placardpt
Divisão de pontos no São Luís

Das merecidas alegrias à nervosa apatia

E8

Jornada 26, São Luís e uma bela partida. No jogo 200 de Fabrício pelos algarvios, Farense e Rio Ave empataram (1-1). As duas formações proporcionaram um bom espetáculo, dividiram períodos de maior protagonismo e só se podem queixar de si por não chegarem aos três pontos.

Motivos para celebrar

O Rio Ave tentou ter mais bola e jogar mais perto da área contrária, nem sempre com sucesso. Contudo, com o passar do tempo (até à meia hora, sobretudo), tornou-se inepto e inoperante, mostrou-se perro no miolo e ineficaz na exploração dos corredores, também graças à estratégia do Farense.

Os da casa conseguiram acalmar o ímpeto visitante e tornaram-se mais perigosos. Gonçalo Silva quase fez, ainda antes do meio-campo, o golo do ano e Marco Matias foi quem teve mais oportunidades. O golo perspetivava-se e chegou.

Num erro de Adrien, Fabrício, a viver uma noite especial (realizou o jogo 200 ao serviço dos algarvios) teve uma oferta e aproveitou a defesa incompleta de Jhonatan para, com a baliza desprotegida, inaugurar o marcador.

Após o golo, o Rio Ave conseguiu, efetivamente, ter mais bola, mas isso não impossibilitou o Farense de, sempre que possível, partir para o ataque de forma rápida e com perigo. Contudo, depois do descanso, a história do jogo mudou.

Luís Freire promoveu duas alterações e endereçou uma mensagem clara para dentro de campo: era para atacar e, consequentemente, marcar. E foi mesmo do banco que o golo nasceu, pela cabeça de Boateng; Josué deu apoio a Costinha e cruzou para o avançado que saltou do banco e mergulhou para a igualdade. 

O quase

O empate trouxe ao jogo um período algo estranho, situado entre a vontade de chegar à vantagem e a apatia alimentada pelo medo de não pontuar.

Os rioavistas tiveram um par de ocasiões (a de Aziz, em que desliza para a baliza vazia e acaba por cortar a bola, foi escandalosa), mas não chegaram à vantagem. O golo da vitória estava ao virar da esquina, mas faltou qualquer coisa a ambos os conjuntos. Não é justo falar em falta de vontade, mas ficou a ideia que a felicidade estava a um pequeno extra de distância. Apatia? Nervosismo? Satisfação com o singelo ponto? Você decide, caro leitor.

Desta forma, algarvios e vilacondenses marcam passo na luta pela manutenção. O ponto para cada lado não sacia ninguém, mas é um mal menor: o Farense vai para a paragem de seleções na 12ª posição e o Rio Ave no 15º posto.

jogos históricos
U Sábado, 16 Março 2024 - 18:00
Estádio de São Luís
Miguel Nogueira
1-1
Fabrício Isidoro 31'
Emmanuel Boateng 50'
Tópicos Relacionados
jogos históricos
U Sábado, 16 Março 2024 - 18:00
Estádio de São Luís
Miguel Nogueira
1-1
Fabrício Isidoro 31'
Emmanuel Boateng 50'

ESTÁDIO

Estádio de São Luís
Lotação7 000
Medidas102x65m
Inauguração1922
Positivo
Dedo de mister

Além dos 22 jogadores, foi uma boa partida de José Mota e de Luís Freire. No caso do técnico rioavista, soube ler o jogo, perceber o que não foi bem feito na primeira parte, alterou ao intervalo - mais do que a tempo - e disputou o jogo, acabando perto da vitória.

Negativo
Marcou, mas aquele falhanço...

É certo: Boateng marcou e, por um lado, deu um ponto ao Rio Ave num belo gesto técnico. Contudo, há que ver os dois lados: teve uma falha escandalosa, proibida nestas lutas entre equipas a lutar pela manutenção e «roubou» os três pontos aos rioavistas. A partida ficou, inevitavelmente, marcada pelo lance. «E se...»

Forma
Farense
2023/2024
31J
9V
7E
15D
43-48G
Rio Ave
2023/2024
29J
5V
13E
11D
30-39G
O Árbitro

Exibição tranquila de Miguel Nogueira. O árbitro conseguiu passar despercebido - ajudou o facto de não ter grandes lances de dúvida. Foi ao bolso poucas vezes e deixou o jogo correr. Nota positiva.

Fotografias(16)

Liga Portugal Betclic: Farense x Rio Ave
Liga Portugal Betclic: Farense x Rio Ave

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Rio ave
2024-03-17 10h19m por ricardocunha251
Últimos 9 jogos, 7 empates …
palmilha-dentad a
2024-03-17 09h35m por afonsofarense2000
Sou da opinião que deviam manter a 2 divisão norte, centro e sul. Subiam sempre uma equipa de cada região e os campeonatos eram mais diversificados. Por exemplo o Alentejo sem esse modelo nunca terá hipótese de representar
Farense
2024-03-17 09h34m por afonsofarense2000
Quando se marca um golo, devemos sempre procurar fazer o segundo o mais rapidamente possível e não aguentar o resultado ou jogar para o pontinho. . . Assim começa a ficar mais apertado, a sorte é que o Vizela e o Estrela não ganharam.

Não percebo como a equipa passou do 80 ao 8 . . . Cheira a problemas de balneário ou discordâncias com o treinador, porque a 1ª volta foi fenomenal
ZY
Palmilha
2024-03-16 21h56m por zyxw4321
Claro que sim, e o Farense e o Portimonense também combinam resultados entre si a toda a hora, é assim que isto funciona, certo?
Palmilha-dentad a
2024-03-16 21h03m por afonsofarinha
Oh sim o Braga e o Gil Vicente iam estar a combinar resultados porque são da mesma associação, até parece que o Braga e o Gil não precisavam de vencer (principalmente o Braga) para garantirem os seus objetivos
Se faz favor desaparece deste site és um troll que só diz porcaria 🤡
RIo Ave
2024-03-16 20h34m por moumu
Não é mau até porque o Portimonense perdeu e Chaves e Vizela não devem pontuar esta jornada por isso até considero um bom ponto fora.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Oficial
Na noite desta quinta-feira, o Manchester City renovou com um dos membros mais emblemáticos e menos mediáticos do plantel: Scott Carson vai continuar nos cityzens por mais uma ...