história
Estádios

Anfield Road: a casa dos reds

2012/08/01 17:30
Texto por João Pedro Silveira
l0
E1
Anos em tons de azul

Inaugurado em 1884, na cidade de Liverpool, o estádio de Anfield pertencia a John Orrel, um abastado dono de minas, que pouco depois da construção do estádio, o alugou, ao Everton, clube a quem pertencia o seu amigo John Houding.

A primeira partida da história de Anfield foi disputada entre o Everton e o Earlestown, tendo os «blues» ganho por 5x0. Nesses tempos, as primeiras bancadas, com lotação para oito mil espectadores, enchiam com regularidade para assistir aos jogos do Everton, que seria pela primeira vez campeão inglês na época de 1890/91. Um par de anos antes, as bancadas também tinham lotado, para se assistir ao primeiro jogo que a seleção inglesa, disputou em Liverpool: um embate contra a Irlanda a contar para o British Home Championship (Campeonato de seleções das ilhas britânicas).
 
Fundar um clube para um estádio vazio
 
Em 1892, um desentendimento entre Houlding e outros directores do Everton, levaram os «blues» a mudarem-se para Goodison Park, deixando o estádio de Anfield vazio. Com um estádio, mas sem equipa, Houlding resolveu então criar um clube para dar uso ao estádio: nascia assim o Liverpool Football Club.
 
O primeiro jogo dos reds seria a 1 de setembro, numa goleada auspiciosa contra o Rotherham Town (7x1) e rapidamente os vermelhos de Liverpool estavam a disputar o Campeonato da Primeira Liga inglesa, atraindo cada vez mais espetadores a Anfield, o que levou à construção de um topo em 1906.
 
A nova bancada, com um pronunciado declive, ganhou a alcunha de Spion Kop, por culpa de um artigo de Ernest Edwards, um jornalista de um jornal local, que comparou a bancada à famosa colina de Spion Kop, na África do Sul, onde os ingleses foram derrotados pelos boers, durante a Guerra dos Boers em 1901.
 
Sinais de identidade
 
Em 1928 o Estádio foi alargado e o Kop coberto, além de ter sido colocado o mastro do SS Great Eastern, para hastear a bandeira do clube.
A iluminação chegou em 1958 e, cinco anos mais tarde, a velha bancada de Kemlyn Road era substituída por uma estrutura em consola.
 
Também em 1963, um grande sucesso da banda liverpuldiana Gerry and the Pacemakers, passou a ser entoado pelos adeptos dos reds. Rapidamente, "You'll Never Walk Alone" tornava-se no hino oficioso do Liverpool, criando um ambiente de apoio à equipa de Merseyside único em todo o mundo.
 
A 10 de março de 1973, os Duques de Kent, inauguraram a nova bancada em Main Stand, com novo sistema de iluminação e só com lugares sentados. Nessie Shankly, a esposa de Bill Shankly, teve a honra de cortar a fita na inauguração do portão Shankly, onde se pode ler "You'll Never Walk Alone" homenageando o maior treinador da história do clube. As Cadeiras vermelhas, outra imagem de marca de Anfield, só chegaram à bancada de Kemlyn Road em 1987.
 
Segurança e remodelações
 
Após o desastre de Hillsborough em Sheffield, levou a que o estádio, como tantos outros em Inglaterra sofressem as mais variadas alterações. Lugares sentados, remoção das grades e demais obstáculos.
 
Em 1992, nova remodelação transformou Kemly Road na Centenary Stand, e cinco anos depois, Bill Shankly ganhou uma estátua em frente do Kop.
Hoje em dia, Anfield é um estádio de cinco estrelas da UEFA, com história e tradição, recebeu os grandes momentos da história do Liverpool, mas foi palco também de jogos da seleção inglesa, do Euro 96, além de partidas de râguebi e eventos diversos. 
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
ro
ANFIELD
2012-03-16 22h23m por romeu98lfc
THIS IS ANFIELD
Tópicos Relacionados
Equipa
Estádio
Anfield
Anfield
Inglaterra
Liverpool
Lotação54800
Medidas101x68
Inauguração1884