placardpt
    Dragão está na final da Taça de Portugal

    O Clássico dos feios (e de Toni Martinez)

    Teatro amador, pouco futebol e um finalista mais do que justo. Um Clássico feio, e dos feios, decidido por um protagonista improvável: Toni Martinez.

    Dúvidas desfeitas – para quem as tinha -, apesar da pobreza cénica dos primeiros 45 minutos. Em abril de 2022, o FC Porto é superior ao Sporting em todos os itens de jogo.

    Mais determinado, mais confiante, mais sabedor das próprias limitações. Provavelmente por isso, Sérgio Conceição quis a equipa expectante e a defender num bloco médio até ao intervalo, para soltar a cavalaria e tudo o que a equipa tem de bom no segundo tempo.

    Em resumo, o FC Porto foi de baixo (primeira parte desconsolada) para cima no Clássico, enquanto o Sporting passou de uma exibição assim-assim para uma francamente má. Principalmente para quem tinha de ameaçar o rival e fazer dois golos.

    Fitas e patranhas de teatro amador

    Empatados no desastre do primeiro tempo – o FC Porto mais por estratégia, o Sporting por incapacidade -, dragões e leões tiveram, além disso, o condão de entrar no mundo das fitas e da camuflagem.

    Complicaram a vida ao árbitro Nuno Almeida (nota positiva) e perderam demasiado tempo naquelas patranhas que fazem mais falta num mercado de Banguecoque do que num relvado de futebol.

    No bloco de notas há a oportunidade desperdiçada por Zaidu, isoladíssimo na cara de Adán, e nada mais de relevo. Pobre, pobre, paupérrima a primeira parte do jogo.

    Até aí, o Clássico era feio e dos feios, como dizíamos. Nada contra a estética dos intervenientes, tudo contra alguns comportamentos pouco colegiais.

    Infelizmente, os grandes duelos em Portugal estão cada vez mais marcados por este lado negro do jogo. Culpa dos responsáveis, dos adeptos, certamente da comunicação social. Mea culpa, mea culpa.

    Sporting pela ladeira abaixo, FC Porto por lá acima

    Matheus Nunes teve a única oportunidade do Sporting ao abrir o segundo tempo. Enganou-nos a todos. Quem adivinhou um leão atrevido, feroz, ferido no orgulho a partir daí, só viu um atropelo e fuga. Culpado: o dragão.

    A partir dos 50 minutos, o ADN injetado por Conceição agarrou o Clássico. Pelos colarinhos. Não mais o largou.

    A pressão alta passou a obrigar o Sporting a cometer erros atrás de erros – quantas bolas perdeu Ugarte? -, a baixar os níveis de conforto e a tremer. Não dizemos tremer literalmente, mas claramente a temer as recuperações em zonas altas do FC Porto.

    Fábio Vieira e Vitinha, desaparecidos no primeiro tempo, passaram a ter muita bola e os disparos passaram a ser prática corrente na baliza de Adán.

    Do Sporting, note-se, nem sinais de vida.

    Aos 82 minutos, com o Jamor em ponto de vista, o golo solitário. Pepe (grande exibição), amnistiado por uma providência cautelar, fez um passe perfeito e Toni Martinez completou o desenho. Receção e remate de pé esquerdo.

    Que tal, muchacho?, terá perguntado ao compatriota Adán, já com a bola a beijar a rede.

    O árbitro assistente levantou a bandeira, o VAR repôs a justiça e validou a jogada.

    Lembram-se do Clássico dos feios? A partir daqui foi mais do mesmo. Comportamentos reprováveis e evitáveis de parte a parte, uma expulsão mais do que justa e duas certezas: o FC Porto é a melhor equipa portuguesa e o ambiente no futebol lusitano está irrespirável.

    U Quinta, 21 Abril 2022 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Nuno Almeida
    1-0
    Toni Martínez 82'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    14´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Sarabia apanhado em fora de jogo após passe de Pedro Gonçalves. Decisão correta
    82´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Fora de jogo assinalado a Toni Martínez, que finalizou bem após passe de Pepe. A decisão não é fácil e vamos esperar pela indicação do VAR
    82´
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    Toni Martínez marcou o seu 15º golo na equipa (61 jogos)
    88´
    Cartão vermelho para Pedro Porro (Sporting) Pedro Porro vê o seu 1º vermelho na prova (4 jogos)
    A Chave

    O FC Porto foi muito mais forte do que o Sporting na segunda parte. Sérgio Conceição subiu as linhas de pressão e engoliu Ugarte e Matheus Nunes, que até ao intervalo tinham gozado de alguma liberdade. 

    O Árbitro

    Boa arbitragem de Nuno Almeida. Foi poupado nos amarelos, sim senhor, mas não se deixou iludir pelas representações de parte a parte e teve coragem de puni-las. O vermelho a Porro é bem mostrado. 

    O Melhor
    Toni Martinez

    Tem jogado poucos minutos, mas o trabalho no golo é notável. Decidiu o Clássico e figura neste espaço por direito próprio. Justifica mais qualquer coisa nas opções de Sérgio Conceição.

    O Pior
    Cenas tristes - a sequela

    Não foi tão grave como no jogo de fevereiro, e dificilmente poderia ser. Mas voltou a ser feio, principalmente depois do golo do FC Porto. Os jogadores têm perceber que há câmaras por todo o lado e um estádio cheio a ver tudo. Não pode ser assim.

    Forma
    FC Porto
    2021/2022
    48J
    35V
    8E
    5D
    109-41G
    Sporting
    2021/2022
    49J
    35V
    5E
    9D
    95-46G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Sporting sofreu a 2.ª derrota consecutiva pela 1.ª vez desde que Rúben Amorim é o treinador da equipa
    O FC Porto alarga a vantagem sobre o Sporting em eliminatórias da Taça de Portugal: 14 vitórias, contra 11 dos leões
    O FC Porto não levava a melhor sobre o Sporting na Taça de Portugal desde 2009/10
    FC Porto volta a levar a melhor frente ao Sporting na Taça de Portugal: tinha sido eliminado nas 3 últimas vezes que se defrontaram na competição
    Sérgio Conceição vai disputar a final da Taça de Portugal pela 4.ª vez, a 3.ª pelo FC Porto
    FC Porto está na final da Taça de Portugal pela 3.ª vez nas 4 últimas épocas
    O FC Porto está na final pela 32.ª vez (17 títulos e 14 finais perdidas)

    Fotografias(38)

    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ytoc
    2022-04-22 22h44m por OJ_Silva
    Razões para odiar!? L0L
    Ódio é uma palavra forte! Nao perco mais tempo a partir de agora
    ytoc
    2022-04-22 22h05m por OJ_Silva
    Bem pior que dizer que o zaidu é melhor que o telles é pedir que o treinador do porto vá embora quando vai em uma série invicta que já é recorde ou entao ir dizer nos comentárrios de noticias afetas aos rivais do fcp "rua pinto da costa"
    L0L
    ytoc
    2022-04-22 21h58m por OJ_Silva
    Nao é disparate nenhum dizer que esta época pode ser a melhor de sempre, a nível nacional é claro
    Ultras-__FCP
    2022-04-22 16h56m por pedrinho_dgl
    Mas para isso é preciso o City o querer tanto como ele quer o City. Senão volta a ser emprestado para outro sítio.
    O Guardiola não foi em conversas quando lhe perguntaram sobre o Porro.
    Além disso ele continua a ter momentos de desconcentração imperdoáveis. Esta meia final foi o reflexo disso, com um pênalti absurda na 1 mão e ontem uma expulsão ainda mais absurda.
    E depois
    2022-04-22 16h14m por futebol11fc
    Há Paulinho, por mais que seja péssima a sua forma, joga sempre. O ataque móvel com Edwards, Pote e Sarabia funcionou tão bem em tondela e nunca mais foi aposta
    Drifter
    2022-04-22 16h12m por futebol11fc
    Sim, concordo, sobretudo nestes 2 jogos isso revelou se. Há jogadores que claramente parecem não contar (Tabata e Bragança à cabeça e até são jogadores que quando entram correspondem)
    futebol11fc
    2022-04-22 16h02m por Ultras-__FCP
    Acho que ficou sempre a impressão de que muito dificilmente o Porto perderia pontos, da mesma forma que eu acho que o campeonato da época passada ficou resolvido depois do empate no Dragão, mesmo tendo o Sporting ainda patinado um pouco, o título nunca esteve verdadeiramente em risco, o mesmo digo deste ano, não acho que o título tenha estado verdadeiramente em disputa, mas pronto, são opiniões, respeito.
    Ultrasfcp
    2022-04-22 15h57m por futebol11fc
    O campeonato esteve sempre em aberto até o derby deste fim de semana. O Porto ainda podia muito bem perder pontos, por exemplo, em Braga e na Luz e teve jogos onde não ganhou com esse à vontade todo que dizes (ex: Guimarães, Bessa e Moreira de cónegos)
    Já agora
    2022-04-22 15h55m por futebol11fc
    No que falta da época, é resolver o dossier Slimani, começar a alinhavar contratações para a próxima temporada : fechar St Juste e Morita, arranjar substituto para Sarabia e começar já o scouting de mais um médio, para o caso (bastante provável) de Matheus e Palhinha saírem em simultâneo e sentar os jogadores em baixo de forma: Pote, Paulinho e Matheus Nunes (este último precisa claramente de descanso, muitos minutos nas pernas) . Depois no verão, com as prováveis saídas de Neto e Feddal...ler comentário completo »
    Luta pelo campeonato
    2022-04-22 15h49m por Ultras-__FCP
    Diria que acabou depois do Sporting perder em casa com o Braga, daí para cá o Porto manteve sempre uma vantagem pontual forte e nunca tremeu, portanto parece me um pouco disingenuous dizer que o Sporting esteve a lutar pelo título até agora.
    Drifter10
    2022-04-22 15h47m por Ultras-__FCP
    Eu só li agora o último comentário dele, dizer que esta vai ser a melhor época de sempre do Porto. . . acho que esta é mesmo a pior.
    Sporting
    2022-04-22 15h45m por futebol11fc
    Nem tudo estava bem quando o ano passado ganhámos, nem este ano está tudo mal quando perdemos (apesar de serem muito dolorosas estas 2 derrotas contra os 2 rivais, ainda para mais seguidas). Uma coisa parece ser certa, a exigência aumentou, e isso é de salutar. Uma época destas, em que lutamos até ao fim na Taça de Portugal e no Campeonato, onde ganhamos Supertaça e Taça da Liga, onde atingimos os oitavos da Champions num grupo com Ajax e Dortmund e onde vamos a caminho de mais uma ent...ler comentário completo »
    Footblue
    2022-04-22 15h18m por Ultras-__FCP
    Oh homem, eu tive uma conversa surreal com essa personagem, uncanny mesmo, primeiro diz me que na época 17/18 o Ricardo era tão mau que estava sempre a ser sub para não enterrar, mentira, eu apresentei lhe os factos, em 43 jogos o Ricardo só foi sub 4 vezes, sendo que numa dessas 4 o Porto já ganhava por 5-1. Depois, afinal o Ricardo começava era muitas vezes como suplente e lá ia entrando, outra mentira, nos 43 jogos que disputou, o Ricardo só foi suplente 3 vezes, depois afinal só...ler comentário completo »
    pedrinho_dgl
    2022-04-22 15h08m por Ultras-__FCP
    É um gajo ser realista, o que te estou a dizer do Porro dizia do Casemiro quando cá esteve, entre ingressar num City/Real, ou continuar num Sporting/Porto, a escolha parece me incrivelmente óbvia para o jogador, aliás, o próprio Porro de uma entrevista recentemente, que até foi publicada aqui no site, onde foi bastante claro e explícito sobre o futuro dele.
    yellow_ledbette r
    2022-04-22 15h06m por Ultras-__FCP
    O principal problema do Sporting foi a carga de jogos, a época passada quantas vezes ganharam no fim? A estrelinha não dura sempre, foram perto de 10 jogos a ganhar no desespero, agora claro que é diferente chegares a Abril com 30 e poucos jogos nas pernas ou chegares a Abril com quase 40 e muitos, não tem nada a ver.
    Ultras-__FCP
    2022-04-22 15h01m por pedrinho_dgl
    Isso é um caso que ainda não está resolvido
    3dA
    2022-04-22 14h58m por Ultras-__FCP
    Não te esqueças que o Porro regressa ao City.
    Porto
    2022-04-22 14h18m por Mourinhoooooo
    Parabéns ao Porto, conseguiu chegar à final (outra vez) e provavelmente vence mas eu não gostava. Preferia o Tondela
    EN
    mikinhasrota
    2022-04-22 13h04m por EnormeSCB
    O homem fugiu nunca mais ninguém o viu. Deve ter ido virar frangos para a América do Sul que o negócio em Portugal está mau 😂
    3D
    Sporting
    2022-04-22 12h49m por 3dA
    Cá estaremos para o ano para lutar novamente por todos os títulos. Esta época foi muito exigente, foram muitos jogos para vários jogadores que nunca tinham experienciado tanta competição e a equipa acusou um bocado esse desgaste físico/psicológico, ainda assim conseguimos manter-nos na luta pelo campeonato até ao fim com um Porto que não perde há quase 60 jogos, saímos ontem da Taça de Portugal, passámos a fase de grupos da Liga dos Campeões (uma das poucas vezes na nossa história, esperem...ler comentário completo »
    HA
    Jogo
    2022-04-22 11h57m por Halibut
    Antevendo a próxima época já com vendas. . .

    MARCHE, CLAUDIO, 3ºGR A ESCOLHER
    WENDELL, DE
    JOAO, DD
    PEPE, FABIO, CENTRAL, CENTRAL
    GRUJIC, URIBE, EUSTAQUIO, MEDIO/ALA, BRUNO, FABIO. . . PUTOS DA B
    PEPÊ, GALENO, FRANCISCO, GONÇALO
    TAREMI, EVANILSON, TONI

    Temos bons jogadores na equipa B, prontos para dar o salto. . .
    HA
    Jogo
    2022-04-22 11h50m por Halibut
    Fomos superiores ao Sporting e ganhámos o jogo, quando olho para este plantel imagino o quanto seria bom que conseguíssemos que ficassem a maior parte dos jogadores mas vai ser difícil.

    Diogo Costa, a meu ver aparecendo uma boa proposta vendia e renovávamos com o Marchesin que é guarda redes para mais 2 ou 3 épocas sem problemas, o Cláudio ficava a suplente.

    Na defesa, o Mbemba está em alta e deve sair para um clube onde tenha um contrato melhor, de resto ac...ler comentário completo »
    PO
    Em relaçao a RA
    2022-04-22 11h50m por PORTOTUGA2
    Bom tecnico, bom motivador mas refém de 1 só ideia de jogo. . . o SC dá lhe 10 a 0. . .
    A questao é porquê?
    Menos saber e experiencia
    Menos qualdade nos jogadores
    Assim: Fcp claramenteba melhor equipa portuguesa e com o melhor tecnico!
    JS
    keyser_soze
    2022-04-22 11h07m por jsilva77
    Apesar dos parabéns a custo, penso que foi uma redutora análise do jogo e da forma como foi preparado pelo SC e como os jogadores Portistas o encararam na perfeição, ainda mais neste segundo jogo, onde tinha a vantagem da primeira mão para gerir e um Sporting a ter de dar tudo por tudo. Mas pronto, sempre foi um princípio de uma análise, já é qualquer coisa e o ter dado os parabéns a um rival e dizer que mereceu, já é digno de nota e registo.

    Uma palavra sobre a final, es...ler comentário completo »
    Parabéns ao FCP
    2022-04-22 10h07m por keyser_soze
    Ganharam o jogo, vão à final.

    Não jogaram a ponta e na primeira parte encolheram-se todos, o piscineiro-amador Evanilson ainda apanhou um amarelo pela fraca prestação no estilo-livre; ainda tem muito que aprender com o Taremi (e com o Paulinho). O pobre teatro de ambas as equipas, a simular toques e faltas, faz ter saudades do Jorge "JJ" Boçe e do "levaste com um pau?" Tristes, ambos. Falta de cultura futebolística.
    Na segunda parte cresceram, jogaram melhor e me...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    MAR 0-1 FEI intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Marítimo x Feirense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.