placardpt
    Sporting venceu Chaves por 3-0

    Para lá do Marão, mandou o Leão

    Até entrar o primeiro, custou. Depois disso, tudo fluiu naturalmente. Sem surpresas, o Sporting venceu categoricamente o Chaves por 0-3 e mantêm a liderança do campeonato, no virar do mesmo. Paulinho desatou o nó em cima do intervalo, após de um festival de desperdício leonino. Depois, uma entrada desperta no segundo tempo deixou o Sporting confortável no jogo desde cedo e deu para o líder entrar em fase de gestão. O Chaves foi que sempre inofensivo, não havendo registos de defesas de Adán durante os 90 minutos.

    Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

    Os opostos atraíram-se em Trás-os-Montes. O primeiro classificado, Sporting, deslocou-se ao reduto do último, Chaves, para fechar a primeira volta do campeonato.

    Moreno, em busca de inverter o ciclo negativo que a sua equipa tem passado, mudou duas peças no onze inicial, em relação à partida em Famalicão. Vasco Fernandes - reforço de inverno - e Sanca entraram no onze, em detrimento de Cafu e Benny. Já Rúben Amorim, cujo o objetivo era manter o bom momento leonino, alterou também dois jogadores em relação à goleada aplicada ao Estoril, por 5-1. Edwards e Bragança deram lugar a Paulinho e Esgaio, sendo que Coates, recuperado, regressou aos convocados, mas começou no banco.

    Paulinho desatou o nó @Catarina Morais / Kapta +

    A entrada de Vasco Fernandes apontava para um sistema a três do Chaves, algo que acabou por não se confirmar, visto que o antigo capitão dos Gansos começou por se posicionar como médio defensivo. O que se acabou por confirmar desde cedo foi o domínio leonino. Três oportunidades de rajada dos leoninos, com cinco tentativas de finalização. Gyokeres (duas vezes), Esgaio, Trincão e Paulinho: todos esbarraram na muralha flaviense. Especial ênfase para Hugo Souza, com quatro defesas de grande nível.

    A chuva, sentida ao longo de todo o dia, deixou o relvado pesado e com dificuldades para a bola rolar. Esse fator foi levando a alguns erros na construção e quedas de jogadores, de parte a parte, e até levou à oportunidade mais flagrante do primeiro tempo. João Correia, ainda perto do meio-campo, tentou atrasar para o guardião flaviense, mas o passe saiu curto. Pedro Gonçalves aproveitou para se isolar, mas Hugo Souza voltou a levar a melhor.

    O Sporting continuou a carregar, ocupando o meio-campo adversário na sua totalidade. Já no último minuto do primeiro tempo, Paulinho conseguiu quebrar o enguiço. Após um canto pela direita, surge um desvio de um homem do Chaves e a bola cai aos pés do avançado português, que, com tudo para fazer o golo, não desperdiçou. Os leões não podiam pedir melhor final, depois de um primeiro tempo perdulário. 

    Depois de entrar, foi como o ketchup

    Eduardo Quaresma foi dos que mais escorregou, cometendo também alguns erros na construção e Amorim deixou-o no balneário ao intervalo. Entrou o capitão Coates, já com a braçadeira no braço esquerdo, para liderar os leões. 

    Desde cedo no segundo tempo, o Sporting começou, novamente dominador. A chuva e o relvado não davam muitas tréguas às equipas, mas procurando Gyokeres na profundidade e Trincão entrelinhas, o Sporting ia rondando a área flaviense e conseguiu mesmo ampliar a vantagem. Ainda com seis minutos disputados, Nuno Santos cruzou atrasado e Trincão colocou a bola onde a coruja dorme, deixando Hugo pregado ao relvado. 2-0 e tudo fácil para o Sporting. 

    Pote fechou as contas @Catarina Morais / Kapta +

    O Chaves, já com Jô e Guzzo em campo, o Chaves continuou a mostrar-se incapaz de criar perigo efetivo à baliza contrária. Rúben Ribeiro tentou receber pela esquerda, mas decidiu sempre mal. Vasco Fernandes, como médio-defensivo, pouco ou nada acrescentou com bola. O Sporting não se fez de esquisito e aproveitou este desacerto flaviense para alargar vantagens. Depois de alguns cortes incompletos dentro da área do Chaves, Pote apareceu em zona central à entrada da área e fez o que melhor sabe: colocou rasteiro e colocado. Pedro Gonçalves trademark.

    À hora de jogo, tudo estava resolvido. O Sporting entrou em fase de gestão e o Chaves até conseguiu assumir as despesas do jogo (entrada de João Pedro para o meio-campo ajudou muito). Mesmo assim, os flavienses continuaram inofensivos no que toca a oportunidades de golo, e os leões controlaram a seu belo prazer. 

    Até ao fim, destaque para nova experiência de Amorim, que voltou a testar Essugo pela a direita, na linha de quatro à frente da defesa.

    U Sábado, 13 Janeiro 2024 - 18:00
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Luís Godinho
    0-3
    Paulinho 43'
    Francisco Trincão 51'
    Pedro Gonçalves 56'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 17
    Lances Capitais
    43´
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 8º golo na prova (16 jogos)
    Paulinho marcou o seu 44º golo na equipa (124 jogos)
    51´
    GOLO Sporting!
    Francisco Trincão marca
    Francisco Trincão marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
    56´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 6º golo na prova (17 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 68º golo na equipa (156 jogos)
    A Chave

    Com o Chaves mais recolhido em processo defensivo, apareceu perigo pelos corredores (desde trás) e entrelinhas. A bola parada desbloqueou o jogo, mas depois Trincão, a receber na meia direita, e Nuno Santos, pela esquerda, foram os mais perigosos.

    O Árbitro

    Não se previa uma arbitragem fácil para Luís Godinho, devido ao estado do relvado, mas fez uma excelente arbitragem. Sem casos de maior relevância, foi gerindo o jogo à sua mercê.

    O Melhor
    Quando em dia sim, é preciso ter cuidado

    Francisco Trincão nem sempre é o mais esclarecido em campo, mas quando está bem, é soberbo. Foi dos que não se escondeu quando o Sporting começou a entram em fase de falhar e fez um grande golo, para dar a tranquilidade.

    O Pior
    Vasco ali não acrescentou

    Vasco Fernandes atuou como médio defensivo, mas pouco ou nada acrescentou à equipa com bola. Sem bola, foi muitas vezes terceiro central, mas maus posicionamentos custaram caro ao Chaves.

    Forma
    GD Chaves
    2023/2024
    19J
    3V
    4E
    12D
    19-45G
    Sporting
    2023/2024
    28J
    22V
    3E
    3D
    71-27G
    Sabia que...by playmaker stats
    O GD Chaves iguala a pior 1.ª volta (a 18 equipas) na Liga Portuguesa:
    > 11 pontos em 17 jogos (1997/98 e 2023/24)
    > 12 derrotas
    > em 1997/98 não desceu divisão por via administrativa (Leça FC)
    Os leões sagraram-se campeões nacionais em 75% das vezes que terminou uma 1.ª volta da Liga Portuguesa na liderança (1.º).

    As 5 edições perdidas foram sempre para o Benfica e só por uma vez ficou 3.º lugar (2004/05)
    Sporting termina a 1.ª volta em 1.º lugar, o que não acontecia desde 2020/21, que terminou com o título para os leões.

    Melhores 1.ª voltas dos leoninos com vitórias a valer 3 pontos:
    45 pts (2020/21)
    44 pts (2015/16)
    43 pts (2023/24)
    Bons registos estatísticos do Sporting:
    > marcou em todos os jogos da temporada (28).
    > está na melhor série de vitórias da temporada (7)
    > sofreu 'apenas' 3 golos nos últimos 7 jogos
    > marcou 21 golos

    Fotografias(36)

    Liga Portugal Betclic: Chaves x Sporting
    Liga Portugal Betclic: Chaves x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Gestão
    2024-01-14 19h14m por Taremisu
    Notasse que a gestão está a ser feita. O Sporting mesmo rodando sistematicamente o seu onze vai conseguindo bons resultados, exibições sólidas e vencendo de forma indiscutível as suas partidas. É melhor este Sporting a nível de solidez que o Sporting que foi campeão com o Amorim!
    Não estou a falar de plantel mas sim da forma como ganha os jogos! Sem Nuno Mendes, Palhinha, Porro, Matheus Nunes. . . Imaginem este Sporting com estes 4!! Ui ui! 😉
    FL
    ValentesTransmo ntano
    2024-01-14 11h20m por flaviebse
    Coisa que nasce torta jamais se endireita. Reforços são os amigos do Nélson Lenho perdidos por aí.
    Investimento em jogadores de qualidade que estão em grande forma mesmo em equipas da 2a Liga está quieto.
    Fica mais barato assim, já que é para descer.
    GI
    Primeiro contra último
    2024-01-14 10h57m por Giggs_11
    E resultado final que se esperava. O Sporting joga bem e está muito confiante e o Chaves o oposto. Jornada simpática para o Sporting sem muito a dizer.

    Sporting está muito forte e se mantiver esta forma o resto da época dificilmente deixará escapar o título de campeão e, quem sabe, mais algum troféu. Agora também não é fácil manter uma forma boa durante um ano inteiro, principalmente se houverem lesões de jogadores complicados até porque me parece que falta profundidade ao plantel verde e branco.
    Reforços
    2024-01-14 01h16m por ValentesTransmontano
    O Vasco Fernandes começa bem. . .
    Simy3
    2024-01-14 01h15m por ValentesTransmontano
    E quem é que jogava a ala esquerdo nessa tática brilhante? Jogaram 3 centrais como centrais e o Sandro jogou a ala esquerdo, que é o lugar dele.
    FL
    Chaves
    2024-01-13 23h42m por flaviebse
    Miserável plantel! Segunda é já ali.
    SI
    FCPortoPower + Chaves
    2024-01-13 23h21m por Simy3
    Muita gente dizia que ele era um excelente treinador e no Vitória é que não há paciência e é um cemitério de treinadores, quando nos últimos 10 anos tivemos Rui Vitória e José Peseiro a sair para estarolas, Conceição a ir para França, Pedro Martins para a Olympiacos, Luís Castro para o Shakhtar Donetsk e o Pepa, que decidiu sair, fracassou no Brasil e mesmo assim consegue ir para o Al-Ahli encher os bolsos. Grande cemitério!

    Sem ser o João Henriques, que pratica um futebol...ler comentário completo »
    ValentesTransmo ntano
    2024-01-13 23h13m por pedrinho_dgl
    Sim, nisso concordo. Sinceramente estava à espera de pior, tendo em conta o temporal, o relvado resistiu muito.
    Mikhal18
    2024-01-13 22h10m por ValentesTransmontano
    O relvado é o mesmo que já foi considerado várias vezes o melhor em Portugal. Viu como estava o tempo? Se fosse em Lisboa, o relvado de Alvalade estaria igual ou pior.
    Primeira Volta
    2024-01-13 21h26m por Aleaotejano
    Está feita, em primeiro e com boas exibições pelo caminho (no geral).
    Daqui para a frente começa o desafio, a pressão e a exigência. Vamos ver. Com Adan na baliza, continuo a dizer que será complicado ser campeão.
    Minha nossa
    2024-01-13 21h20m por Mikhal18
    Não fosse aquele Guarda-Redes, tinha sido uma tareia.

    E aquele relvado, ui ui.
    SCP
    2024-01-13 20h50m por moumu
    Foi fácil que o Chaves tem a pior defesa e como se viu no Dragão é uma equipa de marcha-atrás, parece que Pote está a melhorar esta época, o próprio Paulinho aliás.
    pedrinho_dgl
    2024-01-13 20h38m por O_Pestinha666
    No meio daquela confusão toda era o ideal para inventar qualquer irregularidade para anular o golo.
    Daí terem demorado muito tempo se me entendes. . . . .
    ZY
    Sporting
    2024-01-13 20h24m por zyxw4321
    Souberam tornar o jogo acessível. Vitória algo tranquila, totalmente justificada, e fechamos a primeira volta como líderes isolados.

    Agora, daqui para a frente, só se vai tornar mais difícil. . . Nem sei se uma 2a volta com os mesmos 43 pontos será suficiente para o título, e todas as outras provas também vão apertar. Um bom percurso até aqui, mas ainda tem muito para provar.
    Sporting
    2024-01-13 20h23m por Pedrouhastorable
    Vitória importante, mas até o jogo entrar na cabeça dos jogadores, foi complicado.
    Jogo
    2024-01-13 20h20m por pedrinho_dgl
    Jogo difícil que se tornou fácil quando as bolas entraram, a justiça do resultado não se questiona, não me recordo de uma oportunidade do Chaves digna de registo. O campo estava em más condições e isso fez com que o jogo fosse um bocado feio.
    Individualmente, os melhores foram Pote, Trincão e Hjulmand. Pela negativa, outra vez Esgaio, foi comido em 2/3 lances individuais pelo Sanca de maneira embaraçosa, é uma incógnita como é que este jogador veste esta camisola.
    Do l...ler comentário completo »
    SPORTING
    2024-01-13 20h13m por Geralt
    Fez a sua obrigação , mas podiamos ter marcado muito mais .

    Que chegue o Francês rápido , se o Pote leva amarelo , ficamos só com Bragança e hjulmand . Já que o Essugo deve sair .
    Chaves
    2024-01-13 20h11m por OJaime_Pacheco
    Boa sorte na segunda liga.
    Fraco plantel , fraco treinador.
    Uma das descidas já se sabe qual é. Resta saber as outras 2 que para já não tenho palpites.