placardpt
Benfica venceu na Escócia e segue na Europa

Foi na Raça, Crer e Ambição!

Nem sempre a jogar bem, mas o Benfica foi inteligente a gerir o ritmo e as emoções nas suas piores fases da partida e aproveitou a verticalidade imprudente ofensiva do Rangers para causar estragos na transição e vencer na Escócia por 0-1. As águias estão nos quartos de final da Liga Europa.

Era o tudo ou nada do Benfica na Liga Europa. Do lado encarnado, Roger Schmidt promovia a rotação esperada, em relação ao último jogo, fazendo regressar João Neves, Otamendi, Di María e Rafa Silva à titularidade, mas as principais «surpresas» eram a presença de Kokçu no banco de suplentes e de Marcos Leonardo no onze inicial. Do lado do Rangers, Clément promovia apenas uma mexida, com Scott Wright na vaga que pertencia a Dujon Sterling.

Jogo do rato e do gato

Glasgow recebia o Benfica com temperaturas de congelar os ossos, mas o ambiente ensurdecedor vivenciado no Ibrox aquecia o coração de qualquer adepto de futebol - com direito a espetáculo antes do apito inicial - e fazia prometer para o que se passava dentro da quatro linhas. Apesar do, esperado, ambiente hostil, o Benfica entrou bem, com vontade de ter bola e a potenciar várias permutas posicionais entre os seus avançados, em constante movimento.

Marcos Leonardo ia dando à equipa uma mistura entre diagonais e trabalho de pivot, mas ia tendo claras dificuldades com a fisicalidade dos centrais adversários. Apesar disso, os primeiros minutos foram positivos para o Benfica, que ia conseguindo sair bem da pressão alta do Rangers e explorando as alas, onde os escoceses tinham mais fragilidades.

Contudo, o Benfica não conseguiu manter este dinamismo por muito tempo e o jogo mudou. O Rangers, que até então era mais incisivo e direto com bola, passou a ter mais tempo a bola em ataque organizado, aproveitando a pressão menos conseguida do Benfica para estar no meio campo adversário. Esta foi a melhor fase dos escoceses, que até tiveram um par de boas ocasiões - embora quase sempre através de cruzamentos -, uma delas por Fábio Silva, mas também onde se expuseram mais.

Rangers dificultou a vida @Getty Images
Com menos bola, mas com mais espaço para a transição, o Benfica foi conseguindo sair para o ataque pelas alas, onde o Rangers protegia pouco os laterais, e foram várias as ocasiões onde os encarnados deixaram em sentido a defesa contrária, mas os comandados de Roger Schmidt iam pecando na tomada de decisão no último terço e perdendo possíveis grandes ocasiões. Praticamente só remataram na meia distância.

Raça, crer e ambição

Percebendo as dificuldades que Marcos Leonardo estava a ter com a questão física adversária, Schmidt tentou dar novas armas à equipa e fez entrar Tengstedt ao intervalo, mas o Rangers veio dos balneários com uma vontade tremenda e a pressionar melhor e conseguiu duas grandes chances nos primeiros minutos. Do outro lado, o Benfica parecia sem resposta, limitado a transições mal conseguidas e jogo direto inofensivo...As águias pareciam tremer quase tanto como  as bancadas, que vibravam com o constante apoio dos adeptos.

Claramente em crescendo e galvanizado pelo apoio e por uma boa entrada, o Rangers também estava (ainda) mais imprudente na defesa às transições adversárias e o Benfica aproveitou. Tengstedt desperdiçou, aos 63', o primeiro aviso, mas Rafa Silva, quatro minutos depois, num contra-ataque vertiginoso, não desperdiçou na cara de Butland. Os mais de dois mil encarnados eram quem fazia agora o Ibrox tremer, embora tenham precisado de esperar pelo VAR.

Rangers cresceu, mas foi imprudente @Getty Images
Tudo mudava na partida. O ímpeto ofensivo do Rangers ainda lá estava, mas o conforto encarnado era agora bem diferente e a festa das bancadas era agora, em parte, substituída por uma evidente preocupação. Essa tensão também se sentia dentro das quatro linhas, onde a verticalidade do Rangers tinha diminuído e, com ela, o caudal ofensivo da equipa, com receio de sofrer um segundo golo. Apesar disso, os comandados de Clément estavam ainda muito permeáveis à velocidade adversária e o Benfica até podia ter fechado o jogo nos minutos seguintes. Faltou eficácia para gelar o Ibrox.

Foram minutos finais de nervos, para ambos os lados, com todos os adeptos a roer as unhas ou a tremer por todo o lado, e não só por causa do frio. A quebra física do Rangers sentia-se, mas a equipa ainda foi até à última energia e foi insistindo nos cruzamentos. Contudo, o Benfica voltou a mostrar maturidade e aguentou-se com unhas e dentes. No final, a águia venceu por 0-1 e continua a voar na Liga Europa.

U Quinta, 14 Março 2024 - 17:45
Ibrox
Ivan Kruzliak
0-1
Rafa Silva 67'
Ibrox
Ibrox
Escócia
Glasgow
Lotação51 082
Medidas-
Inauguração1899
FaseOitavos-de-Final
Mão2ª Mão
Lances Capitais
67´
GOLO INVALIDADO Benfica
Rafa finaliza na cara de Butland, mas foi assinalado fora de jogo... Há dúvidas na posição, já que o internacional luso parte desde a linha de meio-campo
67´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
A Chave

Por estranho que pareça, a chave do jogo foi o crescimento do Rangers. Os escoceses cresceram vindos dos balneários e estiveram pertíssimo do golo, mas foram também imprudentes e quando do outro lado estão intervenientes assim, paga-se caro.

O Árbitro

O eslovaco Ivan Kruzliak demorou excessivamente a confirmar o golo encarnado, mas, fora isso, não houve grandes apontamentos a fazer-lhe ao longo do jogo.

O Melhor
Melhorias

Roger Schmidt mexeu onde tinha que mexer, a equipa pareceu, no geral, mais coesa defensivamente e sobreviveu à avalanche imprudente ofensiva do Benfica. Foram maturos sem bola, mas podiam ter sido melhores com ela.

O Pior
Carrossel encarnado

Na entrada do jogo, o Benfica facilmente mostrou que tinha qualidade para se superiorizar ao Rangers, mas mudou cedo de identidade com bola, tomou más decisões e precisou de sofrer durante imenso tempo.

Forma
Rangers
2023/2024
48J
34V
6E
8D
98-37G
Benfica
2023/2024
44J
29V
8E
7D
92-43G
Sabia que...by playmaker stats
Em 9 eliminatórias europeias frente a equipas portuguesas, o Rangers foi eliminado pela 2.ª vez:
1983/84 FC Porto (Taça Taças)
2023/24 Benfica (Liga Europa)
Benfica volta a vencer fora de casa, depois de não ter ganho nos 4 últimos jogos como visitante
9.ª vez que o Benfica chega aos quartos de final da Taça UEFA/Liga Europa:
1983
1993
2007
2010
2011
2013
2014
2019
2024
Benfica nos quartos de final de uma competição europeia pela 3.ª época consecutiva
Há 40 anos que uma equipa portuguesa não vencia na Escócia (1984, FC Porto, frente ao Aberdeen)
2.ª vitória de sempre do Benfica na Escócia: nos 6 jogos anteriores, só tinha ganho por uma vez, em 1960/61, frente ao Hearts
Benfica faz história: é a 1.ª equipa portuguesa a vencer em casa do Rangers, ao 12.º jogo

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Slb
2024-03-15 09h34m por carocha1978
Vitofia justa do Benfica e que venha a próxima eliminatória adversário desejado o marselha ou atalanta.
JS
O SLBenfica tem hipóteses
2024-03-15 08h10m por jsilva77
De chegar à final de LE e até de a vencer . . . Apesar de ter estado tremido nestas duas últimas eliminatórias com equipas que considero, bastante abaixo do SLBenfica e dos primeiros do campeonato português, assim como a Atalanta e praticamente todas as equipas italianas. Há, a meu ver, muito hype com as equipas italianas, em virtude da contratação de grandes nomes, mas . . . Falta ainda tanta coisa . . . Na minha leitura, os dois principais favoritos irão apostar todas as fichas no c...ler comentário completo »
Parabéns
2024-03-15 02h09m por GreenUchiha
Ao Benfica pela passagem - é continuar a sonhar - não ha impossíveis no futebol .
Boa sorte para o resto 🤚
Benfica
2024-03-15 01h33m por jorgemartins575
Fez o que competia e passou, mas é de louvar o facto de João Mario já não estar finalmente no onze e a equipa já parece outra e só falta tirar o Di Maria da equipa para a equipa ficar mais equilibrada e metia o Aursnes no Lado esquerdo do meio campo e o Neres do Lado direito com o Neves e o Florentino juntos no meio campo a darem o equilíbrio á equipa e depois metia o Rafa ou o Kokcu e a PL o Marcos Leonardo
Na defesa dava uma hipótese ao Tomás Araújo para fazer descansar o Otamendi e me...ler comentário completo »
Minnowkr
2024-03-15 00h13m por AngelEyes
Para além disso, ainda nos falta um elemento no meio-campo. Se tivéssemos LE, nem precisávamos pq o Aursnes a ME já era uma grande ajuda, mas penso que devíamos tirar Di Maria/Neres e meter o Kokçu ali no vértice mais ofensivo do meio-campo. Sempre ajuda mais a defender e dá mais linhas de passe, para além de ser o nosso melhor médio ofensivo. Quando jogamos com Neres + Rafa + Di Maria + PL, é um caos e a equipa parte-se em dois, defende mal e mal pressiona. Eu tiraria o Di Maria sem p...ler comentário completo »
Benfica
2024-03-14 23h45m por Minnowkr
O Benfica do ano passado era claro candidato a vencer a Liga Europa juntamente com Liverpool e Leverkusen, já o deste ano acho muito complicado chegar à final, especialmente com a qualidade de equipas que estão nos 4º de final, já não me lembrava de uns quartos da LE tão fortes como o deste ano. . mas nunca se sabe, um sorteio favorável nos quartos ajudaria imenso. Mas a equipa precisa de jogar mais, especialmente a nível ofensivo, falta claramente um PL à equipa, mas todo o nosso ataqu...ler comentário completo »
Fcpflaw2506
2024-03-14 23h34m por Minnowkr
O resultado na Luz foi derivado de alguma infelicidade, fizemos um jogo decente e merecíamos a vitória, mas eles foram à nossa baliza 2/3 vezes e marcaram 2, o segundo golo com alguma sorte até.
Fcpflaw2506
2024-03-14 22h57m por AngelEyes
Concordo. O Tavernier seria titular de caras no Porto, Benfica e Sporting. É uma máquina. Do Rangers atual também gosto do Diomandé, que hoje não esteve tão bem, mas fez um grande jogo na Luz.
FC
AngelEyes
2024-03-14 22h54m por Fcpflaw2506
Eu vi os 2 jogos fora de casa do Benfica na Liga Europa e se hoje, o Rangers não mostrou ter engenho nenhum porque eram limitados e inferiores ao Benfica, em França tiveram aquela pontinha de sorte mesmo o adversário também não ter os vossos pergaminhos. Há pessoal que não aceita a critica ao seu clube e acham que está tudo bem. Vocês têm plantel para bem mais do que têm feito, especialmente a nível exibicional.
O Rangers há dois anos tinha uma equipa com melhores individualidades....ler comentário completo »
Fcpflaw2506
2024-03-14 22h48m por AngelEyes
E vê lá tu que nós jogámos melhor na Luz! Mesmo com a equipa partida em dois, a jogar num 4-2-4 sem rotinas e dependente do improviso, conseguimos eliminar este Rangers, que não é o mesmo de 21/22, como já houve alguém que quis dar a entender isso. Ter quase o mesmo plantel não significa nada. O Napoli também tem quase os mesmos jogadores do ano passado e está a fazer uma época dececionante. Na minha opinião, este Rangers e o Toulouse eram adversários muito acessíveis e que deviam ter si...ler comentário completo »
FC
yogamaster
2024-03-14 22h44m por Fcpflaw2506
Creio que querias dizer 1ª equipa a ganhar em casa do Rangers.
Na Escócia, o Benfica e o Porto já tinham vencido.
BenficaMundial
2024-03-14 22h42m por AngelEyes
Vamos ver. Espero que tenhas razão e que eu esteja errado. Só o tempo o dirá.
PI
Benfica
2024-03-14 22h40m por Pirisca
O resultado desta semana europeia com o afastamento de SCP e FCP da Europa e com o SLB a jogar as quintas e segundas significa que nem em segundo vamos ficar no campeonato, e ainda vejo aqui benfiquistas contentes com este desfecho. A Liga Europa não serve para nada se não tiveres uma equipa com real possibilidade de a vencer e todos sabemos que este Benfica não tem a mínima hipótese de sequer sonhar com isso. Quando chegarmos a maio com zero títulos vamos ficar todos contentes porque fomos a...ler comentário completo »
FC
Benfica
2024-03-14 22h40m por Fcpflaw2506
Primeiro de tudo, parabéns pela passagem.
Quanto ao jogo, foi um jogo fraco de ambos os lados. O Rangers tem jogadores limitados tecnicamente, jogam muito físico e o estado do relvado ainda os beneficiou. A minha surpresa não é o resultado de hoje mas sim de há uma semana. Eu não vi o jogo, mas como é que esta equipa saca um empate na Luz? Hoje, tiveram mais tempo em posse mas nunca souberam muito bem o que fazer com ela. O Benfica esteve minimamente sóbrio na defesa e foi cheg...ler comentário completo »
Vitória
2024-03-14 22h37m por yogamaster
Merecida, num jogo muito fisico e num campo dificil.
1 equipa a ganhar na Escócia mostra quanto dificil é jogar lá e este Rangers esteve na final 2 anos atrás com a maioria destes jogadores.
Sobre o jogo. . . ah mas que bom que e dar confiança ao Florentino e deixar lo fazer alguns jogos seguidos. Se ele não jogasse e estivesse lá o João Mario perdiriamos este jogo.
Pelo menos esta teimosia do treinador parece que passou e assim liberta o Neves e temos um meio campo mu...ler comentário completo »
HD
Concordo com o AngelEyes
2024-03-14 22h36m por HD_L
Pior que não ganhar é jogar mal. Por muito que goste das vitórias, o que me atrai no futebol é o desafio de pôr 11 atletas a jogar juntos e funcionarem como uma entidade única. E por mais que uma finta individual de um mágico como o DiMaria possa ser fenomenal, prefiro ver 2 ou 3 jogadores envolvidos numa jogada, com várias tabelas e movimentos de ruptura.

E para isso não é necessário ser um predestinado para o jogo, mas sim ter um treinador decente e trabalhar bem.
...ler comentário completo »
BE
AngelEyes
2024-03-14 22h33m por BenficaMundial
Não. Diria antes ser ambicioso. A meu ver e, considerando o temporal com que se jogou, a exigência passava por não perder este jogo. Nesse aspeto cumpriram e bem. Já nem estou a ter em conta os números/histórico dos escoceses em casa. Se se tiver isso em conta, então é uma vitória histórica!
Agora a exigência passa por recarregar baterias para não escorregarmos frente ao Casa Pia. A humilhação frente aos tripeiros ainda nos vai trazer alegrias no final da época!
Não jogamos nada
2024-03-14 22h28m por Aquaman
mas somos a única equipa portuguesa nas competições europeia e pelo 3. º ano consecutivo estamos nos quartos de final (2 últimos anos na champions, este ano na Europa League).

Sinceramente gostava que o treinador conseguisse estabilizar um onze titular, para que a equipa consiga melhor e crescer em termos exibicionais.
BenficaMundial
2024-03-14 22h26m por AngelEyes
Fomos superiores ao Rangers na eliminatória e fiquei satisfeito com a passagem. Estou contente por termos ganho no Ibrox. E não acho que esta vitória foi normal, porque temos andado a jogar mal e mesmo assim ganhámos lá. Só acho que isto deveria ser o normal. Só isso. Achas que é pedir muito?
BE
AngelEyes
2024-03-14 22h22m por BenficaMundial
Talvez porque eles têm a crença que não temos. Nós temos a qualidade que eles não tem tido. Fatores divergentes que, em contextos diferentes, podem ou não levar ao sucesso. Também não é normal para eles atingirem os quartos da Champions. A verdade é que nos últimos 3/4 anos somos nós quem tem tido melhores prestações europeias.
Se para ti a vitória de hoje devia ser normal, não adianta continuarmos a debater. Concordemos em discordar.
PotentEagle
2024-03-14 22h16m por AngelEyes
É muito giro pegar nas palavras dos outro e mudar-lhe o significado, alterando o contexto. Assim também eu argumento. Enfim, nem vou discutir mais sobre isto, porque já percebi que há aqui gente que nunca vai entender a diferença entre ser exigente e ser hater.
BenficaMundial
2024-03-14 22h13m por AngelEyes
É irrealista porquê? Não foi feito? Não entendo essa maneira de ver as coisas. Explica-me lá então como é que o Porto se bate de igual para igual com qualquer equipa na LC e nós não? É isso que gostava de saber.
No futebol não ganham os mais ricos, ganham quem jogar mais à bola. Não estou a dizer que temos de ir à maluco e traçar como objetivo ganhar a Champions. Estou a dizer que temos de ser muito mais competitivos do que isto. A vitória de hoje devia ser algo normal, não um mar...ler comentário completo »
man_in_the_box
2024-03-14 22h11m por PotentEagle
Concordo plenamente. O núcleo duro desta equipa foi à final há dois anos. Uma coisa é certa: não se pode fazer comparações com critérios diferentes. Não se pode dizer que a época passada foi curta porque “só” fomos campeões na última jornada (uma postura resultadista que não leva em conta a qualidade exibicional do Benfica) e depois elogiar o Sporting e criticar o Benfica porque o primeiro supostamente jogou melhor (foi completamente engolido pela Atalanta, que não goleou em Alvalade porque ...ler comentário completo »
BE
AngelEyes
2024-03-14 22h06m por BenficaMundial
Não se trata de um teto e sim a nossa realidade. Por que razão é que o normal deve ser o de vencer/empatar contra equipas com 5/10 vezes mais que o nosso orçamento?
Isso é ser irrealista, no mínimo. Continuamos a ser um clube que vive acima da sua realidade e que necessita de vender para se sustentar. Esta é a nossa realidade. O ano passado foi o que foi porque se acertou em praticamente todas as contratações, algo que não aconteceu este ano. A gestão não está a ser tão boa, é um ...ler comentário completo »
Benfiquista_N10
2024-03-14 22h02m por AngelEyes
Não sei se é grave, mas ele saiu em lágrimas e devastado. Talvez seja.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...