placardpt
Leões perdem na Alemanha

A esperança é a última a morrer

2016/11/02 21:45

O Sporting voltou a perder frente ao Borussia Dortmund, desta vez por 1x0, na Alemanha. Com o empate do Real Madrid no terreno do Legia, o leão ainda pode manter a esperança na Champions. Uma noite que ficou marcada pelas experiências de Jorge Jesus. 

Outro golo madrugador... 

Jorge Jesus chegou a casa do Borussia Dortmund com várias surpresas. Com três centrais e Luc Castaignos no lugar de Bas Dost, o técnico dos leões conseguiu aguentar o 0x0 pouco mais do que na última vez. Se, em Alvalade, Pierre Aubameyang inaugurou o marcador aos 10 minutos de jogo, esta noite, Adrián Ramos carimbou o 1x0 ao minuto 12'. 

Com menos quatro pontos do que Borussia Dortmund e Real Madrid, só a vitória interessava aos leões. Com duas grandes penalidades por assinalar – uma a favor de cada equipa – a vantagem caiu para a formação da casa desde muito cedo, tal como aconteceu no terreno do leão. No entanto, com outra postura...

Postura aguerrida mas nada de golos

Em Alvalade tivemos um leão adormecido no primeiro tempo. Na Alemanha, tivemos um leão que soube responder positivamente à desvantagem, com uma postura aguerrida e atrevida. Concentrada em travar o conjunto alemão logo na primeira fase de construção, a turma de Alvalade não se esqueceu de começar a ganhar o seu espaço para ameaçar as redes de Burki – com maior destaque para Gelson Martins, que teve nos pés as melhores oportunidades para restabelecer a igualdade. 

Adrián Ramos fez o 1x0 aos 12 minutos. ©Global Imagens / Gerardo Santos

Sem perder a esperança de chegar ao empate, o Sporting manteve a sua linha ascendente no encontro, com uma postura ainda mais concentrada no segundo tempo. Já com Bas Dost no lugar de Luc Castaignos – troca ao intervalo – os leões continuaram a agitar o jogo. Porém, o Dortmund também não queria perder a vantagem e Rui Patrício continuava a ser posto à prova

Superior no encontro, o conjunto de Jorge Jesus levou o Dortmund a pôr as trancas na porta. Já com Adrien Silva em campo – para a saída de Bruno César – Bryan Ruiz perdeu a melhor oportunidade do encontro para relançar o Sporting no marcador, ao cabecear por cima da baliza.

Nos últimos dez minutos, a fadiga era visível entre os jogadores do Sporting, com Schelotto muito condicionado e com dificuldades em se manter em campo. O ritmo de jogo caíu e o Dortmund conseguiu gerir a vantagem até ao apito final, saindo com a vitória por 1x0. 

U Quarta, 02 Novembro 2016 - 19:45
Signal Iduna Park
Danny Makkelie
1-0
Adrián Ramos 12'
Signal Iduna Park
Lotação81 365
Medidas105m x 68m
Inauguração1974
FaseFase de Grupos
MãoGrupo F2ª Mão
A Chave
77' - Bryan Ruiz perdeu a melhor oportunidade para empatar o encontro, ao cabecear por cima da baliza adversária. 
O Árbitro
Um critério um pouco largo por parte do juiz da partida. Ficaram duas grandes penalidades por assinalar, uma aos 3 minutos e outra aos 5 minutos, uma para cada equipa. 
O Melhor
Gelson Martins
Nesta noite de Champions, há que destacar o papel de Gelson Martins. O jovem dos leões tem vindo carimbar excelentes prestações e neste duelo não ficou aquém. Gelson esteve envolvido praticamente em todas as oportunidades do clube de Alvalade. 
O Pior
Bruno César
Esta não foi a noite do brasileiro. Bruno César não tem estado ao seu melhor nível nos últimos jogos e neste duelo voltou a estar deslocado. Num jogo marcado por algumas experiências por parte de Jorge Jesus, Bruno César teve alguma dificuldade em acertar com os passes e decidir da melhor forma. 
Forma
Borussia Dortmund
2016/2017
16J
8V
5E
3D
35-16G
Sporting
2016/2017
14J
7V
3E
4D
22-15G
Sabia que...by playmaker stats
O Dortmund está apurado, pela 4.ª vez consecutiva, para a fase seguinte da Liga dos Campeões
Foi a 18.ª derrota do Sporting contra equipas germânicas em 26 jogos disputados (2V 6E 18D)
Foi a 12.ª derrota do Sporting em 13 confrontos na Alemanha; iguala a pior sequência de sempre (6 derrotas consecutivas)
Sporting não vence ha 4 jogos consecutivos; a última vitória aconteceu na Taça de Portugal (V 1-0 Famalicão)
Quatro jogos consecutivos sem vencer: é o pior registo de Jorge Jesus no comando do Sporting (2E 2D)
Num espaço de um mês, o Sporting venceu apenas um encontro (1-0 Famalicão), empatou 3 (Vitória, Tondela, Nacional) e perdeu 2 (Dortmund)
Nas 2 vezes que o Sporting somou 3 ou menos pontos à 4.ª jornada na fase de grupos da UEFA, os leões ficaram pelo caminho

Fotografias(34)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BORUSSIA DORTMUND
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TA
Esperança
2016-11-03 16h26m por Taxidriver
A última esperança era para o B. Dortmund que nos ultimos 8 jogos ficou com 5 empates, uma derrota e teve sorte de apanhar o Sporting para poder apresentar 2 vitórias !
JM
Weezard
2016-11-03 14h28m por jmatthew
Concordo. Aquela primeira parte em Alvalade com o Dortmund deitou tudo a perder. Mesmo assim ainda há uma esperança para o Sporting. É preciso um milagre. Estou muito curioso para o jogo com o Real. Acho mesmo que o Sporting pode fazer uma gracinha.
Empate no Légia-RM foi mau
2016-11-03 10h51m por noobsaibot005
Preferia que o RM tivesse ganho, pois teríamos garantido praticamente a Liga Europa. Assim convém-nos sacar pontos ao Real (o que agora será ainda mais difícil, além de que o Ronaldo contra nós acerta tudo) e esperar que o Dortmund não relaxe muito contra o Légia, apesar de já estar qualificado. Da forma que está não podemos perder na Polónia senão ficamos em 4º. . . Que tristeza.
rmvd
2016-11-03 10h50m por Triper
Mas não tem equipa onde? Temos bons jogadores para dar e vender, só falta mesmo é cabeça em ambos os líderes da equipa - treinador e presidente. Em vez de apoiarem a equipa é sempre machadadas nela e preocupação com o rival quando a casa está quase a ruir.

Diz-me lá se uma equipa como esta não é mais que competente para um Campeonato+Liga dos Campeões+Taça de Portugal+Taça da Liga.

Guarda-redes: Patrício, Beto
Outras opções: Pedro Silva e Stoijkovic<...ler comentário completo »
estaramostar
2016-11-03 10h50m por Matheorist
Repara que eu apenas me referi ao trabalho que tem estado a fazer, não ao que fará até ao final da época. Que o JJ é um grande treinador, isso sei eu.
Pensei que seriamos goleados
2016-11-03 10h48m por noobsaibot005
Mas o facto do Dortmund estar por baixo, e agora este caso do Aubameyang, também ajudou um bocadinho. Foi pena em Alvalade não termos conseguido 1 pontinho. Acho que os jogadores entraram para estes jogos com o Dortmund já derrotados, e depois é que viram que afinal, com alguma arte até podíamos ter conseguido pontuar. Em 3 derrotas do SCP, foram todas pela margem mínima e fica sempre aquele sabor amargo de que podia ter sido feito mais qq coisa.
estaramostar
2016-11-03 10h41m por Matheorist
Como benfiquista, acho que devias gostar do JJ. No Benfica fez um excelente trabalho, e no Sporting está a fazer um excelente trabalho ao Benfica.
Sportinguista19 76
2016-11-03 10h30m por Matheorist
Se o Sporting tiver 80% de probabilidade de ganhar ao RM por 1-0, se o Dortmund tiver 80% de probabilidade de ir empatar ou ganhar a Madrid, e se o Sporting tiver 80% de probabilidade de ir ganhar a Varsóvia, o Sporting passará com mais de 50% de probabilidade. Nada mau! Acho que estou a ser um bocadinho optimista, mas enquanto houver BdC há esperança!
Era espectável
2016-11-03 10h29m por TheOneReincarnated
Após perder com o Dortmund em lisboa. . . Agora só um real muita fraco é que vos salva mas o Real nunca jogou na liga europa lol não será desta que irá jogar.
JJ sem Adrien, Slimani e J Mário. . . . até eu compreendo.
Pedro Martins
2016-11-03 10h21m por track194
Despachem o Jesus e vamos mas é buscar o Pedro Martins, é um homem da casa e vejo-o como o futuro Klopp de Alvalade!
Opinião de um Sportinguista atento
2016-11-03 10h05m por demonflair
O Sporting está com um grave problema. JJ não é um treinador que deposite confiança nos seus jogadores. . . senão não teríamos o Bryan a dizer que a equipa não tem confiança. Isto para mim diz tudo!! E tenho pena que assim seja porque os adeptos do Sporting merecem tudo menos ouvir que a equipa não tem confiança. Se nos jogadores não existe confiança, como podem pedir confiança dos adeptos para com a equipa. Não faz qualquer sentido.

Na minha opinião, o plano desportivo c...ler comentário completo »
Contas. . .
2016-11-03 10h03m por Sportinguista1976
Agora só resta vencer 1-0 em casa contra o Real Madrid (para ficar com vantagem no confronto direto) vencer o Legia fora e esperar que o Dortmund não perca em Madrid.
WE
jmatthew
2016-11-03 09h28m por Weezard
A passagem à próxima fase ficou logo comprometida com a derrota em casa contra o Borussia, o jogo fora era só para tentar o "milagre". E mesmo uma vitória contra o Real teria de vir acompanhada por outro mau resultado do Real em casa contra o Dortmund. Acho que a única coisa realista nesta situação é encarar o Legia com seriedade e apostar forte na Liga Europa.
WE
JJ inventou demais
2016-11-03 09h20m por Weezard
O 3-4-3 foi invenção e até deu estabilidade, mas porquê meter o Castaignos num jogo destes?
Calma. . . !
2016-11-03 00h11m por ruca34
Calma. . . o Sporting ainda tem uma última palavra a dizer nesta liga dos campeões. . . . ADEUS!!
JM
Análise
2016-11-03 00h02m por jmatthew
Fiquei desiludido com este resultado do Sporting. Mereciam mais. Chegaram a dominar muitos momentos do jogo e criaram muitas transições e lances para finalizar. Parece-me que o JJ estudou bem o jogo em Alvalade e percebeu onde a equipa tinha falhado.
No golo do Dortmund penso que o Semedo tem mais culpa que o Zeegelaar.
No jogo com o Arouca penso que o JJ vai fazer algumas alterações. . nos últimos 10 minutos o Sporting tinha alguns jogadores em claras dificuldades. Tem que ...ler comentário completo »
Sporting
2016-11-02 23h54m por JHendrix via mobile
Dortmund a meio gás conseguiu o que queria, a vitória. Creio que vão ganhar o grupo.

O Sporting fez pela vida, mesmo com invenções do Jorzus, mas voltou a cair. Pelo menos hoje correram.
Testes num jogo destes???
2016-11-02 23h03m por Triper
Muitos diriam que isto não faz sentido mas esta ideia até que faz! E é uma das poucas das últimas semanas que faz:
- laterais da defesa são um traste a defender logo passam praticamente só a atacar e esse trabalho passa a ser praticamente ocupado pelos centrais
- meio-campo não existe com o Elias (não acreditava no recuperar a 100% do Adrien e isso pareceu ser bastante verdade) logo passa a existir mais presença com os laterais na área
Só não concordo com algo:
- Cas...ler comentário completo »
Pegasus
2016-11-02 22h59m por qwer80 via mobile
100% acordo. essa de que jogamos como nunca, perdemos como sempre, tem que acabar, o sporting tem que mostrar que é um grande de portugal. Os meus parabéns para os sportinguistas que foram incansaveis no apoio à equipa
Sporting
2016-11-02 22h57m por qwer80 via mobile
Para mim é claro como a água, sem gelson e adrien esta equipa vale tanto como um braga. Nota se logo quando o adrien entra, a equipa melhora defensivamente. infelizmente temos pontas de lança que estão a milhas daquilo que fazia o slimani (o jj tem razão mas ele é que quis o tronco do dost, que apesar de tocar bem a bola, defensivamente é menos um). E o grande problema chama se laterais, os nossos nem qualidade para um guimaraes têm. o golo do dortmund é um erro de benjamin por parte do...ler comentário completo »
PE
Conformismo nem pensar!!
2016-11-02 22h56m por Pegasus
É por o clube ter adeptos que se conformam com o jogamos bem mas perdemos que o SCP não passa da cepa torta!!Se um dia querem ombrear com os melhores o nível de exigência tem de ser elevado até lá é o clube do quase e vai vendo outros a somar vitorias!!
Dortmund 1x0 Sporting
2016-11-02 22h41m por valter_reis_99
Não foi um jogo tão bom como o que fizeram em Madrid, mas também não foi um jogo tão mau como os últimos três do Campeonato, foi um jogo competente do Sporting. Quando vi a táctica inicial duvidei muito, vi invenções que pareciam não fazer sentido, mas foi dando resultado, e mesmo depois do golo do Adrián Ramos vi um Sporting a reagir muito bem a criar várias oportunidades para empatar, mas lá está. . . faltou mais uma vez finalização certeira para sair do Iduna Park com um 1x1. Mas quand...ler comentário completo »
PE
A sina do perdedor nato!!
2016-11-02 22h40m por Pegasus
Jogam como nunca e perdem como sempre!!SCP o P só pode ser de perdedor!!
Cambada de frouxos, não me admira que Gelson e Adrien queiram dar de frosques!!
É só areia na cabeça do cérebro caduco!!Mete um avançado que nunca jogou a titular, inventa com 3 centrais, enfim, B. Ruiz não consegue marcar como sempre alias!!As contratações que foram buscar são zero a esquerda!!!
35nfica
2016-11-02 22h20m por senhor-doctor via mobile
Sporting é uma palavra derivada do inglês. Em Portugal o que é inglês é pronunciado com sutaque inglês (ou uma tentativa do tal), curiosamente o contrário não acontece. Quando o JJ, ou outra pessoa qualquer fala português, queres que troquem o sutaque para dizer Sporting? Enfim
Sporting
2016-11-02 22h16m por senhor-doctor via mobile
Enfim, não conseguimos derrotar um Dortmund em cadeira rodas. "Ah porque jogamoa bem", jogamos mais para empatar ou ganhar por 1 golo com sorte. Não sei se estou a exigir muito, mas para jogar e deixar sangue em campo e perder para depois perder pontos na liga não faz sentido.

Parabéns ao Gelson pela consistência
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...