placardpt
      México 1986
      Grandes jogos

      Argentina x Inglaterra: A mão de Deus

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E1

      22 de Junho de 1986 foi o dia em que Maradona marcou os dois golos mais famosos da sua carreira: um golo marcado com a "mão de Deus" e aquele que ainda hoje é considerado o melhor golo de sempre.

      Depois da Guerra das Malvinas (Falkland em inglês) - conflito militar que tinha oposto argentinos e ingleses em 1982 - era primeira vez que os dois países se defrontavam no campo. Os argentinos, militarmente vencidos no teatro de guerra do Atlântico Sul, procuravam a vingança no relvado do Estádio Azteca, Cidade do México.
       
      Contra a armada britânica apresentavam Diego Armando Maradona como grande bandeira e líder indiscutível.
       
      A primeira parte, confirmando os vaticínios dos comentadores, mostrou uma Argentina mais forte, dominadora, mas sem conseguir transformar em golos essa superioridade. 
       
      Mas tudo mudou quando logo aos 6 minutos, após um defeituoso alívio da defesa inglesa, Maradona se antecipou ao guarda-redes Shilton para com "ajuda divina" marcar o primeiro golo dos alvicelestes
       
      Em vão foram os protestos dos ingleses, pois o Tunisino Ali Bin Nasser apontou para o meio campo.  A Argentina vencia por 1x0.
       
      Maradona, a estrela genial que levaria a Argentina à conquista do Mundial mexicano de 1986.
      Três minutos depois, Maradona roçou os céus e atingiu a imortalidade... Pouco antes do meio-campo pisa ligeiramente a bola e rodopia, deixando com este movimento Beardsley e Reid para trás; passa a linha que divide o terreno de jogo e avança em direcção a Butcher; pica a bola para a esquerda e foge ao inglês; surge-lhe um novo defesa pela frente e o Pelusa toca a bola pela direita e continua o slalon entrando na grande área. Apertado por Fenwick, desvia a bola de Peter Shilton e ainda sente um toque do defesa inglês, mas com o pé esquerdo empurra a bola para a baliza deserta da Inglaterra.
       
      O estádio que tinha sustido a respiração entra em delírio e Maradona corre para a bandeirola de canto seguido pelos colegas...
       
      Lineker ainda marcaria um golo de consolação para os súbditos de Sua Majestade, mas a vitória era Argentina e os sul-americanos seguiriam em frente para vencer belgas e alemães e conquistar o seu segundo título mundial.
       
       
      Maradona numa partida só marcava os dois golos mais importantes da sua carreira. Um primeiro muito criticado em Inglaterra e um pouco por todo o mundo. O segundo, unanimemente considerado como melhor do século, um golo apenas ao alcance de Deus, do Deus do futebol argentino. 

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Pois
      2021-06-22 11h37m por redlegion
      Um golo com a mão e o "golo do século" que nasce de uma falta para amarelo sobre um inglês. É assim que se constroem as lendas. . .
      KO
      Triste.
      2012-11-15 19h47m por Koral
      Este jogou muito, mas a verdade é que sempres teve a carreira ensombrada por drogas. Os seus melhores tempos foram no Nápoles. Corria muito nessa altura. . .
      Ele é considerado um deus porque ganhou o mundial com um golo ilegal. Isso deveria ser um motivo de vergonha e não de orgulho.
      jogos históricos
      U Domingo, 22 Junho 1986 - 11:00
      Estadio Azteca
      Ali Bin Nasser
      2-1
      Diego Maradona 51' 54'
      Gary Lineker 80'
      Estádio
      Estadio Azteca
      Estadio Azteca
      México
      Cidade do México
      Lotação99250
      Medidas105x68
      Inauguração1966