história
Grandes jogos

Benfica x FC Porto: Bis de Monteiro da Costa

2011/11/22 01:46
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
O Estádio do Campo Grande em Lisboa, presenciou no dia 14 Outubro de 1951 a única vitória por mais de um golo de diferença, que o Futebol Clube do Porto conseguiu até hoje na casa do Benfica em jogos a contar para o Campeonato Nacional.

Numa época em que o FC Porto atravessava um dos maiores jejuns da sua história, quando as vitórias em Lisboa eram um caso raro, a força da vitória e dos dois golos de Monteiro da Costa, ficaram para sempre imortalizados no imaginário portista. 

Com dez golos marcados ao Benfica, feito só igualado por Pinga e Fernando Gomes, o capitão Monteiro da Costa Ganhou um lugar no coração da família portista.
Dois golos de Monteiro da Costa (aos 23 e 41 minutos) adiantaram o Porto no marcador para surpresa dos adeptos lisboetas. Dizem as crónicas que além dos dois golos, foram as enormes defesas de Barrigana que ajudaram a segurar o resultado.

Foi uma vitória épica que mantinha os nortenhos na luta pelo título, enquanto o Benfica acabava por perder as poucas esperanças que tinha de revalidar o troféu, deixando que a luta pelo título, fosse uma questão para ser resolvida a dois, entre portistas e «leões». 

Na semana seguinte o FC Porto recebia e vencia o Sporting por 3-0, mas com o andar do campeonato, os portistas perderiam gás e no final das contas seriam os leões a festejar o título, acabando a prova com mais 11 pontos de avanço que os «azuis e brancos» e mais quinze que os benfiquistas que acabaram empatados no terceiro lugar com o Atlético.

Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
Tópicos Relacionados