placardpt
    História
    Clubes

    União de Leiria

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E5

    Um clube para a cidade

    Na Primavera de 1966, funcionários do Banco Nacional Ultramarino de Leiria resolveram fundar um clube que dotasse a cidade do Lis de uma colectividade que estivesse à altura do nome e importância da cidade. 
     
    Esse grupo tentou encetar conversações com diversos clubes locais como o Sporting Leiriense, Coliponense, Ateneu Desportivo e o Leiria e Marrazes, propondo uma fusão para formar um só clube na cidade.
    À excepção do Sporting, os restantes clubes não aceitaram integrar o projecto e a 6 de Junho de 1966, os estatutos da novel União Desportiva de Leiria eram aprovados.
     
    Na estreia em 1966/67 no campeonato distrital de Leiria o clube ficou em segundo lugar atrás do Atlético Marinhense, na segunda época conquistou o título de Campeão distrital e subiu à III Divisão nacional. Dois anos passados e o clube volta a subir, para a II Divisão. 
    No segundo escalão, sobre o comando espanhol Bertral o Leiria foi conquistando o seu espaço, tornando-se uma das equipas mais fortes da sua zona, tornando a visita à cidade do Lis uma das mais dificeis da competição.
     
    Chegada à primeira divisão
     
    Em 1978/79 consegue a primeira promoção à I Divisão. Foi na Póvoa de Varzim, com uma derrota 4x2 que os leirienses se estrearam entre os grandes do futebol português. 
    A época não foi de grande sucesso e ao União acabou por ficar em 14º lugar, não conseguindo evitar a despromoção no ano de estreia. 
     
    No regresso à II Divisão o clube voltou a vencer a sua zona e na fase final conseguiu o seu primeiro título de campeão da II Divisão, mas um 16º e último lugar voltou a ditar a despromoção.
     
    O clube só voltou a subir à primeira divisão em 1993/94, conseguindo logo em 1994/95 um histórico 6º lugar. Na segunda época destacou-se novamente com um excelente 7º lugar, enquanto na Taça de Portugal chegava a uma inédita meia-final onde perdeu com o Benfica.
     
    Em 1996/97 voltou a cair na segunda divisão, mas na época seguinte voltou a ganhar o campeonato da II Divisão e voltou a chegar às meias-finais da Taça de Portugal, para desta vez perder com o FC Porto.
     
    Anos de destaque
     
    No regresso à primeira divisão o clube repete um 6º lugar, mas o destaque vai todo para a época de 200/01, que sob o comando de Manuel José, o Leiria conseguiu um histórico 5º lugar. Duas épocas mais tarde, com Manuel Cajuda ao leme, a União repetiu o 5º lugar e chegou à final da Taça onde perdeu 0x1 para o FC Porto de José Mourinho.
     
    Em 2003/04, já com Vítor Pontes no comando a União estreou-se na Europa, ultrapassando primeiro os irlandeses do Coleraine e depois caindo com o Molde da Noruega. Foi também nesta época que os leirienses começaram a jogar no novo Estádio Dr. Magalhães Pessoa, que foi recuperado para o Euro 2004.
     
    Em 2004 e 2005 o Leiria disputou a Taça Intertoto acabando por chegar à final da competição nas duas vezes, perdendo na primeira com os franceses do Lille e na segunda com os alemães do Hamburgo.
     
    Em 2008 o clube voltou à Europa para elimnar O Hadjuk Kula e o Maccabi Netanya, acabando por ser eliminado pelos alemães do Bayer Leverkusen, mas quatro anos depois estaria a viver um momento bem mais complicado.
     
    Exemplo máximo disso é o que aconteceu no Estádio Municipal da Marinha Grande, no dia 29 de abril de 2012. Foi um dos jogos mais inesquecíveis de toda a história do futebol português, e não por bons motivos, quando a UD Leiria entrou em campo com apenas oito jogadores para defrontar o Feirense.
     
    Oblak, então emprestado pelo Benfica, não evitou a derrota nem a despromoção, e a União acabaria extinta em 2013, por dívidas e incumprimentos fiscais.
     
    Em fevereiro de 2015 foi aprovada a constituição de outra sociedade anónima desportiva (SAD) da UD Leiria e o clube milita desde então na Liga 3, que foi criada em 2021/22.
     
    O Leiria ao longo da sua história teve jogadores de destaque como Helton, Nuno Valente, Derlei, Douala, Hugo Almeida ou Paulo Machado, e foi comandado por alguns dos melhores treinadores portugueses como Manuel José, Jorge Jesus, Domingos Paciência, já para não esquecer é claro, José Mourinho.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZE
    GRANDE LEIRIA!!
    2015-02-04 16h17m por ZeroZero_Guy
    Um clube q faz falta à I Liga. . . já passou pelo pior, e agr na CNS, é consolidar e lutar pela subida nas épocas seguintes. . . pena esta época ter falhado o acesso à subida por uns meros 3 pts.

    FORÇA UNIÃO DE LEIRIA!!
    VE
    futuro promissor
    2014-01-30 17h39m por vendadarega
    O União de Leiria penso já passou o pior, ou engano-me ou o Leiria contratou 2 excelentes jogadores o Guardaredes Vitor muito bom, André Perre, 2 craks que vão dar que falar
    DJGIL_BENFICA
    2014-01-27 21h09m por UDLdanyfer7SLB
    Para um clube com "fim próximo" chegar a esta altura e ir lutar pela subida. . . respeito pela União Desportiva de Leiria sff. Ainda vamos calar muita gente, FORÇA UNIÃO DESPORTIVA DE LEIRIA!!!
    DJGIL_BENFICA
    2013-02-22 19h19m por Leiria
    Um pouco respeito no meu Leiria ! . .
    União
    2012-06-06 20h22m por SLBng
    Tenho muita pena que este esteja nas dificuldades que estão e sinceramente não vejo solução.
    DJ
    leiria
    2012-06-06 15h45m por DJGIL_BENFICA
    um clube com pouca historia com um fim proximo
    Tópicos Relacionados
    Equipa