placardpt
FC Porto ganha nos descontos

Há mar e mar...

... Há ir e voltar. Otávio foi, não se sabe se volta. Moutinho tinha ido e, provavelmente, vai agora voltar. O futebol é cada vez mais fértil nas movimentações, impossíveis de contrariar pelos clubes que resistem aos investimentos externos. Por um bem comum: o dos adeptos. Esses não vão, não saem e também não se esquecem de quem tanto deu, como mostrou o mar azul que lotou o Dragão. A crónica é sobre o jogo, a gratidão é sobre o Baixinho, que deixa o FC Porto mais endinheirado na banca, mas mais pobre em campo.

Sobre ir e voltar, há um Farense que prefere ficar. Na Primeira, neste caso. E agarrar-se-á a tudo, como se viu neste jogo, em que deu imenso trabalho ao FC Porto, chegou a ter o empate na mão e até podia ter tido a vitória nas duas. Sobretudo na segunda parte, com igualdade no marcador, levou ao limite a paciência dos adeptos portistas, que também não tiveram nos seus jogadores o melhor jogo. Seria pelo inicial réu Marcano, mal no golo sofrido, a vitória, com uma aparição na área a elevar o belo trabalho de Gonçalo Borges, desequilibrador cada vez mais importante para Sérgio Conceição.

A época não se prevê fácil para ninguém. Para o FC Porto, sem Otávio, garantidamente vai ser mais difícil. Mas, na história do ir e voltar, nada abranda a vontade global de ser outra vez campeão.

Parecia fácil...

O primeiro desenho de Conceição, a ver desde a bancada, no pós-Otávio apresentou Nico González para adepto ver. Sem o 25, Pepê subiu no terreno, já com João Mário à direita, mas foi pela esquerda que surgiram os primeiros momentos, através da velocidade de Zaidu e Galeno, com a qual os algarvios não souberam lidar. Houve o golo de Toni Martínez e mais uma série de lances de desequilíbrio, que perspetivavam uma superioridade inequívoca.

Toni Martínez abriu o ativo @Peter Spark / Kapta+
O Farense, expectante e à procura de contra-atacar, teve meia hora de aflição. Tentou resolver com muitas bolas para fora, só que até aí se viu em apuros, nomeadamente em pontapés de canto aos quais teve muita dificuldade em responder com organização.

O golo cedo e a instalação portista no meio-campo contrário fizeram prever uma tarde tranquila, só que não foi bem assim.

Rui Costa empatou @Peter Spark / Kapta+
Com alguns erros na zona medular, os dragões expuseram-se a contra-ataques, que começaram por ser inconsequentes, mas que melhoraram ao longo do primeiro tempo. Chegaria o golo, por um ex-FC Porto (Rui Costa), exemplificativo de um momento mais apagado de Marcano, e a premiarem a audácia de uma equipa que, pese embora os nomes modestos, mostrou fibra e coragem. Por mais que, pelas oportunidades e caudal, os portistas pudessem estar a ganhar, o intervalo tinha resultado adverso, como na primeira jornada, em Moreira de Cónegos (aí com derrota).

... E foi bem difícil

Uma reação enérgica para o segundo tempo era o esperado, mas demorou a acontecer. Por mérito do Farense, sereno e confiante a ter bola, e por demérito de um FC Porto que procurou a dinâmica de Pepê, estranhamente apagado e errático.

O desespero @Peter Spark / Kapta+
Teve de ser, pois, pela velocidade na esquerda a procura de novos desequilíbrios. À conta disso, Toni Martínez teve excelente hipótese de bisar. Gonçalo Borges iria a jogo também para aí, com recuo de Galeno, e tentou criar o que só João Mário, aqui e ali, conseguia - bom remate à trave.

Pelo meio, paragens e mais paragens. Uns dirão que é anti-jogo puro, outros dirão que tal é uma forma de esbater diferenças entre equipas, mas todos dirão que foi perfeito para o Farense e de enorme irritação para o FC Porto. O público desesperou, como também o fez com as más ações de vários jogadores.

O alívio @Peter Spark / Kapta+
Quando o jogo foi para descontos (e 12 minutos adicionais pareceram escassos), viu-se uma atípica fase de controlo ofensivo do Farense, que até podia ter sido feliz com melhor definição no último terço. Nessa altura, alguns chegaram mesmo a abandonar os lugares e o estádio.

Não puderam, pois, assistir à decisiva criatividade de Gonçalo Borges pela direita, a servir Marcano para o golo que rebentou o estádio de alegria e alívio.

Custou, custou bastante e vai custar algumas vezes, mas a vitória chegou.

U Domingo, 20 Agosto 2023 - 18:00
Estádio do Dragão
Cláudio Pereira
2-1
Toni Martínez 13'
Iván Marcano 90'
Rui Costa 45'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 2
Lances Capitais
13´
GOLO FC Porto!
Toni Martínez marca
Toni Martínez marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Toni Martínez marcou o seu 30º golo na equipa (117 jogos)
45´
+1
GOLO Farense!
Rui Costa marca
Rui Costa marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
90´
+10
GOLO FC Porto!
Iván Marcano marca
Iván Marcano marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Iván Marcano marcou o seu 29º golo na equipa (250 jogos)
A Chave

Entrada de Gonçalo Borges: perante as constantes más decisões de Galeno e sobretudo Pepê, era preciso outro desequilibrador e o português foi isso mesmo. Se não foi o homem do jogo, andou lá perto.

O Árbitro

Arbitragem exigente e complicada, mas globalmente bem conseguida. Não foi ao pormenor de apitar toquezinhos insignificantes. Pouco podia fazer em relação às constantes paragens, exceto ter dado mais tempo de compensação, que se justificava.

O Melhor
Meio-campo algarvio

Aqui, José Mota foi superior. O seu tridente de meio-campo, experiente, mas muito disponível, soube interpretar muito bem o jogo e criou bastantes dificuldades aos azuis e brancos. Não só a anulá-los, como também em constantes subidas ao último terço, com vários homens.

O Pior
Falta de fio

Pepê esteve uma nulidade e Galeno foi quebrando aos poucos. Faltou muita qualidade ao FC Porto para criar desequilíbrios pelo corredor central, algo a que o mau momento de Taremi também não é alheio. Muito trabalho para Sérgio Conceição, agora que já não há Otávio.

Forma
FC Porto
2023/2024
3J
2V
0E
1D
4-4G
Farense
2023/2024
4J
1V
1E
2D
5-8G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto continua 100% vitorioso nas receções ao Farense: venceu os 26 jogos realizados em casa diante dos algarvios
FC Porto soma a 2.ª vitória no campeonato: 4.ª época consecutiva que vence nas 2 primeiras jornadas da prova

Fotografias(38)

FC Porto x Farense
Liga Portugal Betclic: FC Porto x Farense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
FARENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
DI
Rola_a_Bola
2023-08-21 16h01m por Diego_Forlan
Nao sei qual é o tamanho das escadas da tua casa mas devem ser grandes
O Galeno apenas um degrau abaixo do Hulk é dos maiores absurdos que já ouvi sobre futebol.
Bad_Company
2023-08-21 15h24m por One82
Até o Artur empenou os rins ao Maldini.
Bad_Company
2023-08-21 14h30m por Inuyashapt
O clube assim nos habituou, comprar barato e depois de alguns anos vender caro. Eu não festejo vendas milionárias até porque não entra nada no meu bolso, mas também não sou maluco de achar que o Porto não precisa de vender ou que os jogadores irão fazer cá carreira. Os muito bons ficam pouquíssimo tempo e logo vem um clube endinheirado das Big 5 ou agora das arábias contrata-los.

Por isso, se tiver que vender o Taremi para não ter problemas de tesouraria durante o ano eu vendia.
Stelio_Kontos
2023-08-21 14h26m por Inuyashapt
Aquela cueca do Rui Costa ao Marcano é qualquer de espetacular, e o remate dele só parou no fundo da baliza. É por coisas assim que se percebe porquê de ser o ponta de lança da seleção nacional. . . Como é possível que o Porto não aproveitou esse portento lol
FC
Porto
2023-08-21 14h23m por Fcpflaw2506
Fizemos um jogo competente onde o GK da equipa adversária estava em dia sim, senão podiamos ter ganho o jogo mais facilmente. Temos que ser mais assertivos na finalização pois não podemos criar 7 ou 8 oportunidades e marcar apenas 1. Gostei de ver o Nico, nota-se que ainda falta entrosamento com a equipa mas foi bem melhor que Grujic que cá está há muito tempo. Gonçalo entrou bem e Pepê esteve um desastre ontem mas acredito que seja uma exceção pois vai ter que se adaptar a este novo papel....ler comentário completo »
Galeno e Hulk
2023-08-21 13h04m por petitor
Comparar Galeno com Hulk e preciso ser mesmo muito criativo.
Galeno faz jus ao ditado "em terra de cego quem tem olho é rei"
Há falta de melhor ele até aproveitou as oportunidades com números razoáveis, no entanto falha muito nos momentos de decisão.

Não e comparável com um Varela, Quaresma, James etc

Tenho dúvidas que esteja ao nível do Tarik

E comparável ao Mariano Gonzalez
Rola_a_bola
2023-08-21 12h55m por jogasimples
"Galeno está apenas um degrau abaixo do Hulk"

Um degrau da altura dos clérigos. Um gajo lê cada coisa.
pedrinho_dgl
2023-08-21 11h42m por Inuyashapt
Ah percebi mal então desculpa. Concordo, o Mbemba era o melhor central do Porto, ainda andava meio mundo iludido com o Pepe e já eu o dizia. Rápido, jogava bem na antecipação, forte em jogadas de 1vs1 e ainda sabia construir. Substitui-lo pelo Marcano foi um belo de um downgrade.
Inuyashapt
2023-08-21 11h23m por pedrinho_dgl
Sim, eu sei. Só estava a referir que acho que o ultimo central a que ficou sem substituto à altura foi o Mbemba e não o Felipe. Pq até acho que o Mbemba foi uma boa aquisição, só foi pena o tempo que demorou a pegar devido à lesãom
Borges
2023-08-21 11h17m por One82
O Gonçalo Borges tem que fazer o seu caminho e aproveitar, não é só uma vez é várias vezes. O James tb foi 1 ano suplente do Varela. . .
Já vi MT choradeira sobre vários jogadores que pouco ou nada mostraram e que dps de saírem pouco fizeram e demonstraram que a não aposta no Porto tinha a sua razão, como o Tomás Esteves que está no fabuloso. . . Pisa
pedrinho_dgl
2023-08-21 11h13m por Inuyashapt
O Felipe fez dupla maioritariamente com o Marcano e Reyes no primeiro ano de Sérgio Conceição, e com Militão e Pepe no segundo. Nunca fez dupla com Mbemba até porque o jogador congolês teve uma lesão grave pouco tempo após assinar pelo FC Porto. Mas quem me dera, Felipe e Mbemba seria uma dupla do carallo.
One82
2023-08-21 11h08m por Inuyashapt
Uma coisa te garanto, sem jogar de certeza que o Gonçalo não será mais consistente que o Galeno.
RSoares66
2023-08-21 11h06m por pedrinho_dgl
Felipe?? Eu diria Mbemba, pq este ultimo formou uma dupla muito importante com o Pepe.
Morelos
2023-08-21 11h01m por One82
Nem na Liga escocesa tem números extraordinários e queriam para o Porto. . . . Juízo, muito juizo
Errata
2023-08-21 10h57m por One82
* jogadores como Hulk, James, Diaz conseguiram melhor, os outros nem perto desses números ficaram, só o Brahimi se aproximou.
Galeno
2023-08-21 10h55m por One82
O ódio que vejo ao Galeno é irracional para um jogador com os números que ele tem. No ano passado fez 15 golos e 6 assistências, para um extremo é muito bom e no Porto é só jogadores de nível mundial como Hulk, James conseguiram perto. O pecado do Galeno é falhar muito mesmo assim.
Mesmo no jogo de ontem fez uma assistência e já o querem por no banco.
Acham mesmo que o Borges vai ter mais consistência que o Galeno!?!?! Pensem bem, deixem o jogador crescer.
Drone3
2023-08-21 10h38m por Johnnythecreator
Sim, basicamente Morelos, é a mesma coisa que o Dragon Ball Z, naqueles mais de 40 episódios que deu, em que o Sungoku tenta derrotar o Freeza, mais de 40 episódios se deram até que o óbvio aconteceu . Neste caso do el Buffalo, não se sabe se acontecerá, mas era engraçado. No caso do Galeno, lá está, até o próprio Conceição já o coloca lá com o Gonçalo em campo, porque não fazer isso sempre? Penso que seria o mais correto ( na minha modesta opinião claro ) . Saudações Portistas
Jogo
2023-08-21 10h24m por davoli
Exibição morna, boa entrada no jogo mas dps relaxaram demasiado. Marcano ofereceu um golo ao adversário e lá se redimiu no fim.
Pepê desiludiu na posição do Otávio pq não é o Otávio, tem características diferentes e há que dar tempo pra se reajustar.
Está na hora de deixar o Galeno a descansar uns joguitos no banco pra ver se aprende a tomar decisões acertadas e apostar no Gonçalo, mt irreverente ontem gostei.
Uma palavra de apreço pro bom regresso do João Mário após...ler comentário completo »
FCPorto
2023-08-21 10h17m por Johnnythecreator
Jogo sempre muito atacante por parte do Porto, mas continua com a mesma falta de criatividade no último terço. Quando finalmente entrou o Gonçalo, lá colocou a sua magia e oferece um golo de caras ao Marcano.
Este rapaz devia jogar mais vezes, e talvez possa recuar o Galeno para lateral esquerdo, como aconteceu ontem.
De resto, jogo realmente muito atacante, mas sempre com aquele sofrimento, ao qual infelizmente, este Porto nos tem habituado nos últimos tempos. A vitóri...ler comentário completo »
Rsoares
2023-08-21 10h06m por petitor
O clube sempre continuou a vender os melhores, sempre foram compradas alternativas e o clube continuou a ganhar.

Agora não podemos pedir as mesmas dinâmicas com jogadores diferentes, ou mudar para um 4 2 3 1 parece-me o mais acertado, ou então para um 4 3 3 mas temos muita gente na frente, e falta alguma qualidade extra no plantel
Defesa Direito
2023-08-21 10h00m por petitor
Acho que João Mário será o titular, quando ganhar forma será dos jogadores mais preponderantes da equipe. Temos de ter uma alternativa credível, e se for um empréstimo melhor, pois espero que o Martim Fernandes seja aposta de Folha este ano para crescer na B, e para o ano poder subir a equipe A, ainda ontem com o Belenenses foi dos melhores da nossa equipe, assim como o Vasco Sousa
Fcporto
2023-08-21 09h26m por mihaly_siska
Precisamos de um DD segundo se diz é Jorge Sanchez eu preferia o Pedro Malheiro, dois médios João Moutinho e Ivan Jaime, se sair o Zaidu gostava do Leonardo Lelo ou o Nuno Tavares e acho que vai sair o Taremi aí não vejo necessidade de ser substituído temos Toni, Fran, Evanilson e Namaso.
Quanto ao Gonçalo Borges este ano vai rebentar e já agora muita atenção ao Vasco Sousa acho que vai aparecer e quem sabe não está ali outro "baixinho". . .
Porto
2023-08-21 08h26m por petitor
Vamos ver o que acontece até ao fim do mercado, não sei até que ponto o modelo de jogo não terá de ser revisto, pois acredito mesmo que Taremi ainda sai, o homem já não está cá com a cabeça, Pêpê não e médio interior, e um extremo polivante que desenrasca mas não e o Otávio e André Franco não tem qualidade para o Porto. Logo acho que SC vai ter mais uma vez que se reinventar.

Se for justo tem de dar a titularidade ao Gonçalo Borges, tem feito por merecer, João Mário novam...ler comentário completo »
Futebol português
2023-08-21 06h58m por falcom5ever
Passam o tempo no chão a perder tempo, depois na Europa são atropelados por Celjes, Branns ou qualquer outra equipa de agricultores
Que coisa pobre. . .
2023-08-21 03h38m por champions2004
Eu sei que ficamos sem dois médios, mas tenho de perguntar:
Esta equipa esteve a jogar às cartas na pré epoca?
Parece que ainda estão de férias.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Após longas paragens
O Real Madrid anunciou, no passado domingo, a lista de convocados para a partida diante do Bayern München, a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões. ...