placardpt
FC Porto eliminou o Feirense da Taça de Portugal

No pré-Champions, a seriedade deu em goleada

2021/11/20 22:18

A Liga dos Campeões passou para segundo plano no Dragão. O FC Porto foi sério na abordagem ao Feirense, da II Liga, para golear (5x1) e seguir em frente na Taça de Portugal. Numa primeira parte bem conseguida, os portistas fizeram três golos e encaminharam o jogo para um resultado que pintou bem o filme.

Respeito que deu frutos

Que as diferenças entre as equipas eram abismais ninguém duvidava. As duas realidades contrastam-se de forma natural, mas ainda ficaram mais evidentes quando Sérgio Conceição optou por alinhar uma equipa com vários do habituais titulares. Taremi e Evanilson têm formado a dupla de ataque habitual e Otávio é um dos indispensáveis. As oportunidades foram para Fábio Cardoso e Francisco Conceição, assim como Manafá, que tem visto o seu tempo de jogo reduzido esta temporada.

©Catarina Morais / Kapta +
Do outro lado estava um Feirense igual a si próprio, tanto em termos táticos, como em identidade. Rui Ferreira pediu à sua equipa que mantivesse as rotinas utilizadas até ao momento e assim foi. O problema para os fogaceiros foi que, do lado oposto, a estratégia estava bem estudada. A pressão portista foi um problema desde o apito inicial e forçou, em múltiplas ocasiões, o erro na saída, que era repetidamente feita desde o guarda-redes. 

Se aos sete minutos uma dessas perdas de bola não resultou em golo foi porque Evanilson fez o mais difícil na cara de Arthur Augusto, ao atirar por cima. Quando não recuperava a bola em zonas adiantadas, a equipa da casa procurava a zona central para criar perigo. Otávio juntava-se ao dois da frente no espaço entre a linha de três e os médios do Feirense e as combinações resultavam em situações perto da baliza fogaceira. 

Ainda que se possam ter queixado de alguma falta de eficácia, a verdade é que os golos apareceram de forma natural. O primeiro de bola parada, com Uribe a cabecear, depois um bis de Otávio, a coroar uma exibição de alto nível do médio portista. O melhor que o Feirense conseguiu fazer foi atirar por cima numa transição conduzida por Vargas. O respeito deu frutos no sentido em que o FC Porto criou uma vantagem confortável que evitou eventuais surpresas.

Momento alto da noite

A vantagem para a segunda parte ia sempre permitir alguma gestão por parte dos portistas, que têm uma jornada importante para a Liga dos Campeões a meio da semana, mas antes disso ainda houve oportunidade para aumentar o marcador. Evanilson compensou pelo falhanço a abrir e aproveitou um mau atraso para fazer o quarto.

©Catarina Morais / Kapta +
Do lado do Feirense, Petkov, que foi lançado ao intervalo, trouxe alguma luta na frente de ataque, que tinha faltado no primeiro tempo. Já depois de um remate para defesa complicada de Marchesín, o avançado búlgaro criou o lance do golo de honra ao obrigar Vitinha a errar. Vargas fez o resto e reduziu. 

Pouco tempo depois, o momento que motivou mais festa nas bancadas do Dragão. Sérgio Conceição pediu que fosse Francisco Conceição a assumir a grande penalidade sofrida por Taremi. O extremo converteu e foi celebrar junto ao treinador, para a satisfação das bancadas, que terminou a entoar o nome do jovem que se estreou a marcar com a camisola principal do FC Porto. 

Até ao final, Conceição fez as alterações esperadas, o ritmo baixou e o resultado permaneceu inalterado. Os dragões cumpriram e seguiram em frente na Taça de Portugal.

U Sábado, 20 Novembro 2021 - 20:15
Estádio do Dragão
Hugo Miguel
5-1
Matheus Uribe 15'
Otávio 39' 45'
Evanilson 56'
Francisco Conceição 72' (g.p.)
Kerwin Vargas 67'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Fase4ª Eliminatória
Lances Capitais
15´
GOLO FC Porto!
Matheus Uribe marca
Matheus Uribe marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
39´
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Otávio marcou o seu 20º golo na equipa (205 jogos)
45´
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Otávio marcou o seu 20º golo na equipa (205 jogos)
56´
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
Evanilson marcou o seu 9º golo na equipa (37 jogos)
67´
GOLO Feirense!
Kerwin Vargas marca
Kerwin Vargas marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
72´
GOLO FC Porto
Francisco Conceição marca de grande penalidade!
Francisco Conceição marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Francisco Conceição marcou o seu 1º golo na equipa (30 jogos)
A Chave

Minuto 15: Matheus Uribe marcou cedo e permitiu ao FC Porto gerir a partida ao seu ritmo. Com vantagem, os outros golos surgiram com naturalidade.

O Árbitro

Arbitragem tranquila de Hugo Miguel, que não teve muitos casos de difícil análise. Bem a assinalar a grande penalidade sobre Taremi.

O Melhor
Seriedade portista

Se o passar do tempo podia começar a criar alguns problemas de ansiedade ao FC Porto, a verdade é que a equipa fez questão que isso acontecesse com o golo na fase inicial da partida. Essa vantagem permitiu outro tipo de abordagem ao jogo que, eventualmente, resultou na tal gestão.

O Pior
Insistência em não mudar

A estratégia de sair com a bola controlada não estava a resultar, também por mérito do FC Porto, mas o treinador do Feirense não abdicou da sua ideia. Essas insistência resultou em mais erros, que custaram caro.

Forma
FC Porto
2021/2022
18J
12V
4E
2D
42-17G
Feirense
2021/2022
15J
9V
1E
5D
26-17G
Sabia que...by playmaker stats
O FC Porto volta a marcar 5 golos num jogo da Taça de Portugal.

Esta noite, sofreu o primeiro golo na prova por intermédio de Kerwin Vargas
Esta temporada, o FC Porto apresenta uma média de 2.88 golos no Dragão em 8 partidas disputadas (7V, 1D).

É a maior sequência de vitórias (4) dos dragões em casa na temporada 2021/22.
Há 5 anos consecutivos que o FC Porto atinge os oitavos de final da Taça de Portugal.

A última vez que foi eliminado na 4.ª eliminatória, os dragões caíram nas grandes penalidades em Chaves.
O FC Porto continua invicto frente ao Feirense em casa (9 vitórias e 2 empates).

Foi a 5.ª vitória consecutiva dos dragões em todos os jogos frente aos fogaceiros.
Wilson Manafá regressa às assistências para golo no FC Porto: vs Feirense, Taça de Portugal

Não fazia uma assistência desde a vitória do FC Porto por 2-1, no Dragão, frente à Juventus em Fevereiro

Fotografias(35)

Taça de Portugal: FC Porto x Feirense
Taça de Portugal: FC Porto x Feirense

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JS
Bom jogo do FCPorto e . . .
2021-11-21 17h25m por jsilva77
. . . Atrevo-me a dizer que até consigo vislumbrar bom futebol, há jogadas e pormenores na primeira parte geniais e de muita beleza . . . Esta dinâmica vem de um meio campo assente em jogadores como Uribe e Vitinha e um ataque com Otávio e Evanilson, se juntarmos a estes um Fábio Vieira e um Chico Conceição e, está dado o mote para circulação de bola rápida e jogadores em progressão e a jogar / procurar espaços / desmarcações / tabelinhas . . .

De realçar o jogo sério e resp...ler comentário completo »
AdeptoContinuid ade
2021-11-21 13h00m por One82
Fama e em alguns casos proveito também.
Nunca li ou ouvi dizer que era mau profissional mas era "preguiçoso", pouco ambicioso, achou que o nível que atingiu era suficiente, quando tinha qualidade para bastante mais.
Um pouco à semelhança do Quaresma, teve uma carreira boa, muito acima da média, mas podia ter atingido a elite
Fka
2021-11-21 12h57m por One82
Qualidade técnica é uma coisa habilidade é outra.
O Capucho cruzava melhor, rematava melhor e em progressão com bola era quase imparável graças à robustez que tinha.
O Luís Diaz é fabuloso nas fintas, em velocidade e na verticalidade, aparece melhor em zonas de finalização.
Não precisas de insultar um jogador fabuloso como o Capucho para exaltar um jogador fabuloso como o Luís Diaz e muito menos podes falar em qualidade técnica porque qualidade técnica é muito mais do que fintar.
Dirtylooks
2021-11-21 12h35m por One82
Às vezes há paciência para explicar. Em relação a este Porto esperemos que uns velhinhos alemães tenham razão e "the Best is yet to come'
Fka
2021-11-21 12h01m por One82
Essa tua afirmação só demonstra mais uma vez que percebes zerinho de futebol. 1o o Capucho era extremo direito, 2o para o colectivo e para jogar com o Jardel arrisco-me a dizer que sim que o Capucho em 4x3x3 como o Porto jogava com o Jardel era melhor jogador, marcava menos mas assistia muito mais. Mas tu deves ser um menino para te lembrares da classe e do falso lento que era o Capucho. Aliás, digo-te mais, o Capucho se tivesse o compromisso que o Figo tinha era tão bom quanto (aliás como o era o Pedro Barbosa)
Errata
2021-11-21 09h12m por One82
De o, leia-se Deco
Adoro
2021-11-21 09h10m por One82
Simplesmente adoro, ver como supervalorizam jogadores do passado só para desvalorizaram jogadores actuais de que não gostam.
Não esqueçam só uma pequena coisinha, além dos pontas de lança do passado serem melhores, isto não tem discussão para mim, também tinham melhores jogadores a servir-los e ainda um volume de jogo muito superior.
Mesmo os melhores pontas de lança do mundo não marcam SEMPRE 2 em 2. O Mário Jardel que foi o melhor Ponta de lança que vi de azul e branco (po...ler comentário completo »
Francisco
2021-11-21 08h05m por moumu
Parabéns, que seja o começo de uma grande carreira.
Sempre fui
2021-11-20 23h14m por RicardoFranco
Dos que apoiaram sempre o Jackson, mas quantos adeptos portistas em lapsos de memória de curto prazo não pediam a cabeça ao Jackson quando ele às vezes não precisava de 4, às vezes eram 5. . . Eu sinceramente tenho sentido que o Evanilson trouxe melhorias à equipa
Evanilson
2021-11-20 23h01m por RicardoFranco
Que tenha falhado todos hoje. Eu continuo a gostar dele, ele torna o nosso ataque mais ligado juntamente com o Taremi. O Evanilson faz lembrar o Jackson às vezes, falha mas consegue deixar o dele

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...