história
Grandes jogos

Portugal x Holanda: a Batalha de Nuremberga

2014/06/14 17:25
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
Nuremberga, 25 de Junho de 2006, Portugal e Holanda defrontavam-se pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo, em jogo a contar para os oitavos de final. Para muitos, à primeira vista seria um jogo normal, como fora o Portugal x Holanda das meias-finais do Euro, dois anos antes no Estádio de Alvalade, em Lisboa, que os portugueses haviam vencido por duas bolas a uma, com um golo soberbo de Maniche.
 
Mas o jogo de 2006 seria tudo menos normal. Pelo contrário, entrou para a história dos mundiais como o jogo com mais cartões de sempre. Uma batalha dentro do relvado, mítica, épica, que em comum com Lisboa, pouco mais teve do que um golo espetacular de Maniche.
 
Portugal passara a primeira fase sem mácula, com uma equipa com Figo, Deco e um jovem Cristiano Ronaldo em destaque Do outro lado, um conjunto de estrelas liderado por Van Basten, onde brilhavam Van der Sar, Sneijder, Van Persie e Robben.

O Russo Valentin Ivanov provou não estar à altura da ocasião. Cristiano Ronaldo foi alvo de uma entrada assassina de Boulahrouz e teve sair, ainda o jogo não aquecera. O Holandês pôde continuar impune em campo.

16 amarelos e quatro vermelhos foram distribuídos pelas duas equipas. Do lado português seriam expulsos Costinha e Deco, enquanto pela «Laranja Mecânica» saíram mais cedo de campo Boulahrouz e Van Bronckhorst.
Inesquecível a imagem de Deco e Van Bronckhorst sentados lado-a-lado, já depois da expulsão, assistindo ao desenrolar da partida.
 
Até ao fim, portugueses e holandeses entregaram-se a um jogo a roçar a violência, com pontapés, empurrões, agressões e muitos saltos para o chão.
Dentro do relvado, 22 jogadores, no fim 18, lutavam por cada centímetro de campo para ajudar a sua equipa a seguir em frente.

No fim das contas venceu Portugal, que no jogo seguinte e na meia-final, pagou caro a chuva de cartões que recebera em Nuremberga, mas para a história perdura a vitória épica das cores nacionais, num dos jogos mais eletrizantes de sempre. 
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
jogos históricos
U Domingo, 25 Junho 2006 - 20:00
EasyCredit-Stadion
Valentin Ivanov
1-0
Maniche 23'
Tópicos Relacionados
Estádio
EasyCredit-Stadion
Lotação48553
Medidas105m × 68m
Inauguração1928