placardpt
      Estoril venceu na receção ao Rio Ave

      Quando apareceu o rock, o roll foi natural

      O Estoril entrou no jogo irreconhecível e o Rio Ave aproveitou, dominando, mas mostrando-se pouco eficaz. Álvaro Pacheco não teve problemas em mexer as coisas, mostrou o seu já habitual rock&roll e a equipa mudou radicalmente, ao ponto de chegar à vantagem, melhorar qualitativamente e vencer os vila-condenses por 2-0. É a 1ª vitória canarinha no campeonato.

      As duas equipas vinham de resultados distintos da 1ª jornadas, mas ambas queriam, naturalmente, somar pontos. Do lado do Estoril, Álvaro Pacheco apresentava o mesmo onze inicial da derrota por 4-3 frente ao Arouca, enquanto Luís Freire, no Rio Ave, também repetia o onze da vitória por 2-0 frente ao Chaves.

      À deriva na Linha

      Frente a frente estavam duas equipas, e treinadores, habituadas a apostar em futebol positivo e havia, por isso, curiosidade para ver a entrada no jogo, mas foi o Rio Ave a tomar a iniciativa no arranque da partida e a mostrar-se capaz de ferir o Estoril a partir das alas, especialmente pela esquerda, onde Volnei jogava adaptado a lateral. De resto, Fábio Ronaldo quase inaugurou o marcador aos 2', demonstrando cedo o desconforto estorilista.

      Rio Ave dominou 1ª parte @Kapta+
      Os da casa tentavam constantemente construir a partir de trás, com Holsgrove a baixar para o meio dos centrais, mas tinham dificuldades em ligar para o ataque e, por vezes, até mesmo em lateralizar, com elementos como Mangala com claras dificuldades no passe. Coube, por isso, a Heriberto ir tentando mexer com a equipa pela ala e o extremo até teve uma boa oportunidade aos 34', quando surgiu nas costas da defesa, mas o ritmo de jogo baixou abruptamente, depois de um longo período sem jogo, primeiro por assistência a Hernâni e depois por mudança nos instrumentos de comunicação de um dos árbitros.

      Sem capacidade de construir pelo meio e ligar setores, Álvaro Pacheco mostrou-se claramente descontente e não teve qualquer problema em fazer duas substituições ainda na 1ª parte, aos 39', fazendo entrar Alex Soares e Rodrigo Gomes para os lugares de Pavlic e Heriberto Tavares (este com alguma surpresa). Além disso, fez baixar Rafik Guitane para o meio campo, mudou o desenho e juntou Rodrigo Gomes a Cassiano na frente, fortalecendo o miolo, e isso fez prontamente a diferença ao nível do conforto com bola, mas sem efeito a nível de golos até ao intervalo, no entanto.

      Outra história

      Se não chegassem as duas mexidas no final da 1ª parte, Álvaro Pacheco voltou a mexer ao intervalo e tirou o amarelado Vital, para meter Erick Cabaco, mantendo, contudo, o novo desenho tático visto minutos antes, com Guitane a fazer de maestro da orquestra, no meio campo, e uma linha de ligação reforçada, agora com Alex Soares, João Marques e Holsgrove. Esta mudança acabou por voltar a mostrar efeito, uma vez que tranquilizou o Estoril com bola, retirou espaço ao Rio Ave e permitiu maior liberdade criativa caseira, de tal modo que Rodrigo Gomes teve uma grande oportunidade logo aos 49'.

      Estoril cresceu na 2ª parte @Kapta+
      O crescimento do Estoril era notório e acabou por ter efeito imediato, visto que os canarinhos chegaram ao golo, com alguma felicidade, aos 55', por intermédio de Mangala, na sequência de um canto. O Rio Ave era, agora, obrigado a reagir e Luís Freire tentou ao colocar três caras novas em campo de uma vez, mudando todo o ataque. A equipa até reagiu bem, mas também ficou mais exposta pelo balanceamento ofensivo e o jogo começou a ficar mais partido e imprevisível.

      Com a responsabilidade do seu lado, o Rio Ave foi assumindo cada vez mais as rédeas com o passar dos minutos, mas perdeu clarividência com bola depois da mudança tática do Estoril e passou a aproveitar menos as suas alas. Os vila-condenses insistiram, o Estoril baixou linhas e o jogo era cada vez mais jogado apenas num meio campo, mas foi insistindo em cruzamentos e facilitando a vida caseira. Fábio Ronaldo, numa das poucas vezes que o jogo entre linhas foi explorado pelo meio, teve uma grande oportunidade, aos 89', mas Dani Figueira encheu a baliza.

      Pouco depois, João Marques podia ter fechado o jogo, mas, em boa posição, rematou à figura de Magrão. Foi um tempo de compensação completamente jogado no primeiro terço da casa, mas nada fez tremer o Estoril e os comandados de Álvaro Pacheco acabaram por dar a machadada final aos 90+8, com Alejandro Marqués a fazer o gosto ao pé, e venceram por 2-0, num jogo onde foi preciso o técnico puxar do seu famoso rock&roll.



      jogos históricos
      U Domingo, 20 Agosto 2023 - 15:30
      Estádio António Coimbra da Mota
      Iancu Vasilica
      2-0
      Eliaquim Mangala 55'
      Alejandro Marqués 90'

      ESTÁDIO

      Estádio António Coimbra da Mota
      Lotação8 000
      Medidas105x68
      Inauguração1939
      Lances Capitais
      55´
      GOLO Estoril Praia!
      Eliaquim Mangala marca
      Eliaquim Mangala marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      90´
      +8
      GOLO Estoril Praia!
      Alejandro Marqués marca
      Alejandro Marqués marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      Positivo
      Bom futebol

      Se o Estoril entrou mal, o Rio Ave entrou bem, inteligente na leitura e a saber onde podia ferir, procurando ter bola e jogando positivo. Os canarinhos ajustaram taticamente e também se mostraram capazes, especialmente na 2ª parte. A prova que se pode jogar bem, quando se pensa nos três pontos.

      Negativo
      Faltou o Rock no Roll

      O Estoril mostrou-se incapaz de ter bola no ataque nos primeiros 20 minutos de jogo e irreconhecível em relação ao que habitualmente se vê numa equipa de Álvaro Pacheco. O Rio Ave aproveitou e se tivesse sido mais eficaz, a partida tinha sido muito diferente.

      Forma
      Estoril Praia
      2023/2024
      4J
      3V
      0E
      1D
      12-5G
      Rio Ave
      2023/2024
      4J
      2V
      0E
      2D
      5-4G
      O Árbitro

      O árbitro Iancu Vasilica assinalou algumas faltas desnecessárias, especialmente na 1ª parte, mas esteve bem nas grandes decisões e deixou o jogo fluir. Perto do fim, o lance entre Mangala e Fábio Ronaldo gera algumas dúvidas, sobre um possível penálti para o Rio Ave, mas parece ter tomado a decisão correta.

      Fotografias(16)

      Liga Portugal Betclic: Estoril x Rio Ave
      Liga Portugal Betclic: Estoril x Rio Ave
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      RIO AVE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Mangalho is back
      2023-08-20 17h47m por OJaime_Pacheco
      Baby!
      SI
      VAR
      2023-08-20 17h47m por Simy1
      Esta jornada está em forma. Linhas mal feitas, expulsões perdoadas e neste jogo fica um penalti claro por marcar a favor do Rio Ave aos 90 minutos. O futebol aumenta a qualidade, há melhores jogadores, melhores treinadores, mas os árbitros mesmo com tecnologia continuam a ter os mesmos erros que tinham há 20 anos. É incompreensível
      Estoril
      2023-08-20 17h46m por moumu
      Boa vitória, Alvaro Pacheco soube mexer com a equipa, Mangala pelo golo que marcou foi destaque e João Marques tem-se revelado um bom jogador neste inicio de liga.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      Paulo Pezzolano, treinador uruguaio do Valladolid, surpreendeu toda a gente na festa de subida à La Liga. Depois de ter ouvido os adeptos pedirem constantemente a sua saída, o treinador ...