placardpt
    Sporting venceu Boavista por 3-0

    Uma letra para abrir o livro

    Números modestos para um grande, mas que não deixam de merecer destaque, tendo em conta que é a primeira vez esta época que o Sporting vence quatro vezes consecutivas para a Liga. Depois de Chaves, Estoril e Portimonense, a equipa de Rúben Amorim bateu o Boavista, por 3-0.

    Num jogo de sentido único, em que o Boavista não só foi presa fácil como pareceu desde cedo entregue às incidências da partida, os leões tiveram momentos de brilhantismo, mas o destaque da noite aconteceu quando Nuno Santos abriu o marcador com uma letra candidata a golo do ano.

    Prefácio

    Este Sporting ainda vai ter de lutar muito para chegar ao pódio da Liga e para estar na Liga dos Campeões da próxima época, mas a equipa de Rúben Amorim atravessa a melhor fase da época, mesmo que seja eliminada pelo Arsenal na quinta-feira.

    Além do destaque evidente para alguns jogadores que irão ser referidos nos parágrafos que se seguem, coletivamente este é mesmo o melhor Sporting da temporada. A equipa de Rúben Amorim já teve fases em que conseguiu mais vitórias consecutivas, mas esta é a fase em que mais convence. Com um 3-4-3 cada vez mais convertido em 4-4-2, há um leão diferente na reta final da época.

    Suficiente para ainda lutar por alguma coisa em 2022/23? Talvez não, mas, como aconteceu na época que antecedeu o título, os leões parecem estar a construir as bases para o futuro próximo.

    A letra de Nuno

    Historicamente, o Boavista não consegue ser feliz em Alvalade. Se leu os livros anteriores destes duelos entre leões e panteras, sabe que os axadrezados até conseguem bons resultados no Bessa (aconteceu na primeira volta), mas em Alvalade só por uma vez venceram em jogos do campeonato.

    No entanto, a fase positiva na Liga, sem pressão e com possibilidade de olhar para cima, dava alguns bons sinais aos adeptos axadrezados. Só que logo ao primeiro minuto, os sinais foram bem diferentes.

    Ugarte voltou ao onze após cumprir castigo para a Liga Europa @Kapta+

    Logo nas primeiras linhas deste livro, a equipa de Rúben Amorim entrou com tudo e foi com uma das novas personagens, Chermiti, que acertou na trave logo no primeiro lance da partida.

    O mote foi dado nesse momento. O Sporting assumiu por completo o papel de ator principal desta trama e o Boavista subjugou-se ao estatuto de ator secundário, muitas vezes quase de figurante.

    Foi nessa fase que os leões assumiram o jogo com mais intensidade. Qualidade nas saídas, domínio do meio-campo e espaço para Edwards e Pedro Gonçalves em zonas interiores. Ao fechar o primeiro capítulo, a letra de Nuno Santos. Um gesto muitas vezes utilizado para assistir, que nesta história teve um novo destino: o fundo das redes de Bracali. O melhor é recorrer ao auxiliar multimédia (veja o golo).

    Desfecho previsível

    Se por vezes encontramos, perdidos na estante, livros que começam com uma história interessante, mas acabam por ficar marcados por aquele plot twist, avisamos que este não foi o caso.

    O Boavista nunca conseguiu aparecer na história deste jogo e só na segunda parte, perante alguma desconcentração da equipa leonina, foi possível ver a equipa de Petit aparecer junto do estreante (na Liga) Franco Israel.

    Uma pantera sem garra, que não causou dificuldades algumas à equipa leonina, bem pelo contrário. Com o Sporting por cima do jogo, um autogolo de Salvador Agra em cima do intervalo facilitou ainda mais a tarefa dos leitores. O final começava a ser previsível.

    Axadrezados correram sempre atrás do leão @Kapta+

    Ainda com metade do livro por ler, dificilmente havia quem acreditasse, tendo em conta o que foi a primeira metade, que a história mudasse por completo a partir daqui.

    Petit mexeu algumas peças à procura de coisas diferentes, mas só mesmo o Sporting foi quebrando a monotonia, com Esgaio, patinho feio em livros anteriores, a entusiasmar com uma bola à trave, de pé esquerdo.

    Para o fim, Amorim descansou jogadores a pensar na Liga Europa e nos jogos que se seguem (havia vários jogadores em risco). Nas últimas páginas, houve ainda tempo para o golo final de Paulinho. Logo a seguir, o árbitro apitou e o Sporting venceu o Boavista pela 51.ª vez em sua casa. Previsível? Há livros assim.

    U Domingo, 12 Março 2023 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    João Pinheiro
    3-0
    Nuno Santos 17'
    Paulinho 90'
    Salvador Agra 44' (p.b.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 24
    Lances Capitais
    17´
    GOLO Sporting!
    Nuno Santos marca
    Nuno Santos marca o seu 7º golo na prova (21 jogos)
    Nuno Santos marcou o seu 26º golo na equipa (123 jogos)
    44´
    GOLO Sporting
    Salvador Agra marca na própria baliza!
    90´
    +3
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 4º golo na prova (17 jogos)
    Paulinho marcou o seu 31º golo na equipa (92 jogos)
    A Chave

    A boa entrada do Sporting, demonstrada no remate de Chermiti aos ferros, foi o mote para um jogo dominante por parte da equipa de Rúben Amorim.

    O Árbitro

    Algumas dificuldades na gestão da partida. Bem ao não assinalar penálti sobre Trincão, mas muito mal ao interromper uma jogada de golo para o Sporting para pedir assistência a um jogador do Boavista. 

    O Melhor
    Domínio em grande estilo

    A entrada foi uma espécie de prefácio para o que seria o livro desta partida. O Sporting foi dominante, controlou o jogo com bola e teve momentos de grande brilhantismo. O golaço de Nuno Santos, de letra, roubou o show.

    O Pior
    Dificuldades axadrezadas

    Vencer em Alvalade seria difícil, até porque em tantos confrontos, só por uma vez o Boavista conseguiu esse feito para o campeonato, mas a equipa de Petit foi pouco competitiva e acabou por nunca entrar em jogo.

    Forma
    Sporting
    2022/2023
    40J
    24V
    5E
    11D
    84-39G
    Boavista
    2022/2023
    29J
    10V
    7E
    12D
    32-43G
    Sabia que...by playmaker stats
    Há mais de 16 meses que o Sporting não estava 3 jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga Portuguesa.
    Há 8 épocas consecutivas que o Sporting não sofre golos do Boavista em Alvalade.
    O Sporting conquista pela primeira vez 4 vitórias consecutivas na Liga bwin 2022/23.

    É o melhor registo dos verde e brancos desde as última 4 jornadas da temporada anterior.
    Há 5 jogos em Alvalade que os leões não marcavam 3+ golos numa partida.

    O Sporting aplicou a 9.ª goleada da temporada em casa (45% dos jogos realizados)
    O Sporting iguala a sua melhor série de invencibilidade nesta temporada: 7 jogos sem perder.

    Fev./Mar. 2023: 5 vitórias, 2 empates (4J Liga, 3J UEFA)
    Nov./Dez. 2022: 7 vitórias (4 JTaça da Liga, 3J Liga
    O Sporting soma a 15.ª vitória consecutiva frente ao Boavista em Alvalade.

    Os leões no novo estádio só sabem vencer os axadrezados (15 vitórias em 15 jogos)
    Paulinho marcou nos dois jogos realizados em Alvalade frente ao Boavista.
    Desde dezembro que Paulinho não marcava em 3+ jogos consecutivos, o melhor registo pelo Sporting.

    O avançado leonino igualou os 14 golos apontados na época anterior pelos verde e brancos.

    Fotografias(26)

    Liga BWIN: Sporting CP x Boavista FC
    Liga BWIN: Sporting CP x Boavista FC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BOAVISTA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Nuno Santos
    2023-03-13 16h51m por Bluestorm
    também acho que Frei Nuno (aquele penteado parte-me todo!) deveria ser chamado à seleção. Está numa boa forma, faz muito bem o corredor esquerdo, e depois tem aquela raça que gosto de ver nos jogadores, ao contrário por exemplo do Pote, que vai para um jogo de futebol, como quem vai ao Rivoli para ver um concerto sem empenhar o anel de rubi.
    Melkor
    2023-03-13 16h25m por fcpflaw25
    Tens que levar o jogador pela forma atual. Neste momento o Galeno está um bocado acima do Nuno Santos, mas com isto não quer dizer que seja convocado, até porque nessa posição estamos bem.
    Agora, eu sempre o defendi desde que veio para o Porto. Este ano evoluiu, e se continuar a evoluir assim , poderá dar o salto para um clube melhor que o merece, é um rapaz humilde.
    Fcpflaw06
    2023-03-13 16h14m por Melkor
    Não deixa de ser diferente. Por muito que digam que é igual, não é. . . E não sou contra, o problema de Galeno e também do Nuno Santos, é que existem muitas opções de qualidade para a posição que ocupam. E é óbvio que o que os jogadores fazem no passado conta, desde que Nuno Santos chegou ao Sporting tem sido regular, apesar de não ser indiscutível, como já disse, e lembro que Galeno há pouco tempo atrás para os portistas não tinha qualidade para jogar no Porto.
    Melkor
    2023-03-13 14h41m por fcpflaw25
    Em primeiro lugar, Galeno aos olhos da lei, é tanto português como o Nuno Santos. Segundo, o galeno também está a fazer uma bela temporada (14 golos e 3 assistências). Vai-se convocar os jogadores agora por coisas que fizeram em temporadas passadas? Então o Ronaldo tem que ser convocado eternamente. Há jogadores superiores para a posição dele, acho que isso é mais que claro. Se for um 3-4-3 poderá fazer sentido a sua inclusão.
    Não merece mais?
    2023-03-13 13h26m por Melkor
    Em primeiro lugar Nuno Santos é português, por isso, merece tanto como os outros, depois também está a fazer uma boa temporada (8 golos e 7 assistências), e nos anos anteriores os números dele foram muito interessantes, ainda por cima, quando não é titular indiscutível. Por isso, não faz sentido dizer que não merece ser chamado para a seleção.
    yousandro
    2023-03-13 11h25m por fcpflaw25
    Mas não concordo que mereça mais que Galeno. Galeno está a fazer uma bela temporada, e agora tem andado mais discreto por causa da fadiga que está a acusar.
    fcpflaw25
    2023-03-13 11h18m por yousandro
    pelo que se tem falado o Martinez vai nos por a jogar em 5-2-3/3-4-3 como jogava na Bélgica
    yousandro
    2023-03-13 11h03m por fcpflaw25
    Para que lugar? Extremo? Há melhores que ele. Defesa? Nem pensar. Portugal ainda não joga em 3-4-3 para ele ser util.
    Nuno Santos
    2023-03-13 10h43m por yousandro
    mais que Chermitis ou Galenos, este sim merecia uma chamada à seleção
    GatoPreto
    2023-03-13 09h00m por reginacosta
    👍
    Jogo
    2023-03-13 08h34m por Melkor
    Uma boa vitória, num jogo tranquilo, com direito a um grande golo do Nuno Santos. No final, ainda deu para poupar alguns jogadores para o jogo com o Arsenal, melhor só se o Braga tivesse perdido. É continuar a vencer e esperar que o Braga perca pontos. . . Ontem Nuno Santos esteve muito bem e não foi só pelo golo, Diomande também dá bons sinais, parece que foi uma contratação acertada, tem tudo para ser um grande defesa central, Chermiti mostra muita vontade, mas, por vezes, parece...ler comentário completo »
    Sporting
    2023-03-13 08h21m por elpinguinoloco
    Fica em 4º lugar e está perfeito para eles.
    SCP
    2023-03-13 07h17m por moumu
    Fico triste mas parabéns ao SCP esteve sempre por cima e não deu hipótese, acho que temos bom plantel e não há razões para preocupações, é tentar somar o maior numero de pontos até ao final da liga.
    GatoPreto
    2023-03-13 01h46m por Maxaqueen
    Se se tratassem de comentadores parciais mas com qualidade, até se podia deixar passar.
    Agora, o problema é mesmo a falta de qualidade do comentário.
    No caso do Vidigal, hoje foi mesmo muito fraquinho.
    Até para antever qual seria o trio defensivo no jogo com o Arsenal em Londres meteu o Esgaio como. . . central do meio, para espanto do comentador principal da SportTV.
    Jogo
    2023-03-13 00h42m por pedrinho_dgl
    Resultado justo num jogo de sentido único durante toda a partida. Os golos apareceram em boa altura e isso ajudou a consolidar o resultado e a gerir o jogo. Ainda assim, voltaram se a falhar muitos golos fáceis. Valeu pelo golo do Nuno, uma obra de arte.
    Individualmente, destaco o Nuno Santos, fez mais um grande jogo e dinamizou muito o ataque do lado esquerdo, do lado direito Edwards e Esgaio também causaram estragos. Interessante como o Amorim criou uma dinâmica de jogar com o...ler comentário completo »
    DI
    Sporting
    2023-03-13 00h07m por DiegoCisse
    O Di Maria apontou um de letra ha uns anos, mas devo confessar que este do Nuno Santos foi melhor. Assim sendo, o Sporting torna a suplantar o Benfica e conquista o seu 3 titulo da epoca, a seguir ao titulo de finalista vencido na Final da Taca da Liga e ao titulo do empate a 2 em casa com o Arsenal.
    Paciência
    2023-03-12 23h17m por Kurika
    Com a vitória em Paços, ficámos com a época feita e acho que os próprios jogadores já sentem isso. Não vamos andar a lutar por Europas (para a qual, provavelmente, nem nos inscrevemos), portanto é tentar terminar o mais acima possível.
    Se possível, igualar os 45 pontos da época do Jorge Simão, mas mesmo isso parece-me muito improvável (tínhamos de ganhar metade dos jogos).
    Conseguir um fim de época digno e, depois em Junho, não sermos surpreendidos por manigâncias de sec...ler comentário completo »
    Nuno Santos
    2023-03-12 23h09m por Portosempre
    Golo do ano!
    Saudações Portistas
    1º Golo
    2023-03-12 22h59m por berdinho
    O golo do N. Sntoé o melhor do campeonato e devia discutir o Puskás.
    ZY
    Sporting
    2023-03-12 22h54m por zyxw4321
    Jogo calmo, algo não muito comum esta época. Agora é esperar que dê para montar uma equipa competitiva com o Arsenal, sabendo de antemão que Coates e Morita não podem ajudar.
    Correção ZZ
    2023-03-12 22h54m por berdinho
    "Este Sporting vai dar tudo para estar na Liga dos Campeões da época passada"?

    Texto retirado do zerozero.pt
    https://www. zerozero.pt/news. php?id=454136

    Bluestorm
    2023-03-12 22h53m por reginacosta
    Estava à espera de mais profissionalismo. Enfim, é o que temos. . .
    Sporting vs Boavista
    2023-03-12 22h35m por OJaime_Pacheco
    Sporting continua a perseguição ao Braga e que irá torcer por uma vitória do Porto no próximo jogo.

    Não precisou de correr muito hoje e desejo boa sorte para o jogo de quinta pois vão precisar.
    Jogo
    2023-03-12 22h34m por reginacosta
    Parabéns ao Sporting. Vitória inquestionável. Desejo os maiores sucessos para a jornada da liga dos campeões. Não posso deixar de lamentar os comentários tendenciosos da sport tv. Escusados e, por vezes, de muito mau tom ao referir-se ao meu clube.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...