placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Luís Figo: o Príncipe do futebol português

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E17

    Luís Filipe Madeira Caeiro Figo começou a sua carreira no pequeno Pastilhas, clube da Cova da Piedade onde vivia. Cedo despertou o interesse do Sporting que o foi buscar para as suas escolas em 1984.

    Fez todo o seu percurso nos escalões de formação leoninos, sendo regularmente chamado às seleções jovens. Fez parte das equipas de Carlos Queiroz que ganharam o Campeonato da Europa de sub-16 (1989) e o Mundial de sub-20 (1991).

    Estreou-se nos seniores do Sporting a 1 de abril de 1990 lançado por Raul Águas num jogo contra o Marítimo.

    O ano seguinte podia ser o ano da afirmação de Figo na primeira equipa leonina, mas a preparação para o Campeonato do Mundo de Juniores provocou uma época atípica para os sub-20 portugueses, com longos estágios que impediram a afirmação dos jogadores nas principais equipas dos clubes de onde provinham.

    Estrela em Alvalade

    Figo acabou por não fazer nenhum jogo na primeira divisão nessa época, mas em 1991/92 já com Marinho Peres como treinador que conquistaria o seu lugar como titular na equipa.

    Rapidamente tornou-se uma das coqueluches dos adeptos sportinguistas e uma das estrelas emergentes do campeonato português. Não surpreende ninguém que seja convocado para a seleção nacional A. Estreia-se contra o Luxemburgo como acontecera com Eusébio e curiosamente pela segunda vez na história o Luxemburgo não perdia com Portugal...

    @Getty /
    Queiroz torna-se selecionador nacional e faz uma pequena revolução na equipa das quinas com o objetivo de tentar qualificá-la para o Euro 92. Portugal não se qualifica, mas vê a sua Geração de Ouro lentamente tornar-se titular na seleção.

    No Sporting, numa equipa recheada de esperanças, vê o campeonato fugir para o Benfica (1994) e FC Porto (1995), despede-se dos leões com uma vitória na final da Taça curiosamente contra o mesmo Marítimo que tinha defrontado na estreia.

    A saída do Sporting foi complicada, com acusações dos dirigentes leoninos e pressões dos adeptos, com a tensão a atingir o pico numa conferência de imprensa em que alguns adeptos ameaçaram verbalmente o jogador. A situação complicava-se em Alvalade depois de se saber que tinha assinado por dois clubes: Parma e Juventus o que faz com que fique impedido de jogar em Itália, ruma então a Espanha e ao Barcelona, que vence a corrida ao Real Madrid pela sua contratação. 

    No fim da época, no Jamor com a Taça na mão, o pior momento já parecia ter passado, mas o caminho estava marcado, Figo rumava à «Cidade Condal»

    Príncipe nas Ramblas

    Pela seleção, depois do falhanço na qualificação para o mundial de 1994, Portugal apura-se para o Euro 96. A seleção das quinas faz uma prova meritória, vencendo o seu grupo e praticando um futebol elogiado por toda a Europa. Para tristeza de Figo e dos companheiros, cai nos quartos às mãos da República Checa.

    Segue-se o seu período áureo no Barcelona, onde vence campeonatos e a Taça das Taças, além da Supertaça Europeia e eleito o melhor jogador da Liga Espanhola. Tal é o seu sucesso no clube que tem honra de usar a braçadeira de capitão do mítico clube catalão.

    Após o Euro 2000, onde Portugal chega às meias-finais para perder no golo dourado com a França, Figo protagoniza o momento desportivo do ano ao assinar pelo Real Madrid que paga a cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros. A notícia caiu como uma bomba em Barcelona. O clube fica órfão do seu ídolo, que vê partir precisamente para o seu grande e odiado rival. Em Barcelona Figo tornava-se no "pesetero", uma traição que jamais seria esquecida. 

    No topo do Mundo: os galáticos

    Se é verdade que sai de Barcelona com juras de ódio eterno, por aqueles que até aqui o idolatravam, não é menos verdade que é recebido na casa blanca como um herói, um “convertido” à causa merengue.

    O ano de estreia em Madrid é um sucesso, dez golos marcados, 11 assistências, mais um título de campeão nacional. Pelo meio vence a Bola de Ouro do France Football, prémio atribuído ao melhor jogador do mundo.

    No ano seguinte não é tão feliz na liga espanhola, mas é peça fundamental na conquista da nona taça dos campeões europeus pelo Real.

    São os tempos dos galácticos. Figo, Zidane, Roberto Carlos, Raúl, Beckham, Ronaldo... Mas é o português que recebe o prémio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA.

    Não é só no clube que Figo vive momentos históricos na carreira. Na seleção, no Euro 2004, jogando perante o seu povo, Figo capitaneia a equipa em campo (Couto era o capitão, mas estava no banco) em direção à final no Estádio da Luz. A 4 de julho de 2004 a Grécia vence Portugal e deixa os portugueses desconsolados. Figo chega a abdicar da representação nacional, mas regressa a tempo do mundial de 2006, na Alemanha, onde é novamente o capitão. Figo emula Eusébio na fama e Coluna, o capitão de 66, na liderança. Portugal chega pela segunda vez na sua história à meia-final do mundial.

    O fim, via Milão

    @Getty / Shaun Botterill
    Abandona a seleção como o mais internacional de sempre (127) e com 32 golos. Presente em três europeus e reconhece que o futuro de Portugal fica em boas mãos, referindo-se a Cristiano Ronaldo, que o ultrapassaria em ambos os registos.

    Já em Madrid, a aquisição de estrelas acaba por deixar para segundo plano a contratação de jogadores de equipa e o Real Madrid paga muito caro a afamada política de “Zidanes & Pavones”. Sem títulos, o clube procura novas soluções, novos jogadores. Figo percebe que o seu tempo em Madrid está esgotado.

    É então que se muda para o Inter de Milão. Durante os últimos quatro anos da carreira conquista outros tantos campeonatos em Itália e ainda chega a ser treinado por José Mourinho.

    2009 marca o ponto final da sua carreira, sem nunca ter voltado a vestir a camisola do Sporting, um dos poucos sonhos não realizados na sua longa e fantástica carreira.

    D

    Fotografias(50)

    Luís Figo (POR)
    Luís Figo (POR)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Figo
    2017-11-04 16h40m por BetrayalKRocknRoll
    Grande jogador! Tenho imensas saudades de ver este homem jogar!
    Isto sim era a perfeita definição de extremo puro.
    Parecia que jogava com asas nos calcanhares à velocidade que ele impunha por vezes.

    Sinceramente, é dos jogadores que mais saudades tenho de ver jogar à bola! Merecia ser um dos vencedores do campeonato da europa!

    Parabéns Figo!
    Parabéns Luís Figo!!
    2016-11-04 18h04m por valter_reis_99
    Parabéns a um dos melhores jogadores da história de Portugal, a um jogador que percorreu quatro grandes clubes, Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, um jogador que em 2001 foi destacado com a Bola De Ouro, é um orgulho para nós Sportinguistas saber que em 1984 começava a carreira de um jogador que iría ser consagrado como o melhor jogador de futebol do Mundo, na Academia de Alcochete.
    Parabéns 'Príncipe Luís Figo'!💚
    Parabéns Luís Figo!!
    2016-11-04 17h22m por valter_reis_99
    Parabéns a um dos Bola D' Ouro formado na Academia de Alcochete.
    Foi
    2016-11-04 17h19m por Tarik10
    Um enorme jogador de futebol dos melhores que vi!
    Mas como pessoa. . .
    FC
    Um jogador de outra era
    2016-01-03 12h32m por fcamarate
    Foi o mais fascinante jogador que alguma vez vi na selecao Portuguesa. Nao irei comparar com Cristiano Ronaldo, que também dá tudo o que tem pela selecao, mas concordando com o 200lbs, Figo jogou numa era em que houve uma avalanche de jogadores de grande talento, o que nao e o caso hoje. Figo para mim está personificado no Euro 96, quando Portugal perdia por 2 a 0 com a Inglaterra e ele, quando todos estavam esmurecidos, pega na bola e pouco mais adiante do meio-campo poe Portugal no rumo de uma revira-volta historica de 2-3.
    OB
    Panteão .
    2015-03-16 19h54m por Obruxo
    O Príncipe e Imperador ( Figo e Ronaldo )
    também vão merecer o Panteão ( espero o
    mais tarde possível ) !!!Aliás vão começar as obras de ampliação do Panteão . . . . . ( Carlos Lopes , Rosa. Mota , Fernanda Ribeiro , Aurora Cunha , Fernando Gomes , Mantorras, Luisao , MAXI Pereira , Pinto da Costa , Luis Filipe Vieira , João Gobern , Rui Gomes da Silva , Ribeiro Cristóvão , David Borges , etc etc etc ( espero também que seja o mais tarde possível , não desejo nada de mal a ninguém ) .
    Figo
    2015-01-27 00h45m por 200lbs
    Basta dizer que Figo consegui destacar-se numa era de ouro no Futebol, onde havia muito mais que Ronaldos e Messis, havia defesas lendários (Roberto Carlos, Cafu, Maldini, etc), médios que já não se fazem hoje (Zidane) e atacantes que poderiam ter sido Pelé ou Maradona (Ronaldo). Entre outros, muitos outros nomes, e equipas, desde o glorioso e inesquecível Manchester United, passando pelos galáticos do Real, e obviamente todos os da Série A que dominaram a década.

    Por isso, Figo não foi só grande, foi bem maior. Obrigado.
    LU
    Contributo ao Futebol Português
    2014-11-04 12h45m por LuiSantos88
    Futebolisticamente e dada a sua qualidade, muito devemos a L. Figo por elevar a nossa bandeira. Como ele, muitos outros.

    Infelizmente no fim da sua carreira escolheu ficar no Inter. Como Português (não Sportinguista), gostava de o ver a fazer parte da direcção do Sporting. É o seu clube, iria dar o contributo ao clube que o ajudou a dar o salto, iria contribuir para enriquecer o nosso futebol (não recebendo os balurdios que deve receber no Inter). Mas tambem, aqui em Po...ler comentário completo »
    Obrigado SCP
    2013-11-23 13h39m por chileno
    Por teres ajudado a formar os melhores jogadores portugueses desde que me lembro. Pena e que em alguns casos só formaram bons jogadores e péssimas pessoas. Mas a sua aposta na formação dos tugas e o que salva a nação. . . Ainda na Suécia 5 de 11 iniciais eram lagartinhos. . .
    TI
    MiguelSoaresFer reira
    2012-11-05 12h23m por tiiago
    Estou de acordo com tudo e para mais foi o jogador português que mais admirei. . . recordo me em Outubro de 2000 no regresso a Camp Nou, só um grande jogador com uma grande personalidade aguentaria tudo aquilo com tanta calma, categoria, classe. . . no entanto não foi como disse "o unico capitao estrangeiro da história do Barça" pois Figo era sub capitão, só quando Guardiola não jogava, Figo era o capitão. . . senão também poderiamos incluir Stoitchkov que envergou a braçadeira algumas veze...ler comentário completo »
    HA
    Figo
    2012-11-04 19h21m por ham9
    Um grande senhor do futebol português.
    Fabuloso Jogador
    2012-11-04 19h00m por MiguelSoaresFerreira
    Este é dos tais que deixa saudades, reconhecido pela FIFA como o melhor Jogador do Mundo numa época e lutando ombro a ombro em 3 anos por esse titulo, não existem mais palavras para falar.

    Relembro aos menos atentos, que não foi reconhecido a nivel nacional pelos Jornalistas Portugueses o que tem mais valor, quando tentava fazer com outros jogadores como Rui Costa ou João Pinto em que pretendiam colocar no mesmo patamar.

    Evidentemente, jamais estariam, e rep...ler comentário completo »
    Fabuloso Jogador!
    2012-11-04 18h59m por MiguelSoaresFerreira
    Este é dos tais que deixa saudades, reconhecido pela FIFA como o melhor Jogador do Mundo numa época e lutando ombro a ombro em 3 anos por esse titulo, não existem mais palavras para falar.

    Relembro aos menos atentos, que não foi reconhecido a nivel nacional pelos Jornalistas Portugueses o que tem mais valor, quando tentava fazer com outros jogadores como Rui Costa ou João Pinto em que pretendiam colocar no mesmo patamar.

    Evidentemente, jamais estariam, e rep...ler comentário completo »
    Simplesmente FABULOSO!
    2012-11-04 18h56m por MiguelSoaresFerreira
    Este é dos tais que deixa saudades, reconhecido pela FIFA como o melhor Jogador do Mundo numa época e lutando ombro a ombro em 3 anos por esse titulo, não existem mais palavras para falar.

    Relembro aos menos atentos, que não foi reconhecido a nivel nacional pelos Jornalistas Portugueses o que tem mais valor, quando tentava fazer com outros jogadores como Rui Costa ou João Pinto em que pretendiam colocar no mesmo patamar.

    Evidentemente, jamais estariam, e rep...ler comentário completo »
    ID
    Luis Figo
    2012-11-04 16h35m por IDanielGarrido
    Reformou-se demasiado cedo para quem era, olhem Giggs e Paul Scholes. Ainda era titular em algumas equipas o Figo e em vez de se ter reformado em 2009 tinha ido para o Sporting. . .
    Realidade
    2012-11-04 10h35m por BrunoFoito13
    é o que mais falta faz na seleção
    Um dos poucos jogadores. . .
    2012-11-04 10h05m por Anfield_Road_1982_LP
    Que conseguiu rivalizar com Zidane e Ronaldo.

    Um dos meus ídolos.
    O grande capitão
    2012-06-25 13h24m por iceroger
    Um jogador excepcional que fez parte de uma geração de grandes atletas que puseram a equipa nacional nas grandes competições mundiais, é sem duvida uma das maiores lendas do futebol mundial . . . . .
    Outro Génio que vi nascer!
    2012-03-25 02h12m por MiguelSoaresFerreira
    Se dúvidas houvesse, mesmo que a imprensa Portuguesa (SE ELE ATINGIU A "BITOLA" FOI PELO GRANDE PROFISSIONAL QUE SEMPRE O FOI, AONDE A IMPRENSA ESTRANGEIRA DEU MUITO MAIS RELEVO QUE A NACIONAL QUE TINHAM OUTROS INTERESSES MAS QUE QUANDO TODOS OS OUTROS CHEGARAM A EUROPA NENHUM SE APROXIMOU A ELE) dava mais relevo a Rui Costa João Vieira Pinto, Paulo Sousa e Vítor Baía, foi Luís Figo que chegou ao trono, com uma carreira ímpar, sendo 1º e único Capitão estrangeiro no Barcelona, depois com ...ler comentário completo »
    VI
    Figo
    2012-02-21 14h26m por vitor_vsc
    Grande jogador e acima de tudo um GRANDE HOMEM !

    É pena que hoje em dia já não se fazem jogadores como este.