placardpt
    Alemanha 2006
    Grandes jogos

    Portugal x França: Quarenta anos depois

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Quarenta anos depois Portugal voltava a jogar uma meia-final de um Campeonato do Mundo. Em 1966, Eusébio e companhia não tinham conseguido fazer frente à superior classe de Bobby Charlton e Bobby Moore. Portugal quedara-se eliminado na sua estreia num Mundial tão perto da final...

    40 anos depois dessa derrota em Londres, Portugal entrava em Munique com a esperança de jogar a sua primeira final de um Mundial. Para tal precisava vencer a França de Zidane que, quatro anos antes, eliminara Portugal na meia-final do Euro 2000. Mas, tal como acontecera em 1966, a equipa parecia entrar tolhida pela responsabilidade do momento. Figo, Cristiano Ronaldo e restante equipa entrava tensa e parecia acusar o peso da história. 

    Primeira parte

    Nem um minuto tinha sido jogado e já Malouda fugia a Miguel ameaçava Ricardo. Portugal entrara adormecido, mas reagiu e acordou. Deco rematou para a primeira defesa incompleta de Barthez, Pauleta chegou atrasado e o resultado manteve-se em branco. Mas ficava o aviso.

    Maniche pegou na bola e rematou com perigo aos oito minutos. Aos 13' foi a vez de Ribéry deixar em Abidal para este cruzar da esquerda. Henry chegou atrasado por centímetros e, no banco luso, Scolari respirava fundo...

    O jogo entrou numa toada diferente. As equipas abrandaram e a França parecia estar por cima. Portugal tentava em vão lançar o contra-golpe até que, aos 31 minutos, Henry é tocado por Ricardo Carvalho e o uruguaio Larrionda apontou para a marca de onze metros. Zidane pegou na Bola e olhou a baliza de Ricardo.

    Depois de ouvir o apito, o mago franco-argelino partiu decidido para o esférico e fez o 1x0. A França estava na frente. 

    O mesmo destino

    Portugal tinha 45 minutos para evitar o mesmo destino que 1966, 1984 e 2000, mas o segundo tempo começou como o primeiro, com um francês (Henry) a fugir à defesa portuguesa. Desta feita valeu Ricardo.

    Assustados, os portugueses responderam por Pauleta, mas a bola foi à malha lateral da baliza de Barthez. A França recebeu o "aviso" e quase não deixou Portugal jogar.

    No relógio, o tempo voava, aumentando o desespero no banco de Portugal e junto dos adeptos que na bancada iam esmorecendo no apoio. Só aos 35' voltava a haver um momento de frisson com o livre de Cristiano Ronaldo a ser novamente defendido de forma incompleta por Barthez sendo que, na recarga, Luís Figo inacreditavelmente não conseguiu aproveitar e cabeceou por cima da barra. 

    No banco, Scolari levava as mãos à cabeça, enquanto Cristiano Ronaldo não queria acreditar no que os seus olhos viam. Até ao fim houve pouco Portugal para uma França tão segura e só no último minuto voltou a haver perigo, com a bola a sobrar num ressalto para Fernando Meira que rematou muito por alto para a profundo alívio de Raymond Domenech. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    correcção
    2017-05-05 14h39m por slb_pride
    'Para tal precisava vencer a França de Zidane, que quatro anos antes eliminara Portugal na meia-final do Euro 2000'.

    Na verdade foi seis anos antes (2000-2006).
    jogos históricos
    U Quarta, 05 Julho 2006 - 20:00
    Allianz Arena
    Jorge Larrionda
    0-1
    Zinedine Zidane 33' (g.p.)
    Tópicos Relacionados
    Estádio
    Allianz Arena
    Lotação75000
    Medidas105x68
    Inauguração2005