placardpt
      Rio Ave vence Portimonense e suspira de alívio

      Fuga ao purgatório

      2024/01/07 19:57

      Purgatório. Lugar onde se purificam as almas que, não merecendo o Inferno, não podem, contudo, entrar no Céu sem expiarem a culpa. Em contexto de Liga Portuguesa, a despromoção. Em Vila do Conde, lutou-se pela fuga desse local e foi o Rio Ave a respirar melhor, após vencer o Portimonense por 2-0.

      Nas opções, Luís Freire mexeu apenas numa única peça do tabuleiro: saiu João Graça e entrou Guga para o mesmo lugar. Paulo Sérgio fez o mesmo, fazendo de Hélio titular, ao invés de Jasper, relativamente ao último encontro.

      Primeiro passo: um plano

      Para conseguir a fuga - ou simplesmente alcançar qualquer objetivo -, é necessário traçar-se um plano. Neste caso, era somente um plano de fuga - ou seja, a vitória.

      A interpretação do Rio Ave era clara. Tentou de tudo para se superiorizar no encontro no decorrer da primeira parte, mas os erros na decisão no último terço prejudicaram toda e qualquer ação.

      O Portimonense delineou o plano de antemão e os minutos iniciais demonstraram isso. Posse de bola, ainda que sem qualquer incómodo a Jhonatan. Seja de que maneira fosse.

      Duas equipas encaixadas, um jogo bloqueado e, em 45 minutos, dois remates. Um só para cada lado. Estava duro para quem ambicionasse mais do que isso.

      Segundo passo: colocar em prática

      Depois de uma primeira parte menos intensa, o Rio Ave apareceu com vontade de - finalmente - colocar o plano em prática na segunda metade.

      Carregaram como podiam na área adversária frente a um Portimonense que em pouco ou nada conseguia mudar o ritmo de jogo. Aí, apareceu Boateng para consagrar todas as oportunidades criadas até então.

      Após a emoção trazida pelo avançado ao jogo, o ritmo amainou, mas os ânimos algarvios esquentaram. Os duelos pela posse de bola tornaram-se mais agressivos dentro de campo e os protestos nos bancos de suplentes, também eles, iam aumentando.

      Quem aumentou o ritmo foi Boateng. Depois do golo que concretizou, começou a colocar o pé a fundo no acelerador e só parou quando assistiu Zé Manuel para garantir que os três pontos não saíam de Vila do Conde.

      Respira-se de alívio no Norte de Portugal. Com esta vitória, o Rio Ave continua a somar para fugir do purgatório. O Portimonense? Já não pode dizer o mesmo.



      jogos históricos
      U Domingo, 07 Janeiro 2024 - 18:00
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Luís Godinho
      2-0
      Emmanuel Boateng 54'
      Zé Manuel 89'

      ESTÁDIO

      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação5 300
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      Positivo
      Crescimento do Rio Ave

      Começou algo nervoso como coletivo, mas o Rio Ave foi ganhando calo à medida que o tempo do jogo avançou.

      Negativo
      Falta de emoção

      Tirando os segundos após o golo de Boateng, o encontro caracterizou-se como 90 minutos quase sem qualquer emoção associada. O espetáculo merecia mais.

      Forma
      Rio Ave
      2023/2024
      19J
      4V
      6E
      9D
      22-28G
      Portimonense
      2023/2024
      20J
      6V
      4E
      10D
      25-42G
      O Árbitro

      Luís Godinho foi o árbitro escolhido para este encontro e optou por um critério bastante largo no que concerne à marcação de faltas. Algumas dúvidas em relação ao lance de possível grande penalidade a favor do Portimonense, mas tanto as imagens como em «jogo corrido» não conseguiram esclarecer totalmente.

      Fotografias(17)

      Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Portimonense
      Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Portimonense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      PORTIMONENSE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Rio Ave
      2024-01-08 06h41m por moumu
      Boa vitória contra um concorrente directo, não se esperava grande espetáculo mas a equipa caseira conseguiu aquilo que queria, ambos esperam por reforços mas quanto ao Rio Ave não sei como está a situação das finanças.
      Paciência esgotada. Indiferença instalad
      2024-01-07 23h05m por PortimonDesdePiqueno
      Já não há paciência para ver jogos desta equipa e aos poucos a indiferença cresce. Que se lixe isto. O nivel da equipa é mediocre para uma primeira divisão. Somos do "campeonato" do Penafiel, do Mafra e quejandos. Não merecemos muito mais do que o arrastar penosamente pela cauda da tabela classificativa. A não ser que este Janeiro traga uns generosos suplementos de qualidade ao plantel, o destino está traçado. E será bem merecido.
      Portimonense
      2024-01-07 20h46m por DietmarVonKrieg
      Um novo Tondela. Todos os anos está no fundo da tabela, sempre a um milímetro de ir para a segundona, e no final salvam-se por milagre. Dá pena ver.
      Portimonense
      2024-01-07 20h35m por franciscomariaafonso
      Enfim, mais do mesmo. . . Perante um Rio Ave totalmente à mercê, foi mais uma tarde desinspirada para nós. Isto leva naturalmente a uma maior pressão no dérbi, em que a conquista de pontos é urgente, e contra uma equipa que se apresentará bem mais tranquila. É frustrante assistir a isto. . .
      Paulo Sérgio
      2024-01-07 20h11m por afonsofarinha
      Chegou ao clube há pouco menos de 4 anos e de lá para cá todos os anos é o mesmo, lutar pela descida, mas acho que este ano se ele não sair, o pior vai acontecer. . .
      Rio ave
      2024-01-07 20h08m por Zarokmaster1
      Boa vitória. Ajuda muito não ter o André Pereira em campo
      Rio Ave VS Portimonense
      2024-01-07 20h06m por Pedrouhastorable
      Vitória importante para a equipa da casa, que dominou e soube aproveitar as oportunidades. Quanto ao Portimonense, deixou-se defender, e mereceu perder.
      RIO AVE
      2024-01-07 20h01m por Geralt
      Vitória muito importante .

      Quanto ao Portimonense , é isto . Num dia faz grandes jogos e no outro não .
      A constância é algo que falta as equipas de Paulo Sérgio .

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Seleção AA Feminina
      Portugal discute acesso ao Euro 2025
      A três dias do primeiro duelo com a Irlanda do Norte, a contar para a qualificação do Euro 2025, Joana Marchão foi a responsável por falar à ...