placardpt
Águias conquistam a 26.ª Taça de Portugal

O Benfica arrebatou a rainha de Portugal

Época de «dobradinha» para o Benfica, que este domingo conquistou a sua 26.ª Taça de Portugal, um título que se segue ao tetracampeonato festejado há duas semanas. O adversário, tal como no jogo do título nacional, voltou a ser o Vitória de Guimarães, que depois de ter estado melhor nos primeiros 45 minutos acabou por cair na segunda parte, perdendo por 1x2.

Entre o controlo encarnado e o perigo vitoriano

Na disposição e na ideia, tudo normal. O Benfica apresentou-se no habitual 4x4x2 - Raúl Jiménez manteve-se como parceiro de Jonas -, enquanto o Vitória de Guimarães surgiu no Jamor em 4x3x3, com a particularidade de Marega aparecer como «ponta de lança.»

Bola chegou pelo ar
Já as três equipas estavam no relvado prontas para o apito inicial, quando a bola de jogo chegou pelo... ar. Um momento «futurista» a abrir a final da Taça de Portugal
Intenso e com ritmo, numa tarde de domingo marcada pela chuva intensa que se abateu sobre o estádio Nacional. Os minhotos raramente abdicaram dessas propriedades nos primeiros 45 minutos.

O Benfica viu-se «obrigado» a responder, ainda que a filosofia do tetracampeão passe primeiro pelo controlo cerebral e menos pela vertigem. E foi pela vertigem que se viu mais perigo na primeira parte, com o Vitória a espreitar o golo em dois momentos, praticamente seguidos.

O momento em que Fejsa se lesiona ©Global Imagens / Miguel Pereira
Primeiro foi Hernâni a testar os reflexos de Ederson (28') com um remate acrobático - na sequência do canto o perigo voltou a rondar a baliza do brasileiro; dois minutos depois houve novo cruzamento da direita minhota, com Nélson Semedo a falhar a interceção e, com isso, a enganar Hernâni, que não conseguiu a emenda.

O primeiro tempo obrigou também a duas mexidas forçadas, uma para cada lado. Fejsa foi o primeiro a abandonar, aos 23 minutos, depois de uma entrada dura de Marega; o sérvio, que não jogava na Taça de Portugal desde outubro de... 2015, não chegou à meia-hora. Em cima do intervalo foi Hurtado a ter de ser substituído, também devido a lesão.

Águia aprendeu e regressou mortífera

Luisão iguala Nené
Com a conquista da Taça de Portugal, Luisão igualou Nené como o jogador com mais títulos ao serviço do Benfica (19), ultrapassando Coluna.
Da primeira parte encarnada sobrava a tentativa de controlar o jogo e um cabeceamento perigoso de Luisão (14'). O Benfica assustou-se com os avisos do Vitória e entrou mortífero nos segundos 45 minutos. No espaço de cinco minutos, dois golos que alinharam a águia para a 11.ª dobradinha da sua história; dois golos criados no tal processo de controlo e elaboração, e não na vertigem.

Aos 48 minutos, e depois de uma construção que arrancou primeira fase de jogo, Jonas «disparou» de longe, Miguel Silva defendeu para a frente e Raúl Jiménez acabou por «picar-lhe» a bola para o fundo das redes. Pouco depois, o segundo «tiro» na armadura vitoriana. O Benfica novamente na construção, a bola chega a Nélson Semedo que cruza para um desvio de cabeça fantástico de Salvio.

Este Vitória não desarma...

A história parecia resolvida, até porque nos minutos seguintes até foi o Benfica a estar mais perto do terceiro golo - Jonas atirou à trave (66'). Mas se há coisa que marca a personalidade deste Vitória é a resiliência. E por isso, o último quarto de hora no Jamor ganhou nova emoção e incerteza, porque Zungu apareceu nas costas de Luisão a cabecear para o 1x2, na sequência de um canto batido por Raphinha.

Reacendia-se a chama preta e branca no topo sul do Jamor para a reta final; minutos de incerteza e dúvida e com o Benfica a procurar travar a «fúria» do futebol vimaranense. A diferença mínima acabou por imperar e a festa da Taça pintou-se de vermelho e branco.

U Domingo, 28 Maio 2017 - 17:15
Estádio Nacional do Jamor
Hugo Miguel
2-1
Raúl Jiménez 48'
Eduardo Salvio 53'
Bongani Zungu 78'
Estádio Nacional do Jamor
Lotação37 593
Medidas105x68
Inauguração1944

GALERIAS

Festa da Taça
O antes e o depois do jogo
Outras Galerias
Benfica x V. Guimarães - Taça de Portugal Placard 2016/2017 - Final 
Lances Capitais
48´
GOLO Benfica!
Raúl Jiménez marca
Raúl Jiménez marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
53´
GOLO Benfica!
Toto Salvio marca
Toto Salvio marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
78´
GOLO V. Guimarães!
Bongani Zungu marca
Bongani Zungu marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 53. O Benfica tinha feito o 1x0 cinco minutos antes, o que dava muito tempo de recuperação ao Vitória. Mas Salvio, com um belo golo de cabeça, ampliou a vantagem encarnada.
O Árbitro
Aos 12 minutos mandou seguir o jogo depois de um corte de Josué com o braço dentro da área. Uma decisão discutível, mas que não mereceu reparo do vídeo-árbitro. 
O Melhor
Adeptos do Vitória de Guimarães
Começa a ser um hábito o elogio à massa adepta vitoriana, mas é merecido, especialmente num país tripartido no que toca à afeição clubística. Estiveram praticamente em igual número no Jamor mas foram, de longe, os «campeões» no que toca ao apoio à equipa; aí, o grande foi claramente o Vitória.
O Pior
Condições de trabalho no Jamor
É verdade que a FPF fez o que podia para uma boa organização, mas a chuva intensa acabou por lhes «furar» os planos. Para além da água que caiu abundantemente na bancada de imprensa, vários adeptos encontraram abrigo junto dos jornalistas... Portaram-se todos bem, felizmente.
Forma
Benfica
2016/2017
53J
37V
10E
6D
116-42G
V. Guimarães
2016/2017
43J
24V
9E
10D
63-49G
Sabia que...by playmaker stats
Rui Vitória conquistou todos os títulos nacionais pelo Benfica:
2 campeonatos
1 Taça
1 Taça Liga
1 Supertaça
2.ª Taça de Portugal de Rui Vitória, a 1.ª pelo Benfica
O Benfica conquista a sua 11.ª dobradinha. A última tinha sido em 2014
6.ª derrota do V. Guimarães em finais da Taça de Portugal, em 7 presenças
4 anos depois, o Benfica ?vinga-se? do V. Guimarães, vencendo a final da Taça, precisamente pelo mesmo resultado
Depois de 3 derrotas consecutivas frente ao V. Guimarães na Taça de Portugal, o Benfica volta a derrotar os vimaranenses na competição

Fotografias(47)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
NO
taça
2017-05-29 11h52m por notaartistica
festa á chuva. o jogo em si ate nem foi nada demais, principalmente a 1ª parte que foi bem fraca. mas o que foi mesmo notável foi mais uma festa da taça, incrível o ambiente que se fazia sentir. se pela televisão já era o que era, imagino ao vivo.
mais um trofeu para o benfica, tripla nesta época, mas acho que o grande destaque devia ir para os adeptos do vitoria, é disto que se faz uma equipa grande, não é por ter mais títulos que os outros (embora também ajude), não é ter di...ler comentário completo »
Taça
2017-05-29 11h22m por Sportinguista1976
com os adversarios que foram sorteados para os lampiões na taça o mais dificil era mesmo não ganhar!
Final da taça
2017-05-29 09h37m por Loki
Foi um jogo razoável de se ver, não foi um grande espectáculo, segunda parte melhor do que a primeira, a chuva também não ajudou. Bom jogo do Bruno Gaspar, mais um bom jogador a sair da formação do Benfica, com uma possível saída do Nelson Semedo, o regresso a casa seria bem visto. O Jonas esteve mais uma vez em grande, se na primeira parte pouco se viu, na segunda parte foi decisivo, já que teve nos 2 golos do Benfica. O Salvio também fez um excelente jogo, marcou um bom golo de ca...ler comentário completo »
N_Shadow19
2017-05-29 08h47m por DocSkills
100% de acordo. . .

Com tanta obra que se fez no ao criar um centro de estágio, nem um muro a cercar o Estádio se fez, por questões de segurança!
N_
Jamor
2017-05-29 08h43m por N_Shadow19
Em relação ao "Pior", continuo sem entender porque não se renova o Estádio Nacional ou porque não se passa a final da Taça para um estádio decente. Aquilo nem cobertura tem! A seleção já não joga lá nem nada.
BITW
2017-05-29 01h49m por St4yW1th_BMaia
Por acaso não vi juro, só vi agora ahahah

Grande coincidência 😂
Finda a época
2017-05-29 00h50m por St4yW1th_BMaia
Aqui vai o meu plantel para 2017/2018:

Gr: Valdés, A. Moreira e Paulo Lopes
Dd: B. Gaspar e A. Almeida
Dc: Rugani (empréstimo, não acredito q consigamos comprá-lo), Jardel, Luisão e Kalaica
De: Grimaldo e Marçal
Mdef: Fejsa e Samaris
Mc: Enzo e F. Augusto
Md: Pizzi e Zivković
Me: Cervi e Rafa
Sa: Jonas e Seferović
Pl: Jiménez e Mitroglou
Fanatics1922
2017-05-28 23h52m por edmur_ribeiro
Sim o Emílio teve as gestões mais ruinosas mas o Vítor foi claramente os piores anos.

Só essas observações mostram o quanto evoluímos com o Júlio Mendes, só falta mesmo uma boa prestação europeia comoas que ttínhamos nos anos 80 e inícios da década de 90.
Fanatics1922
2017-05-28 23h28m por edmur_ribeiro
Concordo, os anos do Vítor foram dos piores da história do clube que até descemos de divisão. Curiosamente com o Emílio no seu primeiro ano de mandato tínhamos acabado de subir e logo a seguir terminamos em 3o e depois só não chegamos à fase de grupos da Champions devido a um dos maiores roubos de que me lembro frente ao Basileia em dois jogos mas depois foi quase sempre a terminar em 10o, com Júlio é que começamos a recuperar essa força e nota-se uma estrutura maus sólida em construir planteis.
aquilo
2017-05-28 23h12m por martapereira
só tem uma entrada para cada equipa e isso torna-se complicado
100LIMITE
2017-05-28 22h58m por edmur_ribeiro
Vê o comentário do Fanatics e ficas a perceber.
Fanatics1922
2017-05-28 22h57m por edmur_ribeiro
Esse jogo nas Antas foi mítico, o dia em que as Antas pareciam o Dom Afonso Henriques. Tenho vídeos desse jogo em casa guardados e o meu pai esteve lá e foi por aí que eu me apaixonei por este clube e pelos dourados anos 80.

Bons velhos tempos no velho Dom Afonso Henriques com estádio quase sempre cheio com 15 mil espectadores, entretanto foi o Euro 2004 e aumento da capacidade que coincidiu com o período da crise e raro enchemos o estádio sem ser frente aos 3 estarolas e em derbis minhotos.
TA
ACORDEM PRA REALIDADE
2017-05-28 22h41m por tazito
O GUIMARAES achava que a sorte o iria acompanhar sempre. . . ?
Toda a gente sabe que o guimaraes teve imensa sorte em chegar à final. . . . . na meia com o chaves levou um banho de bola, estando inclusive a perder 3-0, estava visto que ia ser canja para o benfica. . . esta equipa vive da velocidade e inspiração do marega/hernani. . . . só que hoje não estiverem em campo.
De qualquer forma sem ter um futebol atrativo, fez um campeonato bom em termos classificativos. . . pedro ...ler comentário completo »
ZH
um aparte ao VA
2017-05-28 21h53m por zhar
O video-arbitro va ver o estado em que esta a perna do fesja. . . por sorte 2 minutos depois o pizzi safou-se de ficar igual
RV
e saí mais um troféu para o museu!!
2017-05-28 21h47m por RVM
vitoria molhada, vitória abençoada. . . mais nada!!!


Fanatics1922
2017-05-28 20h58m por edmur_ribeiro
ah ah ah
Já se fala de hegemonia do Benfica
2017-05-28 20h51m por tcb9277
Foi a 3ª Taça de Portugal conquistada em 20 anos.

Ganham 4 campeonatos seguidos já vivemos numa hegemonia.

Ainda este século o FC Porto foi tetra e tri, ganhou 1 Liga dos Campeões e 2 Taça UEFA. Isso é normal.

6 campeonatos e 3 taças de Portugal em 15 anos? Hegemonia.

Makes sense
FU
MaxHulkFCP
2017-05-28 20h50m por Furiosovp
Tenho pena que sejas um alienado! Só percebes de tricas e bastidores! Já futebol : Bola!!!
Fanatics1922
2017-05-28 20h48m por edmur_ribeiro
E essa carta. . .
Fanatics1922
2017-05-28 20h46m por edmur_ribeiro
eheheh e aposto que ainda iriam chorar mais que as criancinhas, se visitassem o castelo até se mudavam daquele antro para a melhor cidade de Portugal ;)
Fanatics1922
2017-05-28 20h35m por edmur_ribeiro
Nem mais, eles já sentem o medo! Guimarães foi onde nasceu Portugal mas eles julgam-se os reis do Minho!


Viva Guimarães, o berço de Portugal!
FU
MaxHulkFCP
2017-05-28 20h33m por Furiosovp
Que tristeza de comentário, a coerência e honestidade intelectual de um jornalista da Cmtv! Que azeiteiro!
FU
ConguitoAldrabo ne
2017-05-28 20h17m por Furiosovp
Para de te enterrar!
Só inventas tangas, orimeiro queixas-te de uma falta do Samaris sobre o Cellis e agora insinuas que o Cellis facilitou!
O teu clube é medíocre e por isso nem cheirou a taça, sê sério e vai á farmácia!
Os Aziados
2017-05-28 20h12m por rafapaz70
estão dias e dias com a conversa que o GLORIOSO não devia estar na final porque o Estoril foi roubado no 1° jogo. O 'se' não ganha titulos, como é que os Aziados podem ter a certeza 'se'o glorioso fosse derrotado no Estoril 'se'o resultado na Luz seria o mesmo. Eu tambem posso dizer 'se' vocês não tivessem Aziados era eu que estava. 🏆🏆
FU
Citro 1st
2017-05-28 20h09m por Furiosovp
Andas nos ácidos?
Se alguém arrumou com um jogador foi o Marega que não entra á bola, no lance do Hurtado há um corte limpo do Cervi e depois uma falta inventada!
No lance do Samaris hás de me explicar o que é que ele fez ao Cellis!
Ganha vergonha , vai pro circo que lá é que gostam de [. . . ] !
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Playbook RBR
rubrica de Ricardo brito reis
A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai ...