placardpt
    História
    Clubes

    Gil Vicente

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E3

    As origens

    O futebol chegou a Barcelos nas primeiras décadas do século XX através de relatos de visitantes que se deslocavam ao Porto e a Lisboa. Rapidamente foi ganhando adeptos e cedo surgiram equipas formadas por jovens locais como o Barcellos Sporting Club e o União Foot-ball Club Barcellense.

    Foi um grupo de jovens que regularmente se reunia num banco no actual Largo Doutor Martins Lima, conhecido na então vila por Largo do Teatro, por ali se encontrar o Teatro Gil Vicente, que resolveu fundar um novo clube de futebol na cidade.
     
    O nome escolhido foi o de Gil Vicente Foot-ball Barcelense, pelo nome do Teatro em fronte do qual se encontravam regularmente e em homenagem a Gil Vicente o grande dramaturgo e «pai do Teatro Português» que alguns historiadores apontavam ser natural da cidade banhada pelo Cávado. 
     
    Entre as muitas dificuldades que se apresentavam ao jovem clube, como a falta de equipamentos, bolas e jogadores, juntava-se a inexistência de um recinto de jogos. Ao princípio conseguiram suprir a lacuna, treinando e disputando os seus jogos no Campo da Estação pertença do vizinho Triunfo Sport Clube, mas a longo prazo tornou-se premente adquirir um recinto próprio, e foi assim que a 3 de Maio de 1933 o Gil Vicente inaugurou o seu primeiro recinto num jogo contra o SC Braga no Campo da Granja.
     
    A primeira camisola do clube era vermelha, passando depois a equipar com listas verdes e brancas horizontais, só mais tarde seria adoptado o azul e o vermelho como cores do clube.
     
    Em 16 de Setembro de 1946 um dos seus jogadores, Adelino Ribeiro Novo, faleceu em campo após um choque com um adversário. Mais tarde e como homenagem, o estádio ganhou o seu nome.
     
    Foi também durante a década de quarenta que os gilistas começaram a ser habitués do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, começando a criar rivalidades com alguns dos clubes vizinhos do Distrito de Braga.
     
    Anos de espera e crescimento
     
    Na época de 1974/75 quando num momento de instabilidade directiva, o Padre José Maria Furtado torna-se o dirigente dos gilistas, exactamente num momento em que o país vivia um período de grande tensão política, a associação do clube a círculos próximos da Igreja causou alguns anticorpos no período conturbado e revolucionário, mas que rapida e serenamente foram ultrapassados.
     
    Em 1976/77 os gilistas foram a sensação na Taça de Portugal chegando às meias-finais onde foram eliminados pelo SC Braga, mas só após o jogo de desempate. Na edição seguinte o clube voltou a chegar longe, caindo nos quartos-de-final às mãos do FC Porto.
     
    A década de 70 foi uma década de reorganização e nos anos 80 os gilistas cimentaram a posição nos campeonatos nacionais e os dois terceiro lugar atingidos em 1987 e 1989 deixavam antever a promoção que aconteceu pela primeira vez 1989/90, numa equipa comanda por Rodolfo Reis.
     
    Finalmente a Primeira Divisão
     
    O ano de estreia mostrou um Gil Vicente crescido e preparado para as altas andanças, perdendo apenas com FC Porto e Benfica no Adelino Ribeiro Novo e vencido o Sporting por 2x1, terminando o campeonato em 13º lugar em 20 equipas, com os mesmos pontos que o despromovido Tirsense.
     
    A segunda época trouxe um campeonato um pouco mais descansado e a primeira vitória sobre os dragões no Adelino Ribeiro Novo.
    Nas épocas seguintes o Gil Vicente foi segurando com maior ou menor dificuldade a manutenção, com jogadores de destaque como Tuck, Cacioli e Drulović – mais tarde vendido ao FC Porto.
    Em 1994/95 surgiu a primeira vitória sobre o Benfica em casa e na segunda volta conseguiu nova vitória histórica, desta feita na Luz, para espanto do país desportivo.
     
    Uma época decepcionante em 1996/97 ditou a primeira despromoção à 2ª Divisão da história do clube.
    Em 1999/00, após dois anos de ausência e sobre a batuta de Álvaro Guimarães os gilistas conseguem uma época de sonho terminando em 5º lugar, vencendo na última jornada os azuis-e-brancos (2x1) que discutiam taco-a-taco com os leões o título de Campeão nacional.
     
    Foi uma equipa que marcou uma era em Barcelos, com jovens como Petit, Ricardo Nascimento e tendo em Carlitos – um filho da terra – a grande estrela.
     
    O Novo Milénio
     
    Na primeira década do novo milénio o Gil Vicente voltou a estabilizar entre os grandes. Foram novamente sete épocas entre a elite do futebol nacional com o Gil Vicente a lutar todos os anos pela manutenção, conseguindo apenas em 2002/03 um destacado 8º lugar.
     
    Neste período destaca-se a convocatória de Luís Loureiro à Selecção Nacional, o primeiro atleta do clube a vestir a camisola das quinas. Em 30 de Maio de 2004 o Gil Vicente mudou-se para o Estádio Cidade de Barcelos, pertença da Câmara Municipal, abandonando o velhinho e muito limitado Adelino Ribeiro Novo.
     
    Em 2006 os gilistas voltaram a cair de divisão, após mais um caso polémico no Futebol português, o caso Mateus que envolveu o jogador angolano com o mesmo nome e a sua inscrição na Liga de Clubes.
     
    Após uma longa travessia do deserto na II Liga, e com Paulo Alves à frente do leme, o Gil Vicente vence o Campeonato da II Liga, repetindo o título de 1999 e volta à I Liga, onde consegue um campeonato seguro, com um futebol atractivo, tornando-se um terror dos grandes, pois no Municipal de Barcelos não passaram o Benfica (2x2), o campeão FC Porto (3x1) e o Sporting (2x0), que também foi vencido em Alvalade (0x1) na Taça da Liga, onde os «galos» chegariam longe, batendo o Braga nas meias-finais para perder por 2x1 com o Benfica na grande final de Coimbra.
     
    Depois de quatro anos consecutivos na Primeira Liga, em que ficaram sempre em lugares de meio da tabela, os gilistas voltaram a descer ao segundo escalão do futebol nacional em 2014/15, derivado do 17º lugar alcançado sob as tutelas de João de Deus e José Mota. A formação de Barcelos entrou numa fase decadente e em 2017/18 terminou em 19º na Segunda Liga, o que queria dizer que ia mesmo descer ao Campeonato de Portugal, o 3º escalão do futebol nacional, na temporada seguinte.
     
    No entanto, a estadia do Gil Vicente no Campeonato de Portugal foi curta e durou apenas uma temporada, uma vez que, em 2016, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa anulou o acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol relativo ao famoso «caso Mateus» e, no ano seguinte, os gilistas chegaram a um princípio de acordo com o Belenenses sobre o mesmo, o que permitiu a subida administrativa do clube à Primeira Liga em 2019/20, temporada em que ficou em 10º lugar na Liga NOS.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Fez parte da minha adolescência!!!
    2015-03-14 14h35m por 8KoSTaDiNoV
    Desde os 12 anos que que frequentava o campo Adelino Ribeiro Novo.

    Nunca joguei oficialmente nas camadas jovens do clube mas fiz lá muitos treinos e até com os seniores troquei algumas bolas.

    Como jogador joguei sempre no vizinho "os Andorinhas" mas nunca faltava aos treinos e jogos do Gil Vicente.

    lembro com saudade de jogadores como o Armando naquele seu jeito desajeitado. O Caccioli carequinha, Mangonga, Folha, Secretário, Rui Filipe, Laureta, M...ler comentário completo »
    Clube da minha terra :)
    2012-05-03 18h52m por luis_silva0027
    Este ano está a ser um bom ano para o Gil Vicente Futebol Clube. . . Já garantui a manutenção. . . Ganhou a vários clubes demoninados de "clubes grandes", foi à final da Taça da Liga perdendo só para o SL Benfica. . . Parabéns Gil Vicente pelo o aniversário e pelas alegrias que deste e dás à nossa pequena terra de Barcelos com o maior numero de concelhos em todo o país és o orgulho da nossa terra GIL :)
    AD
    Parabéns ao Gil Vicente
    2012-05-03 16h19m por Adepto_Gilista
    Um clube em crescimento e que certamente se assumirá no panorama do futebol nacional!
    JO
    gil
    2012-05-03 15h07m por jogai_a_bola
    força gil, es grande
    HA
    equipa apática?
    2012-05-03 13h24m por HAMR
    descemos na secretaria foi o que foi. . .
    ZEROZERO
    2012-05-03 12h57m por andre26gv
    voces estao a gozar com quem? equipa apatica???? que se saiba desportivamente garantimos a manutenção sois uma anedota
    AD
    ERRO DO ZEROZERO
    2012-05-03 12h54m por Adepto_Gilista
    É com muito desagrado que leio uma notícia acerca do meu clube que não corresponde à verdade. Já na parte final da noticia "em 2006 os gilistas voltaram a cair de divisão, após uma época em que uma equipa apática nunca se conseguiy encontrar-se"

    Isto é de todo mentira:

    1º: o Gil Vicente terminou o campeonato em 12º quando o campeonato ainda se disputava a 18 equipas, ou seja, 4 lugares acima da linha de água sendo uma classificação normal para um clube da dimens...ler comentário completo »
    . . .
    2012-03-24 11h09m por pedrofernandes123
    equipa apatica o que e anedota nos ficamos em 12 lugar em 18 clubes so descemos na secretaria omg isto so pode ser anedota
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário abaixo.
    Tópicos Relacionados