placardpt
    Estrela venceu na receção ao Famalicão

    Vermelho acentua o tricolor

    O Famalicão até entrou bem e inteligente na vantagem no miolo, mas a expulsão mudou as dinâmicas de uma jogo paupérrimo até à hora de jogo. Contudo, Sérgio Vieira mexeu bem na equipa e o Estrela tirou dividendos, ao ponto de vencer os famalicenses por 1-0, a sua 3ª vitória seguida, em todas as competições.

    Com o campeonato de regresso, a Reboleira voltou a ser palco. Do lado do Estrela da Amadora, Sérvio Vieira fazia regressar à titularidade Ronald Pereira, Hevertton Santos e Kialonda Gaspar, enquanto do lado famalicense, o treinador João Pedro Sousa mexia também e colocava Topic, Gustavo Sá e Chiquinho como novidades no onze inicial.

    Pobreza criativa

    A chuva não tinha dado tréguas ao longo de quase todo o dia na Amadora e isso influenciava desde logo a partida, embora o público tivesse marcado presença em bom número (3137) no José Gomes. Com o relvado mais pesado, mas a aguentar-se bem, as equipas apostaram bastante num jogo mais direto, em busca quase sempre da velocidade dos seus extremos. 

    Expulsão mudou o jogo, mas não melhorou @Kapta+
    Contudo, a chuva acalmou cedo, o Famalicão subiu a sua linha de pressão e começou a criar diversas dificuldades ao Estrela no processo de construção. É que os famalicenses tinham vantagem no meio campo numérica e isso, aliada à inércia tricolor ao nível de movimentações, facilitou este encurtar de linhas e aproximar à baliza caseira. Com Puma Rodríguez a ser intratável na esquerda, o Famalicão foi sendo mais perigoso e atirou mesmo ao poste, por Chiquinho, aos 20', depois de um grande momento do panamenho. Contudo, o jogo estava prestes a mudar.

    Pouco depois, aos 33', sem que o Estrela se mostrasse realmente perigoso com bola, visto que estava bastante previsível e sem conseguir ligar jogo, Riccieli viu vermelho direto por travar Léo Jabá quando este se tentava isolar na cara do golo. O cartão até foi mais pela falta de vontade do central em jogar a bola e apenas travar o adversário, uma vez que Jabá até deu um toque com força a mais. Com mais um, o Estrela assumiu a posse de bola e melhorou ligeiramente, mas João Pedro Sousa reequilibrou a equipa (tirou Gustavo Sá e colocou Justin de Haas), assumindo um 4x4x1. O Famalicão perdeu fogo ofensivo, mas as dificuldades estrelistas no último terço continuaram até ao fim de uma 1ª parte pobre.

    Mexer faz crescer

    Claramente insatisfeito (e com razão) com o que a equipa (não) estava a produzir, Sérgio Vieira tentou algo novo ao intervalo, renovando os alas (a contribuir pouco, tanto na construção, como no ataque) e deu nova vida ao miolo, com Léo Cordeiro, que se mostrou bem mais ativo que Vitó rapidamente. Do outro lado, o Famalicão mantinha a coesão do 4x4x1, pressionando alto a espaços, mas encostando atrás assim que o Estrela passava do meio campo.

    Com a responsabilidade do seu lado, o Estrela assumiu naturalmente a posse e até estava mais intenso e veloz na troca de bola, mas continuava muito previsível e a apostar excessivamente me cruzamentos largos, onde tinha clara desvantagem, visto que a sua referência ofensiva era Kikas, mais baixo que os centrais adversários. Faltava a tal ligação dos médios e quando Léo Cordeiro procurou o espaço entre linhas, resultou, de tal modo que o brasileiro deu um golo de mão beijada, aos 68', a Kikas, mas este recebeu mal e permitiu o corte enorme de Otávio.

    lEstrela melhor na 2ª parte @Kapta+
    O ímpeto começava claramente a mudar, agora que o Estrela finalmente conseguia inserir os médios no processo ofensivo e baralhava marcações. Aloísio quase aproveitava uma má saída de Luíz Júnior, aos 72', mas Justin cortou em cima da linha. Contudo, o golo foi uma questão de tempo e menos de dois minutos depois, no seu primeiro toque na bola e acabado de entrar, na sequência de um canto, André Luiz fez o 1-0 para o Estrela.

    Em desvantagem numérica e no marcador, o Famalicão parecia não ter argumentos para retirar algo do jogo, mesmo quando João Pedro Sousa tentou mexer as águas, mas ainda viu Ronald Pereira acertar no poste, aos 84', antes da sua equipa começar a tenar retirar algo do jogo, quase sempre pelos recém-entrados Pablo e Aranda. Era, no entanto, tarde e o Estrela mostrou-se uma equipa matura a defender e a gerir a posse e acabou mesmo por vencer por 1-0, a sua 3ª vitória seguida, mas bem pode agradecer à expulsão que mudou o jogo.

    jogos em destaque
    U Domingo, 29 Outubro 2023 - 18:00
    Estádio José Gomes
    Carlos Macedo
    1-0
    André Luiz 74'

    ESTÁDIO

    Estádio José Gomes
    Lotação9 800
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Positivo
    Há vida!

    Apesar da primeira hora de jogo, há pontos positivos a retirar do jogo, em ambos os lados. No Famalicão, houve controlo, boa pressão e inteligência na vantagem do miolo até à expulsão. No Estrela, Sérgio Vieira viu que tem soluções viáveis a partir do banco, que fizeram toda a diferença.

    Negativo
    Hora de nada

    Foi cerca de uma hora de jogo de quase nada, aborrecido mesmo e isto até quando estavam em igualdade numérica. Sem ser umas arrancadas de Puma e a pressão inicial famalicense, houve pouco a aproveitar. Pede-se mais, até porque ambas queriam vencer.

    Forma
    Est. Amadora
    2023/2024
    11J
    4V
    2E
    5D
    11-15G
    FC Famalicão
    2023/2024
    10J
    3V
    3E
    4D
    10-12G
    O Árbitro

    O árbitro Carlos Macedo assinalou algumas faltas desnecessárias ao longo da partida, mas nada grave. A decisão do cartão vermelho parece correta, pela intenção de Riccieli em travar apenas Jabá. O seu grande erro aparenta ter sido já nos descontos, quando Miguel Lopes parece jogar a bola com o braço na sua área, o que seria penálti para o Famalicão. A única justificação possível é a distância a que está do remate, mas mesmo assim....

    Fotografias(20)

    Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x FC Famalicão
    Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x FC Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    EST. AMADORA
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VI
    Caracois_07
    2023-10-30 23h02m por Vilanova1
    E tu não devias estar em canal algum, para dizeres isso. Quem parece que afinal esteve, foi o ZZ que alterou a sua apreciação ao ultimo lance do jogo, penalti para o famalicao. Enfim. .
    CA
    Vilanova1
    2023-10-30 09h46m por caracois_07
    Devias estar no canal errado
    VI
    Arbitro bem??
    2023-10-29 22h54m por Vilanova1
    Que cronica ridicula do ZZ dizendo que o arbitro esteve bem. Se ele tem complexos em arbitrar uma equipa da Associação de braga, por ser de barcelos, que o diga mas que nao prejudique para parecer serio. Vermelho mt exagerado, jogador do estrela bate lhe palmas na cara e nada, penalti nos descontos mao na bola e nada. E o zerozero ainda diz "nada de grave". Se fosse um grande eram prigramas atrás de programas. Onde estamos? Que país é este?
    Vemelhos
    2023-10-29 21h24m por moumu
    Depois deu uma reportagem no canal 11 onde a nossa liga comparada com as Big 5 é que tem mais expulsões ( e é a 2ª para Riccieli esta época) isto claro condiciona o jogo mas pelo que estou a ver abaixo desta vez o árbitro deixou a desejar.
    TA
    Correção*
    2023-10-29 20h44m por tarik
    *perdoa um expulsao ao defesa do Estrela
    TA
    FAMALICÃO
    2023-10-29 20h43m por tarik
    Inacreditável mais uma expulsao inventada. E inacreditável mais uma abordagem ridícula do Riccieli.
    O Jhonder Cádiz no Bessa foi expulso e suspenso 2jogos por palavras! Hoje o árbitro expulsa uma expulsão ao defesa do Estrela depois do mesmo ter gozado com a cara do árbitro. É incrivel a arbitragem em Portugal.

    O Enea Mihaj é jogador de rugby? Como é possível o melhor central da temporada passada, nesta nem calçar?

    Chiquinho ainda não aterrou.
    O Araújo é mau que dói, meu deus do céu.
    Brincadeira!!!!
    2023-10-29 20h18m por Jnixe
    O Miguel Lopes é guarda redes e não sabia??? Se fosse um dos eucaliptos nem havia discussão era limpinho. . . e o zerozero ainda diz na que na crônica do árbitro "nada de grave"??