placardpt
    SC Braga goleia Boavista

    Crise? Não há crise

    Depois da queda estrondosa em Faro e da derrota europeia frente ao Napoli, o SC Braga regressou, este domingo, aos triunfos. Na receção ao Boavista, líder à entrada para a sexta jornada, os minhotos deram um grito de revolta e reentraram no caminho certo. Mais, vergaram o agora ex-comandante da Liga Portugal Betclic a uma pesada derrota por 4-1.

    Gverreiro revoltado

    Sem Pedro Malheiro, afastado devido a lesão, Petit fez recuar Salvador Agra no terreno e levou Bruno Lourenço a jogo no onze inicial, montando a pantera no habitual 4x2x3x1, que em missão defensiva se transformou em 4x4x2. Do outro lado, o 4x2x3x1 de Artur Jorge teve várias mexidas em relação à derrota com o Napoli: Serdar Saatci assumiu o lugar de José Fonte, Rodrigo Zalazar rendeu Vítor Carvalho ao lado de Al Musrati e Bruma e Abel Ruiz foram rendidos por Pizzi e Simon Banza. 

    @Catarina Morais / Kapta +

    Embora a primeira ameaça tenha saído do pé direito de Salvador Agra, que deu trabalho a Matheus na cobrança de um livre lateral, foi o SC Braga que se fez dono e senhor do jogo durante os primeiros 20 minutos. Revoltada pelos resultados recentes e determinada a fazer as pazes com os adeptos, a equipa minhota foi mais forte nos duelos, condicionou as peças certas do adversário - Makouta teve dificuldades para fazer a ligação aos homens da frente perante a pressão de Al Musrati e Zalazar e Serdar «policiou» Bozenik como se tivesse acabado de encontrar o criminoso mais procurado do Mundo -, tirou-lhe a bola e fê-la circular a toda a largura do terreno de jogo, com Al Musrati a ser o pêndulo responsável por a levar da direita à esquerda e vice-versa.

    O Boavista teve dificuldades à direita da defesa, com o normal desconforto de Agra com a posição de lateral a ser exposto em vários momentos pelo adversário. Para além disso, faltou energia ao meio-campo axadrezado na hora de reagir à perda da bola, o que deixou a equipa muito exposta à transição ofensiva bracarense. Perante todos estes fatores, não se pode dizer que o golo de Ricardo Horta, aos 19 minutos, não tenha trazido justiça ao marcador.

    Pese o domínio evidente até então, a equipa anfitriã não esteve muito tempo na frente. Bastou um erro em zona proibida, que deixou o homem errado com tempo e espaço para pensar e executar. Makouta colocou Tiago Morais na cara do golo e o extremo não se fez rogado, mas dois «socos no estômago» atordoaram a pantera: Sebastián Pérez viu dois cartões amarelos em cima da meia hora, primeiro por falta sobre Pizzi e depois pela reação que não agradou a Artur Soares Dias, e Simon Banza devolveu a vantagem aos Gverreiros do Minho.

    Via aberta para golear

    A expulsão de Pérez «desligou» o Boavista do jogo. As dificuldades que já existiam na transição defensiva acentuaram-se sem o xerife colombiano a patrulhar o meio-campo e por várias vezes o SC Braga saiu rápido pela zona central e com muitas unidades a apontar à baliza de João Gonçalves. Mérito de Al Musrati e Zalazar no trabalho de recuperar a posse e lançar essas mesmas saídas.

    Tudo o que podia correr mal à equipa de Petit, correu. Não bastassem os problemas criados pela exigência do desafio, o Boavista ainda perdeu um dos seus membros mais influentes numa fase precoce da partida - na qual, porventura, podia ganhar algum ascendente com o golo obtido instantes antes - e viu uma grande penalidade assinalada ao minuto 53, qual cereja no topo de um bolo com recheio de desastre. Al Musrati aproveitou para acrescentar um golo à belíssima exibição e dar também um pontapé na réstia de esperança axadrezada, antes de Ricardo Horta bisar e dar contornos de goleada. 

    @Catarina Morais / Kapta +

    Bozenik continuou isolado da restante equipa numa ilha que nunca deixou de ser propriedade de Serdar. O Boavista continuou demasiado curto no terreno, sem capacidade de fazer o bloco ganhar metros e obrigar o adversário a recuar. E o SC Braga continuou a controlar, mesmo depois da habitual dança das substituições que, este domingo, trouxe nomes como João Moutinho e Rony Lopes na ementa.

    Mais contido no ritmo, sim, mas ainda assim inconformado com os números já expressivos, o conjunto da casa continuou disponível para levar o perigo à baliza adversária e fê-lo por inúmeras vezes em busca de dilatar a diferença, ainda que sem sucesso. O desastre de Faro já é passado e crise, pelo menos por agora, não há.

    jogos em destaque
    U Domingo, 24 Setembro 2023 - 20:30
    Estádio Municipal de Braga
    Artur Soares Dias
    4-1
    Ricardo Horta 19' 58'
    Simon Banza 37'
    Al Musrati 54' (g.p.)
    Tiago Morais 26'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Lances Capitais
    19´
    GOLO SC Braga!
    Ricardo Horta marca
    Ricardo Horta marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    Ricardo Horta marcou o seu 113º golo na equipa (336 jogos)
    26´
    GOLO Boavista!
    Tiago Morais marca
    Tiago Morais marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    Tiago Morais marcou o seu 6º golo na equipa (29 jogos)
    37´
    GOLO SC Braga!
    Simon Banza marca
    Simon Banza marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    54´
    GOLO SC Braga!
    Al Musrati marca
    Al Musrati marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    58´
    GOLO SC Braga!
    Ricardo Horta marca
    Positivo
    Serdar Saatci

    A solução para os problemas defensivos bracarenses, ou pelo menos parte dela, está no turco. Voltou a dar mostras de qualidade e «grita» a Artur Jorge por uma verdadeira oportunidade.

    Negativo
    Competitividade terminou cedo

    O jogo estava a ser dominado pelo SC Braga até então, mas o Boavista tinha acabado de marcar e isso podia trazer outra luz, quiçá mais competitiva, ao encontro. Não aconteceu. A expulsão precoce de Sebastián Pérez tirou os axadrezados do jogo e o espetáculo é que ficou a perder.

    Forma
    SC Braga
    2023/2024
    11J
    7V
    1E
    3D
    25-15G
    Boavista
    2023/2024
    7J
    4V
    2E
    1D
    15-10G
    O Árbitro

    Correndo o risco de ser injusto, a expulsão de Sebastián Pérez pareceu algo forçada. O relatório ajudará a perceber. O critério adotado por Artur Soares Dias foi sofrendo também alterações ao longo do jogo, nuns momentos mais largo - por vezes até em demasia - e noutros apertado.

    Fotografias(35)

    Liga Portugal Betclic: SC Braga x Boavista
    Liga Portugal Betclic: SC Braga x Boavista
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    BOAVISTA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ED
    Artur, tu queres é fruta
    2023-09-25 21h31m por Edu66
    O pomar do Boavista com a seca não dá fruta. Já para os lados de Braga, tem chovido e a fruta é abundante. O lance do penalti dá vontade de rir. O Arturzinho e o BAR não viram a palheta que o turco pregou ao Bozenik no lance anterior ao penalti. Pois, pois, fruta, fruta.
    Bluebus
    2023-09-25 21h16m por Aquaman
    Para mim Jorge Sousa foi um excelente árbitro, acho que tentava ser imparcial, no entanto, segundo noticias que circulavam, tinha sido da claque dos Super Dragões.

    Ou seja, é possível um árbitro ter Clube e ser um bom árbitro que tenta apitar bem e de forma imparcial.
    Pavãozito de [. . . ] ,
    2023-09-25 16h33m por Manita
    uma esfregona nas trombas era o melhor dos remédios, para este pseudo árbitro.
    Árbitro
    2023-09-25 14h18m por Temudo_98
    Não entro na discussão sobre o cartão vermelho porque só vi a segunda parte do jogo, mas dou a minha opinião sobre o árbitro. O maior problema de ASD é que ele gosta de ser o centro das atenções, o homem é um excelente ator e quase todas as suas acções são teatrais. Só é pena esse não ser o papel do árbitro
    Bracara_Avgvsta
    2023-09-25 13h55m por redlegion
    Já reparaste como alguns apareceram logo? Quem não os conhece, que os compre.
    ramiroo
    2023-09-25 13h52m por redlegion
    Continuo a dizer que o Seba teve uma atitude exagerada. A culpa é dele e nada mais.
    checkered
    2023-09-25 13h52m por redlegion
    Deves ler poucos comentários por aqui, então. Muitos dos comentários (mesmo que não explícitos) são exatamente com esse propósito. Alguns users têm esse historial e por isso cada vez que somos alegadamente beneficiados aparecem sempre com a mesma cartilha.
    Quem não os conhece, que os compre.
    Aos adeptos do Braga
    2023-09-25 13h43m por checkered
    Se toda a gente está contra o árbitro, não está necessariamente contra vocês, mas se gostam da alucinação que estão contra o mundo, sigam em frente.

    Não sei se procuravam mérito numa partida claramente influenciada por má arbitragem, onde um jogador a vários metros de distância e de costas é expulso, mas mudança na "crise" é ganhar 11 contra 11, e não 10 desde a primeira parte.

    Pode ser que no Bessa façamos o banquete habitual que vocês sentiram ontem, no Estádio Soares Dias.
    Não há desculpas
    2023-09-25 13h40m por checkered
    O Seba é expulso por um amarelo mal mostrado, aproxima-se do ASD e ventila, e continua a fazer o mesmo mas de costas e a VÁRIOS METROS de distância. Onde afirma ter dito "que na Champions não mostravas amarelo".

    Curiosamente o Seba tem toda a razão, visto que aí o ASD tem toda a calma do mundo para aplicar pedagogia aos jogadores. Aqui foi ego, ponto final. Só por aqui dá para ver que tem coragem e atrevimento para ser inconsistente na sua metodologia por conveniência. ...ler comentário completo »
    redlegion
    2023-09-25 13h38m por Bracara_Avgvsta
    Pelo que entendi, temos os árbitros do nosso lado. Só é pena que o jogador do Famalicão não tenha sido expulso na primeira jornada, ao ter entrado com os pitons no tornozelo do Abel Ruiz. A vitória do Famalicão foi justa, e ninguém andou a chorar por causa da arbitragem. Tal como ninguém chorou por o Niakate ter visto o segundo amarelo por ter reclamado com o árbitro, contra o Sporting CP, onde perdemos 5-0.
    Slbmeireles
    2023-09-25 13h33m por ramiroo
    Totalmente de acordo
    Redlegion
    2023-09-25 13h31m por ramiroo
    A questão do ponto de vista boavisteiro é porquê naquele momento. . e tu vais dizer 'e porque não?' - o Seba esteve mal em protestar, claro, mas já fez isso como alguém disse em dezenas de jogos. Ontem, uma falta perfeitamente normal, amarelo; protesta, vermelho. O Boavista já tinha feito outras faltas mais duras, critério largo. Ali, depois do golo na primeira oportunidade que tivemos, decidiu ser rigoroso. Se não é de propósito, parece
    ramiroo
    2023-09-25 13h13m por slbmeireles
    É impossivel nao ter cena com este gajo, a discrepância de decisões desfavoráveis que temos com ele em relação ao porto é enorme.
    Existe aqueles árbitros que erram para todo lado como o verissimo que uma pessoa percebe, pronto o gajo erra, mas porque é mau simplesmente nao por vontade propria. Este não é assim, nota-se claramente quem ele gosta de prejudicar e quem gosta de beneficiar. Ele ate fotos em festas de campeões do porto ja tirou.

    Nao vi o lance, eu so vi ...ler comentário completo »
    EN
    joa-opereira612
    2023-09-25 12h50m por EnormeSCB
    Eu como Boavisteiro estaria também frustrado com a situação porque era escusada a expulsão do jogador e nunca saberia como iria terminar o jogo 11-11 no entanto daí a achar se um roubo como já li por aqui uma expulsão que advém de protestos e do atraso da reposição da bola em jogo (sim não foram apenas protestos) vai uma longa distância.

    Relativamente ao lance da falta em si, sinceramente eu não a marcaria e concordo que é um pouco cavada pelo Pizzi no entanto se a falta é marc...ler comentário completo »
    EnormeSCB
    2023-09-25 12h36m por joa-opereira612
    N estou a dizer o contrário, mas os desfechos do jogo são diferentes, um a estar 1-1 e outro a estar 2-0. Talvez te relembres quando o feitiço se virar contra o feiticeiro e tenhas razões de queixa do ASD. Mas se fores um gajo sério e correto admites que a falta nem foi para a amarelo xD (um mergulho olimpico do Pizzi). Pior que isso é estares todo orgulhoso de "uma vitoria sem espinhas".
    redlegion
    2023-09-25 12h33m por joa-opereira612
    Supostamente disse que "Na champions não mostravas amarelo". Isto é ridiculo e n é razão para amarelo, muito menos vindo do capitão.
    EnormeSCB
    2023-09-25 12h24m por redlegion
    O guião de alguns está preparado para a próxima derrota que tivermos e vão dizer que não houve um expulsão (alegadamente) inventada para nos beneficiar. Como se os chouriços que o AJ que temos tem tido quando ganha no campeonato precisassem de expulsões adversárias.

    Um jogador que é capitão não pode ter aquela atitude e meter a equipa em risco daquela forma. Não teve cabeça e o Boavista caiu a partir de aí.

    O zerozero esteve sem comentários dois dias e mais valia ter continuado se era para ter que vir aqui ler tantos disparates.
    Slbmeireles
    2023-09-25 12h16m por ramiroo
    O lance do penalty de ontem é um bom exemplo. Ele vai ao var e na TV eu vi umas dez repetições da mão na bola; do possível toque na perna do Bozenik que daria falta para nós em vez de penalty vi uma repetição de uma câmera atrás da baliza. . .

    Posso ter sido eu até porque já estava um bocado desligado do jogo e a fazer outras coisas . . . mas mostraram mais imagens ou não? Eu não vi
    EN
    joa-opereira612
    2023-09-25 12h15m por EnormeSCB
    Agora o critério se estiver 1-1 já não é o mesmo para se estiver 2-0? Boa tentativa a tua mas mais valia não teres dito nada.
    joa-opereira612
    2023-09-25 12h15m por redlegion
    E isso invalida o argumento de que prejudicou a própria equipa com uma má atitude?
    Slbmeireles
    2023-09-25 12h10m por ramiroo
    Eu sei que vocês têm 'uma cena' com este gajo e acho que se percebe bem do que ele tem medo quando apita certos jogos ou a quem quer agradar. E há outros como ele.

    Mas para mim, sinceramente, o problema nem tem tanto a ver com clubes ou com ganhar um ou outro. Isto acontece muito mais para favorecer interesses pessoais de negócios de certas personagens e quem está a ocupar o palco 'indevidamente' está ali a estorvar



    Ruben_Ferreira
    2023-09-25 12h08m por joa-opereira612
    ASD, Bruno Paixão, Manuel Mota, Martins dos Santos, Duarte Gomes, João Capela. Tudo igual! ASD é tao bom quanto Pedro Proença, ou seja nada, melhor era o Marco Ferreira e convidaram no a sair!
    EnormeSCB
    2023-09-25 12h03m por joa-opereira612
    Convém dizer que o Niakite foi expulso quando levavam 2 nas lonas. Ontem o Perez foi expulso com 1-1, e era capitão, mas boa tentativa!
    Pior arbitro Portugues
    2023-09-25 12h00m por joa-opereira612
    ASD é o pior arbitro atualmente na liga portuguesa.
    ramiroo
    2023-09-25 11h47m por slbmeireles
    La esta o que eu disse em baixo. Este arbitro tem por norma favorecer a equipa vizinha da vossa cidade.
    Eu nao digo que nao merecesse amarelo por protestos ontem no vosso jogo, agora quantas vezes este mesmo arbitro teve situaçoes identicas e nao teve o mesmo criterio?
    Eu ja me queixo da arbitragem contra o meu clube, mas sei perfeitamente que os clubes que normalmente estão mais abaixo na tabela ainda sofrem mais.
    Esta na altura de fazer uma limpeza na arbitragem, e ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    BOA 1-1 GVC em direto!
    Boavista: Grande penalidade assinalada a seu favor Acompanhe aqui o Boavista x Gil Vicente em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.