placardpt
    História
    Clubes

    Sporting

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E31

    A história leonina vai muito além do futebol: Alfredo Trindade, Moniz Pereira, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Carlos Lisboa, António Livramento, Naide Gomes, Pedro Alves, Marco Chagas, Rui Silva, Ricardo Andorinho, João Benedito, Miguel Maia, Francis Obikwelu, Joaquim Agostinho... e tantos outros fazem da história do Sporting Clube de Portugal uma história de glória e prestígio.

    Mas o futebol é e sempre foi o primeiro desporto no reino do leão. Começando em Francisco Stromp, passando pelos míticos cinco violinos, por Osvaldo Silva e Hilário e a maravilhosa equipa que venceu a Taça das Taças, continuando com Vítor Damas e Yazalde, Jordão, Manuel Fernandes ou António Oliveira, passando por Futre, Balacov, Figo, Pedro Barbosa, Schmeichel , Jardel e João Viera Pinto, terminando em Cristiano Ronaldo, Quaresma e Nani, o Sporting contou com alguns dos melhores jogadores que já pisaram um relvado em Portugal.

    Campeão Nacional de Futebol por 18 ocasiões, vencedor da Taça de Portugal por 16 vezes e vencedor de 7 Supertaças, além de uma Taça dos Vencedores das Taças, o Sporting apresenta um currículo que o transforma num dos grandes do futebol nacional, mas também um clube respeitado em toda a Europa e mundo fora.

    Os leões gabam-se entre muitos feitos de serem os detentores da maior goleada de sempre numa competição europeia (16x1 ao Apoel Nicósia de Chipre), de terem a maior goleada da história do Campeonato Nacional (14x1 ao Leça) e de serem também os responsáveis pela vitória mais expressiva de sempre da Taça de Portugal (21x0 ao Mindelense).

    Entre estes feitos «numéricos» contam-se ainda as maiores goleadas de sempre na Supertaça, Campeonato de Portugal e a maior vitória fora numa competição europeia (0x9) contra os islandeses do Akraness. Pela negativa destacam-se as humilhantes derrotas com o Bayern Munique, que deram ao Sporting o pouco desejado recorde da derrota pela maior diferença de golos na fase final da Liga dos Campeões. Mas não é só em relação aos recordes de golos que o Sporting fez história. Contra os rivais Porto e Benfica, o Sporting é o autor de goleadas de antologia (FC Porto 9x1, Benfica 7X1) e é também o clube que mais vezes venceu até hoje tanto na casa das águias como na dos dragões.

    As origens...

    qo Visconde de ##Alvalade, que prontamente cedeu o dinheiro ao seu neto (...) com o objectivo de se criar «um grande clube, tão grande como os maiores da Europa»
    O rótulo de clube elitista que hoje em dia ainda está colado ao Sporting provém dos primórdios da história do clube e do futebol nacional. Não há dúvida alguma quanto ao código genético leonino revelar uma matriz aristocrática. O clube nasceu no seio da aristocracia lisboeta em círculos muito próximos da própria família real.

    Foi um grupo de rapazes saído das melhores famílias que já tinham antes formado o SC Belas e mais tarde o Campo Grande Football Club que na Primavera de 1906 resolve fundar um novo clube, fartos que estavam do lado social e festivo dos piqueniques, bailes e beberetes em que a agremiação do Campo Grande se tinha especializado.

    Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Visconde de Alvalade, primeiro presidente do Sporting Clube de Portugal
    Em Abril desse ano, José de##Alvalade dá o murro na mesa numa reunião do Campo Grande FC, abandonando o clube juntamente com mais 17 colegas e proferindo uma frase que ficou na história do clube de Alvalade: «Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube!»

    O avô era Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o Visconde de ##Alvalade, que prontamente cedeu o dinheiro ao seu neto e aos dissidentes do Campo Grande com o objectivo de se criar "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa".

    Tão entusiasta que era da ideia do neto, o Visconde de ##Alvalade aceitou ser o primeiro presidente do clube. Com o seu dinheiro e propriedades, o Sporting cedo se tornou num dos clubes mais importantes de Portugal. A 1 de Julho a assembleia geral acolheu uma sugestão de António Félix da Costa Júnior para que o nome do clube passasse a Sporting Clube de Portugal.

    Em 1920 a data de 1 de Julho foi rectificada como a data oficial da fundação do Sporting, pois só nesse dia o clube assumiu o nome que ainda hoje detém. Tal facto serve como alfinetada para os sportinguistas picarem os rivais que acusam de antecipar a data da sua fundação.

    Um leão rampante sobre um fundo verde foi a escolha dos fundadores do clube para emblema: o verde para representar a esperança no futuro, e o leão pela sua força e grandeza.

    O equipamento era todo branco até 1908, ano em que a camisola ficou bipartida em duas partes iguais de verde e branco. Em 1915 foram adoptados os calções pretos, mas seria só em 1928 que o leão começaria a vestir as camisolas listadas. Chovia copiosamente a 10 de Outubro desse ano e o Sporting perdia ao intervalo com o Benfica. Na segunda parte os futebolistas voltaram ao campo com as camisolas com listas verde e brancas da secção de râguebi do clube, o Sporting deu a volta ao resultado e venceu, o resto é história...

    Uma potência nacional

    qO Sporting cresceu em berço de ouro mas desde cedo extravasou a classe de origem.
    O Sporting cresceu em berço de ouro mas desde cedo extravasou a classe de origem. A equipa de futebol sempre foi o motor de crescimento do clube, mas terá sido o ciclismo nas Voltas a Portugal dos anos 30, no período áureo da rivalidade entre o leão Trindade e o Benfiquista Nicolau que levou a camisola dos leões (e a das águias também) pelo país fora.
    Peyroteo, Albano, Travassos, Jesus Correia e Vasquez - «os cinco violinos» @centenariosporting.com

    Nos anos 40 e 50 com Peyroteo, Albano, Travassos, Jesus Correia e Vasquez - «os cinco violinos» - o Sporting cimentou a sua posição como clube português com mais títulos, situação que só seria alterada no tempo de Eusébio no Benfica. Conquistando sete títulos em oito épocas e conseguindo o primeiro tetracampeonato, recorde que só seria batido pelo FC Porto mais de 40 anos depois.

    qEm 1955 por conta desse mesmo prestígio o Sporting é convidado a participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus em substituição do campeão Benfica
    O prestígio leonino galgou fronteiras e Travassos foi o primeiro jogador português a ser convidado para uma selecção da Europa. Em 1955 por conta desse mesmo prestígio o Sporting é convidado a participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus em substituição do campeão Benfica.

    Prestígio e glória europeia

    São os leões que dão o pontapé de saída na competição num empate a 3-3 com o Partizan de Belgrado no Jamor, sendo Martins o autor do primeiro golo da história das competições europeias. É Ainda nesta década que o antigo José ##Alvalade é inaugurado num encontro contra os brasileiros do Vasco da Gama.

    Fernando Mendes, António Capela e José Carlos exibem a Taça dos Vencedores das Taças, 1964 @sporting.pt
    Os anos 60 trazem o primeiro e único troféu europeu que o Sporting ostenta no seu palmarés. Em Antuérpia, um canto directo de Morais chegou para vencer os húngaros do MTK na finalíssima depois de um conjunto de peripécias. Jogos de desempate em terreno neutro, duas finais, uma goleada histórica sobre o Manchester United e um 16-1 para a eternidade.

    Segue-se um período em que o Sporting no futebol vive um pouco à sombra dos feitos do velho rival, enquanto nas outras modalidades vai marcando posição como maior potência desportiva nacional. Yazalde e Damas no futebol, Joaquim Agostinho no Ciclismo, António Livramento e a equipa maravilha que ganhou tudo no Hóquei marcam esse período dourado.

    qO Sporting está 18 anos sem vencer um campeonato, entre 1982 e 2000, conquistando pelo meio apenas uma Taça em 1995.
    A década de 80 marca um período de declínio do futebol leonino, muito por culpa da ascensão do FC Porto. O Sporting está 18 anos sem vencer um campeonato, entre 1982 e 2000, conquistando pelo meio apenas uma Taça em 1995. Mas nas modalidades ditas amadoras, os leões marcam cartas e Carlos Lopes conquista a primeira medalha de ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

    Século XXI

    O último decénio do século marca uma nova aposta do Sporting na juventude. O Sporting vê a sua escola ganhar fama e renome internacional e em pouco tempo o clube vê evoluir no seu estádio jovens de elevado valor como Figo, Simão, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma...

    Decididos a mudar o rumo do clube, um grupo de notáveis encabeçados por Pedro Santana Lopes “tomam as rédeas” do clube e fundam o chamado «Projecto Roquete». Funda-se a SAD e o Sporting prepara a construção de um novo estádio e de uma Academia.

    Liedson, chegou a Alvalade em 2003/04, tornando-se rapidamente um ídolo da torcida leonina @João Figueiredo
    Em 2000 os leões quebram o longo jejum provocando uma onda verde e branca que percorre o país de norte a sul, provando a quem tinha dúvidas a real dimensão e implantação social do Sporting Clube de Portugal. O «triplete» de 2002 (Liga, Taça e Supertaça) foi o último grande sucesso leonino. Em 2005 chega à sua segunda final europeia, desta vez no próprio estádio, para perder 1x3 com o CSKA de Moscovo.

    A conquista de duas Taças de Portugal e de duas Supertaças não contentaram os adeptos que desesperaram com os falhanços sucessivos na Liga. A primeira década do século viu ainda Figo e Ronaldo serem coroados os melhores jogadores do Mundo, o que tornou o Sporting no único clube do mundo a “criar” dois Bolas d´Ouro da FIFA.

    A crise de identidade leonina agudizou-se no começo da segunda década do novo milénio. Após a presidência de José Eduardo Bettencourt não quebrar a onda de maus resultados, este deu lugar a Godinho Lopes, que acabaria afastado do clube pela vontade popular dos sócios que escolheram Bruno de Carvalho para presidente.

    O Sporting ameaçou quebrar com o marasmo da sua história recente e a nova direcção dedicou-se a reestruturar o clube que se encontrava bem perto da insolvência. Desportivamente, o clube viveu a pior época da sua história, terminando num humilhante 7.º lugar.

    Um ano depois, um segundo lugar ajudou a recuperar a autoestima dos adeptos, que viram em 2014/15 o clube regressar à Liga dos Campeões e voltar a vencer a Taça de Portugal, após uma final dramática com o Sp. Braga.

    Seguiu-se uma das jogadas mais surpreendentes e igualmente marcantes da presidência de bruno de Carvalho: a polémica contratação de Jorge Jesus, técnico bicampeão nacional que tinha passado as seis épocas anteriores no comando dos rivais.

    Relação entre BdC e JJ prometeu, mas não cumpriu @Global Imagens / PEDRO_ROCHA
    O primeiro jogo de Jesus (ou Judas, como foi apelidado pelos encarnados que ainda voltaria a defender) foi mesmo contra o Benfica, na Supertaça, e terminou com um título na estreia à frente dos leões. Seguiu-se uma excelente campanha na Liga NOS, na qual o Sporting atingiu um recorde de 86 pontos que, incrivelmente, não foi suficiente para a conquista do título.

    Após essa temporada Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol, com uma convocatória repleta de jogadores formados em Alcochete e com quatro leões no onze titular: Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e João Mário. Nesse verão, Slimani e João Mário foram as duas vendas mais caras da história do clube até aí.

    O título seguinte seria em 2018, a Taça da Liga, mas surgiria numa época para esquecer. A invasão de adeptos do clube à Academia de treinos foi um episódio infeliz que resultou na rescisão unilateral de muitos jogadores, depois de agressões sofridas no balneário. Seriam constituídos 44 arguidos, incluindo Bruno de Carvalho que seria ainda destituído em Assembleia Geral. Cinco dias depois do incidente, o Sporting perdeu a final da Taça de Portugal para o CD Aves.

    Renovação com festa

    Uma comissão de gestão liderada por Sousa Cintra trouxe José Peseiro para substituir Jorge Jesus no comando da equipa, mas os maus resultados obrigaram Frederico Varandas, o homem que venceu as eleições, a escolher o holandês Marcel Keizer como novo treinador. Nessa época o Sporting ainda conquistaria a Taça da Liga e a Taça de Portugal, vencendo o FC Porto na final de ambas as provas.

    Algumas experiências falhadas na época seguinte produziram maus resultados e um carrossel de treinadores para a equipa principal. Pedia-se a destituição de Varandas à porta do estádio quando este jogou a sua última cartada: por 10 milhões de euros da cláusula de rescisão, contratou o inexperiente Rúben Amorim ao SC Braga, numa altura em que tinha apenas 13 jogos pelos arsenalistas.

    Campeão da Liga NOS 2020/21 @Kapta+
    Opção criticada e de resultados interrompidos pela pandemia da Covid-19, mas Rúben Amorim acabou por ser o dínamo de um novo Sporting. O jovem técnico apostou numa jovem equipa, com a promoção de vários juniores e juvenis da formação para a equipa principal e as dispensas de vários jogadores mais experientes. Depois do ensaio na reta final de 2019/20, a época de 2020/21 foi a espetacular epopeia da juventude verde que regressou à festa do campeonato, 19 anos depois, com a única derrota das 34 jornadas a chegar numa altura em que o título já tinha sido celebrado.

    Em 2021/22, os leões de Rúben Amorim até conseguiram fazer exatamente o mesmo número de pontos no campeonato (85) do que na época transata, mas foi impossível travar o FC Porto de Sérgio Conceição (que se sagrou campeão nacional com 91 pontos) e o bicampeonato fugiu ao Sporting. Contudo, a turma verde e branca conseguiu vencer a Supertaça e a Taça da Liga.

    Hoje, mais de um século depois da fundação, a história do clube que nasceu do sonho de um neto e do seu avô honraria por certo a memória dos seus fundadores. O Sporting é um dos grandes clubes da Portugal e do Mundo. Vencedor de competições nacionais, internacionais em diversas modalidades, com filiais e casas de adeptos nos cinco continentes, com uma massa associativa fiel e numerosa, o futuro dos leões apresenta-se radioso, não fosse o verde a cor da esperança.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Avançado
    2018-12-28 23h01m por Vitaminas
    Caio Dantas, avançado do Botafogo, SP de Ribeirão Preto. Melhor marcador do campeonato 3ª Divisão.
    Podiam
    2018-07-01 15h50m por Darox
    Atualizar a informação e adicionar o facto de ter formado vários jogadores campeões da Europa e esta crise que se vive.
    Poderiam adicionar
    2018-07-01 15h47m por Darox
    O facto do clube ter formado 10 dos 23 jogadores campeões europeus por Portugal, e recentemente a crise instaurada pelas rescisões e pelo Presidente Bruno de Carvalho.
    SPORTING
    2018-07-01 10h16m por F_Nacional
    Como voltamos aos tempos de bons rapazes certamente toda a gente é convidada a cá vir beber um copo e comer um bolinho.
    Aproveitem que o bolinhos devem ser uma delicia pois vao ser distribuidos pelo Carlos Carvalhal.
    Seja bem vindo quem aparecer. E para terminar o Pinho pode tambem aparecer que vai ser recebido em ombros e com fanfarra.
    Somos muito gentis e simpaticos!
    Sporting
    2017-07-01 13h37m por BmvE
    111 anos, 93 desses 111 a chuchar no dedo (campeonatos nacionais de futebol)
    EN
    zmerding comédia de Portugal!!
    2017-02-28 11h33m por encava_dragartos_69
    gosmas panascas!!!
    leal69. . .
    2017-01-12 22h41m por JESUISJJ
    . . . lá estão vocês a inventar titulos.
    nao sei mas. . .
    2016-07-01 19h02m por leal69
    Acho que se deviam incluir os campeonatos de portugal que são 4 ou seja 18 mais 4 dá 22 e já que contam para uns também devem contar para os outros. A historia não pode ser apagada!
    Fica a sugestão!
    Muito bom o texto e magnifica a historia do Sporting Clube de Portugal!
    Sporting 2015/2016
    2016-06-22 01h29m por valter_reis_99
    Campeão Nacional de Natação
    Campeão Nacional de Ténis de Mesa
    Vencedor da Taça de Portugal de Ténis de Mesa
    Vencedor da Taça da Liga de Tênis de Mesa
    Campeão Nacional de Corta-Mato
    Campeão Europeu de Atletismo
    Supertaça Nacional de Hóquei
    Campeão Nacional de Futsal
    Vencedor da Taça da Liga de Futsal
    Vencedor da Taça de Portugal de Futsal
    Vencedor da Taça de Honra de Futsal
    Vencedor da Supertaça Nacional de Futsal
    SPORTING 2015/2016
    2016-06-22 01h16m por valter_reis_99
    CAMPEÃO NACIONAL DE NATAÇÃO
    CAMPEÃO NACIONAL DE TÉNIS DE MESA
    VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL DE TÉNIS DE MESA
    VENCEDOR DA TAÇA DA LIGA DE TÉNIS DE MESA
    CAMPEÃO NACIONAL DE CORTA-MATO
    CAMPEÃO EUROPEU DE ATLETISMO FEMININO
    VENCEDOR DA SUPERTAÇA NACIONAL DE HÓQUEI
    CAMPEÃO NACIONAL DE FUTSAL
    VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL DE FUTSAL
    VENCEDOR DA TAÇA DA LIGA DE FUTSAL
    VENCEDOR DA TAÇA DE HONRA DE FUTSAL
    VENCEDOR DA SUPERTAÇA NACIONAL DE FUTEBOL

    Sporting O Melhor
    2015-11-20 12h52m por Solid_Jobs
    Melhor Clube Portugues para mim com uma Grande Historia e com a Melhor academia De Formar Jogadores em Portugal Força Sporting Sempre
    LE
    ZEROZERO
    2015-07-01 12h18m por leoleoleo
    um erro! o sporting ja venceu a taça de portugal por 16 vezes! e nao por 15 como indica o tema
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado pelas chamadas de atenção. O texto foi produzido em 2011 e não foi inteiramente atualizada para esta ocasião do 109º aniversário do clube. Iremos retificar imediatamente.
    QW
    Sporting!!!!
    2015-07-01 12h14m por qwerSCP
    amo-te gigante, sempre a cantar por ti!!!
    CL
    Ham?
    2015-07-01 11h24m por classif1ed
    3º parágrafo:

    "Campeão Nacional de Futebol por 18 ocasiões, vencedor da Taça de Portugal por 15 vezes e vencedor de 7 Supertaças. . . "

    15 taças de Portugal???? A 16º já cá canta à um mês, já faz parte da história.
    CL
    Já postei e não foi mostrado!!!
    2015-07-01 11h19m por classif1ed
    2ª tentativa. . .

    3º parágrafo:

    "Campeão Nacional de Futebol por 18 ocasiões, vencedor da Taça de Portugal por 15 vezes e vencedor de 7 Supertaças. . . "

    15 taças de Portugal???? A 16º já cá canta à um mês, já faz parte da história.
    CL
    ERRO
    2015-07-01 11h16m por classif1ed
    SUPER ERRO, como é possível????
    Terceiro parágrafo:

    "Campeão Nacional de Futebol por 18 ocasiões, vencedor da Taça de Portugal por 15 vezes e vencedor de 7 Supertaças. . . "

    15 taças de Portugal????
    Ponham ai a 16º que já lá faz 1 mês pah!! Logo já faz parte da história deste grande clube!
    TU
    Erro ZEROZERO
    2015-07-01 11h08m por TutankSCP
    São 16 Taças de Portugal e não 15. . .
    JL
    Obrigado Sporting!
    2015-07-01 10h57m por JL76sporting
    Parabéns Grande Sporting!
    Já foste motivo de muitas lágrimas tanto de alegria como de Tristeza mas como sócio e adepto estarei sempre do teu lado porque ser do Sporting Clube de Portugal é ser diferente. Porque hoje estamos todos de parabéns e tenho pena de em 2000 não ter estado cá para festejar o titulo com a Família sportinguista e contigo mas acredita que fiz a festa na Alemanha pintamos a cidade de verde e branco, posso dizer que contigo partilho os melhor e piores momentos da min...ler comentário completo »
    SPORTING!
    2015-07-01 10h50m por moonstruck
    É tão grande como os maiores da Europa, era um sonho que se tornou real durante estes 109 anos de história.

    Orgulho-me de fazer parte como Socio desta grande família.
    PA
    Sporting CP
    2015-07-01 10h25m por Pauloverde
    Mais do que um clube, uma paixão!!!

    Somos Sporting, Força Sporting!!!
    O sonho realizou-se
    2015-06-07 18h32m por moonstruck
    O sonho realizou-se, o Sporting é um clube grande, tão grande como os maiores da Europa, e eu como sócio faço parte desta grade família que é o Sporting Clube de Portugal.
    GI
    Mais títulos
    2014-01-13 09h27m por gilistabarcelos
    Adorei este pequeno retrato da história do nosso grande Sporting!!
    Todavia, também sei que a história faz-se de resultados finais e muitos desses resultados finais (campeonatos, taças, etc. ), foram-nos surripiados sem qualquer vergonha. Sportinguistas, o nosso palmarés vencedor seria muito maior, não fosse um certo "sistema" que existiu e ainda existe que nos "tirou" sem qualquer honra e verdade desportiva. Viva o Sporting!!!SL.
    5*****
    2013-12-14 14h49m por Scorpion1
    Obrigado zero_zero!

    You make my day!!!
    DA
    HISTORIA
    2013-11-29 18h44m por DaniBoss
    Que lindo ler esta história!! A História do meu Sporting!! AMO-TE SPORTING! Que mais histórias sejam feitas, e lidas pelos meus futuros netos.
    IV
    Orgulho leonino
    2013-10-20 15h57m por ivofontes
    Sporting até á morte. Tenho fé que nesta época vamos voltar aos títulos. Não estou em portugal mas quando voltar em dezembro vou ser um adepto assiduo. E espero ser ainda muito feliz no Alvaláxia XXI
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa