placardpt
    Tondela vence Boavista no João Cardoso

    Que grande 31 na fortaleza beirã

    Depois do Boavista ultrapassar a barreira dos 30 pontos na jornada anterior, na receção ao Nacional (1x0), agora foi a vez do Tondela dar esse passo, precisamente diante os axadrezados (1x0). Um auto-golo de Sparagna, que regressou à competição cerca de sete meses depois de se lesionar, ditou uma sexta-feira santa para a equipa de Pepa.

    Um lance (in)feliz

    Sem jogar desde 29 de setembro, Stéphane Sparagna foi opção inicial de Lito Vidigal para o duelo entre duas equipas que ainda não resolveram totalmente as contas da manutenção, mas não foi feliz no estádio João Cardoso.

    O central francês acabou por ficar diretamente ligado ao único golo da partida, ao desviar o canto batido na esquerda do ataque tondelense, por António Xavier, para o fundo da própria baliza. E nem sequer teve tempo para se redimir do erro, uma vez que Lito deixou-o nos balneários no regresso para o segundo tempo.

    Pese a desvantagem, o Boavista reagiu relativamente bem ao auto-golo e teve as suas oportunidades, com destaque para o desperdício de Matheus Índio, aos 25 minutos, depois de um cruzamento açucarado de Talocha, e para a defesa fantástica de Cláudio Ramos a cabeceamento de Jubal. Não marcaram e arriscaram sofrer o segundo.

    Ainda antes do tempo de intervalo, Bracali impediu o golo de Tomané e houve pelo menos um lance em que ficou a ideia de que Artur Soares Dias ajuizou mal um lance, ao invalidar o golo ao avançado tondelense, em cima do minuto 39. Não seria o único erro.

    Centenas de adeptos do Boavista marcaram presença em Tondela ©Catarina Morais / Kapta +

    Desperdício axadrezado e (mais) erros de Soares Dias

    Insatisfeito com a prestação da sua equipa, Lito Vidigal promoveu duas alterações no arranque da 2.ª parte, com as entradas de Falcone e Mateus, e foi do primeiro que surgiram duas das melhores oportunidades (desperdiçadas) pelo Boavista no segundo tempo.

    Aos 59 minutos, Yusupha ainda colocou a bola no fundo da baliza auriverde, mas Artur Soares Dias, aconselhado pelo assistente e posteriormente pelo vídeo-árbitro (VAR) decidiu anular o lance, embora tenha ficado a ideia de que o avançado estaria em posição… regular.

    O Boavista continuou a carregar sobre a equipa da casa e teve mais uma decisão penalizadora por parte do árbitro, aos 72 minutos, quando Soares Dias, depois de consultar o árbitro, não considerou que a mão na bola de David Bruno na área tondelense fosse suficiente para assinalar grande penalidade.

    Até ao final, houve tempo ainda para Tomané enviar uma bola à barra e para uma explosão de alegria dos adeptos da equipa da casa – 3398 estiveram presentes no estádio João Cardoso – numa altura em que a barreira dos 30 pontos foi ultrapassada.

    Em suma, nova vitória em casa para o Tondela (seis das oito vitórias esta temporada foram no João Cardoso), que reforça o estatuto de fortaleza em casa, e novo balão de oxigénio para encarar esta luta pela manutenção.

    jogos históricos
    U Sexta, 19 Abril 2019 - 15:30
    Estádio João Cardoso
    Artur Soares Dias
    1-0
    Stéphane Sparagna 17' (p.b.)

    ESTÁDIO

    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    Lances Capitais
    17´
    GOLO Tondela
    Stéphane Sparagna marca na própria baliza!
    32´
    GOLO INVALIDADO Tondela
    Lançamento na esquerda, Ícaro cabeceia para a baliza, mas é anulado o golo por falta. Houve contacto com Neris, mas o boavisteiro forçou a queda
    60´
    GOLO INVALIDADO Boavista
    Yusupha sai da última linha defensiva, isola-se a receber um passe e marca, mas o árbitro assinala fora de jogo. Parece ter sido má decisão, pelas repetições dá ideia de estar em jogo
    Positivo
    Fortaleza beirã
    O Tondela somou, esta tarde, a oitava vitória no Campeonato, a sexta na condição de visitado. Números esclarecedores da importância do fator casa para a campanha 18/19 da equipa beirã.
    Negativo
    Regresso infeliz de Sparagna
    Sete meses depois, Sparagna regressou à competição, mas não teve a sorte do seu lado: esteve 45 minutos em campo e teve a infelicidade de cometer o auto-golo que ditou a derrota axadrezada.
    Forma
    Tondela
    2018/2019
    37J
    12V
    9E
    16D
    50-53G
    Boavista
    2018/2019
    34J
    11V
    5E
    18D
    32-41G
    O Árbitro
    Prestação desastrosa. Na nossa opinião, Artur Soares Dias não teve uma tarde feliz em Tondela. Dois golos que dão a sensação de terem sido mal anulados, um para cada uma das equipas, e ainda uma grande penalidade que terá ficado por marcar por mão de David Bruno na área beirã. Esperava-se (muito) mais de um árbitro internacional.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Tondela x Boavista
    Liga NOS: Tondela x Boavista
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    BOAVISTA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VARgonha
    2019-04-19 19h54m por Onil
    Que desastre de arbitragem do que é considerado o melhor árbitro Português:
    1) Não assinala penalti sobre o yusupha na primeira parte.
    2)O segundo golo invalidado ao Tondela foi mal anulado.
    3) O golo do yusupha é mal invalidado, pois parte de posição regular
    4) Não assinala um penalti CLARÍSSIMO por mão do jogador do Tondela.

    Não obstante a exibição da equipa (que foi péssima, demos uma parte de avanço ao adversário), já perdi a conta dos jogos e...ler comentário completo »
    10
    Tondela
    2019-04-19 18h29m por 10Valdo
    Parece o Sunderland e o Hamburgo, toda a época a se arrastarem pela zona de descida e nos últimos 5 jogos safam-se .
    Péssimo resultado para o nacional e também para o marítimo. Acredito que o nacional irá descer, os 2 jogos em casa são com os grandes e os jogos fora são Guimarães, Belenenses e chaves estando obrigado a ganhar este último e empatar um dos outros para se manter na luta.
    Já o marítimo , antecipando a derrota na luz, fica obrigado a ganhar o Tondela em casa, pelo...ler comentário completo »
    AM
    Assim se decidem as descidas
    2019-04-19 18h20m por AMF
    Se o melhor árbitro português amparado pelo VAR fez o que fez hoje está tudo dito sobre o futebol português. O Tondela de certeza que fica na 1a divisão. Até Soares Dias não conseguiu disfarçar isso.
    Por favor, acabem com o VAR
    2019-04-19 17h55m por ramiroo
    Mais vale dizerem que foi 'erro', a sério. Tirem o VAR em todos os jogos, Champions, Mundial, Liga. . . Nós, os adeptos, estamos fartos de resultados cozinhados. Assim vão matar o futebol