placardpt
SC Braga desinspirado venceu Estoril

Gverreiros na luta, como deve ser

O nível exibicional geral foi bastante baixo, mas isso não impediu o SC Braga de se mostrar eficaz e sair do Estoril com uma vitória por 0-1 e os três pontos, que permitem aos Gverreiros ter agora os mesmos pontos que o FC Porto no 3º lugar. A luta promete ser até ao fim.

Perante o empate portista, o SC Braga estava de olho no pódio, mas tinha pela frente um Estoril em crescendo. Vasco Seabra promovia três alterações nos titulares (a de Rodrigo Gomes forçada), com Heriberto, Pedro Álvaro e Bernardo Vital a começarem de início. O interino Rui Duarte, por sua vez, promovia uma pequena revolução no onze inicial, chamando Ricardo Horta, Álvaro Draló, Borja, Paulo Oliveira e Vítor Carvalho à ação.

Gverreiros? Quem comprou bilhete

Dada a ambição inicial destas duas equipas, havia potencial para este jogo. Cedo se percebeu que ambas queriam ter bola, embora de forma distinta. O SC Braga mostrava-se mais paciente em ataque organizado, até porque o Estoril defendia em bloco baixo, enquanto os canarinhos tentaram ser, nos primeiros minutos, mais assertivos com bola, procurando explorar a largura do campo. De resto, os primeiros minutos deixaram «água no bico», com a ala direita do Estoril a funcionar bem e Wagner Pina a ficar pertíssimo do golo logo a abrir, mas valeu Matheus.

1ª parte foi paupérrima @Kapta+
Mal sabíamos, no entanto, que era apenas «falso alarme». O arranque foi bom, mas o ritmo baixou drástica e rapidamente com o passar dos minutos e ambas as equipas trocavam a bola inofensivamente e inoperante, mastigando processos. O SC Braga tinha mais bola, mas o ataque parecia quase imóvel, salvo certas diagonais de Banza e um par de movimentos de Ricardo Horta, enquanto o Estoril deixou rapidamente de apostar nas diagonais longas para as alas e ficou órfão de iniciativas individuais de Guitane e Mateus Fernandes, claramente insuficientes.

Vítor Carvalho ainda obrigou, aos 36' e após cruzamento na direita, Carné a boa defesa, mas este foi dos poucos pontos de interesse de uma 1ª parte onde as maiores figuras eram os adeptos - 3639 no estádio -, especialmente do SC Braga, que apoiavam bem acima do nível visto dentro das quatro linhas. Faltava tanto e tanta coisa. Nem parecia que havia ainda ambições para estas duas equipas.

Valeu o golo

Era preciso muito mais e melhor para alegrar um jogo insonso, mas a verdade é que os primeiros minutos da 2ª parte não trouxeram grandes esperanças à boa casa que se via no Coimbra da Mota. Tiago Araújo até teve uma boa oportunidade logo aos 50', num jogada bem construída a partir de trás, mas atirou a bola para fora do estádio. O desespero era real.

Do lado bracarense, por sua vez, o cenário não era melhor, mas a equipa ficou com o ataque mais clarividente quando Ricardo Horta deixou de deambular tanto entre corredores e passou a fixar-se mais atrás de Banza, procurando fazer a equipa jogar. Isso libertou Bruma e Djaló nas alas e o segundo, até então completamente desaparecido, acabou mesmo por celebrar, à passagem do minuto 64', numa boa transição e após um belo cruzamento de Borja na esquerda.

2ª parte pouco melhorou @Kapta+
Esperava-se uma resposta adequada de um Estoril ainda com objetivos por cumprir na temporada e Vasco Seabra tentou vitalizar a equipa com as entradas de João Marques e Alejandro Marqués para a frente de ataque, mas a equipa continuava com processos lentos com bola e apenas de bola parada - Basso perto do golo, num canto, aos 80' - criava perigo. Apesar disso, estava tudo em aberto e o Estoril tentou encostar os arsenalistas às cordas na ponta final.

Os da casa até conseguiram ter bola, com alguma permissão adversária, mas não passou disso e o SC Braga conseguiu mesmo agarrar-se aos sofridos três pontos com unhas e dentes, somando agora os mesmos pontos que o FC Porto no 3º lugar. A luta promete e há duelo entre ambos, com o Vitória SC atento, na última jornada.

jogos em destaque
U Sábado, 13 Abril 2024 - 20:30
Estádio António Coimbra da Mota
Fábio Veríssimo
0-1
Álvaro Djaló 63'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Positivo
Eles crescem

No meio da penumbra que foi este jogo a nível exibicional, os poucos pontos positivos a retirar do jogo foram o crescimento de jovens como Wagner Pina e Mateus Fernandes e o fim de jejum de Álvaro Djaló, que não marcava desde fevereiro.

Negativo
Qualidade de jogo

O SC Braga até pode ter vencido, mas a qualidade de jogo, de parte a parte, fala por si. Foi baixíssima e nem parecia, no geral, que estávamos perante duas equipas ainda com objetivos por cumprir e alcançar.

Forma
Estoril Praia
2023/2024
38J
14V
7E
17D
64-60G
SC Braga
2023/2024
48J
28V
8E
12D
96-67G
O Árbitro

O árbitro Fábio Veríssimo aproveitou o ritmo baixíssimo de jogo e não precisou de fazer grandes intervenções, como bem se vê pelo número de faltas e cartões.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RicardoHGoat21
2024-04-14 16h11m por Bracara__Avgvsta
Tudo é possível no futebol, mas não me acredito que o SC Braga ganhe na Luz a jogar desta forma.
Força Braga
2024-04-14 09h47m por andromeda1
Vitor Carvalho a dar a consistência defensiva que era preciso, vê-se que a equipa está em catarse após a saída do Artur Jorge, este jogo mostrou que eles são muito melhores que aquilo que nos queriam fazer parecer, apesar de muitos acharem que foi um jogo fraco, eu achei um jogo muito bom por parte do Braga por isso mesmo, estão a jogar mais como equipa e menos naquela anarquia táctica do Artur Jorge, força rumo ao 3º!
Braga
2024-04-14 07h36m por zlatan_21
Ganham sem sofrer golos (coisa rara), ganham 2 pontos a Porto e ao grande rival, portanto, jornada muitíssimo positiva para os gverreiros.
RI
bracara_avgvsta
2024-04-14 05h13m por RicardoHGoat21
queres mesmo ver que o braga vai vencer o benfica?
Braga
2024-04-14 04h03m por moumu
Boa vitória mas penso que a luta pelo 3º lugar não é assim tão importante porque não dá acesso à champions, de qualquer forma com o FCP a jogar assim tudo é possivel.
SC Braga
2024-04-13 23h15m por Bracara__Avgvsta
Valeu os 3 pontos. Não jogámos nada, mas pelo menos a equipa esteve mais coesa defensivamente e não sofremos golos. Os jogadores precisam de ir de férias porque estão destruídos mentalmente. Eu já só peço o quarto lugar.
Jogo
2024-04-13 22h52m por OrgulhoBracaro
Vitória num jogo que deu sono como de costume. Valeu os 3 pontos na luta pelo quarto lugar.
EN
Braga
2024-04-13 22h44m por EnormeSCB
Mais 3 na caminhada. Vamos Braga.
Braga
2024-04-13 22h42m por SCBFAN
Fraquinho como o costume. Valeu pelos três pontos e um jogo sem sofrer golos. Duvido q a jogar assim cheguemos ao terceiro lugar mas um adepto consegue sempre sonhar.

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
com video
Plantel do Sporting recebido em festa
O autocarro que transportava o plantel principal do Sporting estacionou no Marquês de Pombal, levando a festa dos adeptos, já num nível elevadíssimo, ao seu auge. Foi assim....