placardpt
    FC Porto vence em Chaves

    Entrada de rompante para chegar à final four

    2019/12/22 21:17

    Num jogo com seis golos, quatro deles para o FC Porto e três destes quatro apontados de cabeça nos primeiros 26 minutos, o FC Porto assegurou em Chaves a terceira presença consecutiva na final four da Taça da Liga. Os dragões terminam o ano com uma vitória e vão assim lutar pelo troféu que nunca conquistaram com Sporting, Vitória SC e SC Braga.

    Tiquinho Soares juntou dois golos à já longa lista pessoal em Chaves, Marega e Luis Díaz marcaram também e o Chaves, que teve César Peixoto em estreia no banco de suplentes, conseguiu ainda dois golos de honra por Platiny e André Luís. O FC Porto segue em frente de forma natural, apesar dos golos sofridos.

    Dúvidas dissipadas num instante

    Embora estivesse de visita a Trás-os-Montes, o FC Porto entrava no jogo com uma ligeira vantagem em relação aos anfitriões: bastava empatar, ao passo que a equipa que é agora de César Peixoto estava obrigada a ganhar. Rapidamente se viu, no entanto, que jogar para o empate nem entrava sequer nas cogitações do FC Porto, mais uma vez altamente competitivo contra um adversário um escalão abaixo.

    Nakajima voltou a ser o 10 no meio-campo ofensivo portista ©Catarina Morais / Kapta +

    Como no anterior jogo da Taça da Liga, então contra o Casa Pia, Sérgio Conceição voltou a dar minutos desde o arranque a Saravia, Mbemba e Sérgio Oliveira, entre aqueles que menos têm sido chamados a jogo, além do guardião já habitual nas taças, o jovem Diogo Costa, que viria a fazer uma defesa vistosa ainda na primeira parte. Com Marega a descair para a esquerda, Corona encostado à direita e Soares na frente, Shoya Nakajima voltava a ser o 10 que a camisola tão bem ilustrava. Mais uma vez o japonês demonstrou estar na melhor fase de azul-e-branco.

    César Peixoto vestia o seu melhor fato para uma noite de gala, mas a sua equipa ficou praticamente K.O. logo no arranque da festa. Se há alguém que já bem sabe como é marcar para lá do Marão, esse alguém é Soares, que já tinha seis golos em três jogos neste terreno... e que se recusou a baixar a média. Com oito minutos houve cruzamento de Corona e o brasileiro respondeu com a cabeça. Com 16' fez o mesmo a cruzamento de Nakajima e os dragões viam tudo praticamente resolvido em pouco mais de um quarto de hora.

    Soares voltou a faturar em Chaves, terreno fértil para o brasileiro ©Catarina Morais / Kapta +

    Foi também Soares quem sofreu uma falta de Jefferson aos 25', assinalada por Carlos Xistra, que apontou para a marca de grande penalidade. Mas não foi hora de hat-trick para o brasileiro, porque quem assumiu a conversão foi Moussa Marega. O maliano facilitou no primeiro remate, que Igor Rodrigues defendeu com mérito, mas a recarga de cabeça ampliou para 0x3 um marcador que começou a parecer ser quase decorativo.

    Como se os problemas para César Peixoto não fossem suficientes, o treinador estreante ainda foi obrigado a retirar na primeira parte o recentemente regressado Niltinho, que contraiu nova lesão. As melhorias da equipa da casa nos últimos minutos da primeira parte, com destaque para um remate de Hugo Basto defendido com brilho por Diogo Costa, não eram suficientes para anular a desilusão que tinha sido esta primeira parte dos transmontanos, preocupados em defender e a não o conseguirem fazer bem.

    Mais três golos pelo espetáculo

    A segunda parte em Chaves, porém, foi bem diferente. Houve mais três golos e dois deles foram da equipa da casa, que cresceu de forma evidente ao longo desses segundos 45 minutos. Ficou sempre a sensação de o triunfo portista não ter estado verdadeiramente em causa, mas os golos contribuíram para o espetáculo e ainda serviram para animar os adeptos transmontanos.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Então já sem Danilo Pereira, que só jogou os primeiros 45 minutos (e demonstrou de novo estar em má forma), o FC Porto sabia que a segunda metade deveria ser praticamente para cumprir calendário, tendo em conta a forma como o jogo decorria. Ainda assim, os flavienses conseguiriam deixar a sua marca no encontro à entrada para os últimos dez minutos, depois de o FC Porto ter visado a baliza de Igor em algumas ocasiões mas não ter conseguido demonstrar o mesmo nível de ameaça pelo ar.

    Em dois momentos de alguma desatenção da defesa portista, Platiny e André Luís marcaram perante Diogo Costa, que assim sofreu os primeiros golos na baliza. Pelo meio houve também golo de Luis Díaz, também ele a contribuir para a noite de muitos golos e a acalmar os ânimos portistas entre esses dois golpes flavienses.

    O Chaves acabaria o jogo reduzido a dez, por expulsão de Kevin Medina nos minutos finais, mas acabou por se despedir da Taça da Liga com a cabeça bem erguida, graças às duas vitórias nos primeiros dois jogos e aos dois golos marcados ao FC Porto. Os dragões, porém, foram de outro nível e seguem em frente na competição de forma natural.

    U Domingo, 22 Dezembro 2019 - 19:15
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Carlos Xistra
    2-4
    Platiny 79'
    André Luís 84'
    Tiquinho Soares 8' 16'
    Moussa Marega 26'
    Luis Díaz 80'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    16´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    26´
    Moussa Marega (FC Porto) falha a grande penalidade!
    26´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    79´
    GOLO GD Chaves!
    Platiny marca
    Platiny marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    80´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    84´
    GOLO GD Chaves!
    André Luís marca
    André Luís marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Minuto 26: Marega não marca à primeira, Marega marca à segunda... e o FC Porto já vencia por três golos antes do fim da primeira meia hora. Tudo praticamente resolvido.

    O Árbitro

    Muito interventivo no capítulo disciplinar. Um ou outro cartão pode ter sido exagerado, mas no geral aceita-se o critério num jogo que foi por vezes bastante faltoso.

    O Melhor
    Entrada dos dragões

    O FC Porto entrou com tudo e marcou três golos na primeira meia hora, todos eles de cabeça. Ficou tudo praticamente resolvido desde cedo, ainda que o Chaves viesse a mostrar-se na segunda metade.

    O Pior
    Faltou resistência no início

    Os flavienses entraram com uma estratégia defensiva mas não a executaram bem no início, o FC Porto foi eficaz e o jogo ficou encaminhado. A equipa de César Peixoto viria a crescer no jogo.

    Forma
    GD Chaves
    2019/2020
    21J
    11V
    2E
    8D
    28-26G
    FC Porto
    2019/2020
    28J
    21V
    3E
    4D
    57-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    3.ª época consecutiva que o FC Porto marca 4 golos em Chaves:
    2017/18: 0x4
    2018/19: 1x4
    2019/20: 2x4
    Sérgio Conceição continua invicto no FC Porto na Taça da Liga (12 jogos, 8 vitórias, 4 empates
    9.ª vez que o FC Porto está nas meias-finas da Taça da Liga
    FC Porto na Final Four da Taça da Liga pela 3.ª época consecutiva

    Fotografias(31)

    Taça da Liga: Chaves x FC Porto
    Taça da Liga: Chaves x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    .
    2019-12-23 10h35m por Tiki-Taka_
    Para mim marcano, manafa e marega não tem lugar no Porto deveriam ser vendidos. O Soares enquanto homem alvo de área tem qualidade mas quando recua para ir buscar jogo perde rendimento por isso deve ser utilizado apenas como único ponta de lança. A dupla de centrais deveria ser leite/Pepe. Diogo leite tem qualidade para ser indiscutível no FCP e daqui a uns meses na seleção também. Com saravia/Tomás Esteves na direita e telles a esquerda. No miolo começar a apostar no vitinha que tem muita...ler comentário completo »
    AS
    Marcano
    2019-12-23 10h13m por ASNL
    Apesar de achar que já esteve mal ou menos bem em um ou outro lance está época (não mais do que otamendi quando esteve cá só Felipe o ano passado e muito portista tem em consideração estes defesas) acho que desta vez e pelo menos no primeiro golo a culpa tem de ser repartida já que a bola é perdida no meio campo com vários jogadores atrás da linha da bola e se calhar com mau posicionamento.
    Marcano
    2019-12-23 09h20m por Tiki-Taka_
    Continuo a achar que ele é uma mais valia para o porto. Mais valia não jogar. . . 😂
    AS
    Jsilva77
    2019-12-23 08h36m por ASNL
    O Nakajima está a jogar cada vez melhor. Não será antes porque foi e está a ser feito um trabalho com ele. Ele ainda tem que melhorar porque ainda se agarra a bola e ainda toma demasiadas decisões erradas mas agora parece um pouco mais combativo e participativo no jogo.
    BR
    Muito bem
    2019-12-23 02h22m por BRRIC
    Bom jogo mesmo aproveitando jogadores menos utilizados. Saravia ainda precisa de mais trabalho posicional e tático. É uma competição pouco perdulária com deslizes e mantivemos a concentração e esforço para estarmos na fase seguinte. Venha o próximo (VSC).
    JS
    Vitória mais que justa e
    2019-12-23 00h38m por jsilva77
    Por números que peçam por escassos e enganadores . . . Só dois erros tremendos da defesa permitiram essas veleidades ao Chaves . . . De registar um quarteto defensivo completamente novo com . . . Manafá . . . Saravia . . . Mbemba . . . Marcano . . . Não percebo porque não jogou o Diogo Leite, infinitamente superior ao Espanhol . . . É jovem ??? Pode e deve errar . . .

    Destaco Nakajima, que está cada vez mais entrosado e influente nesta equipa . . . Se calhar é por esta...ler comentário completo »
    Chama--Portista
    2019-12-22 23h36m por moreno07
    Porque joga sempre o marcano em vez do diogo leite? Porque joga sempre o manafá em vez do saravia? Que eu saiba o marcano, manafá e marega não são jogadores que joguem apenas na taça da ligam mas sim titulares absolutos e isso é que me choca. Quando já todos vimos que estes jogadores são maus o treinador ainda os coloque. .
    Correção desnecessária
    2019-12-22 23h25m por GERRARDandRONALDINHO
    *Copy + Paste/Copy + Post
    flopotegui
    2019-12-22 23h23m por GERRARDandRONALDINHO
    Copy + Post do que já escrevi à sensivelmente uma hora, mais coisa menos coisa:

    «2019-12-22 22h26m por GERRARDandRONALDINHO

    Mb emba joga pela direita, Marcano pela esquerda. . . A verdadeira concorrência de Mbemba é com Pepe e não com Marcano. . .
    Marcano compete com Diogo Leite. Os centrais esquerdinos são uma das marcas mais predominantes do futebol moderno. O SC joga preferencialmente com um central esquerdino pela esquerda, logo ou jogam Diogo ...ler comentário completo »
    2º golo do Chaves
    2019-12-22 23h20m por GERRARDandRONALDINHO
    Culpar o Marcano quando era o Mbemba quem estava mais perto do André Luís e o deixou escapar pela direita, errando completamente o alvo da marcação e falhando a contenção, requer um tipo prodigioso de imaginação e um especial desconhecimento do jogo. E uma dose cavalar de má vontade, claro:

    É o Mbemba quem ERRADAMENTE se junta a Saravia à SUA esquerda na marcação do avançado João Correia(24) e ABRE espaço à SUA direita (ou ao centro) por onde entra o passe de Platiny(99) para ...ler comentário completo »
    Chama--Portista
    2019-12-22 22h56m por moreno07
    Retiro a parte do "sermos eliminados" mas o resto mantenho.
    BA
    _Racismo_
    2019-12-22 22h26m por BagueteDoEder
    E talvez com uma "Entrada de rompante" para fazer jus ao título da crónica
    Enfim. . .
    2019-12-22 22h26m por GERRARDandRONALDINHO
    Mbemba joga pela direita, Marcano pela esquerda. . . A verdadeira concorrência de Mbemba é com Pepe e não com Marcano. . .
    Marcano compete com Diogo Leite. Os centrais esquerdinos são uma das marcas mais predominantes do futebol moderno. O SC joga preferencialmente com um central esquerdino pela esquerda, logo ou jogam Diogo Leite/Pepe ou Diogo Leite/Mbemba ou jogam Marcano/Pepe ou Marcano/Mbemba. Simples.

    A dupla Marcano/Pepe é aquela que dá mais confiança ao treina...ler comentário completo »
    BA
    _Racismo_
    2019-12-22 22h24m por BagueteDoEder
    É que é mesmo!
    6
    2019-12-22 22h08m por petitor
    Eu gostava de ver o Loum tem melhor capacidade de passe do que Danilo
    Danilo
    2019-12-22 21h42m por CabraCega
    Sabem que é má forma certo? Em boa forma ele ha provou que pouca gente passa por ele. . . parem de ser ingratos
    Marega e Marcano
    2019-12-22 21h38m por petitor
    Já foram vendidos? Acrescentem o Danilo a lista pode ser que o Mónaco ainda dê os 30 milhões
    Porto
    2019-12-22 21h33m por PORTOCAMPEAO20182019
    Alguém me explica o porquê de aboubakar jogar na suiça num jogo em que o Porto precisava de ganhar e agora nem no banco tem estado?

    Soares fraco, lá vai valendo maus defesas para ele marcar golo de cabeça.

    SO voltou do nada depois de ter sido dispensado lol é com cada coisa este treinador.

    Pelo menos lá vai metendo o nakajima. . . . numa altura em que o campeonato já nem está nas suas mãos.

    Mas o prémio para o SC vai por conseguir ...ler comentário completo »
    Porto
    2019-12-22 21h28m por moreno07
    Na primeira parte o porto foi eficaz mas na segunda o gr do chaves brilhou e fez um monte de defesas, resultado injusto pois o chaves não criou perigo nenhum, o marcano é que criou o perigo para o chaves. Danilo uma sombra do que já foi assim como marega. Sofrer 2 golos contra o chaves. . com todo o respeito mas é uma equipa de segunda liga
    gprof
    2019-12-22 21h26m por Porto1985
    Concordo com tudo o que escreveste!
    gostava de ver Uribe com SO, acho que podia resultar em cheio!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futsal
    Destaque
    Na Arménia vai-se falar... ibérico
    É lá longe, em Yerevan, capital da Arménia, que se vai disputar a 16ª final four da agora UEFA Futsal Champions League. São 4 500 quilómetros os que ...
    02-05-2024 23:00E6