placardpt
    Rio Ave arrancou empate ao cair do pano

    Golpe de samurai ao anoitecer

    2020/09/20 23:07

    O jogo de futebol só acaba quando o árbitro apita. A lição é antiga e voltou a ser comprovada este domingo, no Estádio João Cardoso. O Tondela chegou cedo à vantagem e guardou-se até bem perto do final, mas quando tudo apontava para a estreia vitoriosa de Pako Ayestarán ao comando dos beirões, eis que surgiu o também estreante Ryotaro Meshino! No final das contas, um empate a uma bola que acaba por ser justo para as duas equipas.

    Lição bem estudada

    A expetativa em torno do encontro era grande, até porque o jogo marcava a estreia na Liga NOS de Pako Ayestarán e de Mário Silva. De um lado havia a curiosidade para ver pela primeira vez e perceber o que vale(rá) o renovado Tondela e do outro para perceber se os bons sinais demonstrados no duelo europeu seriam para manter.

    Pako Ayestarán estreou-se ao comando do Tondela ©Catarina Morais / Kapta +
    Com processos simples, muito bem organizados e sem problemas em não ter bola, os tondelenses surgiram com a lição bem estudada para o primeiro teste da temporada. A equipa de Pako, que surpreendeu ao apostar em Pedro Augusto na ala direita, pressionava a espaços para importunar a saída de jogo curta do Rio Ave (com sucesso) e apostava sobretudo nos lançamentos para a profundidade nas alas, onde surgiam Agra, pela esquerda, e Bebeto, pela direita.

    Tudo isto ganhou outra dimensão aos 9 minutos - já depois de um golo anulado a Piazón -, com o primeiro golo da partida. Canto de Agra e cabeceamento certeiro de Ricardo Alves, que não só adiantava os beirões, como dava também à equipa a confiança necessária para seguir com um plano que estava (e continuou) a resultar na perfeição.

    O Rio Ave, fiel ao seu estilo de futebol apoiado, raramente conseguia destabilizar a concentrada equipa do Tondela, com exceção para um remate de Piazón a rasar a barra e um livre de Jambor, este em cheio na barra. De resto, a equipa de Mário Silva, depois desse período de domínio passivo e consentido, acabou mesmo a primeira parte por baixo no encontro, com o Tondela, que até dispôs da melhor oportunidade para voltar a marcar, a justificar a vantagem ao intervalo.

    A surpresa estava guardada

    Ao intervalo, Mário Silva lançou Bruno Moreira para o lugar de Piazón, tentando oferecer uma referência ao ataque rioavista e aproximar-se da baliza adversária. Essa aproximação aconteceu mesmo, ainda que não através do avançado, com Tarantini e Carlos Mané a comprovarem a boa entrada da equipa com duas boas oportunidades, mas a falharem o alvo.

    Empate chegou ao cair do pano ©Catarina Morais / Kapta +
    O jogo estava diferente e era sobretudo pelo Rio Ave, que se apresentava agora instalado no meio-campo contrário, com os laterais bem projetados e a participarem de forma ativa no processo ofensivo. O Tondela estava encostado às cordas e as oportunidades sucediam-se para os vilacondenses, mas Niasse ia gritando «presente» com duas belas intervenções, negando o golo a Diego Lopes e a Tarantini.

    O tudo por tudo do Rio Ave chegou à entrada dos últimos 20 minutos, já depois de Salvador Agra quebrar o ritmo do jogo devido a uma lesão muscular. Mário Silva lançou Geraldes e Gabrielzinho, entregando a Mané toda a ala direita, mas continuava a não resultar. Já para lá do 90’, o recém-entrado Meshino surgiu em boa posição e conseguiu finalmente desfeitear Niasse, empatando o jogo a uma bola.

    Um último fôlego quando já pouco o fazia prever, que acaba por trazer justiça ao marcador e garante a divisão de pontos na estreia de Tondela e Rio Ave na presente edição da Liga NOS.

    jogos históricos
    U Domingo, 20 Setembro 2020 - 21:00
    Estádio João Cardoso
    Rui Costa
    1-1
    Ricardo Alves 9'
    Ryotaro Meshino 90'

    ESTÁDIO

    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Rio Ave
    Lucas Piazón isola-se, ultrapassa o guarda-redes Niasse e finaliza.
    A equipa de arbitragem deixou o lance correr até ao fim, mas acabou mesmo por invalidar a jogada devido a posição irregular.
    GOLO CD Tondela!
    Ricardo Alves marca
    Ricardo Alves marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +2
    GOLO Rio Ave!
    Ryotaro Meshino marca
    Ryotaro Meshino marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Positivo
    O Tondela de Pako

    Uma das maiores curiosidades para a nova temporada da Liga NOS é perceber o que vale este Tondela e Pako Ayestarán e a primeira amostra foi bastante positiva. Consciente das suas debilidades, o Tondela apresentou-se organizado e apostado em surpreender nas transições rápidas e foi por pouco que o plano não resultou na perfeição.

    Negativo
    Primeira parte rioavista

    Quem só viu a primeira parte ficou certamente com a ideia de que o Rio Ave está longe do que mostrou no passado, mas quem viu a segundo já pensa de forma bem diferente. Duas partes distintas, ficando só a faltar perceber o porquê da equipa de Mário Silva ter dado 45 minutos de avanço ao Tondela.

    Forma
    CD Tondela
    2020/2021
    1J
    0V
    1E
    0D
    1-1G
    Rio Ave
    2020/2021
    2J
    1V
    1E
    0D
    3-1G
    O Árbitro

    Ficam algumas dúvidas no lance da possível grande penalidade por mão na bola de Pedro Augusto. De resto, nada a assinalar.

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Tondela x Rio Ave
    Liga NOS: Tondela x Rio Ave
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Rio Ave
    2020-09-21 12h35m por JN1933
    Precisa claramente de mais um médio e de um PL.
    Gelson Dala, Geraldes, Diego Lopes, Piazon, Mané, Meshino. . . há muita qualidade para aqueles 3 lugares atrás do PL, agora é necessário um PL de ataque à profundidade para dar espaço para estes 3 brilhar (tipo Porto quando joga em 4231)
    Ryotaro Meshino
    2020-09-21 02h19m por GERRARDandRONALDINHO
    Já marca! Muito bem. Boa sorte, Craque!
    Brayan Riascos
    2020-09-20 23h44m por Frost7210
    É o avançado que calhava que nem uma luva neste Rio Ave
    ItEzz
    2020-09-20 23h27m por SCB1375
    A primeira parte do Tondela surpreendeu porque foi de alguma intensidade e acabaram por pagar essa intensidade na segunda parte com a falta de pernas. A alteração do Rio Ave ao intervalo também fez com que o Tondela se fechasse mais. Quanto ao Grau, nota-se ali muita escola porque muitas vezes ele fazia passe ao primeiro toque e quase sempre para o sítio certo. Jogador a reter sem dúvida.
    Falta de arte e engenho
    2020-09-20 23h23m por Frost7210
    Falta jogador para romper com estes blocos compactos.
    E com isto quero dizer que na verdade é preciso 2 jogadores, o Ponta de lança que procure a profundidade (Taremi fazia isso na perfeição) e um jogador que consiga romper o bloco médio e tenha uma qualidade e precisão no seu passe vertical (algo do gênero de Bressan há uns anos).
    E é de frisar que o Rio Ave está a ter dificuldades com estes blocos médio-baixos, e este tipo de jogo é cada vez mais comum do 9 lugar para baixo. ...ler comentário completo »
    SCB1375
    2020-09-20 23h22m por ItEzzWhatItEzz
    Esse Jogador surpreendeu-me. Admito que esperava um Tondela mais fraco que o atual e o Grau foi um dos que mais lutou para me contrariar. É ver se o Pako tem mãozinhas para aquilo
    Jaume Grau
    2020-09-20 23h16m por SCB1375
    Parece que é um jogador a ter bastante em conta neste Tondela. Aquele pé esquerdo está muito bem ensinado e quase sempre decidiu bem na hora do passe.
    Análise
    2020-09-20 23h15m por ComentaImplacavel
    Grande exibição do guarda redes do CD tondela 2 grandes defesas na 2ª parte a evitar a vitória do RIo Ave, o MVP e a fazer perder dinheiro!

    O Tondela encostou-se atrás na retranca, o Rio Ave merecia outro resultado, Gelson Dala teve lá promenores super interessantes, mas faltou o último passe, , atrapalharam-se muito!
    Tondela VS Rio Ave
    2020-09-20 23h12m por ItEzzWhatItEzz
    O Rio Ave foi superior durante a partida, mas o cansaço das competições europeias sentiu-se e prejudicou as aspirações para este encontro.

    O Tondela apresenta a mesma filosofia que apresentava o ano passado, mesmo tendo trocado de treinador e acho que é um dos candidatos à descida.

    O Rio Ave apresentou bons dotes de bola e espero que consiga ir longe nesta Liga Europa, assim como apurar-se para a próxima.