placardpt
      Liga Portuguesa 1950/51
      Grandes jogos

      Benfica x FC Porto: Bis de Monteiro da Costa

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E0

      O Estádio do Campo Grande, em Lisboa, presenciou, no dia 14 Outubro de 1951, a primeira vitória por mais de um golo de diferença que o Futebol Clube do Porto conseguiu em casa do Benfica em jogos a contar para o Campeonato Nacional. Um triunfo que chegou a ser o único da história - por essa margem - durante largos anos entre os eternos rivais, uma vez que só em 2019, os dragões, então comandados por Sérgio Conceição, bateram as águias na Luz pelo mesmo resultado.

      Numa época em que o FC Porto atravessava um dos maiores jejuns da sua história, e quando as vitórias em Lisboa eram um caso raro, a força da vitória e os dois golos de Monteiro da Costa ficaram para sempre imortalizados no imaginário portista. 

      Com dez golos marcados ao Benfica, feito só igualado por Pinga e Fernando Gomes, o capitão Monteiro da Costa ganhou um lugar no coração da família portista
      Dois golos de Monteiro da Costa (aos 23 e 41 minutos) adiantaram o FC Porto no marcador para surpresa dos adeptos lisboetas. Dizem as crónicas que, além dos dois golos, foram as enormes defesas de Barrigana que ajudaram a segurar o resultado.

      Foi uma vitória épica que mantinha os nortenhos na luta pelo título, enquanto o Benfica acabava por perder as poucas esperanças que tinha de revalidar o troféu, deixando que a luta pelo título fosse uma questão para ser resolvida a dois, entre portistas e leões. 

      Na semana seguinte, o FC Porto recebia e vencia o Sporting por 3x0, mas com o andar do campeonato os portistas viriam a perder gás e no final das contas seriam os leões a festejar o título, acabando a prova com mais 11 pontos de avanço que os azuis e brancos e mais quinze que os benfiquistas, que acabaram empatados no terceiro lugar com o Atlético.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos históricos
      U Domingo, 14 Janeiro 1951 - 00:00
      Campo Grande 412
      Reis Santos
      0-2
      Monteiro da Costa 23' 41'
      Tópicos Relacionados
      Estádio
      Campo Grande 412
      Lotação25000
      Medidas-
      Inauguração1917