placardpt
Grandes Estádios
Estádios

York Road: o mais velho estádio do mundo

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
O Maidenhead United FC é um clube semiprofissional do futebol inglês, com sede em Maidenhead, no Berkshire, na zona sul de Inglaterra.
 
Poucos conhecem este emblema, então fora da Grã-Bretanha é um ilustre desconhecido dos adeptos de futebol. Mas o pequeno Maidenhead United e o seu estádio, York Road, têm um lugar de destaque na história da modalidade. 
 
Placa azul
 
A 13 de Outubro de 2012 o mayor de Maidenhead colocou uma das famosas placas azuis, que no Reino Unido indicam a presença de um local histórico, no muro exterior do York Road Football Ground. 
 
A razão desta distinção é que se acredita que o campo de York Road seja o mais antigo campo de futebol a ser continuamente utilizado pelo mesmo clube em Inglaterra, e é precisamente isso que indica a placa (1), lembrando que o primeiro jogo de futebol ali disputado pelo Maidenhead teve lugar ao 16.º dia de Fevereiro de 1871. 
 
Maidenhead é um clube sempre manteve uma base de apoio local que manteve vivo o sonho dos fundadores que participaram na primeira edição da FA Cup em 1871/72. Por tal razão, York Road, foi um dos cinco palcos inaugurais da competição no dia 11 de Novembro de 1871, quando o Maidenhead enfrentou o Marlow. 
 
A distinção da importância de York Road na história do futebol já fora reconhecida tanto pela Football Association (FA) (2) e a FIFA, que reconhecem que o estádio de Maidenhead é o mais velho campo de futebol em todo o mundo a ser usado continuamente pelo mesmo emblema.
 
Um pouco de história
 
Desde o primeiro jogo a 16 de Fevereiro de 1871, os Magpies (3), como são conhecidos os jogadores e adeptos do Maidenhead, continuaram a usar o velhinho estádio como casa até aos nossos dias, numa história secular repleta de pequenos grandes momentos.
 
@stadiumsandcitiesuk
Destaca-se a campanha de 1872/73 na Taça de Inglaterra, chegando até às meias-finais, para perder com o Oxford University. Durante as duas épocas seguintes, o Maidenhead chegou aos quartos-de-final da competição, mas depois deixou de atingir resultados de vulto na FA Cup.
 
Membro fundador da Southern League em 1894, o Maidenhead competiu ao lado de clubes como Watford, Brentford, Fulham e Brighton Albion, mas anos mais tarde desistiu e passou a competir em ligas mais pequenas como a West Berkshire League, Berks & Bucks League ou a Great Western Suburban League. 
 
@stadiumsandcitiesuk
Em 1936 chegou às meias-finais da FA Amateur Cup, de que também fora clube fundador, perdendo com o Ilford por 4x1. O jogo com o Southall nos quartos-de-final garantiu o recorde de lotação em York Road, com 7,989 espetadores. 
 
Seis anos antes Jack Palethorpe marcou 65 golos em 39 jogos, muitos deles em York Road, tornando-se numa lenda do clube. Acabaria por mudar-se para Sheffield, onde mais tarde, ao serviço do Sheffield Wednesday marcou um dos golos da vitória do clube na final da Taça de 1935. 
 
Terminada a Segunda Guerra Mundial o clube filiou-se na Corinthian League, vencendo por três vezes a competição. Com o passar dos anos o estádio sofreu alterações vendo a sua lotação ser reduzida aos atuais 3 mil lugares, 250 deles sentados.
 
O estádio combina lugares cobertos e sentados, com lugares descobertos e em pé, os famosos terraces, conhecidos entre nós como peões. 
 
------------------------------------
(1) "York Road is believed by the FA to be the oldest senior football ground continuously used by the same club." e "Maidenhead FC played their first game on this ground on 16th February 1871."
(2) Federação Inglesa de Futebol.
(3) Os Magpies, «as Pegas», devem a sua alcunha ao equipamento preto e branco que passaram a utilizar depois da Primeira Guerra Mundial. Essa alcunha é comum em Inglaterra, sendo também usada por exemplo pelo Newcastle United, que também equipa de preto e branco. 

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Estádio
York Road
York Road
Inglaterra
Maidenhead
Lotação3000
Medidas-
Inauguração0