placardpt
    Resta o play-off, ou nem isso, ao Moreirense

    Presos por um fio…

    2022/05/07 17:38
    E8

    …que pode partir a qualquer momento. É esta a situação atual do Moreirense. A jogar pela sobrevivência, os cónegos não foram capazes de superar o Estoril e acabaram derrotados por 1-0. Mais do que isso, o Moreirense já sabe que, na melhor das hipóteses, vai disputar o play-off, sendo que basta uma vitória do Tondela diante do Gil Vicente para que o destino fique selado e a equipa de Sá Pinto seja despromovida ao segundo escalão.

    Muita luta, pouca baliza

    As lutas eram bem diferentes. De um lado, o Estoril, que contou com os regressos de Bernardo Vital, Raúl Silva e André Franco ao onze, queria pôr um ponto final na série de jogos sem vencer e evitar cair ainda mais na tabela da Liga bwin. Do outro, um Moreirense com duas alterações forçadas que lutava pela sobrevivência no principal escalão do futebol nacional.

    ©Manuel Morais / Kapta +
    Como tal, não foi surpreendente quando o Moreirense foi a equipa a entrar mais forte. Porém, a primeira parte ficou marcada por 45 minutos divididos, uma vez que um descontraído Estoril deu uma boa réplica aos homens de Sá Pinto (a pressão alta cónega nem sempre era executada com sucesso), mostrando-se coeso defensivamente e conseguindo chegar algumas vezes ao último terço contrário.

    Ainda assim, os lances de maior perigo pertenceram aos cónegos, quase sempre através de lançamentos longos para as costas da defesa contrária, mas também de bola parada. Foi assim que Rafael Martins e Matheus Silva ameaçaram o golo, mas Thiago Rodrigues respondeu com duas boas intervenções. Em cima do intervalo e já depois de Rui Fonte ter respondido com um bom cabeceamento, ainda foi assinalada grande penalidade a favor dos cónegos, mas o VAR reverteu a decisão inicial.

    Acontece de tudo ao Moreirense...

    O empate estava longe de ser suficiente para o Moreirense e a equipa de Sá Pinto regressou dos balneários decidida em fazer mais e melhor. A intenção era percetível no posicionamento mais subido no terreno e pela pressão alta mais intensa na saída de bola adversária. No entanto, ficou-se por aí. O Estoril estava agora mais recuado, mas de forma propositada e não teve dificuldades em suster as tentativas dos cónegos.

    ©Manuel Morais / Kapta +
    Aliás, o Estoril foi ainda mais longe. A saber que iam ser cada vez mais pressionados, os homens de Bruno Pinheiro passaram a jogar mais baixo e a apostar em saídas rápidas, mas até foi de uma recuperação em zona proibida que nasceu o golo de André Franco. Um autêntico balde de água fria, do qual a equipa de Sá Pinto demorou a recompor-se, abusando das iniciativas individuais e raramente incomodando Thiago Rodrigues, pelo menos até ao último quarto de hora.

    Os 15 minutos finais (e a compensação) foram de loucos. Começaram com duas boas oportunidades para Rafael Martins e Yan Matheus e seguiram com a expulsão de Bernardo Vital, por acumulação de amarelos. A partir daí, deu ainda mais Moreirense. Depois de duas oportunidades tímidas, chegou a de ouro. Rosic caiu na grande área e Manuel Mota, após consultar o VAR, assinalou grande penalidade, só que Yan Matheus acertou no poste e acabou com as esperanças de Ricardo Sá Pinto. A sorte não quer mesmo nada com os cónegos…

    jogos históricos
    U Sábado, 07 Maio 2022 - 15:30
    Estádio António Coimbra da Mota
    Manuel Mota
    1-0
    André Franco 64'

    ESTÁDIO

    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    Lances Capitais
    64´
    GOLO Estoril Praia!
    André Franco marca
    André Franco marca o seu 11º golo na prova (32 jogos)
    84´
    Cartão vermelho para Bernardo Vital (Estoril Praia) Bernardo Vital vê o seu 1º vermelho na prova (17 jogos)
    90´
    +4
    Yan Matheus (Moreirense) falha a grande penalidade! Atira ao poste!
    Positivo
    Pacto de Amizade

    As duas equipas têm boas relações, que já vêm de outros anos, mas hoje assistiu-se a vários momentos que demonstram como deve ser o futebol. Num momento delicado para o Moreirense, os adeptos do Estoril não tiveram problemas em cantar pela equipa adversária, tanto durante a partida (ainda com 0-0, num momento em que os adeptos do Moreirense retribuíram), como após o apito final. É disto que o futebol precisa.

    Negativo
    Resta-lhes o play-off...

    ... ou nem isso. Aconteceu muita coisa a este Moreirense, sobretudo nas últimas jornadas e mesmo neste jogo, que acabou com uma grande penalidade desperdiçada. No entanto, a verdade é que os cónegos já só se podem salvar através do play-off, sendo que até podem mesmo acabar despromovidos ainda nesta jornada, caso o Tondela vença o Gil Vicente. A época foi muito atribulada e o destino ainda não está selado, mas o ar está a acabar...

    Forma
    Estoril Praia
    2021/2022
    38J
    12V
    12E
    14D
    45-46G
    Moreirense
    2021/2022
    37J
    8V
    9E
    20D
    37-58G
    O Árbitro

    Ficam dúvidas quanto ao lance da grande penalidade, uma vez que as imagens não são claras. Quanto ao penálti revertido, ainda na primeira parte, foi uma boa decisão por parte do VAR. De resto, Manuel Mota teve uma boa arbitragem no geral, tendo ainda decidido bem no lance da expulsão.

    Fotografias(20)

    Liga BWIN: Estoril x Moreirense
    Liga BWIN: Estoril x Moreirense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    MOREIRENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BA
    Sá Pinto
    2022-05-07 20h21m por batuko
    É um péssimo treinador, mas tem um bom agente. João Henriques se tivesse ficado, o MOreirense tivesse a manutenção. Os clubes portugueses têm que perceber que é a estabilidade, que cria vantagens, e dá para os técnicos mostrarem o seu valor.
    Sà Pinto
    2022-05-07 20h08m por moumu
    Bate no banco agora!
    Resultado de uma época mal planeada
    2022-05-07 19h23m por robbiefowler9
    Começa logo pelo despedimento do João Henriques quando as coisas nem estavam assim tão mal, depois uma passagem relâmpago do Lito Vidigal que nem se sabe bem o que foi lá fazer, e depois o Sá Pinto que, embora seja um trabalho que provavelmente acaba em insucesso, até colocou a equipa a jogar bem, mas que acusou sempre durante a época falta de estofo mental, que também não deve ser desligado de tanta mudança técnica, falhas graves a nível defensivo, muita dependência do trio Yan-André Lu...ler comentário completo »
    Moreirense
    2022-05-07 18h48m por afonsofarense2000
    Mais uma dor de cabeça para os nossos planos de subida :/ a equipa que eu menos queria que descese . . .
    Sá Pinto
    2022-05-07 18h10m por manueldesousa
    Agora é que te dá uma COISINHA MÁ!
    GS
    Moreirense
    2022-05-07 18h04m por GSCGrandeamor
    É um clube "instável" quando consegue boas épocas despede sempre os treinadores e não existe um projeto de continuidade e isso condena o clube. O clube precisava de estabilidade e assim fica complicado manter se na I Liga.

    Saudações

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Moreirense recebe FC Vizela
    A antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic abre no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Moreirense e FC Vizela reencontram-se, numa altura em que tudo se começa a ...