placardpt
      Inglaterra 1966
      Grandes jogos

      Inglaterra x RFA: A coroa mundial

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E2
      Cada adepto de futebol tem uma opinião sobre o 98º minuto da final de 1966: terá o remate de Geoff Hurst transposto a linha da baliza de Hans Tilkowski? O fiscal-de-linha soviético, Tofik Bakhramov, validou o golo e o árbitro suíço Gottfried Dienst correu para o meio-campo perante a descrença dos jogadores alemães ocidentais que protestavam ruidosamente. Geoff Hurst ainda faria mais um golo, fechando um hat-trick que valeu à Inglaterra o título mundial... O único do seu historial! 
       
      Uma tarde para a história
       
      Londres acordou luminosa, com um sol de verão que parecia estar feliz por ver a seleção dos Três Leões finalmente a jogar uma final de um Mundial. Wembley estava cheio, com 98 mil almas ansiosas para vitoriar o novo Campeão do Mundo. De um lado estava a Alemanha Federal, com uma pequena falange de apoio, tentando conquistar o seu segundo troféu. Na tribuna, a Rainha Isabel II presenciava ao vivo ao grande encontro que podia consagrar uma geração ímpar de jogadores ingleses e coroar finalmente os inventores do futebol como os reis do jogo. «A Taça Jules Rimet tinha de ficar em casa!»: era esse o mote da imprensa inglesa durante a competição.
       
      A equipa inglesa fizera um caminho sem grandes percalços, mas ao mesmo tempo sem brilhantismo até à final. Apenas concedera um golo na meia-final com Portugal, da autoria do inevitável Eusébio, e empatara com o Uruguai na estreia. Por sua vez, a Mannschaft vencera o grupo sem dificuldades - cedendo um empate com a Argentina - antes de esmagar o Uruguai nos quartos de final (4x0) e a URSS nas meias (2x1).
       
      Quase que estavam jogados 13 minutos quando Helmut Haller colocou os germânicos na frente. Mas somente passados quatro minutos, Geoff Hurst empatou o jogo. Este seria o primeiro dos três golos que o avançado do West Ham United apontou nessa tarde. O jogo permaneceu equilibrado até ao intervalo, com os ingleses a não conseguirem colocar em campo a superioridade que muitos lhes apontavam.
       
      Segundo tempo
       
      Ao intervalo, bandas militares entretiveram os adeptos das duas equipas que descansavam das emoções do mesmo tempo e confraternizavam nas bancadas. O jogo recomeçou com a posse de bola para os da casa. Nas bancadas, o ambiente era eletrizante. Sentia-se o apoio do público e a vontade imperiosa destes verem a sua Inglaterra adiantar-se no marcador. A defesa alemã parecia inabalável, segura como uma muralha, aguentando todas as investidas inglesas que, por norma, se iniciavam nos pés de Bobby Charlton
       
      Sempre que a pressão inglesa aliviava um pouco, os alemães tentavam a sua sorte, mas Gordon Banks não dava hipóteses aos avançados teutónicos. Bola cá, bola lá, o jogo ganhava uma velocidade frenética até que outro avançado do West Ham, Martin Peters, colocou o home side na frente. A Inglaterra estava a doze minutos de conquistar o mundo...
       
      Confiantes, os anfitriões tentam chegar ao terceiro golo que decidia a final, mas a Alemanha Federal não cedeu e ainda tinha uma carta na manga... A conquista da Taça estava apenas a alguns poucos minuto de distância e requeria consistência e nervos de aço para aguentar a última ofensiva alemã, que não queria dar o jogo por perdido. 
       
      Naquela que se pensava ser a última jogada do encontro, Wolfgang Weber recebeu uma bola na ponta direita da área e chutou para a baliza de Banks. 2x2! A final do Mundial foi pela primeira vez na história para prolongamento! 
       
      Um fiscal-de-linha com direito a estátua
       
      Foi aos 98 minutos que aconteceu, então, o célebre golo de Hurst validado por Bakhramov, apesar dos enormes protestos alemães. O golo é ainda tão controverso que, graças à sua validação, o árbitro soviético - azeri desde a independência do seu país em 1991 - tornou-se no primeiro árbitro no mundo a ter direito a uma estátua erigida em Baku, capital do Azerbaijão. Mais recentemente viu o seu nome ser escolhido para o Estádio Nacional da pequena república do Cáucaso, um estádio que em tempos já fora conhecido como Estaline e Lenine...
       
      Os alemães perderam a concentração e não conseguiram voltar a «encontrar-se». O avançado hammer completou o seu histórico hat-trick mesmo em cima dos 120 minutos, tornando-se o único jogador a marcar três golos numa final de um Mundial. No momento em que a bola entrou havia já uma pequena invasão de campo de adeptos preparados para vitoriar os campeões.

      No meio da confusão, e com adeptos no meio do relvado, o árbitro suíço Gottfried Dienst olhou para o relógio e apitou para o final. Kenneth Wolstenholme, o comentador da BBC que narrava o relato do jogo, proferiu então o seu famoso comentário: «Há algumas pessoas no meio do relvado. Elas pensam que o jogo já acabou... [golo de Hurst] E agora acabou mesmo!»
       
      O capitão Bobby More recebeu a Jules Rimet das mãos da Rainha, numa imagem que ainda perdura no imaginário de todos os ingleses apaixonados pelo beautiful game. O dia em que a Inglaterra foi Campeã do Mundo! 
       

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Portugal
      2013-08-01 10h56m por Leiria
      De pouco foi Portugal. . . Eusébio merece e o nosso povo também. .

      Saudaçoes desportivas.
      ganharam, mas. . . . .
      2013-07-31 13h19m por Baz15
      todos sabemos que foi um bocado aldrabado. Aquilo sim foram campos inclinados. . .
      FC
      .
      2013-07-31 01h08m por FCP_
      High-five virtual a quem tiver lido isto tudo
      jogos históricos
      U Sábado, 30 Julho 1966 - 15:00
      Wembley Stadium (1923)
      Gottfried Dienst
      4-2
      a.p.
      Geoff Hurst 18' 101' 120'
      Martin Peters 78'
      Helmut Haller 12'
      Wolfgang Weber 89'
      Estádio
      Wembley Stadium (1923)
      Wembley Stadium (1923)
      Inglaterra
      Wembley, London
      Lotação127000
      Medidas-
      Inauguração1923