placardpt
    Sporting vence Portimonense por 2x1

    Regresso ao pódio em pleno voto de silêncio

    O Sporting está de regresso ao pódio do campeonato. Foi com uma exibição pobre, mas suficiente que os leões bateram um aparentemente já abatido Portimonense, em mais um dia de contestação em Alvalade, com os veteranos a serem influentes pela positiva e pela negativa. Jackson ainda ameaçou a possibilidade algarvia de conquistar pela primeira vez pontos em casa do Sporting, mas um golaço de Mathieu e um autogolo de Jadson foram suficientes para os leões aproveitarem os resultados de Sporting de Braga e Famalicão. A qualidade de jogo é que deixou muito a desejar...

    Dois veteranos com mais energia do que o resto

    Não foi daqueles jogos que fica na memória. Bem longe disso. Foi mais um jogo de monotonia, jogado a passo, com poucos rasgos individuais e com coletivos a mostrarem em campo o mau momento que atravessam. Num Sporting em plena guerra civil - houve contestação a Varandas antes e durante o jogo - Silas tentou mexer com a equipa. Mais uma alteração tática. Se resultou? Bem longe disso. Numa primeira parte marcada pelo silêncio, foi a voz dos experientes a ouvir-se. Dois gritos de revolta daqueles que querem aproveitar os minutos que restam de futebol.

    Antes disso, o silêncio nas bancadas foi bem acompanhado no relvado. Num Sporting com três centrais, era expectável que fossem os laterais a dar largura, mas nunca foi assim. Na verdade, os jogadores leoninos pareceram sempre confusos com o seu papel em campo. Ristovski aparecia em zonas pouco vistas, o espaço entre os médios e os defesas leoninos era visível e só por demérito do Portimonense não foi aproveitado.

    Silas teve muitas explicações para dar ©Carlos Alberto Costa

    A pobreza ofensiva dos leões ia-se esfumando em constantes procuras de uma profundidade que não existia e que a equipa de Silas procurava por desespero. Um autêntico deserto de ideias, de um lado e do outro. Bem sabemos que o momento do Portimonense não é o melhor, afinal de contas a equipa algarvia está na zona de descida e nunca pontuou em Alvalade, mas a formação de Bruno Lopes devia ter feito muito mais. Havia espaço, bastava procurá-lo. Faltava alguma compreensão, talvez. Jackson, com as limitações conhecidas, não teve qualquer dificuldade para ler o jogo. Com Wendel e Battaglia tão distantes dos centrais, o colombiano tirou Neto da jogada com uma receção de quem sabe o que faz e rematou colocado, perante um jovem Maximiano impotente. Num jogo tão lento, acabaram por ser mesmo os mais velhos a trazer alguma energia.

    No Sporting foi igual. Nem o golo sofrido deu alguma energia à equipa de Silas, que continuou com as mesmas dificuldades em jogo corrido. Junto ao banco de suplentes, nem um jogador a aquecer. A equipa leonina parecia desligada do jogo, mas a experiência voltou a dar energia a uma das equipas. De livre direto, Mathieu acordou Alvalade para os festejos e fez o empate que as duas equipas levaram para o balneário depois de uma primeira parte que passou demasiado devagar para aquilo que se viu em campo.

    Abanão tático bastou

    Para a segunda parte pedia-se mais e melhor. Silas (apetece dizer «finalmente») reagiu à péssima exibição da sua equipa, retirou Neto e devolveu a forma mais habitual à formação leonina. O impacto foi imediato. Não foi claro nem avassalador, atenção, mas foi um Sporting bem melhor do que aquele que se tinha visto até então. O Portimonense manteve-se na expectativa perante as melhorias verde e brancas, mas no futebol bem sabemos que ser reativo não costuma dar bom resultado.

    Portimonense não teve reação ©Carlos Alberto Costa

    Num Sporting cada vez mais rápido e objetivo - Jovane e principalmente Plata vieram mexer com o jogo - crescia Vietto. O argentino perdeu uma oportunidade clara na cara do estreante Gonda, mas o Portimonense já não tinha espaço... nem Jackson. O colombiano quebrou fisicamente e o meio-campo algarvio estava a desmoronar. Lucas Fernandes esteve longe do nível habitual e só Bruno Costa tentou dar alguma posse com qualidade à equipa de Bruno Lopes. Isso não bastou.

    Sem brilhar, o Sporting ia fazendo cada vez mais para chegar à vitória e só essa vontade bastou para conseguir a reviravolta. Jadson encostou para a própria baliza, mas Sporar estava nas costas do capitão para desviar o passe de Jovane. Era um leão a respirar fundo, desligado das máquinas quando mudou de estratégia.

    Com maior tranquilidade e sem que o Portimonense conseguisse dar qualquer dinâmica atacante que indicasse uma possível reviravolta, os leões cresceram, tiveram mais espaço e podiam até ter vencido por uma margem confortável. A margem mínima foi suficiente para chegar ao pódio, mas será este futebol capaz de o manter? A dúvida fica no ar, tal como fica a dúvida se este Portimonense melhorou desde a saída de Folha. Há tanto trabalho pela frente destas duas equipas...

    U Domingo, 09 Fevereiro 2020 - 17:30
    Estádio José Alvalade
    Hugo Miguel
    2-1
    Jérémy Mathieu 31'
    Jackson Martínez 26'
    Jadson 72' (p.b.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 20
    Lances Capitais
    26´
    GOLO Portimonense!
    Jackson Martínez marca
    Jackson Martínez marca o seu 1º golo na prova (15 jogos)
    31´
    GOLO Sporting!
    Jérémy Mathieu marca
    Jérémy Mathieu marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
    72´
    GOLO Sporting
    Jadson marca na própria baliza!
    A Chave

    Mudança tática: Silas mexeu ao intervalo, corrigiu o pouco que a equipa fez na primeira parte e a equipa melhorou claramente.

    O Árbitro

    Exibição tranquila e sem casos graves. Nota apenas para um amarelo que ficou por mostrar a Jadson ainda na primeira parte... até porque o central abusou da falta também na segunda parte.

    O Melhor
    A qualidade não tem idade

    Mathieu e Jackson mostraram isso mesmo. Dois excelentes golos dos veteranos, ambos com problemas físicos, ambos a mostrarem que querem aproveitar o tempo de futebol que ainda têm. O desporto e os adeptos de Sporting e Portimonense agradecem.

    O Pior
    Incompreensão tática

    Silas promoveu mais uma alteração tática, mas os efeitos estiveram longe de ser positivos. Sem largura ofensiva, sem capacidade de ligação entre setores e com muito espaço entre os médios e os defesas, bem aproveitado por Jackson. Os laterais leoninos, especialmente Ristovski, mostraram que as ideias não estavam bem compreendidas e a constante procura da profundidade não resultou de todo. Um tiro ao lado.

    Forma
    Sporting
    2019/2020
    32J
    17V
    2E
    13D
    50-42G
    Portimonense
    2019/2020
    25J
    4V
    9E
    12D
    22-37G

    Fotografias(25)

    Sporting x Portimonense - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 20
    Sporting x Portimonense - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 20
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Aprendiz
    2020-02-10 10h59m por Chibeca
    O problema é que para além do plantel ser desequilibrado temos um treinador que na verdade é um aprendiz de treinador e não digo isso por não ter curso. Podemos não ter pedal para Porto e Benfica mas para as restantes equipas do campeonato chega e sobra. Bastava ter um treinador capaz quer no aspecto tático quer na gestão de homens. Urgente haver eleições e desta vez escolher quem é capaz, dar tempo a que as coisas possam encarrilar e acima de tudo deixar de empurrar o clube para a lama ( direção e adeptos).
    Varandas
    2020-02-09 23h29m por Dragonslayer
    Corre com essa escumalha da juve leo !!!
    Sandocha
    2020-02-09 22h54m por Venceslau22
    É isso mesmo que penso. Saudações leoninas
    SA
    Mas que sócios estes. . .
    2020-02-09 22h43m por sandocha
    . . . do meu SCP

    O meu clube deve ter os piores sócios do mundo. Mas que gente é esta?

    Um grupo de sócios foi a Alcochete e provocou um dos maiores escândalos de sempre do futebol mundial e um rombo no clube incalculável, financeira e desportivamente.

    Agora depois dos 3 últimos piores presidentes de sempre da nossa história, apesar de Bettencourt não ser vigarista nem oportunista, temos os sócios a reclamarem do atual presidente que até tem feito...ler comentário completo »
    CO
    Árbitros estrangeiros
    2020-02-09 22h12m por coolstreamm
    Um árbitro estrangeiro nunca teria assinalado a falta que deu origem ao primeiro golo do sporting lissabona, uma vez que foi precedida de uma falta sobre o jogador do Portimonense.
    O que um ex grande faz para se manter à tona! choraminguice=golos grátis no tuga
    Espero que o Famalicão ganhe a Taça de Portugal para que o crime não compense. O crime será evidentemente tentar levar este clube moribundo ao terceiro lugar sem mérito desportivo pela enésima vez. Já não há pachorra para os choramingas!
    TG
    SportingCP.
    2020-02-09 21h05m por TGQ08
    A Direcção actualmente em funções tem, efectivamente, demonstrado incompreensão estratégica e, no limite, inépcia no que concerne à sua estratégia de curto prazo.
    No entanto, não compreendo como raio tal pode legitimar agressões, cuspidelas e acções próprias de escroques e cretinos.
    A captura de determinados eventos em flagrante delito por meio de câmaras de vigilância deveria redundar automaticamente em julgamentos sumários por parte do Sistema Judicial e em expulsões por...ler comentário completo »
    Sporting
    2020-02-09 21h00m por thekarga5
    Jogo igual a todos os outros, mas a questão é:
    Como é que é possivel termos jogadores como Plata e Jovane e ainda haver espaço para Jesés desta vida serem convocados? É que a diferença da qualidade de jogo da equipa aquando da entrada destes dois no jogo foi abismal, é que só o Plata criou no minimo 3 oportunidades claras de golo. . . dêem mais oportunidades a eles sff.
    JS
    Mathieu, que jogador e que golaço . . .
    2020-02-09 20h50m por jsilva77
    . . . quanto ao jogo, uma lIga muito . . . Muito . . . Muito fraca . . . Permite que este Sporting esteja no terceiro lugar do campeonato . . .

    Acho até um pouco incompreensível uma equipa com jogadores como: Mathieu, Acuna, Coates, Vietto, Plata, Wendell, Camacho, . . . Jogue tão pouco à bola . . . Acho que a instabilidade no clube e o ambiente das claques não ajuda muito, provavelmente Silas não será o maior dos problemas naquela casa . . . Acho que ontem também...ler comentário completo »
    PI
    Armada_Extremis ta
    2020-02-09 20h14m por Pinkman
    Já deves ir na 20ª conta porra. . .
    Falando de Futebol
    2020-02-09 20h08m por batenarede
    O Silas demonstra muita fraqueza ao entrar em Alvalade com 3 centrais, deixando Wendel e Bataglia muito sozinhos no meio campo. É obvio que o Sporting têm de jogar com 4-3-3 para puxar pelo melhor do Vietto, dar conforto ao meio campo e meter camacho e joavane nas alas. Até o Ray Charles via isso, o Sporting melhorou muito na segunda parte com a saida de Neto. Espero que Silas aprenda.
    PI
    Olhem
    2020-02-09 19h51m por Pinkman
    Se levarem para a frente a assembleia de destituiçao não se esqueçam de fazer uma para extinguir as claques que isto já passou os limites há muito tempo e já que o estado nao toma medidas alguem tem de tomar.
    E referir
    2020-02-09 19h49m por DabidBTV
    Que a escumalha agrediu o vice presidente e o vogal? E depois queixam-se de serem tratados como animais. . .