placardpt
    Grandes Equipas
    Grandes Equipas

    Preston North End: os invencíveis

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E3

    A 15 de maio de 2004 o Arsenal batia o Leicester City por 2x1 em Highbury, consagrando-se como o primeiro campeão invencível da Premier League, com um registo impressionante de vinte seis vitórias e doze empates. A Premier League criou inclusivamente uma edição especial do troféu - dourada - para assim devidamente comemorar o inigualável feito dos gunners.

    A equipa de Arsène Wenger tornou-se lendária e todos ainda recordam aquela equipa onde brilhavam Bergkamp e Henry, entre outros... mas a verdade, é que 115 anos antes, no longínqua época de 1888/89 - a primeira edição da liga inglesa - já uma equipa conseguira o mesmo, somando-lhe ainda a conquista da FA Cup - sem conceder um único golo durante toda a competição. 

    Essa brilhante equipa que passou à história como «Os Invencíveis», é hoje em dia um pequeno clube do noroeste de Inglaterra, não muito longe de ##Liverpool...

    Do críquete ao sucesso

    Quando se olha para a lista de campeões ingleses, a encabeçar o longo rol de campeões, aparece o nome do Preston North End, clube que entrou para a história vencendo as duas primeiras edições da prova. Os lilywhites - que há muito que militam nas divisões inferiores do futebol inglês - foram a primeira grande potência do futebol profissional em terras de «Sua Majestade». 

    Após muitos anos a jogar críquete, assim como lacrosse e mais tarde râguebi, o Preston North End começou a jogar futebol em 1878. O novo jogo teve tal impacto no clube, que se tornou o único desporto de equipa disputado pelo Preston North End a partir de 1881.
     
    O primeiro jogo para comemorar a decisão de se dedicarem somente ao Association Foot-Ball foi disputado contra os vizinhos do Blackburn Rovers, que foram brindados com um «simpático» 10x0.
     
    Quatro anos depois (1885), graças as receitas provenientes do jogo, o Preston tornou-se um dos primeiros clubes profissionais, tornando-se um clube líder em Inglaterra. De agosto desse ano até abril de 1886 o clube não conheceu o sabor da derrota, nos diversos jogos e provas que foi disputando.
     
    Na época de 1887/88, os lilywhites venceram 42 jogos consecutivos, ganhando a aura de invencíveis. De permeio, em jogo a contar para a primeira eliminatória da FA Cup, bateram o Hyde por 26x0, um recorde em jogos oficiais em competições de futebol profissional em Inglaterra, que ainda hoje perdura. Um ano mais tarde, não surpreendeu que o Preston fosse um dos doze clubes fundadores da liga inglesa.
     
    Dobradinha histórica
     
    Iniciando a época com uma goleada em casa por 5x2 contra o Burnley, o Preston rapidamente cavou um fosso para a concorrência. Os primeiros pontos perdidos só chegariam à sétima jornada, após um nulo cedido em casa do Accrington. Até ao final da competição, os «brancos» apenas cederam mais três empates, terminando a prova com 18 vitórias e quatro empates, 74 golos marcados e apenas 15 sofridos. 

    Na taça, o sucesso foi idêntico, com o Preston a conseguir o inacreditável - e nunca mais repetido - feito de chegar à final sem sofrer um único golo no caminho. No dia da grande festa, o Preston arrebatou pela primeira vez o troféu, batendo o Wolverhampton por 3x0, terminando assun a competição sem sofrer um único golo.

    Para história ficava a primeira dobradinha em Inglaterra. Dos sete clubes que conseguiram ganhar a Liga e a Taça no mesmo ano, apenas o Preston North End se pode gabar de o ter feito sem conhecer o sabor da derrota.

    Tal feito, concedeu ao Preston North End o direito de usar sempre o equipamento principal em todos os jogos, prerrogativa que os lilywhites nunca utilizaram. (1)

    Mais conquistas e o declínio

    Na época seguinte o Preston revalidou o título de campeão - mas já não com o estatuto de invencível -, não conseguindo contudo voltar a vencer a FA Cup.

    Nas épocas seguintes terminaria novamente na segunda posição. Entrando lentamente num longo declínio no século XX. Vice-campeão por mais três vezes, duas delas nos anos 50 com o craque Tom Finney, teria a sua coroa de glória com a conquista da sua segunda Taça da Inglaterra em 1938. Em 1961 esteve presente pela última vez na primeira divisão e três anos depois disputou a final da Taça pela última vez. (2)

    Acabando por se afundar nos escalões mais baixos do futebol profissional inglês, chegando mesmo a cair para o quarto escalão nos anos 80 e principio dos anos 90. 

     

    -----------------------------------------

    (1) - Além do Preston North End, também o Reading tem o direito a utilizar sempre o seu equipamento principal. Tal distinção deve-se ao facto de Reading ser um Royal Borough. Um Borough (burgo) é uma divisão administrativa do Reino Unido. Um Royal Borough está, como o nome indica, ligado à coroa, e como tal é senhor de certos privilégios. 
    (2) - A sétima final (1888, 1889, 1922, 1937, 1938, 1954, 1964)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ME
    Preston North End Football Club
    2015-02-03 16h16m por melimelo
    O clube do qual a super estrela britânica da WWE e atual 5 vezes Campeão Intercontinental, Wade Barrett, é sócio e adepto fervoroso.
    CO
    Preston North End!
    2015-01-27 09h33m por corinthians
    Fabulous!!!!
    Preston
    2014-03-22 02h20m por EduardoLouro
    Sempre fui do Preston desde pequenino.
    SE
    LOL. . .
    2013-07-27 19h02m por sergiorg
    Já que o meu comentário tem que ser validado. . . então corrijam também no artigo "cavacou um fosso"??? Não devia ser cavou um fosso??? De qualquer maneira. . . gostei.
    SE
    Muito. . .
    2013-07-27 18h59m por sergiorg
    Interessante! Façam mais disto! O FUTEBOL não é só transferencias e comentários estúpidos. . . esta é a história do FUTEBOL. . . esta é a origem do que faz do futebol o que é hoje!!! Isto é o que interessa. . . é a base do que interessa e que faz mover. . . sentir. . . e amar este desporto. . . Por muito "futuristas" e "frios" e "calculistas" e "profissionais" que algumas pessoas sejam. . . ou digam que sejam. . . isto é o futebol. . . isto É QUE É O FUTEBOL!!! ISTO É QUE FEZ O FUTEBOL SER O QUE É!!! Continuem. . .
    Estádio
    Deepdale
    Deepdale
    Inglaterra
    Preston
    Lotação23404
    Medidas110x77
    Inauguração0