placardpt
    Tondela vira jogaço a fechar jornada

    Uma ton(d)elada de futebol!

    Uma remontada espetacular por parte do Tondela, que perdia 0x2 ao intervalo e que ganhou por 3x2, coloriu, e de que maneira, o fecho da jornada. Um grande jogo oferecido pelas duas equipas e um triunfo que se explica pela maior crença de um Tondela que se reaproxima da zona de salvação.

    Mentalmente diferentes

    A situação pontual, traduzida em termos de conforto, explicou porque é que o Portimonense chegou ao intervalo na frente. Não teve mais bola nem mais remates, mas era fácil perceber que estava com menos pressão que os beirões e que a forma incisiva como atacava o colocava mais perto de marcar.

    Houve ansiedade na equipa de Pepa. Perfeitamente normal e tarefa complicada a de gerir esse aspeto. Não que o futebol apresentado não tenha sido bom, porque foi. Depois do golo inaugural dos algarvios, marcado na sequência de um canto com duas cabeçadas seguidas, a equipa da casa reagiu com vontade, intensidade e ideias, o que se traduziu em vários lances desenhados pelo exterior (sobretudo à direita) e que levaram muito perigo ao último terço.

    Delgado foi titular, mas saiu ao intervalo ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Só que houve o tal problema da ansiedade, o que explicou as várias falhas na finalização e também alguma precipitação. A pressão aumentou por volta da meia hora e por essa altura a equipa de Folha passou mal (apesar de estar muito certinha na sua defesa, embora recuada demais), mas recompôs-se num momento em que Pedro Sá pediu assistência e permitiu ao treinador serenar os seus jogadores.

    Posto isso, nova toada mais dividida, tal como nos primeiros minutos, e eis o segundo golo, num livre cobrado pouco depois do meio-campo por Paulinho e que acabou por não desviar em ninguém.

    Desânimo na plateia beirã, que até estava a gostar do comportamento da equipa, mas que foi para o descanso a pensar que o cenário classificativo ia ficar ainda mais negro.

    Reação vinda da alma

    Crença há sempre e quem vai à bola gosta de acreditar. É um dos principais condimentos do futebol. Mas não seriam muito altas as expectativas para os segundos 45 minutos para o povo tondelense.

    A necessitar de passar uma mensagem, Pepa mexeu duplamente ao intervalo, passou Murillo para a direita e lançou Peña para o meio. Mais dinâmica e renovada intenção, contra um Portimonense aparentemente a controlar as operações, mas sempre recuado no terreno.

    Equipa de Folha recuou muito ©Catarina Morais / Kapta +
    Quando teve uns minutos em que pôde, finalmente, ter bola no meio-campo contrário, muito à custa de Paulinho e de um grande jogo de Pedro Sá, acabou por sofrer no espaço que abriu: arrancada de Xavier na direita e golo de Tomané a dois tempos.

    O estádio cresceu no apoio à equipa da casa, que se galvanizou e que continuou incessante à procura dos pontos. Seria a última substituição decisiva, já que Pité entrou e imediatamente fez um grande golo que igualou o desafio.

    Totalmente invertido o jogo em termos anímicos, o Tondela continuou a correr riscos e foi premiado pelo arrojo. Num lance de bola parada, a bola foi colocada na área de Ricardo Ferreira e o caminho para a vitória chegou pelo abnegado Ricardo Costa.

    jogos históricos
    U Segunda, 08 Abril 2019 - 20:15
    Estádio João Cardoso
    Tiago Martins
    3-2
    Tomané 63'
    Pité 72'
    Ricardo Costa 85'
    Jadson 20'
    Paulinho 45'

    ESTÁDIO

    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Portimonense!
    Jadson marca
    Jadson marca o seu 2º golo na prova (15 jogos)
    45´
    +2
    GOLO Portimonense!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 6º golo na prova (23 jogos)
    63´
    GOLO Tondela!
    Tomané marca
    Tomané marca o seu 10º golo na prova (25 jogos)
    72´
    GOLO Tondela!
    Pité marca
    Pité marca o seu 3º golo na prova (13 jogos)
    85´
    GOLO Tondela!
    Ricardo Costa marca
    Ricardo Costa marca o seu 1º golo na prova (25 jogos)
    Positivo
    Aplauso à emoção
    Assim o futebol vale a pena. Claro que uns festejaram e os outros não, mas ambos dignificaram o futebol e o espetáculo. Um jogo disputado com dentes cerrados e com bastante qualidade das duas equipas. Fosse sempre assim...
    Negativo
    Perda de discernimento
    O Portimonense fiou-se muito na vantagem e, quando podia ter jogado mais com a instabilidade do adversário, acabou por recolher em demasia e expôr-se ao que viria a acontecer. Tinha qualidade e executantes para ter mais bola.
    Forma
    Tondela
    2018/2019
    35J
    11V
    9E
    15D
    49-50G
    Portimonense
    2018/2019
    30J
    9V
    5E
    16D
    39-50G
    O Árbitro
    Arbitragem globalmente correta, sem permitir muitas fitas aos jogadores.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Tondela
    2019-04-09 01h43m por dava
    Bem. . . só vi agora. . . Tinha ido eu acabar um orçamento, quando oiço que o Portimonense estava a ganhar 2 - 0. Pensei. . . Já nao perdem! E agora vejo que o Tondela ganhou!! Deve ter sido um grande jogo!!! Espero eu! Abraços!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Moreirense recebe FC Vizela
    A antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic abre no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Moreirense e FC Vizela reencontram-se, numa altura em que tudo se começa a ...