placardpt
Está encontrado o primeiro finalista

Maturidade leva Braga à final

Num jogo muito mais equilibrado do que o resultado final sugere, a turma de Jorge Simão fez valer os pergaminhos e a experiência para resolver o encontro diante de um Vitória muito atrevido e interessante pela postura audaz imprimida no encontro, se bem que com pecados capitais que foram muito bem aproveitados pelo adversário.

Foi bem disputada, não tanto bem jogada a primeira parte do encontro. Agradável do ponto de vista da abertura mental para um jogo relativamente aberto. Mais dos sadinos do que dos bracarenses, que cedo se viram em vantagem numa grande penalidade convertida por Pedro Santos.

Mais adeptos sadinos
A proximidade geográfica ditou a maioria na plateia. Dos 4127 espectadores, a maioria era afeta ao Vitória. Do lado bracarense, ouviram-se críticas a Pedro Proença, presidente da Liga, e a razão pode explicar-se numa tarja exibida na segunda parte: «São estes os estádios cheios que vocês querem?»
Com mais público nas bancadas, a equipa de José Couceiro foi também mais na posse de bola (apesar de alguma debilidade de Agu no passe) e nos lances de ataque, embora menos no capítulo da finalização. Os minhotos recorreram várias vezes à falta, inclusivamente em zonas perigosas, só que os remates vitorianos acabaram quase sempre fora do retângulo com rede.

Numa versão que continua a precisar de consolidação, sobretudo porque Bataglia sempre pareceu limitado em termos posicionais, vagueando pouco fora da sua zona, a turma de Jorge Simão socorreu-se da maior experiência para gerir a vantagem, ao invés de aproveitar o embalo para tentar novo golo.

Balneários mudaram chip

Mas o intervalo fez muito bem aos arsenalistas. Houve maior serenidade na segunda parte, houve também mais bola, devido à maior pressão feita e houve mais intensidade, que não só melhorou uma equipa como piorou a outra.

O Vitória foi menos à frente do que pretendia quando o jogo ainda estava em forte discussão e sujeitou-se ao golo que apareceu precisamente numa boa pressão e num erro de Nuno Pinto que Rui Fonte, bastante perspicaz, não desperdiçou.

José Couceiro demorou a mexer na equipa e esse também foi um pecado importante - Santana provou-o na primeira investida que fez -, e depois a carruagem minhoto já estava em velocidade de cruzeiro rumo... ao mesmo lugar. No domingo, estará na final para tentar a sua segunda conquista da Taça da Liga.

U Quarta, 25 Janeiro 2017 - 20:45
Estádio do Algarve
Carlos Xistra
0-3
Pedro Santos 13' (g.p.)
Nikola Stojiljkovic 66'
Rodrigo Pinho 87'
Estádio do Algarve
Estádio do Algarve
Portugal
São João da Venda - Loulé
Lotação30 305
Medidas107x72m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
A Chave
Intervalo: foi terapia perfeita para um Braga que ganhava, mas que não tinha feito muito por isso. Grande mudança de postura no segundo tempo.
O Árbitro
Muito contestado pelos sadinos no lance do penálti (que parece ter decidido bem), Carlos Xistra mostrou-se algo reticente noutros lances de uma primeira parte com grande intensidade. Melhorou claramente a sua atuação na segunda parte.
O Melhor
Tarimba minhota
Ao ver a primeira parte, assistiu-se a um Braga muito amorfo e cauteloso, embora o suficiente para iludir o clube de Setúbal, que depois do intervalo foi muito mais audaz. A experiência e a gestão dos tempos de jogo foram essenciais.
O Pior
Pecados sadinos
É duro condenar uma equipa que tanto fez por dignificar o bom espetáculo a que se assistiu. Mas serve para lições futuras e certamente o Vitória sai do Algarve mais ciente do que fazer em situações posteriores. Os poucos erros tiveram um elevado custo.
Forma
V. Setúbal
2016/2017
26J
11V
5E
10D
26-24G
Braga
2016/2017
32J
17V
6E
9D
54-35G

Fotografias(20)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA FC
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Um pouco injusto diga-se. . .
2017-01-25 23h21m por futebol11fcpsempre
O Braga ganhou mas pouco jogou. Está muito longe do Braga da época passada.
Na final irá perder contra o SLB sem dúvida. O SLB está a jogar bem, o Braga joga pouco. Mesmo sendo uma final, o Benfica ganhará por 2-0 pelo menos.
Se querem em campo neutro. . .
2017-01-25 23h16m por ramiroo
. . . Esperam para saber quem sao as equipas que vao jogar e marcam a meio caminho. Mas se querem mesmo fazer algo de jeito, entao transformem completamente esta competicao, de uma ponta 'a outra.
Cada vez pior
2017-01-25 23h08m por ramiroo
Entao querem valorizar esta taca e inventam uma meia final no Algarve, num dia de semana de Janeiro, quase as 9 da noite? Ridiculo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
com video
Plantel do Sporting recebido em festa
O autocarro que transportava o plantel principal do Sporting estacionou no Marquês de Pombal, levando a festa dos adeptos, já num nível elevadíssimo, ao seu auge. Foi assim....