placardpt
    FC Porto com vitória clara sobre o Sporting

    Super-Porto!

    Os super-heróis vestem capas de todas as cores. No Porto, vestem de azul e branco. Era clássico e num clássico há sempre maior noção de superioridade. Foi isso que se viu no Dragão, de Diogo Costa a Galeno, de Conceição à bancada. Não foi um FC Porto a massacrar o adversário. Foi, isso sim, uma equipa muito ciente do que fazer em todos os momentos do jogo, a saber quando tinha de se encolher e quando tinha de esticar, a aproveitar tudo o que o adversário lhe foi dando. No fim, o FC Porto voou, como os super-heróis. Como o dragão, que tanto tem voado. Haverá quem pare este FC Porto?

    Nas amarras clássicas

    Vai ser um grande jogo, cheio de bons lances? Vai ser uma espécie de guerrilha, cheia de conflitos e quezílias? Podia dar para qualquer lado, podia ser jogo das duas faces. Um clássico é sempre um clássico e, por serem as que têm vencido ultimamente e as que mais se têm batido por ganhar troféus, com este FC Porto e este Sporting o ambiente tem sido ainda mais escaldante. Ora para jogaços, ora para comportamentos menos bonitos. Este não foi o jogo mais bonito que já se viu entre ambos, mas o caldo também nunca entornou. No fundo, viu-se um clássico moderadamente bom. E valeu a pena.

    Bruno Costa jogou na vez de Grujic ©Peter Spark / Kapta+
    Matheus Nunes não esteve, se bem que a sua ausência tenha sido um dos pontos atrativos para este duelo. Amorim mostrou, com palavras, que não gostou da sua venda. Por outro lado, mostrou, com quem meteu em campo, que soube encontrar solução. Morita é bem diferente, mas permite a Ugarte mais incursões pelo campo com bola. (Ainda) Não tem a qualidade de condução do luso-brasileiro, embora apresente pontos interessantes.

    O que quer isto dizer em relação ao jogo? Que não foi um Sporting acanhado, como se derramasse lágrimas de lamentações. Pegou no jogo, quase sempre a sair curto e apoiado, o que também não significou um problema ao FC Porto - tinha-se dado muito bem contra o Marítimo, que também o tinha feito há 15 dias neste palco. Pressionar o Sporting não garante tanta percentagem de sucesso, por isso viu-se o conjunto leonino a sair muito bem no início e no fim da primeira parte, altura em que criou boas oportunidades para marcar: o poste tirou primeiro, Diogo Costa tirou a seguir, nos descontos, por duas vezes. E saiu muito aplaudido por isso.

    E o meio? Foi do FC Porto. Mais possante, mais capaz nas bolas paradas, a equipa de Sérgio Conceição foi também mais perigosa durante boa parte desse tempo. Pecou no último passe, tantas vezes impeditivo de mais oportunidades claras de golo. Mas chegou à vantagem, num lance em que Adán não fica isento de culpas, e agarrou-a bem.

    Evanilson fez o primeiro ©Peter Spark / Kapta+
    Pode ter parecido que, no arranque da segunda parte, seria mais difícil. O Sporting tentou ter mais velocidade com bola, o que foi conseguido, e mais capacidade no último terço, o que não aconteceu. Edwards andou por lá e fez o que lhe terá sido pedido, mas fica difícil achar que assim uma equipa vai ser capaz de ombrear com os outros dois pelo título.

    Na verdade, poucos sobressaltos foram criados, durante um largo pedaço da segunda parte, a uma defesa com grande dose de autoritarismo e veterania.

    Depois... bem, depois entrou Galeno

    Na hora de ir ao banco, Sérgio Conceição foi bem mais feliz do que Rúben Amorim. De lá veio Eustáquio, para substituir um discreto Bruno Costa (podia ter marcado, ainda assim), e veio um elétrico Galeno, fulgurante na forma como arrumou com o jogo.

    O penálti de Porro ©Peter Spark / Kapta+
    Primeiro, ia marcar de cabeça, só que Porro meteu as mãos e foi expulso. Uribe tratou do penálti e, contra 10, o jogo ficou definitivamente na mão. A seguir, e já depois de Diogo Costa ter feito enorme intervenção a Fatawu, ganhou novo penálti e ele próprio concretizou-o, com força e determinação, a mesma com que entrou em campo. Vai dizendo a Sérgio Conceição que é mais do que um suplente de luxo.

    E o jogo acabou ao som de olés e de apelos para a ida para a festa. Porque a plateia portista tem, sem qualquer dúvida, razões para festejar.

    U Sábado, 20 Agosto 2022 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Nuno Almeida
    3-0
    Evanilson 42'
    Matheus Uribe 78' (g.p.)
    Wenderson Galeno 86' (g.p.)
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 3
    Lances Capitais
    42´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    Evanilson marcou o seu 28º golo na equipa (74 jogos)
    75´
    Cartão vermelho para Pedro Porro (Sporting) Pedro Porro vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
    78´
    GOLO FC Porto
    Matheus Uribe marca de grande penalidade!
    Matheus Uribe marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    86´
    GOLO FC Porto
    Wenderson Galeno marca de grande penalidade!
    Wenderson Galeno marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Duplo Diogo: antes do intervalo, Diogo Costa brilhou a grande altura com duas grandes defesas, a remates de Trincão e de Inácio. Um período que se revelou vital, até por ser antes do descanso.

    O Árbitro

    Arbitragem bem conseguida, a segurar bem o jogo. Ficam dúvidas numa queda de Otávio na primeira parte e pareceu exagerada a falta que antecedeu o golo de Verón, que foi anulado. Bem nos penáltis e na expulsão de Porro.

    O Melhor
    Que entrada de Galeno!

    O extremo vai sendo suplente, mas até quando? Mais uma excelente entrada, mais um jogo em que foi decisivo. Não o desbloqueou, mas sentenciou-o, ao ganhar dois penáltis e converter um deles. Sérgio Conceição só pode estar feliz com as soluções que tem.

    O Pior
    Falta de fogo na área

    Não havendo Paulinho, é notória a incapacidade da equipa para ter referências entre os defesas contrários. Edwards destaca-se quando sai para fora e joga no um-para-um ou nas tabelas. No meio, perde-se, como é lógico. Não haverá mesmo mais um euro?

    Forma
    FC Porto
    2022/2023
    4J
    4V
    0E
    0D
    12-1G
    Sporting
    2022/2023
    3J
    1V
    1E
    1D
    6-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    6 golos sofridos após as 3 primeiras jornadas da Liga: pior registo do Sporting desde 2003/04 (também tinha 6 golos sofridos e também jogou no Dragão na 3.ª jornada)
    4 pontos após as 3 primeiras jornadas da Liga: pior arranque do Sporting desde 2012/13
    Maior derrota de Rúben Amorim como treinador na Liga Portuguesa
    FC Porto continua 100% vitorioso na Liga 2022/23: não conseguia este registo após as 3 primeiras jornadas desde 2017/18, a 1.ª época de Sérgio Conceição como treinador
    3.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Sporting (todas as competições): não conseguia este registo desde 2003, era José Mourinho o treinador
    Sérgio Conceição passa a ter vantagem nos duelos frente a Rúben Amorim: em 11 jogos entre os 2 treinadores, soma 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas
    Maior vitória no Clássico desde 2014/15, quando o FC Porto venceu também por 3-0
    Nos 14 últimos jogos entre as duas equipas, o Sporting só venceu um
    Na Liga, o FC Porto não perde frente ao Sporting há 12 jogos
    FC Porto invicto frente ao Sporting há 6 jogos (todas as competições)
    Depois de 4 empates consecutivos nos jogos entre FC Porto e Sporting na Liga, volta a haver um vencedor: os portistas venceram por 3-0

    Fotografias(50)

    Liga BWIN: FC Porto x Sporting
    Liga BWIN: FC Porto x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SC
    Acolito_Andrade
    2022-08-22 16h06m por screwlogic
    Não deixa de ser notável uma equipa com 38% de posse de bola fazer mais remates que o adversário.
    SC
    Vic54
    2022-08-22 16h03m por screwlogic
    Verdade, sem dúvida um dos mais inconformados do Sporting, e com a dose certa de raça / agressividade. Acho que há jogadores que apostam mais na "intimidação" na forma como abordam os lances, mas este jogador até o acho muito correto.
    Super-Porto
    2022-08-22 15h18m por Acolito_Andrade
    Super-Porto para um "Super-Frutebol"!

    Bem esteve aquele médio que o Porto têm o Almeida a condicionar o jogo, a partir do quarto de hora secou o meio campo do Sporting por completo.

    De resto estatísticas mais relevantes de um Super-Porto que joga muito, 38% de posse de bola(a jogar em casa), 23 faltas o dobro do adversário (11), mas o adversário com 5 vezes mais cartões.

    Quem viu o jogo bastou 20 minutos para saber a história toda.

    ler comentário completo »
    161_Nicks
    2022-08-21 18h40m por pedrinho_dgl
    "muita gente", imagino a meia dúzia de lenços brancos que se irão ver ao longe.
    É melhor comprarem um lençol!
    Sporting TERRAPLANADO. . .
    2022-08-21 18h19m por Artemis
    . . . para fechar uma semana infeliz para os de Alvalade.

    Esperemos que Varandas não se lembre de vir dizer que o Wolverhampton não lhe roubou a carteira e o telemóvel, mas deu-lhe cabo do romance com o treinador. . .
    Nuno Santos. . .
    2022-08-21 16h53m por GERRARDandRONALDINHO
    Ainda falam do Otávio. . . Que chanfrado. . .

    O Ádan a tentar destruir a marca de penalty. . . Como anda este futebol português. .
    Mais um "clássico" à portuguesa. . .
    2022-08-21 15h47m por GERRARDandRONALDINHO
    Ugarte podia ter sido expulso por uma falta grave sobre o Otávio. . . Coates podia ter sido expulso após o lance do 1-0, já depois do Evanílson ter metido a bola na baliza. . .
    O Luís Neto podia ter sido expulso ainda antes do 1-0 com uma falta perigosíssima sobre o Otávio. . . .

    Tanta falta, tanta agressividade, árbitros aos papéis. . . Enfim. . . Futebol à portuguesa. . .
    Jogo razoável
    2022-08-21 15h41m por Sebulba
    Com alguns bons momentos, o Sporting mais forte no início da primeira parte, podia ter marcado primeiro, o Porto foi mais dominador na segunda parte, quando se vence por 3-0 não há muito mais a dizer sobre a justiça do vencedor.

    A saída do Matheus Nunes foi o pior que aconteceu nos últimos tempos, um jogador muito importante para a estratégia de Rúben Amorim, mas, não só. . . Também saiu Palhinha, não tenho dúvidas que um meio campo com estes 2 jogadores seria muito mais...ler comentário completo »
    RI
    Basta observarmos
    2022-08-21 15h21m por river_shannon_is_bac
    Aquele período entre os 15 e 35 minutos da 1ª parte, domínio do Porto, um sufoco constante à área do Sporting, mesmo sem remates, com poucos atrasos para os defesas centrais.

    Na 2ª parte, o Sporting teve mais bola, mas poucas vezes chegando à área do Porto, a bola imenso tempo entre Coates, Mateus Reis e Neto, sem progressão. O próprio Nuno Santos que é um jogador de que gosto teve ali situações em que podia jogar para a frente mas preferia recuar e jogar pelo seguro. ....ler comentário completo »
    Sarjetas
    2022-08-21 15h13m por ikercasillasbestgk
    Olha quem voltou. Saudades desse discurso rídiculo que o Zerozero já devia ter banido á mais de 10 minutos atrás.
    RI
    A proposta de jogo de Ruben Amorim
    2022-08-21 14h53m por river_shannon_is_bac
    É indesmentível que é um treinador que já fez coisas muito interessantes no Sporting, é jovem, ainda tem muito para melhorar, mas eu sou franco. Com todo o respeito pelas ideias dele, a proposta de jogo nunca me agradou.

    Demora uma eternidade na construção dos lances, os jogadores em caso de dúvida jogam sempre para trás, não arriscam, a bola passa imenso tempo entre os defesas, sem progressão.

    Curiosamente faz-me lembrar muito o estilo de jogo do Porto ...ler comentário completo »
    Crónica
    2022-08-21 13h13m por brunonovo376
    Esta crónica é uma vergonha, parece o dragões diário. Só falta o viva o porto no fim. E não, não é azia, perdemos bem mas acho que o zero zero não precisa deste tipo de cronicas.
    DragonKiller
    2022-08-21 13h02m por El_matad0r
    Sou benfiquista e nem comento muito por aqui, simplesmente quando comento de quando em vez crítico os 3 estarolas sim porque está cultura desportiva que está enraizada em Portugal me tem enojado cada vez mais e tenho perdido muito interesse
    PauloCarvalho8
    2022-08-21 12h58m por El_matad0r
    Qual Seabra???
    Eu não estou a brincar como já te disse eu dou a mão à palmatória se tiver que ser não tenho problemas nenhum com isso e não não vi pelo menos aqui no ZZ nenhum comentário a dizer que o Benfica vai ser campeão, está me a parecer é que estás a dizer isso da boca pra fora porque já é a soberba que está instaurada há muito tempo de os benfiquistas é que são os fanfarrões e convencidos mas já te disse mete me aqui um exemplo concreto deste ano sff eu não estou a atrofiar e que...ler comentário completo »
    Sarjetas
    2022-08-21 12h57m por carlosfcpfan
    Marca uma consulta num psicólogo, psiquiatra ou exorcista que isso aí é uma doença mental que até dá pena de ver.
    PA
    El matador , ahahah
    2022-08-21 12h50m por PauloCarvalho8
    Não viste ? Então vai a esses mesmo fóruns e revê os comentários todos desde os jogos da pre época e já agora o Seabra também não disse nada foi ?
    PauloCarvalho8
    2022-08-21 12h32m por El_matad0r
    Consegues me meter aqui um comentário de adeptos do Benfica seja aqui no fórum do ZZ seja na TV a dizer que o Benfica vai ser campeão???
    É que muito sinceramente ainda não vi nenhum mas também nas últimas semanas não tenho visto muita TV por isso se conseguires dar um exemplo que seja disso que estás a dizer agradeço, é só porque me parece que esse comentário é mais uma vez aquela soberba de “os benfiquistas são todos fanfarrões e convencidos e cheios de bazófia”
    Mas se me consegu...ler comentário completo »
    TU
    Vergonha
    2022-08-21 12h17m por Tutaemeia
    A reunião dos cartilheiros com o Benfica está a dar frutos.

    Primeiro objetivo cumprido que é arrumar o Sporting do título, com notícias falsas, com intrigas e com um sorteio que não passa de uma vigarice no mesmo dia das ameaças de Lourenço Coelho.
    Nota para o jornaleiro da CMTV que ontem disse a Nuno Saraiva que o Amorim é que falou no Mateus Nunes. Falso!!! Os jornalistas é que perguntaram a ele em vez de perguntarem sobre o jogo.

    A seguir é deitar ab...ler comentário completo »
    PA
    Incrível
    2022-08-21 12h12m por PauloCarvalho8
    O Porto ganha um jogo a um adversário direto e não vejo ninguém a dizer que já somos campeões e que já não precisam de jogar e não sei quê, os adeptos do benfica estão desde a pre época e sem jogar contra adversários fortes e diretos a dizer que já são campeões, até o Seabra diz que o Porto e sporting vão tentar mas o Benfica é que vai lá chegar mas os do Porto é que são fanfarrões , está certo …
    AP
    Dragon killer
    2022-08-21 11h31m por apsd93
    Nem 8 nem 80. Foi só um jogo e principalmente sendo tão cedo não define nada, agora não finjamos que uma vitória contra uma equipa que para todos os efeitos luta pelos mesmos objetivos não é mais significativa, quer em termos morais, por ser, na teoria pelo menos, uma equipa superior a grande parte do campeonato como dá literalmente uma vantagem direta contra essa mesma equipa.
    O resto também é lenga lenga e exagero. Ou vais me dizer que por exemplo uma vitória do Real Madrid cont...ler comentário completo »
    Sobre o Porto
    2022-08-21 11h26m por pedronunes631
    Parece-me que as saídas não se vão notar muito , pelo menos internamente, Diogo Costa está feito um Sr. Guarda-Redes, fizeram um jogo inteligente e aproveitaram para matar o Sporting na sua saída de bola, Galeno com uma clara evolução em relação à época passada.

    Parabéns pela vitória
    Vai ser doloroso , a menos que. . .
    2022-08-21 11h20m por pedronunes631
    O Sporting faça uma série de contratações até ao fecho do mercado, caso não aconteça estou a ver o Sporting este ano acabar em 4o lugar.

    Para mim neste jogo ficou evidente a série de erros e de necessidades que existem:

    1o - vender o Matheus Nunes nas véspera do clássico é um tiro no pé e uma falta de ambição, será que vender na 5a feira ou vender na próxima 2a fazia assim tanta difernrca?

    2o - falta de reforços, claramente o Sporting t...ler comentário completo »
    AJ
    Observação
    2022-08-21 10h28m por AJcompsHD2
    Ontém o Sporting voltou a golear o FC Porto na matreirice e na chico-espertice. Aquele Pote é mesmo muito engraçado, tem sempre as respostas na ponta da lingua e o braço levantado, Coates armado em esperto e a ser completamente gozado pelo cepo do Bruno Costa, Mateus Reis a bater em putos e por fim. . . Nuno Santos!!!!!!!! Incrivel, que estrela! Com aquele penteado caracteristico, o homem entra de peito feito, começa a dar show e depois ainda faz cocegas na orelha do Otávio hehe. Nunca acabem, obrigado Zbording
    WA
    Quem reclama da falta de 9 no Sporting
    2022-08-21 10h21m por wamaral
    Poderia fazer diferença ter um Slimani ainda em que envelhecido por lá.
    Quanto ao Matheus Nunes, a coisa foi feito de maneira muito harikiri. Cheira-me que houve pressão de baixo até acima(Jorge Mendes) para despachar a transferência para Inglaterra, porque nem o Vagandas é assim tão burro.
    AJ
    De enaltecer
    2022-08-21 10h16m por AJcompsHD2
    Que nos ultimos 6 jogos contra os 2 "grandes", estes marcaram 1 golo a cada 270 minutos. Não é bazófia, são factos e custe a quem custar, o Porto é a melhor equipa portuguesa da atualidade e tem tudo para continuar a ser com Sérgio Conceição ao leme!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...