

    Quarta-feira, 3 de maio. Vingança sobre o Cádiz com uma goleada (5-1) que permitiu ao Atleti fazer o que há uns tempos era impensável: ultrapassar o Real Madrid e subir ao segundo posto da La Liga. 

    Depois de um início conturbado, com contestação justificada ao treinador, a equipa vive agora, a cinco jornadas do final, uma série que inclui 12 vitórias nos últimos 15 jogos e duas goleadas no espaço de uma semana. Desde o Mundial, só o Barça e o Real conseguiram bater o Atlético, que, de resto, vive em cor de rosa. Impressionante.

    Como ser feliz sem Félix

    Para o público português, há um nome que surge imediatamente: João Félix. Até era um dos elementos em melhor forma antes da equipa subir o nível, mas a verdade é que o reforço mais caro da história do Atlético Madrid desempenhou um papel fugaz nesta nova era.

    Português vive período difícil @Getty /
    Após o Mundial, no qual apresentou bom nível com as cores de Portugal, jogou apenas duas partidas. Marcou na vitória sobre o Elche (2-0) e defrontou o Barcelona (derrota por 0-1), antes de rumar ao Chelsea a título de empréstimo. Depois disso, com ou sem relação causal, rojiblanco virou a cor da vitória no futebol espanhol.

    Continua a ser tema em Madrid, fruto da sua dimensão no clube e o impacto de uma eventual saída. Antes disso também era, em parte devido à instabilidade da relação com Simeone, não raras farpas entre os dois. Quando saiu, agradeceu ao novo clube pela liberdade futebolística que lhe concedeu, mas entretanto perdeu espaço - nem saiu do banco no último jogo - e Lampard, ainda sem vencer nesta nova passagem pelo Chelsea, também lhe começa a apontar os mesmos defeitos que El Cholo.

    O ambiente dentro do balneário tem sido muito elogiado pelo treinador do Atlético: «Depois do Mundial, o plantel mudou e isso nota-se. Quem quiser perceber, perceberá», disse Simeone em fevereiro. Ainda assim, dizer que a saída de Félix (e Matheus Cunha) foi o principal fator para a subida de rendimento é, muito provavelmente, uma simplificação de algo mais complexo.

    Também é válido o que disse Griezmann, maior figura do clube, mais recentemente: «Não é o João, é o grupo. Depois do Mundial fizemos uma mudança a nível mental e voltámos com muita energia e vontade de trabalhar. O João foi campeão da La Liga no primeiro ano e eu, em nove anos, e ainda não ganhei uma».

    As caras da revolução

    Griezmann é, inevitavelmente, quem colhe uma boa porção dos louros pelos resultados do Atleti. O cabelo pintado já é um símbolo da vie en rose do clube.

    @Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Ima
    Esteve em forma no Mundial e, depois de deixar o Catar, registou nove golos e 10 assistências, com algumas das melhores exibições da carreira. Pensar que começou a época por jogar apenas 30 minutos por jogo, numa tentativa de pressionar o Barça a vender...

    Mas se o primeiro passo em direção a melhores dias foi essa mudança do estado psicológico da equipa, segundo o internacional francês, é certo que não foi o único. O bom momento iniciado em dezembro foi complementado por Simeone no primeiro jogo de março, goleada (6-1) sobre o Sevilla, com a implementação de um 3-5-2 em detrimento do 4-4-2 utilizado até aí.

    Desde essa mudança, Giménez voltou ao onze e não demorou a apresentar o nível de outros tempos, ao lado de Hermoso que, com a lesão de Savic, passou de raramente utilizado a uma das figuras. Ainda assim, o nome do momento no setor defensivo é Molina, que se fez dono de toda a faixa direita, traz aquilo que nunca foi particularmente comum nos laterais de Simeone: golos e assistências.

    No meio campo, Rodrigo De Paul começa a atingir aquilo que dele era esperado quando assinou, assumindo-se como uma das figuras da equipa enquanto Kondogbia, tão utilizado na primeira metade da temporada, definha no banco. Pablo Barrios, menino de 19 anos que tinha apenas dois jogos com a equipa principal, soltou-se das amarras e agora mostra toda a sua personalidade dentro de campo.

    Celebrações durante a vitória desta quarta-feira @ Florencia Tan Jun/Getty Images

    A missão Real

    «Aprendo todos os anos. A vida é aprender todos os dias, até que morra. O crescimento é visível depois do Mundial, e houve muita gente que não confiou em nós, mas para mim é muito bom poder continuar a acreditar nesta equipa».

    Diego Simeone
    2022/2023

    44 Jogos
    26 Vitórias
    8 Empates
    10 Derrotas

    75 Golos
    39 Golos sofridos

    ver mais �
    «Sei o que procuro, acredito no que faço e nunca me importei com o que os outros dizem. Apenas com o que vejo e sinto».

    Assim reagiu Simeone, depois do apito final no jogo frente ao Cádiz. Estava cumprida um objetivo que até há umas semanas seria considerado utópico, com a ultrapassagem ao rival Real Madrid no segundo posto da La Liga.

    A equipa defende melhor do que no início da temporada e o nível ofensivo é um dos melhores que o cholismo alguma vez apresentou. Tudo funciona, e só assim foi possível chegar aqui, independentemente de quem foi ultrapassado. «Seja o Real ou outro, terminar em segundo é importante», atirou Witsel.

    2022/23 será dificilmente recordado como um sucesso, devido à trágica participação europeia, mas o que começou mal tem agora tudo para terminar bem. Contam-se cinco jornadas até ao final, e agora a missão real é guardar o posto já conquistado.

    Portugal
    João Félix
    NomeJoão Félix Sequeira
    Nascimento/Idade1999-11-10(24 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (2.º avançado)

    Fotografias(60)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Itália
    2023-05-06 00h52m por minhocaflutuante
    Algo me diz que Félix deveria "apanhar uns ares" no futebol italiano (o francês tem sido mau nos últimos anos); penso que o futebol dele rende mais na Serie A, onde grandes arrancadas a la Leão são possíveis. Aliás, creio que deveria jogar com este último, talvez como Médio Ofensivo ou 2º Avançado.

    Já tem uns bons anos na La Liga e o futebol inglês é sempre mais complicado pelo jogo físico (não quero dizer que ele não tem qualidade para nenhuma das duas ligas, aliás, ele no...ler comentário completo »
    #CulpaÉdoFélix
    2023-05-05 17h32m por DingyPT
    Sinceramente, não me parece muito descabida a hipótese de um só jogador ser responsável por fases melhores ou piores numa época.
    Dificilmente se pode atribuir culpas a um jogador por uma época inteira, quanto mais 2 ou 3.
    No entanto, a entrada de um jogador carismático e/ou motivado, pode de facto impulsionar a equipa numa senda de bons resultados.
    Isto para dizer que é bem possível que o Félix tivesse de, alguma forma, a responsabilidade por uns momentos menos pos...ler comentário completo »
    Félice
    2023-05-05 17h23m por F0nslayer
    O maior flop do Futebol Mundial e que não vejo a ser superado por mais ninguém.

    Saiu do Atlético e o Atlético joga que é uma maravilha, quanto ao seu novo clube, é só ver como está. . .

    Deve ser dos enfeites que tem na cabeça, dá azar às equipas que está.
    CA
    pedrobalo
    2023-05-05 15h47m por Cacau_13
    sim com felix no banco maioria dos jogos ou a jogar contra as equipas pequenas. . .
    Mitica7
    2023-05-05 15h37m por AngelEyes
    Ele pintou o cabelo de rosa porque a família dele escolheu o rosa e não o azul, foi uma brincadeira entre eles. Falar por falar dá nisto.
    FutebolMaravilh a1
    2023-05-05 15h34m por AngelEyes
    Eles não se importam com isso, querem é clicks porque já sabem que vêm para cá os users do costume comentar sobre o Flopix que não joga nada à bola.
    prémio de titulo infeliz para o ZZ
    2023-05-05 15h01m por FutebolMaravilha1
    como se a culpa da melhoria da equipa fosse a saída de um jogador da qualidade do Félix. muito infeliz esse título, parabens pelo clickbait
    Mitica7
    2023-05-05 15h00m por FutebolMaravilha1
    ridículos são comentários ignorantes e preconceituosos como o teu. deixa de ser triste e arranja uma vidinha, vá lá
    Atleti
    2023-05-05 14h32m por pedrobalo
    Que eu saiba foram campeões com o Félix.
    Simeone
    2023-05-05 12h03m por moumu
    Mais um titulo europeu seria a cereja no topo do bolo já que a liga espanhola é dificil nem que seja a liga europa, depois de tantos anos Simeone consegue sempre revitalizar a equipa!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Treinador do FC Porto analisa vitória em Braga
    O treinador do FC Porto, ausente do banco devido a suspensão, classificou a vitória frente ao SC Braga como justa, em conferência de imprensa. Sérgio ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 19-05-2024, 02:23
    moumu 19-05-2024, 02:18
    BlackCat 19-05-2024, 01:01
    brutal_power 19-05-2024, 00:43
    brutal_power 19-05-2024, 00:42
    TomPen 19-05-2024, 00:32
    Sporting_Adepto_1906 19-05-2024, 00:04
    VerdeRubro 18-05-2024, 23:59
    Chilli_Billy 18-05-2024, 23:41
    SCBFAN 18-05-2024, 23:39
    SA
    santossantos 18-05-2024, 23:37
    redlegion 18-05-2024, 23:35
    redlegion 18-05-2024, 23:34
    Ronaldinho-gaucho 18-05-2024, 23:31
    Bracara__Avgvsta 18-05-2024, 23:28
    BlackCat 18-05-2024, 23:27