placardpt
    Grandes Estádios
    Estádios

    Luz: a Catedral

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E1

    Um sonho antigo

    Desde os primeiros dias da sua história, o Benfica tinha jogado maioritariamente em campos alugados ou emprestados. Dos tempos do Sport Lisboa em Belém, até aos anos em Sete Rios ou nas Amoreiras, o Benfica andou sempre de casa às costas, jogando inclusivamente num campo construído em terrenos arrendados no Campo Grande (1941/54), tendo não mais que o grande rival Sporting como senhorio. 
     
    O sonho era antigo, mas ganhou corpo na segunda metade da década de 40, quando em 1946, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o SL Benfica chegaram a acordo para a construção de um novo estádio, na zona de Benfica, em terrenos pertença da CML.
     
    Mas o grande impulso viria com a presidência de Joaquim Bogalho. O presidente foi incansável na tentativa de convencer os sócios a ajudarem o clube na construção do estádio. O Benfica, clube popular por excelência, não tinha condições económicas para construir um novo estádio, e Bogalho pensou que  a sua enorme e devotada massa associativa era o maior capital do clube. Não se enganou! Com ajuda de sócios e adeptos, o sonho iria tornar-se realidade....
     
    Fizeram-se quermesses, venderam-se rifas, os sócios ofereceram dinheiro e sacos de cimento, e mais diversos bens para se venderem e serem leiloados.
     
    Inauguração do Estádio de Carnide
     
    A 14 de julho de 1953, o Presidente preside numa cerimónia simbólica, ao arranque da construção do novo Estádio de Carnide. Assim começava uma obra para todos os benfiquistas. 
     
    1954, o ano do 50º aniversário do Sport Lisboa, avançou sob o signo do cimento. A obra crescia a «olhos vistos», para gáudio da romaria diária de benfiquistas, que iam ver o seu novo «santuário» crescer ali para os lados de Carnide.
     
    A 1 de dezembro de 1954, dia da Restauração, o Sport Lisboa Benfica inaugurou o Estádio de Carnide - como então era conhecido - num jogo contra o FC Porto, que os nortenhos venceram por 1x3.
     
    O Inferno da Luz
     
    O estádio encontrava-se nos limites das freguesias de Benfica e Carnide, na paróquia da Luz, com sede na vizinha Igreja de Nossa Senhora da Luz. Apesar do nome oficial ser Estádio do Sport Lisboa e Benfica, com o passar do tempo, os benfiquistas, e não só, passaram a chamar o estádio de Luz.
     
    Durante décadas a Luz foi o palco das grandes conquistas do Benfica. Foi com o apoio do seu público que o Benfica caminhou para as suas conquistas europeias e viu Eusébio criar um domínio sem par no futebol luso. Durante anos a Luz enchia-se para apoiar os rapazes com as camisolas vermelhas, e o apoio era de tal forma incondicional que passou a ser conhecido como o «Inferno da Luz».
     
    Sporting, FC Porto, Real Madrid e tantos outros se vergaram à força da águia, perante uma massa adepta eufórica, que passou também a chamar ao seu estádio de Catedral.
     
    Em 1960 o Estádio foi aumentado, com o começo da construção do terceiro anel e a passagem da lotação para 70 mil lugares. No fim da década, em 1969, o clube acabou por comprar os terrenos da CML onde o estádio se encontrava construído. 
     
    O Terceiro Anel
     
    O fecho do Terceiro Anel, um sonho de gerações de benfiquistas, concretizou-se em 1985, permitindo que a lotação subisse para uns imensos 120 mil lugares. 
     
    Foi com a lotação a rebentar pelas costuras que o Benfica eliminaria o Marselha numa histórica, e polémica, meia-final. E nesse mesmo ano, a final do campeonato do mundo de juniores, entre Portugal e Brasil, a lotação chegou aos 127 mil espetadores, um recorde em Portugal e em jogos de escalões mais jovens.
     
    O fim
     
    Durante a década de noventa foram colocadas as cadeiras que fizeram baixar a lotação para 73 mil lugares. Já durante a presidência de João Vale e Azevedo, surgiu um projeto de reconstrução e modernização do Estádio da Luz, para poder acolher o Euro 2004.
     
    Mas com a vitória de Manuel Vilarinho, o projeto foi abandonado e optou-se por construir um novo estádio no mesmo terreno, o que obrigou a demolição da velha «Catedral».
     
    A 22 de março de 2003 o Estádio da Luz recebeu a sua última partida, um encontro do campeonato nacional, contra o Santa Clara, que o Benfica venceu por 1x0.
     
    Até à inauguração do novo estádio, o Benfica jogaria e treinaria em casa emprestada, disputando os seus jogos no Estádio Nacional e treinando em Massamá.
     
    Um mito
     
    Durante décadas, o estádio recebeu alguns dos mais importantes encontros da seleção, assim como alguns dos jogos mais mediáticos alguma vez realizados em Portugal, como as duas finais europeias: a UEFA em 1983 e a Taça das Taças em 1992. 
     
    A Luz presenciou grandes vitórias do Benfica, como os cinco golos ao campeoníssimo Real de Madrid, a qualificação de Portugal para o Euro 84, com o golo de Jordão, ou a famosa mão de vata contra o Marselha.
     
    Os adversários também tiveram vitórias históricas, como os quatro golos do sportinguista Lourenço, os 0x5 com o FC Porto, ou a noite de sonho de George Best e do Manchester United (1x5).
     

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Viva o Benfiquismo!
    2012-10-25 11h07m por SLBrothers
    Belos tempos os do antigo estádio da luz! Ainda me lembro de lá ir kdo levava 120 mil pessoas, não tinha cafeiras! Tambem gosto muito do novo, tem mais acessibilidades, é mais confortavel e acolhedor e as coisas são mais funcionais. . . Caso se optasse por remodelar o antigo, ele iria ficar cheio de remendos! No entanto era um simbolo da familia benfiquista uma vez que foi com o esforço dela que foi construido!
    Tópicos Relacionados
    Estádio
    Estádio da Luz
    Estádio da Luz
    Portugal
    São Domingos de Benfica - Lisboa
    Lotação120000
    Medidas105x74
    Inauguração1954