placardpt
Tarde sem golos em Arouca

Morno de início ao fim

2024/05/05 20:00
E1

E vão seis jogos sem saber o que é perder para a Liga Betclic! Na receção a um Estrela da Amadora ávido por pontos que encaminhem a rota da manutenção, o Arouca manteve o registo invencível dos últimos tempos, mas viu o sexto lugar mais longe depois do triunfo do Moreirense e do nulo confirmado esta tarde no distrito de Aveiro (0-0).

Depois da mudança na baliza no empate em Barcelos, Daniel Sousa voltou a surpreender. Marozau, internacional bielorrusso contratado no mercado de inverno, foi a grande surpresa ao render Rafa Mujica - nem na ficha de jogo constou -, surgindo João Valido no lugar de Thiago Rodrigues, bem como Matheus Quaresma e Uri Busquets nas vagas de Weverson Costa e Pedro Santos.

Já Sérgio Vieira procedeu a três alterações, depois do desaire caseiro do Estrela diante do Farense. Kialonda Gaspar (castigado) viu Hevverton Santos descer para o seu lugar, enquanto Nilton Varela e Jean Felipe assumiram as alas anteriormente à guarda de Hevverton e Rúben Lima, com Rodrigo Pinho a voltar à titularidade, quase três meses depois.

Oportunidades só depois dos 20 minutos @Rogério Ferreira / Kapta+

Apesar das mudanças, o desafio decorreu a uma toada morna e em grande medida pautado pela habitual filosofia de posse dos arouquenses. Sem tanta bola, os tricolores procuraram condicionar a influência de Busquets e, sobretudo, David Simão, médios que, não só foram gerindo os tempos entre defesa e ataque, como, sempre que possível, tentaram surpreender com passes de rotura. 

Aqueceu sem levantar fervura

Confortável sem tanta iniciativa e ciente da mossa que podia causar no contragolpe, o Estrela começou a crescer do quarto de hora para a frente, sendo a equipa em melhor posição para se adiantar. Léo Jabá viu as redes de Valido interditas por Matheus Quaresma, enquanto André Luiz pecou na cara do guarda-redes anfitrião, depois de uma potente arrancada pela meia direita.

Sem muita incisão na hora de se infiltrar na área forasteira - Cristo foi o único a conseguir tal proeza na reta inicial -, tudo mudou depois das tentativas de Matheus Quaresma e Jason. Movimento da esquerda para a quina da área de Morlaye Sylla e remate de pronto, que só não terminou no fundo da baliza tricolor por culpa de Bruno Brígido e... a barra. Logo a seguir, Quaresma voltou a aparecer, desta vez na passada, a errar o golo por muito pouco.

André Luiz sobressaiu com as suas arrancadas @Rogério Ferreira / Kapta+

Sem grandes revoluções até ao descanso, voltou a ser mais uma arrancada de André Luiz a atrair atenções. Desta vez até houve remate para uma baliza órfã da saída de João Valido, valendo a atenção de Javi Montero sobre a linha de golo.

No reatar, o Arouca tornou-se declaradamente a equipa mais perigosa e o golo pairou por várias vezes. Marozau ficou a uma nesga da estreia absoluta a faturar pelos Lobos, com Cristo a seguir-lhe as pisadas, pouco depois.

Ao ver a equipa algo desligada, Sérgio Vieira fez entrar Kikas numa primeira instância, reconfigurando logo a seguir as restantes peças do tridente ofensivo com as inclusões de Ronaldo Tavares e Régis Ndo. Com outra capacidade física, o Estrela subiu uns metros e, mesmo sem melhorias avassaladoras, foi Régis a desperdiçar a melhor chance até ao final.

Do outro lado, o Arouca recuperou o fulgor dos instantes finais e Cristo ficou pertíssimo de selar o triunfo que, ao não se consumar, afastou os Lobos de Arouca do sexto posto da classificação. Quanto ao Estrela, a luta pela manutenção prossegue, agora com uma vantagem ligeiramente maior - de dois pontos - para o lugar de playoff na posse do Portimonense.

jogos históricos
U Domingo, 05 Maio 2024 - 18:00
Estádio Municipal de Arouca
Miguel Nogueira
0-0

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Arouca
Lotação5 600
Medidas106x65
Inauguração2006
Positivo
Surpresas nos onzes

O final da temporada está cada vez mais próximo, mas tal não impediu ambos os técnicos de surpreender em algumas das opções tomadas. Marozau e Rodrigo Pinho sobressaíram entre os vários nomes lançados.

Negativo
Duelo sem golos

Numa partida em crescendo de ambas as partes - sobretudo na reta final da primeira parte -, faltaram os golos que as equipas tanto procuraram. É certo que na etapa complementar - com exceção dos primeiros 15 minutos -, os lances escassearam, mas, no somatório de ocasiões, houve mais que matéria para fazer abanar as redes.

Forma
FC Arouca
2023/2024
40J
17V
8E
15D
65-53G
Est. Amadora
2023/2024
35J
7V
12E
16D
35-54G
O Árbitro

Mediante um jogo morno, mas em crescendo, Miguel Nogueira foi capaz de tomar as melhores decisões. Manteve um critério homogéneo, não tendo sido colocado à prova em lances de elevado grau de análise.

Fotografias(15)

Liga Portugal Betclic: Arouca x Est. Amadora
Liga Portugal Betclic: Arouca x Est. Amadora
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC AROUCA
EMPATE
EST. AMADORA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
zz
2024-05-06 00h16m por anon428
"Sem tanta bola, os tricolores procuraram condicionar a influência de Bucca[. . . ]"
Bucca não é jogador do Estrela?
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.

OUTRAS NOTÍCIAS

Taça de Portugal
com video
A emoção para receber o troféu
A subida e descida da escadaria do Jamor para receber o troféu da Taça de Portugal do FC Porto teve vários protagonistas e uma mistura de emoções. Zaidu, Pepe e ...