história
Grandes jogos

AZ x Sporting: o milagre de São Miguel Garcia

2015/05/05 17:22
Texto por Luís Paulo Rodrigues
l0
E0
5 de maio de 2005, em Alkmaar. O Sporting já tinha operado uma intensa reviravolta frente ao Newcastle na eliminatória anterior. Frente ao AZ, o 2x1 em Alvalade tinha deixado tudo em aberto para... Alvalade, onde era o palco da final da Taça UEFA.

Falamos da segunda-mão da meia-final. O Sporting viu Kenneth Pérez colocar os holandeses à frente da eliminatória muito cedo, mas o golo de Liedson, perto do intervalo, colocava na mão dos leões a passagem à fase seguinte.

Peseiro tentava, na segunda parte, segurar essa vantagem longe da sua baliza. A 15 minutos do fim, tira Douala e mete Tello para dar consistência. Só que o AZ conseguiria marcar, por Huysegems, aos 78'.

No prolongamento, a primeira parte não teve golos. As equipas foram cautelosas, só que, no início da segunda parte, Kew Jaliens deixava ao rubro o De Alkmaarderhout, que rebentava pelas costuras.

O Sporting estava a 10 minutos de falhar a final no seu próprio estádio. Peseiro não perde tempo. Ainda com uma substituição por fazer, tira Rui Jorge e mete Marius Niculae. Só que o golo não aparecia.

Nos descontos, há um canto. Ricardo sobe à área. Co Adriaanse tinha acabado de tirar Tarik Sektioui para gastar tempo. Tello foi à direita, bateu com o pé esquerdo e Miguel Garcia, com uma cabeçada para a história, coloca o Sporting na final! Da Holanda a Portugal, a emoção é total. Dramático, efusivo, emocionante, indescritível! O momento de Miguel Garcia faz hoje 10 anos e ainda arrepia...

Capítulos
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
ZZ
Nota
2015-05-19 04h37m por ZEROZERO
Muito obrigado, o texto foi retificado.
Jo
AZ vs SCP
2015-05-19 04h37m por JoseTiagoVale
Um momento mais que arrepiante, uma coisa absolutamente inexplicável. Quando parece que estava tudo perdido, apareceu a luzinha ao fundo do túnel. Jorge Perestrelo teve um enfarte que o veio a vitimar, a relatar este golo. Paz JP. A final. . . é outra história. . . completamente diferente, infelizmente. Uma correcção "O Sporting viu Kenneth Pérez colocar os belgas à frente da eliminatória". Não são belgas, são holandeses.
jogos históricos
U Quinta, 05 Maio 2005 - 20:00
De Alkmaarderhout
3-2
Kenneth Pérez 6'
Stein Huysegems 78'
Kew Jaliens 109'
Liedson 45'
Miguel Garcia 120'
Estádio
(sem foto)
Lotação8400
Medidas105 x 69 metros
Inauguração1948