placardpt
FC Porto bate Rio Ave na Allianz Cup

Golo foi prémio para os resistentes à sonolência

Com pouco em jogo, o FC Porto cumpriu a sua missão e encerrou a participação nesta edição da Allianz Cup com um triunfo frente ao Rio Ave (1x0), num duelo que confirmou o Santa Clara como vencedor do grupo D e equipa a seguir para a final four de Leiria. Ambas as equipas apresentaram bastante rotação e o tento de Pepê premiou a abordagem mais ofensiva dos dragões.

Sérgio Conceição - de fora por castigo -  não escondeu na antevisão que o foco já estava na partida em Vizela para a Liga, mas os dragões foram sérios na abordagem a este duelo a aproveitaram o palco para lançar seis atletas na equipa principal, com destaque para a estreia tão desejada do guardião Cláudio Ramos. Do lado do Rio Ave, as hipóteses de apuramento eram bastante remotas e Luís Freire aproveitou para dar minutos a jogadores menos utilizados.

Ritmo baixo e pouca crença visitante

Pelo contexto do jogo, as expetativas não eram de um grande espetáculo, cenário que acabou por confirmar-se desde cedo. A partida arrancou morna e raramente teve momentos de agitação até ao descanso, perante bancadas bastante despidas no Dragão. Apesar do sonho num remoto apuramento, o Rio Ave abordou o jogo sem grandes riscos e com uma linha de cinco defesas no processo defensivo.

Vítor Bruno assumiu o papel de treinador principal, mas os calções continuaram na sua indumentária ©Catarina Morais / Kapta +

Como era sua responsabilidade, o FC Porto assumiu o controlo das operações e foi quem teve as melhores oportunidades nos primeiros 45 minutos. Num remate colocado, Sérgio Oliveira esteve perto de abrir o ativo, com o Jesús Corona a estar também perto do 1x0 em duas ocasiões, onde chegou a acertar no ferro. Empenho não faltou ao mexicano, que está longe da confiança apresentada na última época.

Após o descanso, os dragões procuraram aumentar o ritmo na procura de um golo, que voltou a estar perto de surgir numa saída em contra-ataque: Fábio Vieira esteve bem na definição, no entanto, Toni Martínez não deu a melhor resposta e rematou fraco para defesa de Léo Vieira, em noite de pouco trabalho para o guardião habitualmente suplente dos vila-condenses.

Vitória e mais estreias para nota de registo

Num momento que permitiu a estreia de mais um jovem dragão, o FC Porto lançou na partida Gonçalo Borges, Danny Loader e o recentemente recuperado Pepê, talvez na procura de mais dinâmica aliada à gestão preparada para este duelo. Ainda assim, os azuis e brancos não foram muito intensos na procura do golo e poucos problemas causaram à defesa adversária.

Até ao final, nota também para mais duas caras novas na equipa principal dos dragões, com o lançamento em campo de Bernardo Folha e João Mendes. No lance decisivo no jogo, Cláudio Ramos negou o golo a Zé Manuel em grande estilo e permitiu o contra-ataque do FC Porto, com Pepê a chegar ao golo na recarga a um cruzamento de Gonçalo Borges, irreverente no drible.

Desta forma, os dragões confirmaram o favoritismo no encerrar de mais uma Allianz Cup infeliz, marcada pelo desaire decisivo nos Açores. Já o Rio Ave volta a concentrar o foco na luta pela subida de divisão, terminando a prestação positiva na Taça da Liga.

U Quarta, 15 Dezembro 2021 - 21:00
Estádio do Dragão
Miguel Nogueira
1-0
Pepê 83'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo D
A Chave

Perto da reta final do jogo, Cláudio Ramos negou o golo ao Rio Ave com uma grande defesa e originou o contra-ataque decisivo na partida. Teve pouco trabalho, mas aproveito este momento - muito aplaudido pelos seus companheiros - para mostrar os seus argumentos na procura de mais oportunidades

O Árbitro

A noite foi tranquila e Miguel Nogueira não complicou o seu trabalho, com decisões corretas nos poucos lances de análise mais difícil.

O Melhor
Valeu pelas estreias

Cinco jovens que realizaram um sonho, um mais experiente que esperou mais de um ano para ter esta oportunidade: Cláudio Ramos, João Marcelo, Zé Pedro, Gonçalo Borges, Bernardo Folha e João Mendes estrearam-se na equipa principal dos dragões e globalmente deixaram indicações positivas no jogo.

O Pior
Muito a pensar

Tocar no horário é tema que já não merece discussão, mas a realização de um jogo com uma equipa eliminada e outra praticamente com o mesmo destino selado merece uma reflexão da Liga, pois quase ninguém ganhou ao realizar-se este jogo. A mudança de formato diminuiu a vantagem dos "grandes" nesta prova, mas o cenário de jogos a eliminar é claramente o mais apelativo numa competição deste tipo.

Forma
FC Porto
2021/2022
23J
15V
4E
4D
49-23G
Rio Ave
2021/2022
20J
11V
5E
4D
37-23G
Sabia que...by playmaker stats
Pepê marcou o 1.º golo que deu a vitória ao FC Porto.

Em2021/22 realizou 318 minutos com a camisola dos dragões, marcou 2 golos e fez uma assistência
FC Porto conquistou a 28.ª vitória na Taça da Liga em 55 jogos (51% de vitórias).

Desde 2017 que os dragões não eram eliminados na fase de grupos.

Fotografias(20)

Allianz Cup: FC Porto x Rio Ave
Allianz Cup: FC Porto x Rio Ave
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FC Porto x Rio Ave
2021-12-17 20h20m por PeevesThePoltergeist
Começou com Cláudio Ramos, e acabou com Pepê.
SomosPorto1989
2021-12-17 10h49m por One82
O golo anulado contra o Boavista foi do Evanilson.
No mais concordo ctg.
SO
Drifter05
2021-12-17 09h07m por SomosPorto1989
"E para finalizar o Fábio só tem mais minutos que o Francisco porque ficou um mês lesionado"

E eu é que sou desonesto? Ele falhou o período de jogos entre o jogo frente ao Liverpool e o jogo frente ao Braga que foi de cerca de duas semanas logo não chegou a um mês e mesmo tirando os minutos que o Fábio Vieira jogou durante esse tempo continuaria a ter mais minutos, tudo o que constatei são factos e relativos a este ano nem falei no ano passado em que aí sim o Fábio por virtude do...ler comentário completo »
Sir_Harry_kane
2021-12-16 19h13m por Alucard_
Qual a diferença de Vitinha e Fábio Vieira? É que são dois jogadores jovens com muita qualidade e foi só isso que foi comparado com Deco, não características.
HA
Jogo
2021-12-16 17h48m por Halibut
E acabando, jogássemos nós num sistema de 4-3-3 o Fábio Vieira seguramente jogaria mais, pois acabaria por substituir mais vezes quem joga no meio campo ofensivo, que seria Vitinha ou mesmo quando lá está o Otávio.

Para mim o meio campo do Porto seria preferencialmente sempre composto por Sérgio, Uribe e Vitinha, jogadores que sabem dar equilíbrio à equipa, com boa chegada à frente, Otávio seria sempre sacrificado mais encostado à ala, visto que Corona não quer renovar, ...ler comentário completo »
HA
Jogo
2021-12-16 17h43m por Halibut
Bom teste para experimentar jogadores, já li aqui comentários em baixo acerca do Francisco Conceição, mas vejamos que o Francisco quando entra é para extremo direito e nunca para extremo esquerdo, ora fora o Francisco o único extremo direito que temos no plantel é o Corona porque o Otávio não o é e o João Mário segue adaptado a lateral, o Porto joga preferencialmente num sistema de 2 avançados que eu pessoalmente não gosto e creio que temos plantel para jogar num 4-3-3, o Fábio Vieira perde...ler comentário completo »
Chico
2021-12-16 16h33m por Avalanche27
Neste momento é muito inferior a Fábio Vieira, não está a acrescentar nada na equipa principal. Deve amadurecer na B
SO
Drifter05
2021-12-16 16h17m por SomosPorto1989
Chamar "bailarina" a um jogador com 19 anos acabados de fazer dá logo para perceber que o teu hate é maior que a capacidade de raciocinar, obviamente que ainda tem muita coisa a melhorar principalmente o seu físico já que ainda cai com muita facilidade e nos cruzamentos mas o potencial está à vista e já demonstrou ter rapidez e bom drible e só alguém cego é que não vê isso.

E já agora muito falam que ele passou o Fábio Vieira na hierarquia mas depois é curioso que vamos a ver e ...ler comentário completo »
Fábio Vieira
2021-12-16 14h59m por Alucard_
Sempre que joga consegue fazer a diferença, é um jogador que pode chegar ao mais alto nível mas para isso precisa de jogar no sitio certo e melhorar alguns aspetos. Por exemplo Deco chegou ao nível que todos nós sabemos, mas talvez com um treinador como o Conceição teria regressado ao Salgueiros. Não se pode pedir a um jogador como Fábio Vieira que seja um gajo rijo como o Uribe ou rápido como Luis Díaz.

Dirtylooks
2021-12-16 14h54m por Ultras-__FCP
Concordo contigo, faço apenas um reparo, relativamente ao Chico. Que que ele fez para estar a frente do Corona, Pêpe e Fábio Vieira na hierarquia? Estamos a falar de um jovem com imenso potencial mas ainda muito verdinho, não sei se a hierarquia se mantém, mas até à sua lesão, era esta.

O Chico tem qualidade, sim, acho que ninguém pode negar isso, tem muito potencial, mas tirando o seu primeiro jogo com o Boavista, pouco ou nada tem feito para justificar a quantidade de minutos que tem feito.
GS
Jogo
2021-12-16 12h26m por GSCGrandeamor
Jogo fraco mas já era esperado.
O FCP já estava eliminado, o Rio Ave ainda entrava com esperanças mas a missão era muito complicada.
Jogo próprio para dormir.

Valeu mesmo pelas estreias. . .

A Taça da Liga é uma prova que não faz falta ao quadro competitivo nacional, mas se a querem manter principalmente devido a acordos assinados com patrocinadores mais valia mudar este formato que favorece os ditos "grandes". Devia haver um sorteio puro assim...ler comentário completo »
luissilva275
2021-12-16 11h02m por Lazyfox
Excelente comentário.

Partilho a opinião sobre o Corona. Está a fazer uma época miserável. Mas ontem, não tenho nada a apontar, e até ao momento da substituição foi dos que mais desiquilibrou. Contudo, por aqui comenta-se não a ver o que os jogadores fazem nos jogos, mas sim a partir do que se gosta ou não de determinado jogador.

Dos restantes, ver jogar Fábio Vieira é um prazer. Inacreditável como um craque destes passa a maior parte do ano pelo banco. ...ler comentário completo »
Jogo treino
2021-12-16 09h45m por luissilva275
Este jogo serviu para dar minutos aos menos utilizados bem como estreia de alguns jovens.

O jogo foi de sentido único, com única excepção a fabulosa defesa de Cláudio Ramos.

Houve jogadores que estiveram bastante bem (C. Ramos, J. Marcelo, Ze Pedro, B. Costa, F. Vieira, e o próprio Corona).

Sobre Corona penso que até jogou bem em comparação com os jogos que tem feito esta temporada.

Fábio Vieira é um craque, se tivesse mais intensi...ler comentário completo »
Foi um treino
2021-12-16 08h33m por telmogomes
Não percebo porque João Mendes foi chamado se perdeu a titularidade para Léo Borges(para mim tem potencial para ficar no porto ao contrário de peglow)
Fábio Vieira tem que jogar mais ou então vendam o rapaz se não vai ser mais um que se perdeu
João Marcelo tenho acompanhado a equipe B e penso que terá potencial para chegar a equipe principal
LE
Prozyven
2021-12-16 01h08m por leoes18
O objetivo desta Taça é ser uma competição conjunta para as duas ligas profissionais
EN
Zerozero
2021-12-16 00h49m por EnormeSCB
“ A mudança de formato diminuiu a vantagem dos "grandes" nesta prova…” diminuiu o que ? Continua um sorteio muito condicionado isso sim e isso é que precisava de ser alterado.
PR
Taça da Liga
2021-12-16 00h41m por Prozyven
Tem que meter o formato todo em eliminatórias e talvez adicionar divisões inferiores às da primeiras liga e segunda para deixar a competição um pouco mais interessante de uma maneira esta Taça!
JS
Epá, sei que todos os jogadores devem
2021-12-15 23h46m por jsilva77
Dar o máximo em todos os jogos e . . . blábláblá . . . mas temos de admitir que a motivação para este jogo, mesmo para mostrar algo ao treinador era . . . abaixo de zero, e malhar em jogadores nestes jogos acho no mínimo desonesto, penso eu . . .

Poderia malhar nos do costume, e vocês sabem quem são, mas para ser coerente com o meu comentário acima, não o vou fazer . . . apenas uma pequena ressalva e exceção para Jesus Corona, dos meus jogadores preferidos nos últimos ...ler comentário completo »
Porto x Rio ave
2021-12-15 23h31m por moreno07
Corona e toni martinez - mais 5 golos falhados para cada um
Claudio ramos - merecia sem duvida mais oportunidades é capaz de ser a melhor defesa que ja vi um gr do porto fazer esta epoca
Bom jogo de fábio vieira também
Só o claudio ramos, pepê e fabio vieira tem um minimo de qualidade para estar no porto
MantoEnlameado
2021-12-15 23h29m por MisticaEncarnada
A primeira edição foi um bocado salganhada. Primeiro houve eliminatórias, depois uma fase de grupos com 4 equipas e o 1ª e o 2ª classificados foram à final. Depois na 2ª edição já era com fase de grupos e acho que ficou até agora.
pedrinho_dgl
2021-12-15 23h26m por MisticaEncarnada
Até gosto da fase de grupos, é diferente, mas se fosse sorteio puro ganhava mais entusiasmo porque não dava para prever quem iria estar na final 4. Da forma que está feita a competição já sabes que os 3 grandes + SC Braga em princípio lá estarão. Mas sim, por eliminatórias podia ser mais interessante. Fazia-se com 16 ou as 32 equipas melhores classificadas do ano anterior do género, ou 16 das 18 da primeira liga ou então as 18 + as 14 melhores da 2ª liga, por aí fora. Claro, sem contas...ler comentário completo »
Taça da Liga
2021-12-15 23h17m por pedrinho_dgl
Tanta reformulação e ainda não houve um génio que pensasse em meter esta competição por eliminatórias? Num formato igual ao da Taça de Portugal mas com menos equipas. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

Futsal
Catalães defrontam Sporting na meia-final
«Um Barça muito curto fisicamente» é o que se pode esperar em Yerevan, na final four da UEFA Futsal Champions League, mas desenganem-se os que pensam que ...
02-05-2024 16:40